[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
no preto essa luz é absorvida?
Sim, é absorvida.
Estão vendendo este modelo preto no Mercado Livre:
Paguei R$ 80 reais no Paraguai achando um absurdo de caro.
Caso alguém daqui esteja perto do Paraguai (Foz) a loja que vende esta ONU é a Flytec.

Segue uma imagem de dentro.
Pc7Lttk.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O modelo branco fica todo esverdeado com sua led xenon, no preto essa luz é absorvida?
Fica parecendo um produto da Razer.
k8KPagU.jpg

Última edição:
Sim, é absorvida.

Caso alguém daqui esteja perto do Paraguai (Foz) a loja que vende esta ONU é a Flytec.

Pc7Lttk.jpg

k8KPagU.jpg
Poderia rodar um Speedtest testando a porta de 2.5Gb e a porta de 1Gb e verificar se o upload se mantêm igual em ambas as portas?

Poderia rodar um Speedtest testando a porta de 2.5Gb e a porta de 1Gb e verificar se o upload se mantêm igual em ambas as portas?
Você pode me mandar os ID's dos servidores dos speedtests que você queira em especifico?
Ou posso fazer nos que uso em geral.

Você pode me mandar os ID's dos servidores dos speedtests que você queira em especifico?
Ou posso fazer nos que uso em geral.
Este aqui 11515 (GTD Miami)

Última edição:
Que bizarro. Aqui na porta 2.5Gb não passa de 50Mb no upload. Qual a versão do firmware?

Tem que confirmar se o @NGC224 não conectou uma placa de 1Gbps na porta de 2.5Gbps. Estou especulando que nesse caso a porta 2.5Gbps operando em 1Gbps funciona OK.

Tem que confirmar se o @NGC224 não conectou uma placa de 1Gbps na porta de 2.5Gbps. Estou especulando que nesse caso a porta 2.5Gbps operando em 1Gbps funciona OK.
Sim, já confirmei isso forçando a placa do meu PC em 1Gb. O upload não fica capado nesta situação.

Tem que confirmar se o @NGC224 não conectou uma placa de 1Gbps na porta de 2.5Gbps.
Tudo 2.5Gb, desde o Firewall (I226-V), como no PC que rodou o teste de velocidade. (Também é uma Intel I226-V e estava conectado direto no FW.)
Eu confirmei a velocidade das interfaces com ethtool antes de realizar os testes.
Código:
                     ┌───────────────────────────────┐
                     │   CWWK AMD Ryzen 5600U        │
                     │   32GB RAM (Proxmox)          │
                     │   Intel I226-V (4x)           │
                     └─────┬────────┬────────────────┘
                           │        │
                           │        │
                           │        │
                           │        │
  ┌────────────────┐       │        │
  │  V.Sol (2.5Gb) ├┬──────┘        │
  │  V.Sol (1Gb)   ├┘          ┌────┴─────┐
  └────────────────┘           │ I5-10400 │
                               │ 32GB RAM │
                               │ I226-V   │
                               └──────────┘

Última edição:
Testei aqui agora com um notebook com porta 1Gbps:

Na porta 2.5GbE (tanto direto na vsol quanto via roteador) fica o mesmo comportamento da porta 2GbE do pc travada em 1 Gbps: 300 Mbps
Na porta 1GbE fica a totalidade do upload.
E aqui o upload não passa de 50Mb na porta de 2.5Gb.
:poker:

Veja se serve para algo:

Tudo 2.5Gb, desde o Firewall (I226-V), como no PC que rodou o teste de velocidade. (Também é uma Intel I226-V e estava conectado direto no FW.)
Eu confirmei a velocidade das interfaces com ethtool antes de realizar os testes.
Código:
                     ┌───────────────────────────────┐
                     │   CWWK AMD Ryzen 5600U        │
                     │   32GB RAM (Proxmox)          │
                     │   Intel I226-V (4x)           │
                     └─────┬────────┬────────────────┘
                           │        │
                           │        │
                           │        │
                           │        │
  ┌────────────────┐       │        │
  │  V.Sol (2.5Gb) ├┬──────┘        │
  │  V.Sol (1Gb)   ├┘          ┌────┴─────┐
  └────────────────┘           │ I5-10400 │
                               │ 32GB RAM │
                               │ I226-V   │
                               └──────────┘
Como cria esse esquema??

Como cria esse esquema??

Mais uma história de sucesso da Vsol V2802RH.
Como o provedor local que eu estou usando não libera o acesso a página web do roteador, eu tive que reseta-lo pra copiar as informações necessárias.

Roteador do Provedor: Huawei HG8245H.
Substituido por: Vsol V2802RH.
Provedor: Certto Telecom (AS28130).
E segue a foto do queridinho ONU status O5. :omfg:
NwsbCx3.png

Agora só faltar dar um jeito nesse ninho de cabo. (Não se preocupem, a saída do dissipador não está mirada para ONU.)
v58dRJa.jpg

qyPNTvS.jpg

Última edição:

Mais uma história de sucesso da Vsol V2802RH.
Como o provedor local que eu estou usando não libera o acesso a página web do roteador, eu tive que reseta-lo pra copiar as informações necessárias.

Roteador do Provedor: Huawei HG8245H.
Substituido por: Vsol V2802RH.
Provedor: Certto Telecom (AS28130).
E segue a foto do queridinho ONU status O5. :omfg:
NwsbCx3.png

Agora só faltar dar um jeito nesse ninho de cabo. (Não se preocupem, a saída do dissipador não está mirada para ONU.)
v58dRJa.jpg
Tu está com dois provedores? Um na vsol e outro na Tp link? Aí usa multi WAN no mini PC com pfsense e depois passa pro switch embaixo das ONUS? 🤔

Tu está com dois provedores? Um na vsol e outro na Tp link?
Sim, Vivo + Certto.
Certto está na Vsol.
Vivo na Tp-Link.
Aí usa multi WAN no mini PC com pfsense e depois passa pro switch embaixo das ONUS?
Não uso Pfsense pois é muito limitado nas funções de SD-WAN.
Porta 1 => Switch. (PoE, os dois cabos que estão conectados são para os pontos de acesso WiFi.)
Porta 2 => Vsol.
Porta 3 => Tp-Link.
Porta 4 => um PC que está rodando como servidor a uns 5 metros de distancia. (Conectado via 2.5Gb)

Sim, Vivo + Certto.
Certto está na Vsol.
Vivo na Tp-Link.

Porta 1 => Switch.
Porta 2 => Vsol.
Porta 3 => Tp-Link.
Porta 4 => um PC que está rodando como servidor a uns 5 metros de distancia. (Conectado via 2.5Gb)
Que software você usa para balancear os links?

Sim, Vivo + Certto.
Certto está na Vsol.
Vivo na Tp-Link.

Porta 1 => Switch.
Porta 2 => Vsol.
Porta 3 => Tp-Link.
Eu uso pfsense aqui com apenas uma WAN, não tenho nada a reclamar dele. Única coisa que eu já postei até no fórum oficial é sobre o encapsulamento do PPPoE, eles não alteram a maneira de ser em resolvido em apenas um core da máquina e não multi core ... isso faz com que a frequência do core precise aumentar conforme a velocidade aumentar! Se tivesse como resolver em multi core, a frequência não precisaria ser mais alta conforme a velocidade ... estou com uma SMB parada que usava quando tinha até uns 400mb de velocidade no provedor.

O que tu sente falta ou não tem como usar no pfsense no SD-WAN? Já que não usa ele no mini PC, está usando o que para controle? Opnsense? Openwrt?

Bem provável que seja openwrt...

Fortigate VM (4 vCPU), licença acaba em novembro e não vou conseguir renovar.
Mas já tenho uma segunda VM com o Sophos Firewall, estou esperando terminar a licença (Do Fortigate) para poder mexer em tudo na rede.
Como já tenho o Endpoint + XDR da Sophos instalado nos notebooks e pc aqui em casa, vai ser uma boa aventura. (E diversão)

O que tu sente falta ou não tem como usar no pfsense no SD-WAN?
Com o Fortigate consigo realizar monitoramento passivo por aplicação, consigo criar "probes" que permite monitorar devidos dominios ou aplicações e forçar certos trafegos como:
Youtube => Link de menor Latência.
Fora muitas outras coisas que são impossíveis no Pfsense, como poder criar uma regra de roteamento na qual força uma certa aplicação que é identificada via DPI a um devido link.

Melhor ainda, com o Sophos Firewall + integração do Endpoint consigo criar regras de roteamento que utilizam diretamente a aplicação que é identificada no meu notebook.
Como exemplo eu criar uma regra SD-WAN na qual sempre envia todo tráfego do Genshin Impact pelo link de menor latência.
Ou criar uma regra na qual realiza um balanceamento round-robin para o IDM (Internet Download Manager), fazendo com que eu sempre use 100% dos meus dois links ao realizar downloads.

E.... depois de escrever tudo isso o que gostaria de falar é que o Pfsense e OpnSense e também o glorioso OpenWRT são excelentes escolhas - se você possui apenas um link ou não tem condições $$ ou contatos para pegar licenças nesses produtos empresariais.

EDIT: Exemplo bem básico de como fica no Sophos: (A imagem está toda cortada, mas dá pra entender.)
RYQYmpH.png

Fortigate VM (4 vCPU), licença acaba em novembro e não vou conseguir renovar.
Mas já tenho uma segunda VM com o Sophos Firewall, estou esperando terminar a licença (Do Fortigate) para poder mexer em tudo na rede.
Como já tenho o Endpoint + XDR da Sophos instalado nos notebooks e pc aqui em casa, vai ser uma boa aventura. (E diversão)

Com o Fortigate consigo realizar monitoramento passivo por aplicação, consigo criar "probes" que permite monitorar devidos dominios ou aplicações e forçar certos trafegos como:
Youtube => Link de menor Latência.
Fora muitas outras coisas que são impossíveis no Pfsense, como poder criar uma regra de roteamento na qual força uma certa aplicação que é identificada via DPI a um devido link.

Melhor ainda, com o Sophos Firewall + integração do Endpoint consigo criar regras de roteamento que utilizam diretamente a aplicação que é identificada no meu notebook.
Como exemplo eu criar uma regra SD-WAN na qual sempre envia todo tráfego do Genshin Impact pelo link de menor latência.
Ou criar uma regra na qual realiza um balanceamento round-robin para o IDM (Internet Download Manager), fazendo com que eu sempre use 100% dos meus dois links ao realizar downloads.

E.... depois de escrever tudo isso o que gostaria de falar é que o Pfsense e OpnSense e também o glorioso OpenWRT são excelentes escolhas - se você possui apenas um link ou não tem condições $$ ou contatos para pegar licenças nesses produtos empresariais.

EDIT: Exemplo bem básico de como fica no Sophos: (A imagem está toda cortada, mas dá pra entender.)
RYQYmpH.png
Eu estou com uma máquina baremetal rodando o pfsense lá na casa dos meus pais, lá acaba que não há a necessidade de ter mais que um link de internet. Faço mais é a questão de discagem PPPoE, firewall, bloqueio de scan no IP e o mais importante é ter a função do wireguard dentro do kernel do pfsense. Com isso consigo uma VPN site-to-site aqui pra casa, infelizmente tive que fazer umas "mutretas" pra tornar isso possível com ubiquti aqui, mas deu certo.

Pelo visto tu prefere o Fortigate ao Sonhos?

Eu sempre vejo pessoal usando applicance puros do Fortigate e não em máquinas virtuais, como tu virtualizou ele? É possível comentar ou falar sobre a licença?

A tua escolha final vai ser usar o Fortigate apenas virtual e não usar Sophos + Endpoint?

Eu comprei cabo de fibra OM4 e dois transceivers do ali, assim que chegar vou trocar o uplink do core aqui e colocar tudo em 10gb. Infelizmente o UDM-SE não aceita uplink nas duas portas SFP+, se nao usaria ambas para WAN e a 2.5gb para a LAN. Mas como provedores aqui no sul passar de 2.5gb de velocidade é algo pro futuro, vou deixar um provedor na 2.5gb e outro em uma SFP+ ...

Pelo visto tu prefere o Fortigate ao Sonhos?
SIM.
Pelo amor de deus se um dia você tiver que escolher um dos dois escolha um Fortigate.
É possível comentar ou falar sobre a licença?
É licença NFR (Not for Resale), que os parceiros conseguem pegar. (Ganhei de um colega)
Se fosse por mim eu nunca pagaria em uma licença Fortigate-VM, compraria o hardware mesmo.

Eu sempre vejo pessoal usando applicance puros do Fortigate e não em máquinas virtuais
Porque são excelentes.
Bem, porque quase tudo nas appliances é acelerado via hardware, desde descriptografia TLS para inspeção de trafego criptografado, a VPN IPsec, até boa parte do IPS já é acelerado via hardware.
Com isso você consegue uma performance incrível gastando "pouco".
A tua escolha final vai ser usar o Fortigate apenas virtual e não usar Sophos + Endpoint?
Vou ter que usar o Sophos + Endpoint pois está expirando a licença do Fortigate virtual, e mesmo tendo condições de comprar um Fortigate 60F, não vou, não faz sentido para uso residencial. (Olhando do ponto de vista financeiro.)

Última edição:
Sim, é absorvida.

Pc7Lttk.jpg

k8KPagU.jpg
Modelinho de cor preta sempre fica bonito, coube bem a led xenon nele kk

Sim, é absorvida.

Pc7Lttk.jpg

k8KPagU.jpg
Tu mora perto da fronteira ou alguém foi lá buscar? Tô querendo comprar essa vsol, mas tô no nordeste.

Users who are viewing this thread

Voltar