[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Achei q só eu não tinha entendido... Sim, a princípio todas as ONUs conseguem funcionar em bridge com a opção de fazer filtro da VLAN. Assim dá para colocar o PPPoE no roteador e deixar a ONU configurada em bridge com filtro de VLAN. Isso dá para fazer nas ONUs da VSOL, TP-Link, CPRO e D-Link, são as que eu usei, mas que deve ter em qualquer uma.

Nesse momento estou com a TP-Link XZ000-G3, abaixo a tela de configuração do modo bridge com filtro de VLAN (na VSOL/CPRO/D-Link é um pouco diferente a tela mas dá para fazer a mesma coisa).

Inclusive a XZ000-G3 só funciona em bridge. Não tem opção de PPPoE na ONU... Já as outras ONUs podem funcionar como roteadores ou bridge, exatamente da mesma maneira que as HGUs dos provedores.

comprei uma dessa xz000-g3. Quero tentar resolver o problema descrito na imagem abaixo (meio bizarro). Vamos ver se deixando a vlan na onu e o roteador da ubiquiti só fazendo o pppoe, o problema some (ou se some só por ser outra onu, não sei....;))... ou se só joguei 116 brl fora mesmo

embed

Pra ela ficar perfeita só falta tirar aquele bug do upload, o triple felizmente conseguiu solucionar o tal limite para OLTs Huawei, que acho ser o último problema dela, já que o Vsol sobe de boas na OLT Nokia/Alcatel-Lucent.
Poderia explicar melhor esse lance de limite para OLT Huawei? Ainda não tive tempo de testar o último firmware do triple. Você já testou @KILLME ?

Olá pessoal, estou em busca de uma alternativa para assumir o controle kkkk meu ambiente tem um servidor Dell 730 com 1 placa Intel X520, daria certo por o gbic xpon indicado nas primeiras paginas? vi alguns usando direto no pfsense, minha intenção é subir uma VM do mikrotik ou openwrt (proxmox do servidor) passthru da placa e configurar.

comprei uma dessa xz000-g3. Quero tentar resolver o problema descrito na imagem abaixo (meio bizarro). Vamos ver se deixando a vlan na onu e o roteador da ubiquiti só fazendo o pppoe, o problema some (ou se some só por ser outra onu, não sei....;))... ou se só joguei 116 brl fora mesmo

embed

Não sei se entendi direito o problema, não conheço o UDM Pro tampouco. De qquer maneira, minha sugestão: (1) na ONU deixa em modo bridge e *com* filtro de VLAN na ONU. No roteador coloca apenas PPPoE *sem* VLAN.

A outra opção é (2) colocar a ONU em modo totalmente transparente *sem* filtro de VLAN, mas aí vc vai ter que configurar a VLAN na conexão PPPoE no roteador, e vai depender do teu roteador filtrar a VLAN corretamente.

De qquer maneira não deveria afetar o Wifi, por isso minha teoria de que se vc está fazendo o filtro de VLAN no roteador (na conexão PPPoE) pode estar afetando alguma coisa, e por isso minha sugestão (1) acima.

Não sei se entendi direito o problema, não conheço o UDM Pro tampouco. De qquer maneira, minha sugestão: (1) na ONU deixa em modo bridge e *com* filtro de VLAN na ONU. No roteador coloca apenas PPPoE *sem* VLAN.

A outra opção é (2) colocar a ONU em modo totalmente transparente *sem* filtro de VLAN, mas aí vc vai ter que configurar a VLAN na conexão PPPoE no roteador, e vai depender do teu roteador filtrar a VLAN corretamente.

De qquer maneira não deveria afetar o Wifi, por isso minha teoria de que se vc está fazendo o filtro de VLAN no roteador (na conexão PPPoE) pode estar afetando alguma coisa, e por isso minha sugestão (1) acima.

é exatamente isso q quero testar.... deixar a vlan na onu e não no udm pro (a onu da ubiquiti não deixa fazer isso)

Galera, alguém aí sabe como fazer o transparent mode na VSol? Aqui eu e o @Meritiboy estamos com esse problema do Voip… o tal IP interno 10.60.x.x é na verdade do Voip e não da Internet. A ideia seria tentar colocar a Vlan direto no roteador e ver o que dá.

Galera, alguém aí sabe como fazer o transparent mode na VSol? Aqui eu e o @Meritiboy estamos com esse problema do Voip… o tal IP interno 10.60.x.x é na verdade do Voip e não da Internet. A ideia seria tentar colocar a Vlan direto no roteador e ver o que dá.

encontrei isso na internet: VLAN_MANU_MODE

ValueModeNoteExplaination
0Transparent ModeVLAN will mapped as isMap VLAN without changing original id
1Tagging ModeVLAN Stacking / Q-in-QUntag first VLAN layer and bridge as is
2Remote Access Mode
3Special Case Mode

Mas deve vazar luz na frente, não é? Onde é vazado para ventilar.
Não aparece a parte frontal na foto. :crycat:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vc usa access point da ubiquiti tbm?... se sim, o wifi ficou normal (não ficou com velocidade capada pós-troca da onu)?

e uma curiosidade, antes da troca, com a onu da operadora, a vlan tbm ficava na onu ou no seu udm-pro?
O aparelho da operadora já fica com a vlan.

encontrei isso na internet: VLAN_MANU_MODE

ValueModeNoteExplaination
0Transparent ModeVLAN will mapped as isMap VLAN without changing original id
1Tagging ModeVLAN Stacking / Q-in-QUntag first VLAN layer and bridge as is
2Remote Access Mode
3Special Case Mode
Top! Bora testar tentar dividir as Vlans direto no roteador e separar uma porta pra cada uma…

vc usa access point da ubiquiti tbm?... se sim, o wifi ficou normal (não ficou com velocidade capada pós-troca da onu)?

e uma curiosidade, antes da troca, com a onu da operadora, a vlan tbm ficava na onu ou no seu udm-pro?
Uso access point Unifi U6 Lite, a velocidade do wifi não tem relação com o roteador mas a internet em si ficou bem melhor
Eu faço um teste no speed test por hora, adivinha quando foi feita a troca
Screenshot-from-2023-09-22-11-14-55.png

Antes da troca a vlan ficava na ONU da operadora, depois da troca a vlan fica no stick ODI, ou seja, nenhuma configuração de vlan no UDMP nem antes nem depois da troca

Não entendi a sua pergunta sobre vantages mas tirei a ONU da operadora pq além de serem horríveis eu estava fazendo dois NATs (três na verdade pq tem o CGNAT) e não conseguia passar o IPv6 para dentro da minha rede

Uso access point Unifi U6 Lite, a velocidade do wifi não tem relação com o roteador mas a internet em si ficou bem melhor
Eu faço um teste no speed test por hora, adivinha quando foi feita a troca
Screenshot-from-2023-09-22-11-14-55.png

Antes da troca a vlan ficava na ONU da operadora, depois da troca a vlan fica no stick ODI, ou seja, nenhuma configuração de vlan no UDMP nem antes nem depois da troca

Não entendi a sua pergunta sobre vantages mas tirei a ONU da operadora pq além de serem horríveis eu estava fazendo dois NATs (três na verdade pq tem o CGNAT) e não conseguia passar o IPv6 para dentro da minha rede
Quer dizer que trocando a ONU voce consegue se livrar de um cgnat?

Guys conseguir dar uma evoluída na Vsol com a Vtal(Nokia)...

Agora estou conseguindo pegar ip público direto na Vsol(IPoe)...

Fiz o seguinte comando(ao reiniciar a VSol ele volta pro default):
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x10
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x16
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x10

Ps. o O 0x02 sugerido pelo @KILLME não resolveu.

Alguém tem alguma ideia do não estar navegando na internet?

send photo em portugues

send photo em portugues
Porque tem duas conexões criadas? Não teria que apagar a que está sem IP e deixar somente uma?

Bem, chegou a ont da TP-Link (XZ000 - G3) q eu comprei para tentar resolver o problema explicado abaixo e..... o problema só ficou mais bizarro ainda...

embed

Os "achados" mais relevantes do teste

1) a XZ000-G3 sincronizou com a OLT da vivo q me atende (região vivo1, centro de sp/sp)

2) tanto configurando a vlan na própria xz000-g3, qto deixando a vlan no meu router da ubiquiti, o download do wifi fica OK (lindão) usando a onu da tp-link, porém o upload fica mais capado q na uf-loco (muito bizarro). No cabo, tudo sempre fica ok (lembrando q meu plano é o 700 mbps/350mbps

só p/ ilustrar, os resultados foram mais ou menos os seguintes:

embed

enfim, não faço idéia do q possa estar causando essas limitações no wifi qdo troca a onu.... e a hipótese original de q configurar a vlan no udm-pro podia estar causando algum proiblema, ter algum bug meio q foi por terra pq o resultado continua bugado (no upload) sem vlan configurada e o q é arrumado em relação a uf-loco (o download do wifi), continua arrumado independente de onde vai a vlan

3) mera curiosidade q não altera o resultado dos testes, mexendo na uf-loco, descobri q aqui p/ mim, ela sincroniza com a olt da vivo tanto no perfil 2 (huawei) qto no 3 (fiberhome)

send photo em portugues
Se pretende usar em modo router, precisa ativar o napt e marcar a default route no wan0 e apagar o profile de baixo.

Users who are viewing this thread

Voltar