• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Tem também a Tp Link Xz000-g3. Agora acho que foi subtituída pela g7.

Comprei ela antes da Odi e funcionou direitinho na Vivo2.
Está em uso atualmente a TP, quem sabe algum dia coloco a Vsol.


Voltei da CPRO para a VSOL. Não sei dizer o motivo ou se é coincidência (não investiguei a fundo) mas com a CPRO aparentemente o download estava mais lento. Não deveria ser, já que está em bridge. Quando der vou investigar mais, mas por enquanto voltei para a VSOl com adaptador UPC/APC.

Tava olhando a TP-Link XZ000-G3, tem algumas lojas com preço acessível. Mas pelo que vi essa ONU não tem Telnet, e para rodar os comandos de configuração tem que ser via UART (ou então hackers o firmware), é isso?
 
O LOID é o mesmo valor do GPON_SN no caso?
Pega as 4 primeiras letras do Gpon do modem Vivo.
E converte para hexa.


Pega o hexa e adiciona com o restante do Gpon Serial number.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Voltei da CPRO para a VSOL. Não sei dizer o motivo ou se é coincidência (não investiguei a fundo) mas com a CPRO aparentemente o download estava mais lento. Não deveria ser, já que está em bridge. Quando der vou investigar mais, mas por enquanto voltei para a VSOl com adaptador UPC/APC.

Tava olhando a TP-Link XZ000-G3, tem algumas lojas com preço acessível. Mas pelo que vi essa ONU não tem Telnet, e para rodar os comandos de configuração tem que ser via UART (ou então hackers o firmware), é isso?
Como na Vivo2 não precisa alterar nem fui a fundo. Mas pelo que sei é isso mesmo.

Veja esse vídeo.
 
Última edição:
Alterei aqui, parece continuar na mesma. Acho que o link está up, mas por alguma razão eu não consigo enviar pacotes.

O que eu já fiz via telnet:

Bash:
flash set ELAN_MAC_ADDR <mac addr em hexa>
flash set GPON_SN TLCM<xxxxxx>
flash set PON_VENDOR_ID TLCM
flash set OMCI_OLT_MODE 0
flash set OMCC_VER 128
flash set HW_HWVER REV5
flash set GPON_ONU_MODEL RTF8115VW

Na interface web, fiz as seguintes configurações:

Código:
1. No menu Sistema>Configurações GPON, mudei o LOID para <PON_VENDOR_ID em hexa> + restante do GPON_SN.
2. No menu WAN>Configuração WAN:
    Ativar VLAN=<ativo>
    VLAN ID=600 (lembrando que sou vivo região 2)
    Marcação 802.1p=0
    Tipo de Conexão WAN=PPPoE (estou usando o Intelbras ONU R1 em modo roteador) 
    Ativar NAPT=<ativo>
    Admin Status=Ativar
    Tipo de conexão=INTERNET
    MTU=1492
    Ativar IGMP-Proxy=<desmarcado>
    
    Protocolo IP=IPv4
    
    Configurações de PPP:
        Usuário=<padrão da vivo>
        Senha=<padrão da vivo>
        Método de autenticação=AUTO
    
    Mapeamento de Portas
        LAN_1=<marcado>

Com essas configurações, consigo o Status ONU = 05. As portas GEM aparecem, mas eu não recebo nenhum IP pela interface WAN que criei. Outro fato curioso é que no menu Estatísticas>PON da interface web, consigo ver que estou recebendo pacotes, mas sempre o envio (campos TX) é zerado.

Alguma outra ideia pessoal? Pensando seriamente em abandonar esse ONU R1 da intelbras para vivo 2 e tentar outro, vsol ou tplink.
 
Alterei aqui, parece continuar na mesma. Acho que o link está up, mas por alguma razão eu não consigo enviar pacotes.

O que eu já fiz via telnet:

Bash:
flash set ELAN_MAC_ADDR <mac addr em hexa>
flash set GPON_SN TLCM<xxxxxx>
flash set PON_VENDOR_ID TLCM
flash set OMCI_OLT_MODE 0
flash set OMCC_VER 128
flash set HW_HWVER REV5
flash set GPON_ONU_MODEL RTF8115VW

Na interface web, fiz as seguintes configurações:

Código:
1. No menu Sistema>Configurações GPON, mudei o LOID para <PON_VENDOR_ID em hexa> + restante do GPON_SN.
2. No menu WAN>Configuração WAN:
    Ativar VLAN=<ativo>
    VLAN ID=600 (lembrando que sou vivo região 2)
    Marcação 802.1p=0
    Tipo de Conexão WAN=PPPoE (estou usando o Intelbras ONU R1 em modo roteador) 
    Ativar NAPT=<ativo>
    Admin Status=Ativar
    Tipo de conexão=INTERNET
    MTU=1492
    Ativar IGMP-Proxy=<desmarcado>
    
    Protocolo IP=IPv4
    
    Configurações de PPP:
        Usuário=<padrão da vivo>
        Senha=<padrão da vivo>
        Método de autenticação=AUTO
    
    Mapeamento de Portas
        LAN_1=<marcado>

Com essas configurações, consigo o Status ONU = 05. As portas GEM aparecem, mas eu não recebo nenhum IP pela interface WAN que criei. Outro fato curioso é que no menu Estatísticas>PON da interface web, consigo ver que estou recebendo pacotes, mas sempre o envio (campos TX) é zerado.

Alguma outra ideia pessoal? Pensando seriamente em abandonar esse ONU R1 da intelbras para vivo 2 e tentar outro, vsol ou tplink.
Faz o teste de deixar ela em bridge e colocar a vlan 600 no roteador.

Deixando na onu em transparent ou não sei como que é na Intelbras a designação.
 
Bom dia,

alguém sabe me informar se o ODI DFP-34X-2C2 xpon funciona na rede da LOGA?
 
se não tiver acesso ao painel de gerenciamento do modem do provedor nem tem como trocar para a vsol ou ODI né?
 
se não tiver acesso ao painel de gerenciamento do modem do provedor nem tem como trocar para a vsol ou ODI né?
Eu achava isso até segunda onde tinha uma ONU da Fiberhome.

Foi só copiar o GPON Serial number que tem na etiqueta em baixo e procurar a vlan que funcionou.

Isso depende muito do provedor.
 
Faz o teste de deixar ela em bridge e colocar a vlan 600 no roteador.

Deixando na onu em transparent ou não sei como que é na Intelbras a designação.
Acabei de fazer isso, tem um menu Avançado>VLAN que deixa selecionar modo manual e depois transparente.

Configurei no meu roteador Asus a vlan 600 para WAN mas ainda não funcionou. Tá dando timeout no pppd, acho que é o programa que o roteador usa para abrir a conexão pppoe.
 
Alterei aqui, parece continuar na mesma. Acho que o link está up, mas por alguma razão eu não consigo enviar pacotes.

O que eu já fiz via telnet:

Bash:
flash set ELAN_MAC_ADDR <mac addr em hexa>
flash set GPON_SN TLCM<xxxxxx>
flash set PON_VENDOR_ID TLCM
flash set OMCI_OLT_MODE 0
flash set OMCC_VER 128
flash set HW_HWVER REV5
flash set GPON_ONU_MODEL RTF8115VW

Na interface web, fiz as seguintes configurações:

Código:
1. No menu Sistema>Configurações GPON, mudei o LOID para <PON_VENDOR_ID em hexa> + restante do GPON_SN.
2. No menu WAN>Configuração WAN:
    Ativar VLAN=<ativo>
    VLAN ID=600 (lembrando que sou vivo região 2)
    Marcação 802.1p=0
    Tipo de Conexão WAN=PPPoE (estou usando o Intelbras ONU R1 em modo roteador) 
    Ativar NAPT=<ativo>
    Admin Status=Ativar
    Tipo de conexão=INTERNET
    MTU=1492
    Ativar IGMP-Proxy=<desmarcado>
    
    Protocolo IP=IPv4
    
    Configurações de PPP:
        Usuário=<padrão da vivo>
        Senha=<padrão da vivo>
        Método de autenticação=AUTO
    
    Mapeamento de Portas
        LAN_1=<marcado>

Com essas configurações, consigo o Status ONU = 05. As portas GEM aparecem, mas eu não recebo nenhum IP pela interface WAN que criei. Outro fato curioso é que no menu Estatísticas>PON da interface web, consigo ver que estou recebendo pacotes, mas sempre o envio (campos TX) é zerado.

Alguma outra ideia pessoal? Pensando seriamente em abandonar esse ONU R1 da intelbras para vivo 2 e tentar outro, vsol ou tplink.
Aconteceu isso comigo na Tim(Vtal) quando a vlan estava errada, mas não sei se é o seu caso
 
@KILLME , ainda consegue baixar arquivos deste fórum chinês? Soltaram mais uma atualização de firmware:

Olha o comentário do china à respeito da versão 1.1.7 (só não se ele se refere a versão anterior ou essa nova que soltaram dia 19/09):
2023-09-20-22-36-52-O-firmware-mais-recente-do-modem-ptico-VSOL-V2802-RH-foi-substitu-do-por-123pa.png
 
Última edição:
Acabei de fazer isso, tem um menu Avançado>VLAN que deixa selecionar modo manual e depois transparente.

Configurei no meu roteador Asus a vlan 600 para WAN mas ainda não funcionou. Tá dando timeout no pppd, acho que é o programa que o roteador usa para abrir a conexão pppoe.
Oxe!

Que coisa, a Vivo2 costuma ser a mais tranquila para trocar a HGU.
Tem certeza que está na região de Vlan600?
 
Update: ao instalar a ONU CPRO X1000, notei uma redução de ˜20Mbps em média na velocidade máxima de download nos speedtests (caiu de uma média de ~700Mbps para ˜680Mbps). Não sei se foi coincidência, mas ao colocar a VSOL de volta esse problema desapareceu.

A VSOL está funcionando bem, mas por questão somente de preciosismo meu (i.e. chatice mesmo) estou buscando uma ONU APC e que funcione bem. Resolvi testar mais duas, e depois escolho qual uso em definitivo:

1. TP-Link XZ000-G3 v1: configurei e está funcionando bem com a Claro Fibra com firmware original. O telnet dessa ONU é limitado e não permite configurações (ou pelo menos não descobri como). Mas consegui configurar via edição do HTML (Chrome Inspect) para habilitar uma página escondida. Em termos de desempenho está funcionando tão bem quanto a VSOL e HGU original. Abaixo detalhes de configuração. Pontos negativos para meu uso dessa ONU que não verifiquei corretamente na hora de comprar: (a) Não tem na parte inferior furação para fixar na parede, que preciso. Daria para usar fita dupla face, mas melhor que seja com encaixe por parafuso para fixar melhor, (b) a fonte é 9V, e quero uma 12V pois uso a fonte da HGU da Claro (novamente preciosismo para facilitar o chavemento para a HGU da Claro caso precise chamar suporte técnico), (c) Telnet com acesso limitado, minha tentativa de customização do firmware de acordo com esse modkit deu erro e não achei firmware com telnet liberado (todos sites apontam para o modkit, porém o mesmo é só uma ferramenta para customização do firmware, teria que pesquisar o que precisa ser modificado para habiliar o telnet e também como fazer funcionar com o firmware da TP-Link BR) e (d) Somente bridge, não tem funções de roteamento nem PPPoE - não afeta meu caso, mas pode ser relevante para quem tiver pensando em usar PPPoE na ONU com outros provedores. Porém como pontos positivos está funcionando com a Claro Fibra e aparentemente não impactou a velocidade de download como aconteceu com a CPRO.

Código:
-------------------------------------
Acesso
-------------------------------------
- Configurações default: 192.168.1.1 admin/admin (com DHCP ativo)
- Telnet habilitado mas não consegui usar para configurar (parece limitado)

-------------------------------------
Configurações Claro Fibra
-------------------------------------

1) Configurações da Rede -> Certificação PON
    - Alterar GPON SN. Formato é como segue:
        - 8 primeiros dígitos são as quadro letras do Vendor ID convertidos para Hexa
        - Exemplo: "HWTC" é "48575443"
        - 8 últimos dígitos são os valores hexa do SN mesmo. Ex: : "AABBCCDD"
        - Então nesse exemplo o que deve ser preenchido é "48575443AABBCCDD"

2) Configurações da Rede -> Configuração de Vlan (VLAN 11 Claro Fibra POA)
    - Model VLAN: Modo TAG VLAN
    - VLAN Vid: 11
    - Prioridade: 0

4) Chrome Dev Inspector - Edit HTML - adicionar página "Gestão -> Device Information"
    <li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_sn.htm" id="dev_info" onclick="return menuClick(this);" class="sel">Device Information</a></li>

5) Gestão -> Device Information (página habilitada no passo anterior):
    - Vendor ID: HWTC (para caso HGU Huawei)
    - Serial Number: colocar mesmo valor do passo 1
    - OMCC version: 0x86 (manter default)

6) Reinicializar

2. Intelbras R1: comprei e estou aguardando chegar. Vai ser minha última tentativa de achar uma ONU com porta APC, com fonte 12V e idealmente preta. Assim que chegar coloco aqui os resultados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@KILLME já preenchi teu formulário para adicionar os casos de sucesso da CPRO X1000 e TP-Link XZ000-G3 com a Claro Fibra na tabela do primeiro post.
 
Última edição:
Update: ao instalar a ONU CPRO X1000, notei uma redução de ˜20Mbps em média na velocidade máxima de download nos speedtests (caiu de uma média de ~700Mbps para ˜680Mbps). Não sei se foi coincidência, mas ao colocar a VSOL de volta esse problema desapareceu.

A VSOL está funcionando bem, mas por questão somente de preciosismo meu (i.e. chatice mesmo) estou buscando uma ONU APC e que funcione bem. Resolvi testar mais duas, e depois escolho qual uso em definitivo:

1. TP-Link XZ000-G3 v1: configurei e está funcionando bem com a Claro Fibra com firmware original. O telnet dessa ONU é limitado e não permite configurações (ou pelo menos não descobri como). Mas consegui configurar via edição do HTML (Chrome Inspect) para habilitar uma página escondida. Em termos de desempenho está funcionando tão bem quanto a VSOL e HGU original. Abaixo detalhes de configuração. Pontos negativos para meu uso dessa ONU que não verifiquei corretamente na hora de comprar: (a) Não tem na parte inferior furação para fixar na parede, que preciso. Daria para usar fita dupla face, mas melhor que seja com encaixe por parafuso para fixar melhor, (b) a fonte é 9V, e quero uma 12V pois uso a fonte da HGU da Claro (novamente preciosismo para facilitar o chavemento para a HGU da Claro caso precise chamar suporte técnico), (c) Telnet com acesso limitado, minha tentativa de customização do firmware de acordo com esse modkit deu erro e não achei firmware com telnet liberado (todos sites apontam para o modkit, porém o mesmo é só uma ferramenta para customização do firmware, teria que pesquisar o que precisa ser modificado para habiliar o telnet e também como fazer funcionar com o firmware da TP-Link BR) e (d) Somente bridge, não tem funções de roteamento nem PPPoE - não afeta meu caso, mas pode ser relevante para quem tiver pensando em usar PPPoE na ONU com outros provedores. Porém como pontos positivos está funcionando com a Claro Fibra e aparentemente não impactou a velocidade de download como aconteceu com a CPRO.

Código:
-------------------------------------
Acesso
-------------------------------------
- Configurações default: 192.168.1.1 admin/admin (com DHCP ativo)
- Telnet habilitado mas não consegui usar para configurar (parece limitado)

-------------------------------------
Configurações Claro Fibra
-------------------------------------

1) Configurações da Rede -> Certificação PON
    - Alterar GPON SN. Formato é como segue:
        - 8 primeiros dígitos são as quadro letras do Vendor ID convertidos para Hexa
        - Exemplo: "HWTC" é "48575443"
        - 8 últimos dígitos são os valores hexa do SN mesmo. Ex: : "AABBCCDD"
        - Então nesse exemplo o que deve ser preenchido é "48575443AABBCCDD"

2) Configurações da Rede -> Configuração de Vlan (VLAN 11 Claro Fibra POA)
    - Model VLAN: Modo TAG VLAN
    - VLAN Vid: 11
    - Prioridade: 0

4) Chrome Dev Inspector - Edit HTML - adicionar página "Gestão -> Device Information"
    <li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_sn.htm" id="dev_info" onclick="return menuClick(this);" class="sel">Device Information</a></li>

5) Gestão -> Device Information (página habilitada no passo anterior):
    - Vendor ID: HWTC (para caso HGU Huawei)
    - Serial Number: colocar mesmo valor do passo 1
    - OMCC version: 0x86 (manter default)

6) Reinicializar

2. Intelbras R1: comprei e estou aguardando chegar. Vai ser minha última tentativa de achar uma ONU com porta APC, com fonte 12V e idealmente preta. Assim que chegar coloco aqui os resultados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@KILLME já preenchi teu formulário para adicionar os casos de sucesso da CPRO X1000 e TP-Link XZ000-G3 com a Claro Fibra na tabela do primeiro post.
Coleção de Onu? :limo:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo