[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Se pretende usar em modo router, precisa ativar o napt e marcar a default route no wan0 e apagar o profile de baixo.
Só deixei em modo router pra testar se ia pegar IP mesmo ou não. E a questão do profile debaixo é pra testar outras vlans e configs, assim fica mais ágil fazer os testes 😂

Mas obrigado pelas infos. Vou tentar fazer funcionar em modo router pra depois tentar o bridge… no Bridge ele não pega nenhum IP.

Última edição:
Bem, chegou a ont da TP-Link (XZ000 - G3) q eu comprei para tentar resolver o problema explicado abaixo e..... o problema só ficou mais bizarro ainda...

embed

Os "achados" mais relevantes do teste

1) a XZ000-G3 sincronizou com a OLT da vivo q me atende (região vivo1, centro de sp/sp)

2) tanto configurando a vlan na própria xz000-g3, qto deixando a vlan no meu router da ubiquiti, o download do wifi fica OK (lindão) usando a onu da tp-link, porém o upload fica mais capado q na uf-loco (muito bizarro). No cabo, tudo sempre fica ok (lembrando q meu plano é o 700 mbps/350mbps

só p/ ilustrar, os resultados foram mais ou menos os seguintes:

embed

enfim, não faço idéia do q possa estar causando essas limitações no wifi qdo troca a onu.... e a hipótese original de q configurar a vlan no udm-pro podia estar causando algum proiblema, ter algum bug meio q foi por terra pq o resultado continua bugado (no upload) sem vlan configurada e o q é arrumado em relação a uf-loco (o download do wifi), continua arrumado independente de onde vai a vlan

3) mera curiosidade q não altera o resultado dos testes, mexendo na uf-loco, descobri q aqui p/ mim, ela sincroniza com a olt da vivo tanto no perfil 2 (huawei) qto no 3 (fiberhome)
Bizarro cara, sinceramente não faz sentido a ONU estar capando visto que no cabo está ok. Provavelmente alguma configuração no UDM ou teu AP. Reseta ambos e refaz tudo
Já certificou se o cabo utp que conecta no teu AP está 100%?
Faça uma análise nos canais do AP e veja se tem alguma anomalia sendo apontada gerando interferência

Só deixei em modo router pra testar se ia pegar IP mesmo ou não. E a questão do profile debaixo é pra testar outras vlans e configs, assim fica mais ágil fazer os testes 😂

Mas obrigado pelas infos. Vou tentar fazer funcionar em modo router pra depois tentar o bridge… no Bridge ele não pega nenhum IP.
Aqui o bridge funcionou depois de configurar a WAN, e ter reiniciado logo em seguida.

Aqui o bridge funcionou depois de configurar a WAN, e ter reiniciado logo em seguida.
Engraçado... Aqui o problema de reiniciar é ter que rodar o comando pra mudar o filter da Vlan :( Na verdade nem precisa nem reiniciar, só de desconectar a fibra e conectar de novo dá essa treta :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui! VSol funcionando na Vtal(Oi) em OLT Nokia!!!
Primeiramente está funcionando em modo router na Vsol...

Rodei esses comandos aqui:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x16
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Pelo que eu pude verificar o 0xe103 tem haver com a Internet(210) e os outros o Voip... Pra internet funcionar tem que ficar desse jeito... Muito estranho, mas aqui funcionou...

O próximo passo é conseguir fazer funcionar no Bridge...

Última edição:
Engraçado... Aqui o problema de reiniciar é ter que rodar o comando pra mudar o filter da Vlan :( Na verdade nem precisa nem reiniciar, só de desconectar a fibra e conectar de novo dá essa treta :(

Pelo que eu pude verificar o 0xe103 tem haver com a Internet(210) e os outros o Voip... Pra internet funcionar tem que ficar desse jeito... Muito estranho, mas aqui funcionou...

É porque esse comando é enviado da OLT, vc está modificando esse valor que foi enviado dela para que faça o forward no valor hex correto no Vsol.

É porque esse comando é enviado da OLT, vc está modificando esse valor que foi enviado dela para que faça o forward no valor hex correto no Vsol.
Ah entendi...

Galera quando uso a porta de 2,5Gb eu não consigo acessar a Vsol e também não consigo obter o IP como na de 1Gb... Alguém sabe se existe alguma coisa que possa estar bloqueando o acesso da porta de 2,5Gb? Aqui quando defino o IP na placa de rede ele mostra que está conectado e a própria Vsol mostra que estou conectado através das luzes piscando na LAN 2, mas sem sucesso... Na porta de 1Gb tudo funcionando normal...

Pega as 4 primeiras letras do Gpon do modem Vivo.
E converte para hexa.

Pega o hexa e adiciona com o restante do Gpon Serial number.

Como na Vivo2 não precisa alterar nem fui a fundo. Mas pelo que sei é isso mesmo.

Veja esse vídeo.

Aqui o tp-link XZ000-G3 ver 1.0 funcionou em bridge perfeitamente. Configurei o pppoe no meu roteador ER605 na VLAN 600, agora tenho que testar a Voip em outra Vlan pra ver se funciona (acredito que sim). A respeito desse procedimento de Teardown, eu fiz ele porém não consegui acessar a bios dele pelo adaptador UART com o putty pra fazer as chamadas via telnet. Simplismente não tenho resposta. Queria liberar o acesso a página de desenvolvedor pra testar o Oi (VTAL) nessa ONU, pois com os recursos liberados vc altera informações que são necessárias pra que funcione.

Aqui o tp-link XZ000-G3 ver 1.0 funcionou em bridge perfeitamente. Configurei o pppoe no meu roteador ER605 na VLAN 600, agora tenho que testar a Voip em outra Vlan pra ver se funciona (acredito que sim). A respeito desse procedimento de Teardown, eu fiz ele porém não consegui acessar a bios dele pelo adaptador UART com o putty pra fazer as chamadas via telnet. Simplismente não tenho resposta. Queria liberar o acesso a página de desenvolvedor pra testar o Oi (VTAL) nessa ONU, pois com os recursos liberados vc altera informações que são necessárias pra que funcione.

Qual página você quer acessar? Se for essa página abaixo dá para liberar editando o HTML via Chrome Inspector, mais detalhes no meu post aqui.

Como você configurou o IPv6 ali na WAN0?

AAAAA, agora que eu vi que tá usando IpoE e não deixou a Vsol em bridge. Deve ser por isso que subiu uma interface IPv6 🤣

eae galera, alguém conhece outra GPON/ONU simples de configurar igual a VSOL V2802RH e que alguém tenha testado usando com a fibra ótica da Claro? Pois tentei pesquisar essa VSOL V2802RH pra comprar e não acho mais 😕

Obrigado!

eae galera, alguém conhece outra GPON/ONU simples de configurar igual a VSOL V2802RH e que alguém tenha testado usando com a fibra ótica da Claro? Pois tentei pesquisar essa VSOL V2802RH pra comprar e não acho mais 😕

Obrigado!
Da biostech deve ter esgotado, mas tem esse no ML.

@KILLME @reminho sabem se eu der factory reset na ONU Stick ODI DFP-34x-2c2 todos os valores voltam pra Stock? Dos que vieram de fábrica? Comprei um usado mas ainda não mexi pra tentar colocar no lugar da HGU da Vivo(sou Vivo Região 1) e acredito que por ser usado e comprado no BR a pessoa que comprei já deve ter feito alguma personalização e de certo pelo menos algum dos parâmetros configuráveis já não é mais o de fábrica.
Obrigado!

Como você configurou os dados como HW version e etc?

Obrigado!

Se você não precisar da porta Ethernet de 2.5Gbps (exclusividade da VSOL), eu testei e confirmo que funcionam com a Claro Fibra a TP-Link XZ000-G3 e CPRO X-1000. A CPRO apesar de ser mais tosca veio com tudo desbloqueado, foi mais fácil de configurar que a TP-Link. Estou aguardando chegar para testar uma Intelbras R1.

Veja a lista na primeira página do tópico para mais detalhes...

@KILLME @reminho sabem se eu der factory reset na ONU Stick ODI DFP-34x-2c2 todos os valores voltam pra Stock? Dos que vieram de fábrica? Comprei um usado mas ainda não mexi pra tentar colocar no lugar da HGU da Vivo(sou Vivo Região 1) e acredito que por ser usado e comprado no BR a pessoa que comprei já deve ter feito alguma personalização e de certo pelo menos algum dos parâmetros configuráveis já não é mais o de fábrica.
Obrigado!

Aqui se não me engano não reseta para os valores de fabrica, tem um esquema utilizando ssh que eu acho perigoso hehe.

Aqui se não me engano não reseta para os valores de fabrica, tem um esquema utilizando ssh que eu acho perigoso hehe.
Se quiser mandar esse tutorial ou link falando sobre eu dou uma lida pra ver se rola, mas confesso que fiquei apreensivo.
No pior dos casos fica como tá já que sempre vou precisar alterar algo mesmo pra por ela na Tim Fibra ou Vivo.
Você já testou na Claro Fibra? Funciona show ?
Obrigado por responder.

Como você configurou o IPv6 ali na WAN0?

AAAAA, agora que eu vi que tá usando IpoE e não deixou a Vsol em bridge. Deve ser por isso que subiu uma interface IPv6 🤣
Eu ainda não consegui colocar ela em Bridge :(

Como você configurou os dados como HW version e etc?
Na interface web mesmo, o firmware custom do Triple Oxygen já está aceitando mais de 4 carácteres:

Galera quando uso a porta de 2,5Gb eu não consigo acessar a Vsol e também não consigo obter o IP como na de 1Gb... Alguém sabe se existe alguma coisa que possa estar bloqueando o acesso da porta de 2,5Gb? Aqui quando defino o IP na placa de rede ele mostra que está conectado e a própria Vsol mostra que estou conectado através das luzes piscando na LAN 2, mas sem sucesso... Na porta de 1Gb tudo funcionando normal...
Galera alguém sabe se tem algum bloqueio na LAN 2.5Gb?

Se quiser mandar esse tutorial ou link falando sobre eu dou uma lida pra ver se rola, mas confesso que fiquei apreensivo.
No pior dos casos fica como tá já que sempre vou precisar alterar algo mesmo pra por ela na Tim Fibra ou Vivo.
Você já testou na Claro Fibra? Funciona show ?
Obrigado por responder.

Já testei na Claro fibra e é tranquilo, aqui o reset, use por sua conta e risco hehehe: https://github.com/Anime4000/RTL960x/blob/main/Docs/factory_reset.md

Intelbras R1 configurada e funcionando com a Claro Fibra. Atende todos meus requisitos (fonte 12V, conector APC, furação para fixação na parede, cor preta).

A única coisa estranha é uma que a mesma está reportando um RX Power de -16.63 dBm. A TP-Link e a CPRO estavam reportando em torno de -15.4 dBm, e a VSOL com adaptador UPC-APC -16.10 dBm. Ou seja, aparentemente o sensor de RX dessa Intelbras ou o conector interno da fibra está introduzindo uma perda de 1 dBm no sinal de RX. Mas funcionando tudo bem, o sinal da Claro chega aqui com potência de sobra, 1.2 dBm a menos não vai atrapalhar.

Por outro lado (ponto positivo) o laser da Intelbras R1 roda com uma temperatura baixa, em torno dos 37~40°C, mesma faixa da VSOL. A CPRO e TP-Link estavam na faixa dos 66~68°C.

Última edição:
Eu ainda não consegui colocar ela em Bridge :(

Na interface web mesmo, o firmware custom do Triple Oxygen já está aceitando mais de 4 carácteres:

Galera alguém sabe se tem algum bloqueio na LAN 2.5Gb?
Caralho, eu estou vendo seus comentários e você esta sem sorte em? Nada que tu faz da certo com a vsol.

Caralho, eu estou vendo seus comentários e você esta sem sorte em? Nada que tu faz da certo com a vsol.
Pois é, pelo menos estou conseguindo usar a VSol no modo router… passei uns logs da VSol pro Triple investigar o que pode ser feito, acho que até o fim desse mês deve ter alguma solução do Triple.

Boa tarde, atualizei a onu V-SOL V2802RH da versão 1.4 para a V2802RH_V1.9.4 da tripleoxygen, como os outros relatos por aqui o download ficou normal, só o upload na faixa dos 50mbps...
Aqui voltou ao normal com os comandos
Código:
diag
bandwidth set ingress port all rate 4194296 #<-----Precisou somente deste, mas por garantia rodei os 2..
bandwidth set egress port all rate 4194296
exit
restart
O engraçado é que rodei o comando get e as 3 portas estavam na mesma velocidade "4194296".
Bom fica aqui o meu relato

Última edição:
Boa tarde, atualizei a onu V-SOL V2802RH da versão 1.4 para a V2802RH_V1.9.4 da tripleoxygen, como os outros relatos por aqui o download ficou normal, só o upload na faixa dos 50mbps...
Aqui voltou ao normal com os comandos
Código:
bandwidth set ingress port all rate 4194296 #<-----Precisou somente deste, mas por garantia rodei os 2..
bandwidth set egress port all rate 4194296
O engraçado é que rodei o comando get e as 3 portas estavam na mesma velocidade "4194296".
Bom fica aqui o meu relato

Mas esse upload de 50 Mbps era em qualquer teste?

Mas esse upload de 50 Mbps era em qualquer teste?
Sim, vi na hora que era problema pq no 2º teste foi no servidor do próprio provedor.

Agora:
Código:
PS C:\ookla-speedtest-1.2.0-win64> .\speedtest.exe speedtest -p yes

Speedtest by Ookla

Server: GOX CONECT - Suzano (id: 27588)
         ISP: O.i Adeyeye Comercio
Idle Latency:     2.47 ms   (jitter: 0.20ms, low: 2.25ms, high: 2.70ms)
    Download:   822.86 Mbps (data used: 829.2 MB)
                  5.65 ms   (jitter: 4.59ms, low: 2.20ms, high: 212.29ms)
      Upload:   759.18 Mbps (data used: 352.4 MB)
                 50.13 ms   (jitter: 10.11ms, low: 2.16ms, high: 121.78ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/cb4a9bab-80d6-4847-86ea-9629f5dea932
PS C:\ookla-speedtest-1.2.0-win64> .\speedtest.exe speedtest -p yes -s 39743

Speedtest by Ookla

Server: WOW! Fiber - Suzano (id: 39743)
         ISP: O.i Adeyeye Comercio
Idle Latency:     4.25 ms   (jitter: 0.15ms, low: 4.21ms, high: 4.43ms)
    Download:   939.19 Mbps (data used: 980.1 MB)
                  8.24 ms   (jitter: 3.10ms, low: 4.07ms, high: 217.32ms)
      Upload:   758.73 Mbps (data used: 362.0 MB)
                 41.31 ms   (jitter: 7.55ms, low: 4.66ms, high: 119.92ms)
 Packet Loss:     0.0%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/87a2ff34-4f91-4052-ade4-e6c19b6e3960

Users who are viewing this thread

Voltar