[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Esse adaptador é caro até no Aliexpress heheh

No ML estão vendendo uma unidade por R$ 89,00. Na Ali comprei dois por R$ 58,00 - o mesmo modelo vendido no ML que parece ser o "melhorzinho", imagem abaixo (na Ali tem um outro modelo ainda mais barato mas tem algumas reviews que indicam que tem perda/atenuação):

 
Última edição:
Aliás, na pressa comprei um cabo óptico no ML APC/UPC, no anúncio dizia "recomendado para ONU/OLT".

Porém só agora fui ver que o anúncio também diz "single mode simplex". Entendo que o correto deveria ser "multi mode"...

Como é uma solução temporária até o adaptador APC/UPC chegar da Aliexpress, quando chegar o VSOL vou testar. Alguém saberia dizer de um cabo single mode irá funcionar para conectar a ONU/OLT? Entendo que o single mode deveria ser específico para um comprimento de onda, então possivelmente ou TX ou RX irá ter atenuação ou nem irá funcionar, mas meu conhecimento em fibra é bem limitado...

EDITADO: acabei de descobrir que GPON usa mesmo fibra single mode simplex (referência abaixo). Então tudo certo!!! :)

(...) GPON is distributed via single-mode, simplex optical fiber connectors(...) https://community.fs.com/blog/overview-of-gpon-technology.html
 
Última edição:
Pessoal, queria substituir o modem/roteador da Tim por uma ONT/ONU, qual vocês indicam? Meu roteador tplink suporta vlan e wifi 6E, moro no RJ/Capital.
 
Aliás, na pressa comprei um cabo óptico no ML APC/UPC, no anúncio dizia "recomendado para ONU/OLT".

Porém só agora fui ver que o anúncio também diz "single mode simplex". Entendo que o correto deveria ser "multi mode"...

Como é uma solução temporária até o adaptador APC/UPC chegar da Aliexpress, quando chegar o VSOL vou testar. Alguém saberia dizer de um cabo single mode irá funcionar para conectar a ONU/OLT? Entendo que o single mode deveria ser específico para um comprimento de onda, então possivelmente ou TX ou RX irá ter atenuação ou nem irá funcionar, mas meu conhecimento em fibra é bem limitado...
single mode = monomodo

Está correto!
 
Boa tarde a todos.

Sou novo aqui no Fórum, vim aqui com a mesma intenção de todos, queria me livrar da ONT Nokia G 1425 G-A da Oi RJ.

Como estava com pressa comprei a ONU Intelbras Pon R1 e o adaptador USB TTL CP2102.

Consegui consegui fazer a conexão em modo router Ipoe

Comandos usados pelo telnet:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações

Comando usado pela porta serial na placa com adaptador USB TTL CP2102( esse comando não funciona no telnet)

omcicli mib get 84

Achei a Vlan aqui real era 1478, colocando essa Vlan na configuração do Wan, conectou.

Como roteador estou usando o Xiaomi AX6000 (roteador bom com porta ethernet de 2,5Gbps, no meu caso vou ficar limitado pelo modem que só vai até 1Gbps na porta ethernet)
Atualizando, modem Intelbras Pon R1 funcionando como bridge, o roteador Xiaomi ax6000 fazendo a conexão via DHCP pegando IP público tanto IPV4 quanto IPV6.
Não foi necessário clonar o Mac address do modem antigo para o roteador, deixei clonado no modem e tá funcionando bem.
 
Consegui fazer funcionar a ont r1 intelbras em modo bridge, mas gostaria de saber se alguem conhece uma forma de colocar um mac adress na interface wan do intelbras r1, pois quero fazer uns testes.
 
Atualizando, modem Intelbras Pon R1 funcionando como bridge, o roteador Xiaomi ax6000 fazendo a conexão via DHCP pegando IP público tanto IPV4 quanto IPV6.
Não foi necessário clonar o Mac address do modem antigo para o roteador, deixei clonado no modem e tá funcionando bem.
Como ficou as velocidade no wi-fi? Conseguiu velocidade acima de 1 gb?
 
Como ficou as velocidade no wi-fi? Conseguiu velocidade acima de 1 gb?
Minha internet é nominal 400Mbps , consegui 430Mbps de download e 215Mbps de upload no wifi de 5Ghz.
Mas creio que se fizer upgrade devo conseguir chegar até uns 980Mbps com internet de 1Gbps. Esse setup meu fica limitado pela ONU Intelbras que a porta ethernet é de 1Gbps.
 
Consegui fazer funcionar a ont r1 intelbras em modo bridge, mas gostaria de saber se alguem conhece uma forma de colocar um mac adress na interface wan do intelbras r1, pois quero fazer uns testes.
Tem 2 comandos que já setam o mac address do modem velho nela
flash set HW_SERIAL_NO
flash set ELAN_MAC_ADDR

Teria que ver como o seu provedor valida isso, talvez vc precise setar esse mesmo Mac no roteador também
 
Pergunta para quem está usando a ONU VSOL: notei que a mesma tem o conector *AZUL* (UPC), enquanto a fibra que o conector que chega no modem da Claro é *VERDE* (APC).

Vocês estão usando algum adaptador UPC/ACP para ligar a fibra na ONU? Ou estão ligando direto a fibra APC (verde) no conector UPC (azul) na ONT?

VSOL V2802RH - PORTA UPC (AZUL):


Conector Fibra Modem Claro *VERDE* (APC):
opcoes-adaptadores-apc-upc.png

 
Amigo, você comprou onde essa ont? Qualquer coisa me mande no privado. Grato
Não tenho certeza se perguntou para mim, mas utilizo a VSOL que comprei na Biostech Conecta.

Escrevi 2 artigos sobre o assunto:
O site onde comprei aqui no Brasil (entregaram em 10 dias pra interior de MG): https://www.biostechconecta.com.br/produto/onu-gponepon-hibrida-25gbe1ge-v2802rh-xpon-upc.html

Se falar com o Izidoro no chat ele já te manda com o cabo APC/UPC ou adaptador.
 
Tem 2 comandos que já setam o mac address do modem velho nela
flash set HW_SERIAL_NO
flash set ELAN_MAC_ADDR

Teria que ver como o seu provedor valida isso, talvez vc precise setar esse mesmo Mac no roteador também
No meu caso aqui que é Oi Vtal, eu consegui colocar em bridge, deixei o Mac clonado no modem, quando clonei o Mac no roteador a conexão caiu, deixei o Mac original do roteador e só o modem clonado e conecta tranquilo sem prejuízo nenhum de velocidade.
 
Não tenho certeza se perguntou para mim, mas utilizo a VSOL que comprei na Biostech Conecta.

Escrevi 2 artigos sobre o assunto:
O site onde comprei aqui no Brasil (entregaram em 10 dias pra interior de MG): https://www.biostechconecta.com.br/produto/onu-gponepon-hibrida-25gbe1ge-v2802rh-xpon-upc.html

Se falar com o Izidoro no chat ele já te manda com o cabo APC/UPC ou adaptador.
Foi para vc mesmo amigo. Obrigado, fechei a compra com ele
 
opcoes-adaptadores-apc-upc.png

Obrigado!

Opção 1 comprada na Aliexpress (vai demorar).
Opção 3 comprada no ML (chega essa semana, junto com o VSOL que comprei na biostech e deve chegar também até o final desta semana)

Tenho ainda a Opção 4, que foi comprar uma ONU da D-Link (DPN-101G) na Amazon que comprei ontem e recebi hoje (Prime), e o mesmo tem porta APC (não precisa adaptador). Como meu plano é 500Mbps (recebo 700), a porta ethernet 2.5Gbps do VSOL não vai fazer falta por enquanto. Vou ver se configuro e testo hoje de noite. Se o D-Link funcionar, depois vejo o que vou fazer com o VSOL.
 
Obrigado!

Opção 1 comprada na Aliexpress (vai demorar).
Opção 3 comprada no ML (chega essa semana, junto com o VSOL que comprei na biostech e deve chegar também até o final desta semana)

Tenho ainda a Opção 4, que foi comprar uma ONU da D-Link (DPN-101G) na Amazon que comprei ontem e recebi hoje (Prime), e o mesmo tem porta APC (não precisa adaptador). Como meu plano é 500Mbps (recebo 700), a porta ethernet 2.5Gbps do VSOL não vai fazer falta por enquanto. Vou ver se configuro e testo hoje de noite. Se o D-Link funcionar, depois vejo o que vou fazer com o VSOL.
Acho que essa ONU da d-link tem potencial de funcionar, só copiar os comandos da Intelbras R1 ou do ODI que provavelmente roda
 
Acho que essa ONU da d-link tem potencial de funcionar, só copiar os comandos da Intelbras R1 ou do ODI que provavelmente roda

Segui o tutorial do @KILLME, as opções desse D-Link DPN-101G são muito similares com o VSOL.

Porém algo muito estranho aconteceu: o status da GPON foi para O5, meu roteador pegou o IPv4 corretamente (coloquei a ONU em modo bridge), porém o ping para qualquer IP da internet não responde.

Observei que o GPON status começa em "ONU State: O5 / LOID Status: Initial Status" e depois de vários minutos muda para "ONU State: O5 / LOID Status: WRONG" (ver abaixo). Configurei LOID e LOID password como "user" e "123456".

Só por via das dúvidas clonei também o MAC address (ELAN_MAC_ADDR) mas não mudou nada.

Alguém já passou por isso? Será que além do GPON_SN a Claro está autenticando também o LOID aqui?

 
Minhas configurações atualmente: Roteador ainda não conseguiu pegar IP, se alguém puder me ajudar.


Boa noite. Se é Oi Vtal sua rede, essa Vlan 210 não é a real.

Tenta o comando no telnet

omcicli mib get 84

Esse comando vai retornar o número da Vlan real para você, aí você coloca no lugar do 210. Foi assim que funcionou para mim.
 
Boa noite. Se é Oi Vtal sua rede, essa Vlan 210 não é a real.

Tenta o comando no telnet

omcicli mib get 84

Esse comando vai retornar o número da Vlan real para você, aí você coloca no lugar do 210. Foi assim que funcionou para mim.
Esse comando não retorna nada :(

Poderia me dizer qual vlan apareceu aí pra você?
 
Segui o tutorial do @KILLME, as opções desse D-Link DPN-101G são muito similares com o VSOL.

Porém algo muito estranho aconteceu: o status da GPON foi para O5, meu roteador pegou o IPv4 corretamente (coloquei a ONU em modo bridge), porém o ping para qualquer IP da internet não responde.

Observei que o GPON status começa em "ONU State: O5 / LOID Status: Initial Status" e depois de vários minutos muda para "ONU State: O5 / LOID Status: WRONG" (ver abaixo). Configurei LOID e LOID password como "user" e "123456".

Só por via das dúvidas clonei também o MAC address (ELAN_MAC_ADDR) mas não mudou nada.

Alguém já passou por isso? Será que além do GPON_SN a Claro está autenticando também o LOID aqui?


Mostra os prints desse dlink ai tampando seus dados.
 
Esse comando não retorna nada :(

Poderia me dizer qual vlan apareceu aí pra você?
Eu olhei aqui de novo seus prints e seu HWver está só com 4 letras, teria que colocar o ONT P/N completo que tá na etiqueta do Nokia. Pode ser isso também.
Não se é esse modem ou adaptador ODI SFP que tem uma informação que só aceita 4 dígitos. Mas tá aqui no Fórum essa questão. Dá uma olhada.
Minha Vlan aqui é 1478, mas acredito ser difícil ser o mesmo número.

Quanto ao comando não ter retornado nada no telnet provável é porque seu link de fibra ainda não tá fechado porcausa do problema HWver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu olhei aqui de novo seus prints e seu HWver está só com 4 letras, teria que colocar o ONT P/N completo que tá na etiqueta do Nokia. Pode ser isso também.
Não se é esse modem ou adaptador ODI SFP que tem uma informação que só aceita 4 dígitos. Mas tá aqui no Fórum essa questão. Dá uma olhada.
Minha Vlan aqui é 1478, mas acredito ser difícil ser o mesmo número.

Quanto ao comando não ter retornado nada no telnet provável é porque seu link de fibra ainda não tá fechado porcausa do problema HWver.

Talvez fosse bom você revisar os comandos do telnet, coloco os que funcionaram para mim no Nokia G-1525G-A

Comandos usados pelo telnet:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na diagnostico no navegador)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na diagnostico no navegador)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
reboot (importante para salvar as configurações)

Depois esse comando para descobrir a Vlan real

omcicli mib get 84
 
Última edição:
Mostra os prints desse dlink ai tampando seus dados.

Sem sucesso com o D-Link DPN-101G e Claro FFTH por aqui. Hoje testei de novo, e em adição ao comando "flash set GPON_SN" do teu tutorial executei alguns comandos adicionais do Intelbrás:

Código:
flash set ELAN_MAC_ADDR xxxxxxxxxxxx
flash set HW_CWMP_MANUFACTURER Huawei
flash set GPON_ONU_MODEL HG8245W5-6T-V2

Hoje piorou a situação. Meu roteador nem IP conseguiu pegar (que tinha funcionado ontem). Deixei uns 5 minutos ligado e nada. Ontem ainda tinha dado erro de LOID Status WRONG, hoje nem isso deu (fica em O5 e LOID em "Initial Status").

Aliás, antes de tudo atualizei o firmware do D-Link para a última versão (BR_1.72 xPON). Nessa versão não tem telnet, mas tem ssh. Por enquanto estou desistindo desse D-Link, espero que tenha mais sorte com o VSOL.

Abaixo as telas para referência.







 
Última edição:
Sem sucesso com o D-Link DPN-101G e Claro FFTH por aqui. Hoje testei de novo, e em adição ao comando "flash set GPON_SN" do teu tutorial executei alguns comandos adicionais do Intelbrás:

Código:
flash set ELAN_MAC_ADDR xxxxxxxxxxxx
flash set HW_CWMP_MANUFACTURER Huawei
flash set GPON_ONU_MODEL HG8245W5-6T-V2

Hoje piorou a situação. Meu roteador nem IP conseguiu pegar (que tinha funcionado ontem). Deixei uns 5 minutos ligado e nada. Ontem ainda tinha dado erro de LOID Status WRONG, hoje nem isso deu (fica em O5 e LOID em "Initial Status").

Aliás, antes de tudo atualizei o firmware do D-Link para a última versão (BR_1.72 xPON). Nessa versão não tem telnet, mas tem ssh. Por enquanto estou desistindo desse D-Link, espero que tenha mais sorte com o VSOL.

Abaixo as telas para referência.








Dá um reset nele e só muda o vendor ID e o GPON_SN.
 
Eu olhei aqui de novo seus prints e seu HWver está só com 4 letras, teria que colocar o ONT P/N completo que tá na etiqueta do Nokia. Pode ser isso também.
Não se é esse modem ou adaptador ODI SFP que tem uma informação que só aceita 4 dígitos. Mas tá aqui no Fórum essa questão. Dá uma olhada.
Minha Vlan aqui é 1478, mas acredito ser difícil ser o mesmo número.

Quanto ao comando não ter retornado nada no telnet provável é porque seu link de fibra ainda não tá fechado porcausa do problema HWver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Talvez fosse bom você revisar os comandos do telnet, coloco os que funcionaram para mim no Nokia G-1525G-A

Comandos usados pelo telnet:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na diagnostico no navegador)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na diagnostico no navegador)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
reboot (importante para salvar as configurações)

Depois esse comando para descobrir a Vlan real

omcicli mib get 84
Sim, o problema dos 4 dígitos é na VSOL :( Vou ver se aciono o suporte deles novamente pra tentar liberar os dígitos a mais.
Vou tentar essa sua VLan... vai que... kkkk há quase 3 meses nessa treta aí... VSol só servindo como peso de papel...
 
Sim, o problema dos 4 dígitos é na VSOL :( Vou ver se aciono o suporte deles novamente pra tentar liberar os dígitos a mais.
Vou tentar essa sua VLan... vai que... kkkk há quase 3 meses nessa treta aí... VSol só servindo como peso de papel...
Eu pensei em comprar essa Vsol para deixar tudo preparado até 2,5Gbps, mas comecei ver essas questões no grupo e achei melhor pegar esse Intelbras R1 que chegava rápido também, apesar de para descobrir a Vlan precisa do adaptador USB TTL UART .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo