• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

@japa18244 @Sergiofsm
Será que vocês podem me ajudar a subir Vivo 1 na Vsol? Já consegui na ODI mas na Vsol tá jogo duro.
Até consegui O5 mas quando eu dou “omcicli mib get 84” nada aparece. Deve estar faltando algum detalhe que está passando batido.
Na Vsol senti falta do Fake_Mode que a ODI possui, seria esse o detalhe?
Sei que minha OLT é Alcatel.
Obrigado
Cara a única coisa que alterei no meu foi o PLOAM Password que coloquei a gpon configurada lá no modem da vivo no /instalador.

Já ouvi falar que tem dois tipos de vivo 1, infra nova e antiga, até discuti com outro usuário sobre isso.

Detalhe, essa alteração aí do código gpon funcionou na vsol, na g3, em uma antiga blucastle que tinha. Em todas que peguei só alterei isso e foi,

Só pra recordar meu bairro é novo, moro aqui a 4 anos.
 
Conseguiu Tim Fibra com o Vsol?
@KILLME @FelipeSS
Consegui subir a Vsol na rede da Tim Fibra facilmente, só bastou trocar via Telnet o GPON S/N. A duvida ficou em pq disca normal na porta 1GbE e nada faz na 2,5GbE.
Preciso aprender a mexer direito na Vsol.
Quando a Vivo só derrotas, até veio o O5 com registered certified mas não consigo conexão e no omcicli mib get 84 não retorna nada. Tem algo errado, rs. Maldita OLT Alcatel.
Edir: consegui subir q Vsol na Vivo 1, precisei achar onde ficava os comandos OMCI_FAKE_OK e OMCI_OLT_MODE, na Vsol eles ficam dentro do cfgmib, depois disso configurado começou a receber as VLAN e ficou lisa. Se quiser pode colocar como sucesso na tabela inicial essas duas também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara a única coisa que alterei no meu foi o PLOAM Password que coloquei a gpon configurada lá no modem da vivo no /instalador.

Já ouvi falar que tem dois tipos de vivo 1, infra nova e antiga, até discuti com outro usuário sobre isso.

Detalhe, essa alteração aí do código gpon funcionou na vsol, na g3, em uma antiga blucastle que tinha. Em todas que peguei só alterei isso e foi,

Só pra recordar meu bairro é novo, moro aqui a 4 anos.
Vocês quis dizer SLID/PLOAM? Nas ONUs antigas da Vivo aqui também é só trocar pelo meu SLID da página /instalador que vai de prima. Já a ODI teve que configurar 300 coisas na OMCI e na Vsol até tentei fazer igual mas lá não tá dando jogo. Deve estar faltando algum detalhe.
 
Última edição:
@KILLME @FelipeSS
Consegui subir a Vsol na rede da Tim Fibra facilmente, só bastou trocar via Telnet o GPON S/N. A duvida ficou em pq disca normal na porta 1GbE e nada faz na 2,5GbE.
Preciso aprender a mexer direito na Vsol.
Quando a Vivo só derrotas, até veio o O5 com registered certified mas não consigo conexão e no omcicli mib get 84 não retorna nada. Tem algo errado, rs. Maldita OLT Alcatel.
Edir: consegui subir q Vsol na Vivo 1, precisei achar onde ficava os comandos OMCI_FAKE_OK e OMCI_OLT_MODE, na Vsol eles ficam dentro do cfgmib, depois disso configurado começou a receber as VLAN e ficou lisa. Se quiser pode colocar como sucesso na tabela inicial essas duas também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vocês quis dizer SLID/PLOAM? Nas ONUs antigas da Vivo aqui também é só trocar pelo meu SLID da página /instalador que vai de prima. Já a ODI teve que configurar 300 coisas na OMCI e na Vsol até tentei fazer igual mas lá não tá dando jogo. Deve estar faltando algum detalhe.

Vou tentar mecher na VSOL hoje. Qual foi o tutorial / passo a passo que seguiu? Pode te pertubar aqui caso tenha alguma dúvida? Você chegou a atualizar o firmware antes? Salvou o firmware para caso necessitasse voltar?
 
Mas já não havia resolvido o problema alterando o mib 84, como o @andre.9912 fez?






Sim é possível executar esses comandos get 84 (vlan), 131 (olt) no Vsol,
só funciona IpoE, e aí não serve de nada, porque o intuito é por em Bridge p/ eu poder rotear pelo meu archer c6 v3 com openwrt e conseguir fazer SQM na internet kkkk
 
Vou tentar mecher na VSOL hoje. Qual foi o tutorial / passo a passo que seguiu? Pode te pertubar aqui caso tenha alguma dúvida? Você chegou a atualizar o firmware antes? Salvou o firmware para caso necessitasse voltar?
Fiz o backup pela interface web das configurações da FW inicial, depois atualizei pra última versão da triple oxygen, na mesma
Página do triple oxygen ele informa usuário e senha e como habilitar acesso via Telnet.
Pra Tim foi só fazer flash set GPON_SN gponserial da etiqueta. E depois reiniciar. Pra vivo basicamente fiz tudo que o pessoal aqui que subiu a ODI na Vivo 1 fez e passou a subir também.
 
Fiz o backup pela interface web das configurações da FW inicial, depois atualizei pra última versão da triple oxygen, na mesma
Página do triple oxygen ele informa usuário e senha e como habilitar acesso via Telnet.
Pra Tim foi só fazer flash set GPON_SN gponserial da etiqueta. E depois reiniciar. Pra vivo basicamente fiz tudo que o pessoal aqui que subiu a ODI na Vivo 1 fez e passou a subir também.
Mas qual é o link dessa página onde tem o FW e ele informa o usuário e senha para acessar via Telnet?

De qualquer forma, te agradeço pelas infos, Vlwwww

EDIT: Achei, seria esse o link 🔗

https://www.tripleoxygen.net/post/v-sol-v2802rh-custom-firmware/
 
@KILLME @FelipeSS
Consegui subir a Vsol na rede da Tim Fibra facilmente, só bastou trocar via Telnet o GPON S/N. (...)
(...)
Edir: consegui subir q Vsol na Vivo 1, precisei achar onde ficava os comandos OMCI_FAKE_OK e OMCI_OLT_MODE, na Vsol eles ficam dentro do cfgmib, depois disso configurado começou a receber as VLAN e ficou lisa. Se quiser pode colocar como sucesso na tabela inicial essas duas também.
Parabéns, então está comprovado que o Vsol é a ONU coringa funcional de todos os provedores com porta 2,5Gb kk.
 
Cara, você mora onde? Estou disposto a te emprestar uma Askey RTF8115 fornecida pela vivo e ai você testar se funciona. Pode ser que os equipamentos dessa Terra Fibra tenham algumas funcionalidades bloqueadas. É o que da pra ter de intuição. Pois sinceramente, onde é Vivo mesmo aqui no estado de SP não existe dificuldade alguma na transição de modo router pra bridge.
Meu amigo @j4nus tem o mesmo modelo que nós e está de prova do quanto é simples.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Amigo minha HGU é essa no meu outro link e no mib 84 tb estou pegando vlan 10, qual configuração precisa fazer no roteador pra conectar já que aparentemente não estou pegando FAKE O5. Poderia ajudar? Obrigado!
Boa noite!
Sou do RJ. Hoje abri um chamado solicitar a troca e falei diretamente com o pessoal de suporte, se não fosse possível a liberação para brigde ou a troca, iria cancelar minha assinatura e iria para outro provedor.
Eu comprei o xz000-G7 e a configuração é simpmes, mas não consigo conectar.
 
Alguém saber se tem algum jeito de dar um reset full na VSol? Eu resetei ela pra ver se a porta de 2.5Gb voltaria a funcionar, mas sem sucesso, e aí fiz aquele meio que está no Triple pra liberar o Telnet e aí dessa vez não tenho acesso a mais nada na VSol, nem Telnet nem web, já fiz reset aqui no botão da ONU mas sem sucesso algum… aqui aparece que estou conectado tudo certinho mas não consigo acessar mais nada da VSol… alguém tem alguma luz do que posso fazer?
 
Alguém saber se tem algum jeito de dar um reset full na VSol? Eu resetei ela pra ver se a porta de 2.5Gb voltaria a funcionar, mas sem sucesso, e aí fiz aquele meio que está no Triple pra liberar o Telnet e aí dessa vez não tenho acesso a mais nada na VSol, nem Telnet nem web, já fiz reset aqui no botão da ONU mas sem sucesso algum… aqui aparece que estou conectado tudo certinho mas não consigo acessar mais nada da VSol… alguém tem alguma luz do que posso fazer?
Você tentou conectar na VSOL pela porta 1Gb? Via web tem a opção de dar um reset para configuração de fábrica se lembro bem.
E o que você fez para a porta 2.5Gb deixar de funcionar?
 
Você tentou conectar na VSOL pela porta 1Gb? Via web tem a opção de dar um reset para configuração de fábrica se lembro bem.
E o que você fez para a porta 2.5Gb deixar de funcionar?
Consegui ter acesso pela porta de 1gb… erro meu aqui…

Mas sobre a porta de 2.5gb sem sucesso ainda…

Pior que não fiz nada, só lá atrás antes de ter a solução da Vtal eu fui testando várias coisas… mas nada que eu me lembre sobre a porta de 2.5gb.
 
Consegui ter acesso pela porta de 1gb… erro meu aqui…

Mas sobre a porta de 2.5gb sem sucesso ainda…

Pior que não fiz nada, só lá atrás antes de ter a solução da Vtal eu fui testando várias coisas… mas nada que eu me lembre sobre a porta de 2.5gb.
Tentou o reset por aqui?
2023-10-04-21-59-14-Router-Mozilla-Firefox.png
 
Alguém saber se tem algum jeito de dar um reset full na VSol? Eu resetei ela pra ver se a porta de 2.5Gb voltaria a funcionar, mas sem sucesso, e aí fiz aquele meio que está no Triple pra liberar o Telnet e aí dessa vez não tenho acesso a mais nada na VSol, nem Telnet nem web, já fiz reset aqui no botão da ONU mas sem sucesso algum… aqui aparece que estou conectado tudo certinho mas não consigo acessar mais nada da VSol… alguém tem alguma luz do que posso fazer?
Por acaso não alterou essa opção LAN_SDS_MODE?

Precisa deixar no 5
 
Mesmo o reset de fábrica?
Tentou instalar algum firmware mais antigo para ver se a porta 2.5Gb volta a funcionar?
Não consegui volta a versão, a VSol não deixou, da um erro “file format error”. Atualmente está na 1.9.4 do Triple, tentei mudar pra 1.1.4.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por acaso não alterou essa opção LAN_SDS_MODE?

Precisa deixar no 5
Vou verificar aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por acaso não alterou essa opção LAN_SDS_MODE?

Precisa deixar no 5
Estava no 1 = 0x1, mudei aqui pra 0x5 mas sem sucesso…

Até quando tento me conectar pelo Telnet ele fala que o host is down :/
 
@KILLME , não sei o que houve, mas aqui agora a porta 2.5Gb da VSOL parou de capar a velocidade de upload a medida que a latência subia:
8c9d0a5b-bb48-4fc8-9372-97bf9c053186.png


Testado no servidor GTD de Miami (11515)

E como era antes:
a0a2baeb-ffc5-410c-b263-644382be9f07.png


Semana passada a Claro realizou alguma manutenção na região (vi pelas notificações do UpTime Robot), onde fiquei sem sinal por várias vezes de madrugada. E hoje fui testar de curioso a porta 2.5Gb e descobri que está funcionando corretamente com o firmware 1.16.
Será que a Claro realizou alguma atualização na OLT que resolveu o bug com a VSOL? Testei várias vezes para ter certeza do que estava vendo.
Isso me faz pensar que o bug da VSOL na Claro pode ter relação de alguma incompatibilidade entre a ONU e a OLT e não um problema de hardware ou firmware da VSOL.
Testei em outros servidores de Miami e em todos o upload não capou mais em 50M

Código:
C:\Speedtest>speedtest.exe -s 33615

   Speedtest by Ookla

      Server: Blackburn Technologies II, LLC - Miami, FL (id: 33615)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:   175.14 ms   (jitter: 0.32ms, low: 174.66ms, high: 175.58ms)
    Download:  1253.77 Mbps (data used: 1.9 GB)
                254.34 ms   (jitter: 78.94ms, low: 167.44ms, high: 356.40ms)
      Upload:   455.10 Mbps (data used: 511.1 MB)
                252.41 ms   (jitter: 78.24ms, low: 166.69ms, high: 358.73ms)
 Packet Loss:     0.4%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/4f1bc256-0426-449b-a588-7b83a0552ecf

C:\Speedtest>speedtest.exe -s 35987
[error] Configuration - No servers defined (NoServersException)

C:\Speedtest>speedtest.exe -s 37499

   Speedtest by Ookla

      Server: Netprotect - Miami, FL (id: 37499)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:   127.21 ms   (jitter: 0.19ms, low: 126.88ms, high: 127.38ms)
    Download:  1160.64 Mbps (data used: 1.3 GB)
                193.13 ms   (jitter: 67.32ms, low: 126.21ms, high: 601.07ms)
      Upload:   520.82 Mbps (data used: 669.1 MB)
                192.34 ms   (jitter: 63.87ms, low: 126.25ms, high: 274.75ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/b2d5823d-4e1f-44d0-a286-15318b1d38fc

C:\Speedtest>speedtest.exe -s 12215

   Speedtest by Ookla

      Server: ServerPronto - Miami, FL (id: 12215)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:   165.97 ms   (jitter: 7.93ms, low: 162.18ms, high: 178.94ms)
    Download:  1177.42 Mbps (data used: 1.8 GB)
                395.08 ms   (jitter: 95.42ms, low: 246.77ms, high: 859.37ms)
      Upload:   399.15 Mbps (data used: 450.4 MB)
                224.07 ms   (jitter: 72.56ms, low: 147.55ms, high: 309.35ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/9b8aaf45-1d3e-408a-93cd-8f1183a814f9

C:\Speedtest>speedtest.exe -s 1779

   Speedtest by Ookla

      Server: Comcast - Miami, FL (id: 1779)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:   161.55 ms   (jitter: 0.44ms, low: 161.40ms, high: 162.12ms)
    Download:  1159.84 Mbps (data used: 1.8 GB)
                247.93 ms   (jitter: 81.36ms, low: 156.07ms, high: 1525.62ms)
      Upload:   435.95 Mbps (data used: 692.1 MB)
                222.09 ms   (jitter: 72.47ms, low: 147.44ms, high: 313.20ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/be7d7c07-e5fc-463e-a65d-0224541c6d7f
 
@KILLME , não sei o que houve, mas aqui agora a porta 2.5Gb da VSOL parou de capar a velocidade de upload a medida que a latência subia:
8c9d0a5b-bb48-4fc8-9372-97bf9c053186.png


Testado no servidor GTD de Miami (11515)

E como era antes:
a0a2baeb-ffc5-410c-b263-644382be9f07.png


Semana passada a Claro realizou alguma manutenção na região (vi pelas notificações do UpTime Robot), onde fiquei sem sinal por várias vezes de madrugada. E hoje fui testar de curioso a porta 2.5Gb e descobri que está funcionando corretamente com o firmware 1.16.
Será que a Claro realizou alguma atualização na OLT que resolveu o bug com a VSOL? Testei várias vezes para ter certeza do que estava vendo.
Isso me faz pensar que o bug da VSOL na Claro pode ter relação de alguma incompatibilidade entre a ONU e a OLT e não um problema de hardware ou firmware da VSOL.
Testei em outros servidores de Miami e em todos o upload não capou mais em 50M

Código:
C:\Speedtest>speedtest.exe -s 33615

   Speedtest by Ookla

      Server: Blackburn Technologies II, LLC - Miami, FL (id: 33615)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:   175.14 ms   (jitter: 0.32ms, low: 174.66ms, high: 175.58ms)
    Download:  1253.77 Mbps (data used: 1.9 GB)
                254.34 ms   (jitter: 78.94ms, low: 167.44ms, high: 356.40ms)
      Upload:   455.10 Mbps (data used: 511.1 MB)
                252.41 ms   (jitter: 78.24ms, low: 166.69ms, high: 358.73ms)
 Packet Loss:     0.4%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/4f1bc256-0426-449b-a588-7b83a0552ecf

C:\Speedtest>speedtest.exe -s 35987
[error] Configuration - No servers defined (NoServersException)

C:\Speedtest>speedtest.exe -s 37499

   Speedtest by Ookla

      Server: Netprotect - Miami, FL (id: 37499)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:   127.21 ms   (jitter: 0.19ms, low: 126.88ms, high: 127.38ms)
    Download:  1160.64 Mbps (data used: 1.3 GB)
                193.13 ms   (jitter: 67.32ms, low: 126.21ms, high: 601.07ms)
      Upload:   520.82 Mbps (data used: 669.1 MB)
                192.34 ms   (jitter: 63.87ms, low: 126.25ms, high: 274.75ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/b2d5823d-4e1f-44d0-a286-15318b1d38fc

C:\Speedtest>speedtest.exe -s 12215

   Speedtest by Ookla

      Server: ServerPronto - Miami, FL (id: 12215)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:   165.97 ms   (jitter: 7.93ms, low: 162.18ms, high: 178.94ms)
    Download:  1177.42 Mbps (data used: 1.8 GB)
                395.08 ms   (jitter: 95.42ms, low: 246.77ms, high: 859.37ms)
      Upload:   399.15 Mbps (data used: 450.4 MB)
                224.07 ms   (jitter: 72.56ms, low: 147.55ms, high: 309.35ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/9b8aaf45-1d3e-408a-93cd-8f1183a814f9

C:\Speedtest>speedtest.exe -s 1779

   Speedtest by Ookla

      Server: Comcast - Miami, FL (id: 1779)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:   161.55 ms   (jitter: 0.44ms, low: 161.40ms, high: 162.12ms)
    Download:  1159.84 Mbps (data used: 1.8 GB)
                247.93 ms   (jitter: 81.36ms, low: 156.07ms, high: 1525.62ms)
      Upload:   435.95 Mbps (data used: 692.1 MB)
                222.09 ms   (jitter: 72.47ms, low: 147.44ms, high: 313.20ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/be7d7c07-e5fc-463e-a65d-0224541c6d7f

Aqui continua capando hehehe.
 
Aqui continua capando hehehe.
Testei fazendo upload no iDrive também que tem servidor fora do Brasil e também não capou o upload em 50Mb como acontecia antes. Bateu upload de 720Mb.
 
Você deve ter conseguido resolver de alguma forma, já faz um backup das configurações hehehe.
Eu não mexi em absolutamente nada nas configurações da VSOL além do que já tinha tentado no passado conforme discutimos aqui. Inclusive estava usando somente a porta 1Gb a umas três semanas já. Fui ver de curioso hoje somente por conta do post do colega que comentou sobre a porta 2.5Gb da VSOL dele ter deixado de funcionar. Caso contrário ainda estaria usando a porta de 1Gb.
Sendo assim a minha suspeita recai sobre a manutenção que fizeram por aqui semana passada. Talvez alguma atualização de firmware da OLT.

Amanhã vou salvar as configurações de novo da VSOL e comparar com o que já tinha salvo antes. Mas não me recordo de ter mexido em algo. Se fosse alguma configuração já teria notado isso a um bom tempo e não somente agora.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo