[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Sim, o problema dos 4 dígitos é na VSOL :( Vou ver se aciono o suporte deles novamente pra tentar liberar os dígitos a mais.
Vou tentar essa sua VLan... vai que... kkkk há quase 3 meses nessa treta aí... VSol só servindo como peso de papel...
Esse problema de 4 dígitos aí também tem no XZ000-G3

Esse problema de 4 dígitos aí também tem no XZ000-G3
Minha primeira opção era comprar esse tp link, ai encontrei o fórum aqui que me salvou de entrar nessa furada usando Oi vtal e como tinha visto só sucesso com a Vivo neste aí, qualquer operadora que precisar do HWver lascou. Mas essa aí é bem barata, acha por 90 reais se procurar bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, o problema dos 4 dígitos é na VSOL :( Vou ver se aciono o suporte deles novamente pra tentar liberar os dígitos a mais.
Vou tentar essa sua VLan... vai que... kkkk há quase 3 meses nessa treta aí... VSol só servindo como peso de papel...
Acho difícil amigo, sem HWver, seu modem provavelmente não fecha o link de fibra com a OLT. Acho que primeiro você precisaria vencer essa questão dos 4 dígitos. Sucesso na Oi Vtal até agora só ODI SFP e Intelbras R1 que foi meu caso, mas não registraram na planilha da primeira página, inclusive não sei se precisa pedir para adicionar lá na planilha.

Última edição:
Acho difícil amigo, sem HWver, seu modem provavelmente não fecha o link de fibra com a OLT. Acho que primeiro você precisaria vencer essa questão dos 4 dígitos. Sucesso na Oi Vtal até agora só ODI SFP e Intelbras R1 que foi meu caso, mas não registraram na planilha da primeira página, inclusive não sei se precisa pedir para adicionar lá na planilha.
é com o @KILLME

Bem, dei mais uma chance para a ONT D-Link DPN-101G. Como anteriormente, meu roteador (R4S/OpenWrt) chegou a pegar IPv4/IPv6, porém não tinha conexão internet. Dessa vez notei algo estranho: consegui do meu roteador pingar 1.1.1.1 mas deu mais de 80% de perda de pacotes:

Resolvi tentar fazer downgrade do firmware para ver se mudava alguma coisa, mas deu algo errado, o upgrade foi interrompido, e agora a ONT está "brickada". Já abri, vi que tem uma conexão UART, quando tiver tempo vou ver se consigo recuperar a mesma.

Mas por hora declaro "insucesso" em usar a ONT D-Link DPN-101G com a Claro. E para piorar, ao retornar para o modem Huawei, meu roteador não pegou mais IPv4 (tive que usar aquele workaround de configurar o IPv4 manualmente até que magicamente o problema se resolva sozinho).

Quando a ONT VSOL chegar, vou tentar novamente, tomara que com a VSOL eu tenha mais sorte...

Boa tarde pessoal, estou tentando configurar GPON Nano G da Ubiquiti em bridge para eliminar o modem da vivo. Na configuração GPON eu escolhi para usar o Profile 2 para inputar manualmente a config. Em LOID Authentication ele preenche automaticamente o logical id e password com o usuário e senha de acesso da GPON Ubiquiti, eu apenas preencho PLOAM password com a SLID da vivo. Entrando na gpon ele informa o status connected. Mas quando conecto meu roteador no gpon usando autenticação ppoe, ele não inicializa conexão, não obtendo um ip externo.
Estou comendo bola em alguma coisa, alguém já configurou esse gpon? Ou pode me dizer se estou preenchendo os dados errado na configuração?

GPON-CPE.jpg

Última edição:
Bem, dei mais uma chance para a ONT D-Link DPN-101G. Como anteriormente, meu roteador (R4S/OpenWrt) chegou a pegar IPv4/IPv6, porém não tinha conexão internet. Dessa vez notei algo estranho: consegui do meu roteador pingar 1.1.1.1 mas deu mais de 80% de perda de pacotes:

Resolvi tentar fazer downgrade do firmware para ver se mudava alguma coisa, mas deu algo errado, o upgrade foi interrompido, e agora a ONT está "brickada". Já abri, vi que tem uma conexão UART, quando tiver tempo vou ver se consigo recuperar a mesma.

Mas por hora declaro "insucesso" em usar a ONT D-Link DPN-101G com a Claro. E para piorar, ao retornar para o modem Huawei, meu roteador não pegou mais IPv4 (tive que usar aquele workaround de configurar o IPv4 manualmente até que magicamente o problema se resolva sozinho).

Quando a ONT VSOL chegar, vou tentar novamente, tomara que com a VSOL eu tenha mais sorte...

Com a VSOL precisa fazer um backup nela direto por SSH e um pelo modo WEB. De maneira nenhuma troque o mac dela ou o mac_key

Boa tarde a todos.

Sou novo aqui no Fórum, vim aqui com a mesma intenção de todos, queria me livrar da ONT Nokia G 1425 G-A da Oi RJ.

Como estava com pressa comprei a ONU Intelbras Pon R1 e o adaptador USB TTL CP2102.

Consegui consegui fazer a conexão em modo router Ipoe

Comandos usados pelo telnet:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações

Comando usado pela porta serial na placa com adaptador USB TTL CP2102( esse comando não funciona no telnet)

omcicli mib get 84

Achei a Vlan aqui real era 1478, colocando essa Vlan na configuração do Wan, conectou.

Como roteador estou usando o Xiaomi AX6000 (roteador bom com porta ethernet de 2,5Gbps, no meu caso vou ficar limitado pelo modem que só vai até 1Gbps na porta ethernet)
Este aqui @
Boa tarde a todos.

Sou novo aqui no Fórum, vim aqui com a mesma intenção de todos, queria me livrar da ONT Nokia G 1425 G-A da Oi RJ.

Como estava com pressa comprei a ONU Intelbras Pon R1 e o adaptador USB TTL CP2102.

Consegui consegui fazer a conexão em modo router Ipoe

Comandos usados pelo telnet:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações

Comando usado pela porta serial na placa com adaptador USB TTL CP2102( esse comando não funciona no telnet)

omcicli mib get 84

Achei a Vlan aqui real era 1478, colocando essa Vlan na configuração do Wan, conectou.

Como roteador estou usando o Xiaomi AX6000 (roteador bom com porta ethernet de 2,5Gbps, no meu caso vou ficar limitado pelo modem que só vai até 1Gbps na porta ethernet)
Foi esse post aqui @KILLME

Este aqui @

@KILLME esse foi o primeiro POST, tava somente em modo router, só IPV4, depois coloquei em modo bridge e funcionando o IPV6. Mac clonado na ONU Intelbras, no roteador pode deixar o Mac original que conecta Oi Vtal (RJ) em DHCP.

Este aqui @

@KILLME esse foi o primeiro POST, tava somente em modo router, só IPV4, depois coloquei em modo bridge e funcionando o IPV6. Mac clonado na ONU Intelbras, no roteador pode deixar o Mac original que conecta Oi Vtal (RJ) em DHCP.

Foi. Valeu.

Boa tarde pessoal, estou tentando configurar GPON Nano G da Ubiquiti em bridge para eliminar o modem da vivo. Na configuração GPON eu escolhi para usar o Profile 2 para inputar manualmente a config. Em LOID Authentication ele preenche automaticamente o logical id e password com o usuário e senha de acesso da GPON Ubiquiti, eu apenas preencho PLOAM password com a SLID da vivo. Entrando na gpon ele informa o status connected. Mas quando conecto meu roteador no gpon usando autenticação ppoe, ele não inicializa conexão, não obtendo um ip externo.
Estou comendo bola em alguma coisa, alguém já configurou esse gpon? Ou pode me dizer se estou preenchendo os dados errado na configuração?

GPON-CPE.jpg
Chegou a ver esse repositório: https://github.com/Unifi-Tools/UFiber.Configurator ?

Tenho a VSOL aqui com a Claro e é sucesso!

Acompanhando o forum resolvi melhorar meu sistema de internet usava um provedor LIGUE com 1G, então resolvi comprar uma ONT , por ter muitos falando bem eu comprei uma ONT VSOL V2802RH, tentei instalar a mesma porem não conseguim, logo apois comprei umas o kit mesh da xaiomi com o AX3000, sei exito eu pedi ajuda para gkz, tentatos configurar por um bom tempo porem sem sucesso, ja esta até desanimado foi quando minha internet começou a dar dor de cabeça, tentei resolver com eles porem sem sucesso, foi enta que resolvi mudar para o plano da VIVO de 500, novamente voltamos para as configurações, depois da algum tempo conseguimos e ficou fino demais

V2802RH-%E5%AE%98%E7%BD%91%E4%B8%BB%E5%9B%BE.jpg

ficou top demais, segue fotos dos resultados:
camphoto-1804928587.jpg

Como tudo ficou ligado

camphoto-127493298.jpg

Teste de velocidade no cabo

IMG-0208.jpg

Teste de velocidade no wifi do celular
@KILLME

Substituida a HGU GPT-2741GNAC-N2-SV por Vsol 2802RH
Vivo 2 - Campo Grande MS

Ontem chegou a ONT VSOL V2802RH. E... sucesso!!! Mais uma substituição bem-sucedida (Claro Fibra, HGU HG8245W5-6T-V2 trocada por ONT VSOL V2802RH)!!

Novamente obrigado ao @KILLME pelo tutorial de configuração da VSOL!

Aliás, apenas para registrar, como postei anteriormente, não tive sucesso na minha tentativa prévia com a ONT D-Link DPN-101G.

Pessoal, com a ONT VSOL será que é possível trocar o F@ST 5670 TIM Fibra aqui no RJ Capital?
Da uma olhada na primeira pagina do topico, la tem uma tabela com todos os casos de sucesso da troca. São de todos que conseguiram com diversos modem ou ONU, mas os que eram da TIM estão la tambem. Acho que pode que mesmo não sendo com o F@st 5670, a configuração feita seja a mesma pra troca desse mesmo ...

Pessoal, boa noite! Sou leitor do fórum a um bom tempo, creio já ter tido um usuário quando mais novo, mas acabei criando um novo hoje para poder interagir com vocês sobre a questão de trocar/apassivar o ONT fornecido pelo meu provedor.

Atualmente moro em São Lourenço, MG e uso link Alares (antigo Starweb) 900Mega através de um ZTE F6600P. No ato na instalação solicitei as informações de login PPPOE pois queria manter minha infra de casa (Mikrotik, RB960PGS + 2 RBcAPGI-5acD2nD) e o ZTE ficaria em bridge e me foi negado pelos técnicos e pelo atendimento comercial e técnico da Alares. Conversando um pouco mais com o instalador, ele me forneceu o login de administração "elevada" do ZTE o que me permite um bom acesso as configurações do mesmo (pelo menos visualizo e tenho como alterar todos os campos usados nos tutoriais apontados aqui) MENOS a senha do PPPOE.

Como eu precisaria dessa informação seja no caso do abandono completo do STE (usando a porta SFP do meu Mikrotik) ou simplesmente colocando o ZTE em Bridge (e discando via Mk o PPPOE) pergunto: como consigo essa senha? Vi que para ONT de outro fabricante existe uma forma de extrair por SSH/Telnet essas informações. Alguém conhece método para esse ZTE?

Pessoal, boa noite! Sou leitor do fórum a um bom tempo, creio já ter tido um usuário quando mais novo, mas acabei criando um novo hoje para poder interagir com vocês sobre a questão de trocar/apassivar o ONT fornecido pelo meu provedor.

Atualmente moro em São Lourenço, MG e uso link Alares (antigo Starweb) 900Mega através de um ZTE F6600P. No ato na instalação solicitei as informações de login PPPOE pois queria manter minha infra de casa (Mikrotik, RB960PGS + 2 RBcAPGI-5acD2nD) e o ZTE ficaria em bridge e me foi negado pelos técnicos e pelo atendimento comercial e técnico da Alares. Conversando um pouco mais com o instalador, ele me forneceu o login de administração "elevada" do ZTE o que me permite um bom acesso as configurações do mesmo (pelo menos visualizo e tenho como alterar todos os campos usados nos tutoriais apontados aqui) MENOS a senha do PPPOE.

Como eu precisaria dessa informação seja no caso do abandono completo do STE (usando a porta SFP do meu Mikrotik) ou simplesmente colocando o ZTE em Bridge (e discando via Mk o PPPOE) pergunto: como consigo essa senha? Vi que para ONT de outro fabricante existe uma forma de extrair por SSH/Telnet essas informações. Alguém conhece método para esse ZTE?

Nessa página web não aparece? mesmo que com asteriscos?

Nessa página web não aparece? mesmo que com asteriscos?

A pagina é bem diferente dessa do video, mas sim, o campo da senha pppoe é preenchida por asteriscos. Tentei inclusive alguns tutoriais que achei mostrando como inspecionar o código da pagina na busca da senha, mas sem sucesso.

A pagina é bem diferente dessa do video, mas sim, o campo da senha pppoe é preenchida por asteriscos. Tentei inclusive alguns tutoriais que achei mostrando como inspecionar o código da pagina na busca da senha, mas sem sucesso.
ah, isso que eu ia te falar pra tentar, inspecionar elemento e trocar "password" por "text" para revelar a senha salva

Pergunta um pouco offtopic: estou com a VLAN configurada no VSOL. Estava pensando em configurar a VLAN no meu roteador (OpenWrt).

Alguém por aqui que substituiu a ONU/ONT está usando dessa maneira (VLAN configurada no roteador ao invés na ONU)?

Users who are viewing this thread

• Voltar