[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, como vcs devem ter percebido eu e o @andre.9912 estamos em uma luta p/ tentar colocar a BOI/Vtal em bridge na vsol.

só conseguimos fzr rodar por enqto em IpoE no filtro 0x16.

pesquisando eu encontrei essa info:

Forward operationReceived frame: TaggedReceived frame: Untagged
0x00Bridging (a) (no investigation)Bridging (a)
0x01Discarding (c)Bridging (a)
0x02Bridging (a) (no investigation)Discarding (c)
0x03Action (h) (VID investigation)Bridging (a)
0x04Action (h) (VID investigation)Discarding (c)
0x05Action (g) (VID investigation)Bridging (a)
0x06Action (g) (VID investigation)Discarding (c)
0x07Action (h) (user priority investigation)Bridging (a)
0x08Action (h) (user priority investigation)Discarding (c)
0x09Action (g) (user priority investigation)Bridging (a)
0x0AAction (g) (user priority investigation)Discarding (c)
0x0BAction (h) (TCI investigation)Bridging (a)
0x0CAction (h) (TCI investigation)Discarding (c)
0x0DAction (g) (TCI investigation)Bridging (a)
0x0EAction (g) (TCI investigation)Discarding (c)
0x0FAction (h) (VID investigation)Bridging (a)
0x10Action (h) (VID investigation)Discarding (c)
0x11Action (h) (user priority investigation)Bridging (a)
0x12Action (h) (user priority investigation)Discarding (c)
0x13Action (h) (TCI investigation)Bridging (a)
0x14Action (h) (TCI investigation)Discarding (c)
0x15Bridging (a) (no investigation)Discarding (c)
0x16Action (j) (VID investigation)Bridging (a)
0x17Action (j) (VID investigation)Discarding (c)
0x18Action (j) (user priority investigation)Bridging (a)
0x19Action (j) (user priority investigation)Discarding (c)
0x1AAction (j) (TCI investigation)Bridging (a)
0x1BAction (j) (TCI investigation)Discarding (c)
0x1CAction (h) (VID investigation)Bridging (a)
0x1DAction (h) (VID investigation)Discarding (c)
0x1EAction (h) (user priority investigation)Bridging (a)
0x1FAction (h) (user priority investigation)Discarding (c)
0x20Action (h) (TCI investigation)Bridging (a)
0x21Action (h) (TCI investigation)Discarding (c)

dai alguém tem alguma suspeita em qual filtro o bridge funcionaria?

Sim, já até utilizo um TPLink G7. Aproveitando, eu uso LiveTim aqui no RJ.

Eu tenho um VSOL parado aqui pois o TPLink G7 é praticamente plug&play, inclusive é usado em bridge, mas só suporta conexão de 1Gb.

Não vi ninguém aqui no RJ usando VSOL com a Tim. Na Vivo me parece que tem.

VSOL suporta link de 2.5gb?
Se estiver falando do modelo V2802RH, sim.

Acabei de confirmar, pena ninguém ter conseguido com ele na Tim ainda. Só quem é da rede vtal conseguiu por enquanto.
Mas a TIM possui uma ONT com porta de 2.5Gb em seu portfólio de ONTs homologadas.

Isso, mas ninguém conseguiu fazer ele rodar na rede Tim pura, só na Vtal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, mas em bridge a porta 2.5Gb não funciona.
A sua solução seria então usar o stick SFP XPON + conversor de mídia se não for possível usar a ONU VSOL com o firmware customizado.

Pessoal, como vcs devem ter percebido eu e o @andre.9912 estamos em uma luta p/ tentar colocar a BOI/Vtal em bridge na vsol.

só conseguimos fzr rodar por enqto em IpoE no filtro 0x16.

pesquisando eu encontrei essa info:

dai alguém tem alguma suspeita em qual filtro o bridge funcionaria?
Aqui o bridge só funciona quando reinicio o aparelho, eu acho que como vocês ainda precisam alterar essa informação depois do reboot, esse pode ser o problema de não estar pegando.

Se caso vocês utilizam openwrt, pfsense, seria bom perguntarem ao triple se o Vsol pelo menos tem uma forma de mandar o VLAN pra ser gerenciado por fora dele.

A sua solução seria então usar o stick SFP XPON + conversor de mídia se não for possível usar a ONU VSOL com o firmware customizado.
Não entendi essa solução “stick sfp xpon + conversor de mídia”.

Meus switchs já utilizam sfp+ 10Gb RJ45 para se interligarem e se conectarem aos demais dispositivos.

Não entendi essa solução “stick sfp xpon + conversor de mídia”.

Meus switchs já utilizam sfp+ 10Gb RJ45 para se interligarem e se conectarem aos demais dispositivos.
Me referi a usar o stick ONU XPON + Conversor de mídia no lugar da ONT / ONU, tipo isso aqui:

Usando esta solução você teria a porta de 2.5Gb do conversor de mídia.

Ou se o hardware que você usa puder receber o stick ONU XPON diretamente, dispensaria o uso do conversor de mídia.

Aqui o bridge só funciona quando reinicio o aparelho, eu acho que como vocês ainda precisam alterar essa informação depois do reboot, esse pode ser o problema de não estar pegando.

Se caso vocês utilizam openwrt, pfsense, seria bom perguntarem ao triple se o Vsol pelo menos tem uma forma de mandar o VLAN pra ser gerenciado por fora dele.
eu utilizo o openwrt aqui. Como funciona isso de mandar o Vlan p/ la?

esse comando omcicli mib set 84 XXX FwdOp XX ele não persiste se reiniciar o vsol.

Dá uma olhada aqui:
Eu segui o 'passo a passo' e tudo funcionou OK.

Eu usei o TP-LINK XZ000-G7, e fiz funcionar na VIVO (Vivo 1) - Discando PPPoE, e na TIMLIVE (rede própria) discando tbm PPPoE
A diferença, no link da Vivo vc tem q colocar o GPON SN (no XZ000-G7 você pode colocar em ASCII+HEX, ou seja não precisa converter nada), e o SLID vai no campo senha (ASCII), VLAN aqui é 10.
Na TIMLIVE só precisa do GPON SN (novamente no XZ000-G7 não há a necessidade de converter nada, só selecionar ASCII+HEX) e no campo senha, deixa em branco e VLAN 100.
@KILLME não se se interessa colocar na tabela da primeira página, mas sucesso tanto na VIVO1 quanto na TIMLIVE (Própria) o uso do XZ000-G7.

Considerando o consumo, acredito que em 9~10 meses paga o equipamento pela economia de energia.

Comprei esse modelo de GPON XZ000-G7 para fazer a troca do meu modem da VIVO, e assim pode usar direto o meu roteador para fazer toda a funçõa, ficando independente deles.

Vou fazer as configurações como o amigo acima falou e retorno com o feedback, lembrando ainda que eu tenho TV da Vivo, então talvez vou precisar fazer algum outro ajuste no quesito VLAN, o que o modelo do GPON G3 tem essas opções. O G7 dizem ser superior, mas o menu achei muito mais simples e com poucas opções.

Pessoal, alguém que tenha substituído o Technicolor TCG2232, na Claro Fibra, pela VSOL V2802RH consegue me dar o caminho das pedra pro procedimento? Tentei aqui mas não tive sucesso (creio que não estou pegando as informações certas)

Pessoal, alguém que tenha substituído o Technicolor TCG2232, na Claro Fibra, pela VSOL V2802RH consegue me dar o caminho das pedra pro procedimento? Tentei aqui mas não tive sucesso (creio que não estou pegando as informações certas)
Fez isso aqui para pegar as informações da ONT?

E depois configurou a VSOL assim?

Por algum motivo não está funcionando pra mim pppoe (vivo2 / GPON XZ000-G7). Alguma ideia? Segue print

gpon-vivo.png

gpon-vivo2.png

gpon-vivo3.png

Última edição:
Por algum motivo não está funcionando pra mim pppoe (vivo2 / GPON XZ000-G7). Alguma ideia? Segue print

gpon-vivo.png

gpon-vivo2.png

gpon-vivo3.png
O seu GPON é o mesmo modelo que o meu (XZ000-G7). Fiz todas as configurações conforme tem no post aqui, mas sem sucesso.

Ele mostra como REGISTRADO (O5), a discagem PPPOE é feita pelo roteador mas ainda sim fica sem conexão.

No Modo VLAN, tentei os 3 e nenhum funcionou. Até já abri uma reclamação no ML onde comprei o GPON para devolver. Talvez consiga no modelo G3, mas nesse G7 todas as alternativas possíveis tentei, até mesmo com o DHCP ativado.

Se alguém tiver alguma solução de configuração para esse modelo de GPON, agradeço muito.

Até quero entender o modo OLT, que tem Modo Normal, Modo H, Modo F, Modo HH, Modo...... vários modos que não sei se daqui a pouco isso posso interferir na configuração também.

Ah! A senha do GPON no meu caso, tentei deixando em branco e também o SLID que é padrão 1234567890.

O seu GPON é o mesmo modelo que o meu (XZ000-G7). Fiz todas as configurações conforme tem no post aqui, mas sem sucesso.

Ele mostra como REGISTRADO (O5), a discagem PPPOE é feita pelo roteador mas ainda sim fica sem conexão.

No Modo VLAN, tentei os 3 e nenhum funcionou. Até já abri uma reclamação no ML onde comprei o GPON para devolver. Talvez consiga no modelo G3, mas nesse G7 todas as alternativas possíveis tentei, até mesmo com o DHCP ativado.

Se alguém tiver alguma solução de configuração para esse modelo de GPON, agradeço muito.

Até quero entender o modo OLT, que tem Modo Normal, Modo H, Modo F, Modo HH, Modo...... vários modos que não sei se daqui a pouco isso posso interferir na configuração também.

Ah! A senha do GPON no meu caso, tentei deixando em branco e também o SLID que é padrão 1234567890.
Exatamento amigo, esgotei as possibilidades nos testes igual a você. Nao funcionou também. Até desanimei de testar na G3. Se puder retorne aqui e nos diga se conseguiu subir na G3. Boa sorte

Me referi a usar o stick ONU XPON + Conversor de mídia no lugar da ONT / ONU, tipo isso aqui:

Usando esta solução você teria a porta de 2.5Gb do conversor de mídia.

Ou se o hardware que você usa puder receber o stick ONU XPON diretamente, dispensaria o uso do conversor de mídia.

Não amigo, isso não resolve.

Chega 2Gb pela fibra da rua e entra no Tp Link G7 que é o gpon que usamos para substituir o modem/router da Tim aqui no RJ, só que ele limita a saída em 1Gb. Eu preciso substituir esse tp link G7 para algum que tenha saída 2.5gb. Pelo visto só o VSOL tem 2.5gb mas ninguém conseguiu usar ainda ele aqui na Tim/RJ.

Não seria só uma questão de desabilitar a VLAN na configuração da WAN bridge do VSOL? Não testei, só estou conjecturando...

eu utilizo o openwrt aqui. Como funciona isso de mandar o Vlan p/ la?

A princípio bastaria editar a interface WAN no OpenWrt e colocar o número da VLAN como sufixo do separado por ponto no nome do device (VLAN 7 no exemplo abaixo). Eu particularmente prefiro deixar o filtro da VLAN na ONU, os pacotes já chegam "limpos" na WAN do roteador sem todos os "lixos" das VLANs de telefone e TV.

Já tentou utilizar o mesmo MAC address da HGU no PPPoE? Pode ser esse o problema, pois eu já tive vivo 2 e é bem fácil subir ela em qualquer ONU.

Já tentou utilizar o mesmo MAC address da HGU no PPPoE? Pode ser esse o problema, pois eu já tive vivo 2 e é bem fácil subir ela em qualquer ONU.
Voce diz utilizar o mac do hgu no router ou na onu? Porque se for no router não faz muito sentido, atualmente com o hgu em bridge e pppoe no router vai de boa.. mesmo tendo diferentes macs

Voce diz utilizar o mac do hgu no router ou na onu? Porque se for no router não faz muito sentido, atualmente com o hgu em bridge e pppoe no router vai de boa.. mesmo tendo diferentes macs
Bem nessa configuração que você disse já ter funcionado de boas anteriormente em bridge na HGU da Vivo, então o problema é mesmo da ONU, falei disso porque tive esse probleminha logo quando usei pela primeira vez a Vivo no meu Openwrt, o MAC não deixava gerar IP, ou ficava limitado a conexão.

Users who are viewing this thread

Voltar