[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Aparentemente sim.
Vsol fica bem fria :mondie:
Pra ela ficar perfeita só falta tirar aquele bug do upload, o triple felizmente conseguiu solucionar o tal limite para OLTs Huawei, que acho ser o último problema dela, já que o Vsol sobe de boas na OLT Nokia/Alcatel-Lucent.

qual desses aparelhos vcs recomendam para Vtal?
Eu quase comprei o ODI mas resolvi esperar pra ver o desenrolar do bug.

Comprei a minha, estou esperando chegar. Na vivo2 precisa converter pra hex?
Sim, as 4 primeiras letras do GPON serial number da Hgu da Vivo e junta com o restante dos números/letras.
Aí seta a vlan 600.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra ela ficar perfeita só falta tirar aquele bug do upload, o triple felizmente conseguiu solucionar o único limite para OLTs Huawei, que acho ser o último problema dela, já que o Vsol sobe de boas na OLT Nokia/Alcatel-Lucent.
Quem teria de arrumar isso é os engenheiros bananas da Vsol :miau:

Pra ela ficar perfeita só falta tirar aquele bug do upload, o triple felizmente conseguiu solucionar o tal limite para OLTs Huawei, que acho ser o último problema dela, já que o Vsol sobe de boas na OLT Nokia/Alcatel-Lucent.
sobe de boa não. Aqui uso Nokia na região nokia e não consigo conexão.

Para mim teria que ter adicionalmente a versão preta com conector APC! :cool:

Aparentemente sim.
Vsol fica bem fria :mondie:

Aqui a XZ000-G3 esquenta bastante tbém. 68° foi o máximo que vi.

Aliás, o que é o "Upstream/Dowstream FEC"? Vi que no teu caso (Vivo) está "On", e aqui na Claro está "Off"...

EDITADO: FEC é "Foward Error Correction". Interessante a Vivo usar e a Claro não...

Forward Error Correction (FEC)GPON can take advantage of FEC, which enables the RX end to check for error bits in the transmission. Note:FEC is unidirectional and does not support error information feedback.

Última edição:
Ah sim bem lembrado, o vender modelos APC seria bom.
@update: o chinês num vai vender modelos APC tão cedo, a menos que deixe mais caro o Vsol, já que o conector UPC é mais barato :bem:

"O conector APC se sobressai por conta da menor perda de retorno que é 10 vezes menor que o UPC. Entretanto, o conector UPC possui um custo mais acessível, o que o torna mais indicado para atender a maioria das aplicações"

sobe de boa não. Aqui uso Nokia na região nokia e não consigo conexão.
Estranho, pois o próprio Triple na região dele a OLT é Nokia, e funciona normal lá com ambos modelos, Nokie e Huawei.

Tenta, trocar o OMCI vendor ID de ALCL pra HWTC, vê se faz alguma diferença.

Última edição:
Sim, as 4 primeiras letras do GPON serial number da Hgu da Vivo e junta com o restante dos números/letras.
Aí seta a vlan 600.

Quem teria de arrumar isso é os engenheiros bananas da Vsol :miau:
Senha GPON você usou 1234567890? Esqueci de perguntar :pense:

Estranho, pois o próprio Triple na região dele a OLT é Nokia, e funciona normal lá com ambos modelos, Nokie e Huawei.

Tenta, trocar o OMCI vendor ID de ALCL pra HWTC, vê se faz alguma diferença.
fiz testes exaustivos já, esgoteis as possibilidades. até consegui a vlan aqui, mas pelo que descobri a porta FwdOP que é o problema e a VSOL pega apenas ip do VOIP e não da internet.

No pior dos casos vc pode tentar trocar esse "rabicho" interno da VSOL, pegar de uma ONU APC que vc não vai usar 🤣 e substituir

EVjfEIVMQUm7l5WSlyf94g.png

No pior dos casos vc pode tentar trocar esse "rabicho" interno da VSOL, pegar de uma ONU APC que vc não vai usar 🤣 e substituir

Verdade.

Uma vez quebrei a fibra de casa e o técnico veio refazer a ponta.
Estava com um conector verde APC e ele abriu a Onu e trocou para o azul UPC e usou o conector UPC. Só não pedi o porque daquilo, mas tudo bem kk

Não vai funcionar porque a outra ponta conector da fibra é a mesma copia da ponta UPC, vai perder muitos dbs, no caso só daria certo trocando todo o conjunto onde está colado com um tipo de rezina.
APbAejM.png

Esse plástico só serve mesmo pra ficar preso o conector.

Já pensei nisso, o problema é que a ponta da fibra que conecta no laser não é removível (eu "destruí" a ONU D-Link que eu tinha justamente para testar isso! :rolleyes:)

A solução seria trocar o conector UPC por um APC no que vc circulou acima, e também trocar o conector UPC-UPC por um APC-APC que está soldado na placa. Mas aí precisa do kit (e experiência) para montar o contector de fibra. No final é mais barato comprar uma ONU com UPC que funcione bem... :cool:

Alguém sabe de uma onu q permita configurar oficialmente (sem "gambis") a vlan nela diretamente? (mas sem usa-la em modo router ou deixa-la fazer o pppoe - exatamente como a hgu da vivo fica qdo vc coloca ela em bridge (o seu roteador extra faz o pppoe, mas sem vlan, q "fica configurada" na hgu) ...

queria testar um negócio aqui em casa (vivo1)

Alguém sabe de uma onu q permita configurar oficialmente (sem "gambis") a vlan nela diretamente? (mas sem usa-la em modo router ou deixa-la fazer o pppoe - exatamente como a hgu da vivo fica qdo vc coloca ela em bridge (o seu roteador extra faz o pppoe, mas sem vlan, q "fica configurada" na hgu) ...

A do próprio provedor...

Ué cara, se eu nao entendi errado é exatamente o que a onu g3/g7 da tplink faz.

Ué cara, se eu nao entendi errado é exatamente o que a onu g3/g7 da tplink faz.

Achei q só eu não tinha entendido... Sim, a princípio todas as ONUs conseguem funcionar em bridge com a opção de fazer filtro da VLAN. Assim dá para colocar o PPPoE no roteador e deixar a ONU configurada em bridge com filtro de VLAN. Isso dá para fazer nas ONUs da VSOL, TP-Link, CPRO e D-Link, são as que eu usei, mas que deve ter em qualquer uma.

Nesse momento estou com a TP-Link XZ000-G3, abaixo a tela de configuração do modo bridge com filtro de VLAN (na VSOL/CPRO/D-Link é um pouco diferente a tela mas dá para fazer a mesma coisa).

Inclusive a XZ000-G3 só funciona em bridge. Não tem opção de PPPoE na ONU... Já as outras ONUs podem funcionar como roteadores ou bridge, exatamente da mesma maneira que as HGUs dos provedores.

Achei q só eu não tinha entendido... Sim, a princípio todas as ONUs conseguem funcionar em bridge com a opção de fazer filtro da VLAN. Assim dá para colocar o PPPoE no roteador e deixar a ONU configurada em bridge com filtro de VLAN. Isso dá para fazer nas ONUs da VSOL, TP-Link, CPRO e D-Link, são as que eu usei, mas que deve ter em qualquer uma.

Nesse momento estou com a TP-Link XZ000-G3, abaixo a tela de configuração do modo bridge com filtro de VLAN (na VSOL/CPRO/D-Link é um pouco diferente a tela mas dá para fazer a mesma coisa).

Inclusive a XZ000-G3 só funciona em bridge. Não tem opção de PPPoE na ONU... Já as outras ONUs podem funcionar como roteadores ou bridge, exatamente da mesma maneira que as HGUs dos provedores.

Sabe dizer se na g7 a porta lan suporta 2.5Gbps? Ou é só pra porta PON?

Users who are viewing this thread

Voltar