[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Esse servidor tem alguma coisa especial? Pergunto isso pois usando servidores locais consigo no máximo 700Mbps de download (assino 500/250 e recebo 700/350), mas com esse servidor GTD Miami deu 742Mbps de download (speedtest CLI Linux). Alguma coisa errada não está certa... Vou testar no Windows para comparar...

15b30e24-a17e-4979-80d3-fb0c92b56d4e.png
Peguei este servidor em específico apenas para teste. Tente em outros. E como disso o problema só acontece na porta de 2.5Gb. Fazendo testes em servidores do Brasil, só consigo upload total no servidor da Claro também. Em outros dá um pouco menos de 400Mb, mas conectando na porta 1Gb a velocidade do upload vai no máximo nos mesmos servidores. É algo bizarro mesmo.
E como já comentei antes. Fiz upload para a Cloud iDrive e fica oscilando de 40 a 100Mb conectado a porta de 2.5Gb da VSOL. Já na porta de 1Gb o upload fica constante a 540Mb.
É algo sem explicação.

Acabei de fazer este teste. O primeiro na porta 2.5Gb da VSOL e segundo na porta 1GB da VSOL:
2023-09-09-16-16-48-T-PICO-DEDICADO-Eliminar-ou-trocar-ONU-ONT-HGU-da-operadora-provedor-Page.png

O upload fica capado a cerca de 10% na porta 2.5Gb.

Última edição:
Peguei este servidor em específico apenas para teste. Tente em outros. E como disso o problema só acontece na porta de 2.5Gb. Fazendo testes em servidores do Brasil, só consigo upload total no servidor da Claro também. Em outros dá um pouco menos de 400Mb, mas conectando na porta 1Gb a velocidade do upload vai no máximo nos mesmos servidores. É algo bizarro mesmo.
E como já comentei antes. Fiz upload para a Cloud iDrive e fica oscilando de 40 a 100Mb conectado a porta de 2.5Gb da VSOL. Já na porta de 1Gb o upload fica constante a 540Mb.
É algo sem explicação.

Vc chegou a tentar mexer nas configurações da tua placa de rede no PC (ex ativar ou desativar flow control) para ver se faz diferença?

Vc chegou a tentar mexer nas configurações da tua placa de rede no PC (ex ativar ou desativar flow control) para ver se faz diferença?
Este comportamento acontece seja no meu PC seja no shell do MiniPC que roda Proxmox e que está conectado a VSOL.

Esse servidor tem alguma coisa especial? Pergunto isso pois usando servidores locais consigo no máximo 700Mbps de download (assino 500/250 e recebo 700/350), mas com esse servidor GTD Miami deu 742Mbps de download (speedtest CLI Linux). Alguma coisa errada não está certa... Vou testar no Windows para comparar...

Código:
~$ speedtest -s 11515

Speedtest by Ookla

Server: Grupo GTD - Miami, FL (id: 11515)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:   137.95 ms   (jitter: 0.16ms, low: 137.48ms, high: 138.01ms)
    Download:   742.62 Mbps (data used: 1.2 GB)
                207.18 ms   (jitter: 63.98ms, low: 138.27ms, high: 275.80ms)
      Upload:   219.95 Mbps (data used: 322.0 MB)
                205.35 ms   (jitter: 63.65ms, low: 135.83ms, high: 292.27ms)
 Packet Loss:     0.0%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/15b30e24-a17e-4979-80d3-fb0c92b56d4e

15b30e24-a17e-4979-80d3-fb0c92b56d4e.png

Aqui:

Porta 2.5G:
d37e09bc-c6d1-40fb-bf66-90398c0bee49.png

Porta 1G:
db07ab66-6454-4df9-8825-e575c18898b2.png

Última edição:
Aqui:

Porta 2.5G:
d37e09bc-c6d1-40fb-bf66-90398c0bee49.png

Porta 1G:
db07ab66-6454-4df9-8825-e575c18898b2.png
A questão é o que causa este comportamento na porta 2.5Gb e qual seria a solução...
:poker:

Depois do update para o firmware 1.16 não consigo mais acessar a interface web da VSOL depois de algum tempo. Tenho que ir no pfSence e clicar em salvar a interface bridge que criei para acessar a ONU para conseguir acesso a ela novamente.

Tem um comando
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem um comando
bandwidth set egress port all rate 4194296
bandwidth set ingress port all rate 4194296

não sei se funciona, eu pelo menos usei e está tudo ok

Última edição:
Tem um comando

Usou na VSOL?

Tem um comando

Tantei executar este comando via telnet e deu como inválido.

Galera alguem pode me ajudar? Alguém mora no centro de SP e usa VIVO aqui também? Queria usar uma ONT compacta para utilizar com meu router da Asus. Hoje o meu router faz a conexão me eu utilizo um trambolho que vem da Vivo como ONT. Se for o caso eu pago para a pessoa configurar pra mim! Obrigado!

t47qQWX.png

VFcJjYv.png

Parece ser realtek a placa de rede do conversor, é isso mesmo?
Deve ser este aqui:

A VSOL usa o mesmo:
0080b10d3dbe84166421ef5f1423867b.png

Talvez possa ser uma solução @KILLME :

Putz!
Esta ONT é chinesa também:

Fiz um outro teste aqui @KILLME . Conectei o meu PC diretamente na porta 2.5Gb da VSOL e rodei um Speedtest e logo em seguida configurei a placa de rede do PC de negociação automática (2.5Gb) para 1Gb e rodei o Speedtest novamente. Veja como ficou o resultado:
2023-09-10-13-07-35-Painel-de-Controle-Rede-e-Internet-Conex-es-de-Rede.png

E outro detalhe. Quando forcei 1Gb na placa de rede do meu PC, o Led da LAN 2 na VSOL acendeu, mesmo a VSOL estando configurada para manter todos os Leds apagados.
Logo em seguida configurei a placa de rede em 2.5Gb manualmente e rodei o Speedtest teste novamente:

2023-09-10-13-12-41-T-PICO-DEDICADO-Eliminar-ou-trocar-ONU-ONT-HGU-da-operadora-provedor-Page.png

Voltou a capar o upload e o Led da LAN2 continuou acesso. Voltei a configuração de negociação automática e o Led da LAN2 continuou acesso. Deve ser algum bug com o chip da Realtek.

Última edição:
Olá a todos!
Comprei a Vsol V2802RH no Paraguai, paguei R$ 80,04 e consegui subir ela na Vivo Região 2.
Vou utilizar a Vsol para trocar a HGU do provedor local, mas só queria tirar uma dúvida com vocês meio inutil.
A Vsol que recebi tem a carcaça preta, completamente diferente do site da propria Vsol e do proprio anúncio da Flytec do Paraguai.
Mas mesmo assim, abri para conferir internamente e... realmente é só a carcaça que é diferente, o resto é original. (Também já atualizei pro ultimo firmware 1.16.)

A unica coisa que não estou entendendo do por que está acontecendo, e eu acho que é por burrice minha. Eu não consigo me conectar via Web ou Telnet se a fibra estiver desconectada.
Parece que se a fibra estiver desconectada a Vsol entra em boot loop.
a6GiN1k.jpg

É normal não conseguir conectar via web com a fibra desconectada ou está ONU foi "Made in Paraguai"?
Ou sou eu que sou retardado.:limo:

Obrigado a todos, é muito bom participar de um fórum no qual todos estão tentando se ajudar. (E sem brigas inúteis.)

Deve ser este aqui:

A VSOL usa o mesmo:
0080b10d3dbe84166421ef5f1423867b.png

Talvez possa ser uma solução @KILLME :

Putz!
Esta ONT é chinesa também:

Fiz um outro teste aqui @KILLME . Conectei o meu PC diretamente na porta 2.5Gb da VSOL e rodei um Speedtest e logo em seguida configurei a placa de rede do PC de negociação automática (2.5Gb) para 1Gb e rodei o Speedtest novamente. Veja como ficou o resultado:
2023-09-10-13-07-35-Painel-de-Controle-Rede-e-Internet-Conex-es-de-Rede.png

E outro detalhe. Quando forcei 1Gb na placa de rede do meu PC, o Led da LAN 2 na VSOL acendeu, mesmo a VSOL estando configurada para manter todos os Leds apagados.
Logo em seguida configurei a placa de rede em 2.5Gb manualmente e rodei o Speedtest teste novamente:

2023-09-10-13-12-41-T-PICO-DEDICADO-Eliminar-ou-trocar-ONU-ONT-HGU-da-operadora-provedor-Page.png

Voltou a capar o upload e o Led da LAN2 continuou acesso. Voltei a configuração de negociação automática e o Led da LAN2 continuou acesso. Deve ser algum bug com o chip da Realtek.

Eu fiz esse teste ontem e deu os mesmos resultados, pelo que li até agora pode ser alguma configuração de buffer, algo do tipo.

Olá a todos!
Comprei a Vsol V2802RH no Paraguai, paguei R$ 80,04 e consegui subir ela na Vivo Região 2.
Vou utilizar a Vsol para trocar a HGU do provedor local, mas só queria tirar uma dúvida com vocês meio inutil.
A Vsol que recebi tem a carcaça preta, completamente diferente do site da propria Vsol e do proprio anúncio da Flytec do Paraguai.
Mas mesmo assim, abri para conferir internamente e... realmente é só a carcaça que é diferente, o resto é original. (Também já atualizei pro ultimo firmware 1.16.)

A unica coisa que não estou entendendo do por que está acontecendo, e eu acho que é por burrice minha. Eu não consigo me conectar via Web ou Telnet se a fibra estiver desconectada.
Parece que se a fibra estiver desconectada a Vsol entra em boot loop.
a6GiN1k.jpg

É normal não conseguir conectar via web com a fibra desconectada ou está ONU foi "Made in Paraguai"?
Ou sou eu que sou retardado.:limo:

Obrigado a todos, é muito bom participar de um fórum no qual todos estão tentando se ajudar. (E sem brigas inúteis.)

Daora essa vsol preta, ela brilha no escuro igual a branca? Sobre não conseguir entrar nela sem fibra aqui acontece as vezes tbm, não sei o motivo.

Uhhh... como assim brilha no escuro?
Ela tem os LED's na frente. (Que são um pouco forte demais pra uma ONU.)

O modelo branco fica todo esverdeado com sua led xenon, no preto essa luz é absorvida?
2QGZbL0.png

Por sinal alguém já testou o firmware modificado do triple na bOi/VTALascado?

Última edição:
Eu fiz esse teste ontem e deu os mesmos resultados, pelo que li até agora pode ser alguma configuração de buffer, algo do tipo.

Daora essa vsol preta, ela brilha no escuro igual a branca? Sobre não conseguir entrar nela sem fibra aqui acontece as vezes tbm, não sei o motivo.
Estão vendendo este modelo preto no Mercado Livre:

Olha que interessante, eu não manjo quase nada de QoS, mas achei alguns valores de QoS que diferente na porta 2.5GbE (Porta 0) e da porta 1 GbE (Porta 2):

Primeiro listamos as portas: port get status port all
Código:
Port Status Speed    Duplex TX_FC RX_FC
---- ------ -----    ------ ----- -----
0    Up     2.5G     Full   Dis   Dis
1    Down   10M      Half   En    En
2    Up     1000M    Full   Dis   Dis

Depois verifiquei o flow-control: bandwidth get ingress flow-control port all
Código:
Port     Flow-Control
0           Enable
1           Enable
2           Enable

Aí fui verificar o QoS e achei os valores diferentes nas portas: qos get priority-to-queue table 0 (Porta 2.5GbE)
Código:
Index pri_0 pri_1 pri_2 pri_3 pri_4 pri_5 pri_6 pri_7
0     0     1     2     3     4     5     6     7

qos get priority-to-queue table 2 (Porta 1GbE)

Código:
Index pri_0 pri_1 pri_2 pri_3 pri_4 pri_5 pri_6 pri_7
2     0     0     1     1     2     2     3     3

Não sei se configuro a porta 2.5GbE igual a porta 1GbE.

Users who are viewing this thread

Voltar