[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Eu olhei aqui o changelog e fiquei curioso o que seria este MIBs/MEs que citaram:
Código:
1.9.4

Habilita MIBs/MEs proprietários da Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.

Excelente dica para desativar o captcha.
:joia:

A propósito, vocês que utilizam a VSOL, costuma acontecer dela ficar inacessível depois de um tempo? Só consigo acessá-la novamente se conectar o PC diretamente nela e configurar o IP manualmente.
Eu que mencionei pro Triple se tem como remover captcha horrível :limo:

Nas ONU básica de provedor será que fica quente assim também?
Sim, fica sim. Já é esperado que fique numa temperatura mais alta mesmo a depender de vários fatores como potencia de tx do laser do equipamento. Se não passar de 85 graus acho, ta safe.

Não, aqui uso o 1.16 e dá para usar o comando para desativar a captcha.
O triple deve conseguir ver melhor pra que serve cada função, já a gente meros mortais, não temos nem acesso a um manual do pra que serve cada opção cfgmib do Vsol. Eu nunca iria saber que já era possível remover esse captcha pelo VALIDATE_CODE_SWITCH kk

Site bem interessante esse, não conhecia. Rende várias horas de leitura... :)

@KILLME @FabianoSR desse site aí acima cheguei nesse github, e então cheguei aqui que fala especificamente sobre o problema de upload lento na porta de 2.5Gbps. Não tenho certeza que é o mesmo problema, o texto no site não é muito claro e achei meio confuso. Porém lá são citados dois possíveis workarounds (abaixo), não sei se vocês já testaram isso na VSOL:
Código:
------------------
OMCI_TM_OPT
------------------
flash set OMCI_TM_OPT 0
reboot

# 0. Priority controlled
# 1. Rate controlled
# 2. Priority and rate controlled

------------------
diag
------------------
/bin/diag bandwidth set egress port all rate 4194296
/bin/diag bandwidth set ingress port all rate 4194296

these will not survive across reboot!

EDITADO: outra configuração que pode ser verificada para o problema de upload lento do 2.5Gbps:

Última edição:
Site bem interessante esse, não conhecia. Rende várias horas de leitura... :)

@KILLME @FabianoSR desse site aí acima cheguei nesse github, e então cheguei aqui que fala especificamente sobre o problema de upload lento na porta de 2.5Gbps. Não tenho certeza que é o mesmo problema, o texto no site não é muito claro e achei meio confuso. Porém lá são citados dois possíveis workarounds (abaixo), não sei se vocês já testaram isso na VSOL:

Código:
------------------
OMCI_TM_OPT
------------------
flash set OMCI_TM_OPT 0
reboot

# 0. Priority controlled
# 1. Rate controlled
# 2. Priority and rate controlled

------------------
diag
------------------
/bin/diag bandwidth set egress port all rate 4194296
/bin/diag bandwidth set ingress port all rate 4194296

these will not survive across reboot!
Já tentei isso e não resolveu.
Um post interessante (necessário traduzir do Francês) do usuário hwti:

O cara fez uma análise bem interessante do firmware da VSOL (vejam os dois posts que ele fez em sequência).

@KILLME , você sabe como se faz para criar a Vlan 11 no pfSense ao invés de deixar na VSOL? Tentei aqui deixando a VSOL em modo Bridge mas com a Vlan desativada e configurei uma Vlan 11 no pfSense e configurei ela como sendo a interface da WAN (que esta como DHCP) e o pfSense não recebe o IP da conexão.

@_dsouza_ , sobre o comando LAN_SDS_MODE, atualmente a VSOl usa o valor 5. Eu poderia tentar o valor 4 mas o problema é que se der algo errado somente via UART para alterar o valor novamente pelo que eu li a respeito. A questão que fica é que a VSOl conta com duas portas LANs, a de 2.5Gb e a 1Gb. Se esta comando for executado e der problema com a porta 2.5Gb, a porta 1Gb continuaria acessível para se voltar ao valor original sem precisar de UART??

Última edição:
Oi pessoal, boa noite! Espero que todos estejam bem!

Estava lendo o tópico mas não encontrei nenhum relato de alguém que conseguiu instalar o intelbras r1 com o vivo região 2. Tentei alterar o GPON_SN via Telnet, mas não consegui fazer funcionar. Interface PON parece que recebe pacotes mas não envia nada. Configurei também PPPoE com os dados da vivo e taggear a VLAN 600, mas nada. Alguma dica? Parece um fake O5 tb.

Já tentei isso e não resolveu.
Um post interessante (necessário traduzir do Francês):

O cara fez uma análise bem interessante do firmware da VSOL (vejam os dois posts que ele fez em sequência).

@KILLME , você sabe como se faz para criar a Vlan 11 no pfSense ao invés de deixar na VSOL? Tentei aqui deixando a VSOL em modo Bridge mas com a Vlan desativada e configurei uma Vlan 11 no pfSense e configurei ela como sendo a interface da WAN (que esta como DHCP) e o pfSense não recebe o IP da conexão.
nao da pra ler, precisa logar.

nao da pra ler, precisa logar.
Corrigi o link no post e citei o nome do usuário que fez o post para facilitar a localização. Agora dá para acessar sem logar.

Estou usando a CPRO X-1000 já faz 24 horas. Até então estável, tudo OK.

A única coisa estranha que achei é a alta temperatura do laser.

Não tenho anotada a temperatura do laser da VSOL, mas se minha memória não falha estava na faixa dos 40-50°C. Porém na X-1000 está em 66°C. Não sei se é normal, vamos ver, talvez diminua a vida útil do laser...

Segue como está atualmente a temp da fibra de casa:

Current ValueReference Value
Optical Signal Sending Status Auto Auto
TX Optical Power: 2.31 dBm 0.5 dBm to 5 dBm
RX Optical Power:-19.83 dBm –27 dBm to –8 dBm
Working Voltage:3287 mV 3100 mV to 3500 mV
Bias Current:9 mA 0 mA to 90 mA
Working Temperature:42 ℃ –10 to +85 ℃

Não faço ideia. Sempre defino na vsol/odi.

Você sabe como se faz para criar a Vlan 11 no pfSense ao invés de deixar na VSOL? Tentei aqui deixando a VSOL em modo Bridge mas com a Vlan desativada e configurei uma Vlan 11 no pfSense e configurei ela como sendo a interface da WAN (que esta como DHCP) e o pfSense não recebe o IP da conexão.
Quando tinha comprado a Odi eu setei a vlan da Vivo2 no PfSense pois no stick não funcionava.

Não seria isso?

Interfaces --> Assignments --> VLAN, add VLAN tag to your interface connected to your ISP.

Go to Interfaces --> Assignments and drop down your WAN interface and change it from the actual interface to your VLAN on that parent interface.

Save. Apply. Done.

Última edição:
Quando tinha comprado a Odi eu serei a vlan da Vivo2 no PfSense pois no stick não funcionava.

Não seria isso?

Interfaces --> Assignments --> VLAN, add VLAN tag to your interface connected to your ISP.

Go to Interfaces --> Assignments and drop down your WAN interface and change it from the actual interface to your VLAN on that parent interface.

Save. Apply. Done.
Foi o que eu fiz e não funcionou. Não pega IP na WAN.

Olá pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que compatilharam conhecimento aqui de alguma forma, vários comentários extreamente úteis!

Dando um contexto do que eu tenho:
  • ISP: Neorede (adquirida "recentemente" pela Vero)
  • ONU: Fiberhome HG6143D
  • Roteador: Unifi Dream Machine Pro
  • Nova ONU: ODI DFP-34X-2C2 com o adaptador APC/UPC, ambos listados na primeira página
  • Conexão: GPON SN + PPPoE
O ponto mais difícil pra mim foi descobrir as credenciais do PPPoE, achei em outro lugar aqui no fórum mas esqueci de salvar o link na emoção :bem: mas vou deixar aqui as credenciais de admin da ONU, pode ser útil pra alguém :yeah:
User: admin
Password: Vero1234
PPPoE User: <seu cpf sem pontuação>
PPPoE Password: 123456

Agora a parte que interessa, acho que nem tudo que eu fiz é necessário mas...
flash set GPON_ONU_MODEL HG6143D flash set HW_HWVER WKE2.094.326A0 flash set HW_CWMP_PRODUCTCLASS HG6143D flash set HW_CWMP_MANUFACTURER FHTT flash set OUI 84,06,fa flash set PON_VENDOR_ID FHTT flash set EPON_ONU_MODEL FHTT flash set EPON_EXTONU_MODEL HG6143D flash set GPON_SN FHTTxxxxxxxx # substituir pelo seu SN flash set LOID fiberhome flash set LOID_PASSWD fiberhome flash set OMCI_FAKE_OK 1 # no meu caso a internet fica na vlan 10 flash set VLAN_CFG_TYPE 1 flash set VLAN_MANU_MODE 0 flash set VLAN_MANU_TAG_VID 10

Nem tudo foi feito via telnet, algumas coisas foram configuradas via interface web então pode ser que tenha faltado algo ou que os comandos acima não estejam corretos

Pessoal estava comentando sobre temperatura, aqui está em 46C

Caso alguém queira que eu pegue mais alguma informação me avisa, vou tentar acompanhar esse fórum

Segue abaixo um "fix" para o brilho excessivo dos LEDs da VSOL branca devido ao vazamento de luz (resolvido com duas tiras de fita isolante preta):

Agora-a-Nasa-vem.png

:joia:

Excelente solução. Pensei em pintar a carcaça de preto também.
Por enquanto sigo com os leds desligados.

Oi pessoal, boa noite! Espero que todos estejam bem!

Estava lendo o tópico mas não encontrei nenhum relato de alguém que conseguiu instalar o intelbras r1 com o vivo região 2. Tentei alterar o GPON_SN via Telnet, mas não consegui fazer funcionar. Interface PON parece que recebe pacotes mas não envia nada. Configurei também PPPoE com os dados da vivo e taggear a VLAN 600, mas nada. Alguma dica? Parece um fake O5 tb.
Alterei já bastante coisa, acabei de voltar toda a configuração original para tentar de novo. Alguém já conseguiu fazer funcionar? Melhor comprar um Tp Link?

Alterei já bastante coisa, acabei de voltar toda a configuração original para tentar de novo. Alguém já conseguiu fazer funcionar? Melhor comprar um Tp Link?
Você chegou a conversar com os usuários da Vivo 2 na lista na primeira página deste tópico?

Já testei 3 onu diferentes aqui na Vivo2.
Na Tp Link e Odi apenas alterado Gpon Serial number e a vlan. Nada mais.
Na VSOL alterei também o Loid.

Essa Intelbras deveria funcionar.

Users who are viewing this thread

Voltar