Bem, chegou a ont da TP-Link (XZ000 - G3) q eu comprei para tentar resolver o problema explicado abaixo e..... o problema só ficou mais bizarro ainda...
Os "achados" mais relevantes do teste
1) a XZ000-G3 sincronizou com a OLT da vivo q me atende (região vivo1, centro de sp/sp)
2) tanto configurando a vlan na própria xz000-g3, qto deixando a vlan no meu router da ubiquiti, o download do wifi fica OK (lindão) usando a onu da tp-link, porém o upload fica mais capado q na uf-loco (muito bizarro). No cabo, tudo sempre fica ok (lembrando q meu plano é o 700 mbps/350mbps
só p/ ilustrar, os resultados foram mais ou menos os seguintes:
enfim, não faço idéia do q possa estar causando essas limitações no wifi qdo troca a onu.... e a hipótese original de q configurar a vlan no udm-pro podia estar causando algum proiblema, ter algum bug meio q foi por terra pq o resultado continua bugado (no upload) sem vlan configurada e o q é arrumado em relação a uf-loco (o download do wifi), continua arrumado independente de onde vai a vlan
3) mera curiosidade q não altera o resultado dos testes, mexendo na uf-loco, descobri q aqui p/ mim, ela sincroniza com a olt da vivo tanto no perfil 2 (huawei) qto no 3 (fiberhome)