[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Interessante a VID 10 vir configurada nos equipamentos da Vivo e ao mandar o comando, a OLT responder com outra VID... Seria isso um tipo de "camuflagem" na rede ou para que propósito fariam isso?
Logo mais vou rodar o comando na Vivo1 aqui e vamos ver o que ele vai retornar - postarei aqui.

====================================

Aqui o comando retorna apenas 2 vlans, a 10 e a 30....

NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x05 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 30 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x06 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 =================================
VID.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Prezados, olha que parada bizarra na ODI. Vocês já viram?
ODI estava com FW na última versão do rep do anime4000 e até ai ok. Região aqui tava em massiva e por isso não conseguia subir Vivo 1 nessa ODI, mas não sabia da massiva até hoje, durou 1 dia e uns minutos, ok.
Abri o telnet, refiz do 0 as configurações, meti omcicli mib get 84 e voila, teve output, felicidade bateu pois ODI não estava com defeito.
Quando fui logar na interface web, eis o choque. O FW deu downgrade pra versão imediatamente anterior segundo listagem do Anime4000 sozinha. Tipo WTF? Já viram isso? A conexão foi bem sucedida pelo menos.
Esperando o @rioferraz passar os parametros pra eu tentar subir novamente na Tim, esqueci mesmo o que eu fiz quando deu certo.

@_Piccini_ @FelipeSS @reminho @_dsouza_ @KILLME
 
Eu tenho um problema parecido (limitação de upload) que não consegui resolver até agora. Basicamente só ocorre com MacOS e sites com alta latência. O problema é específico do MacOS, ver abaixo.

Já pesquisei tudo e nada. Só acontece com a Claro, com a Vivo Fibra não acontecia. Tinha notado o mesmo problema com o Windows 10, mas não tenho mais para testar.

Por essas e outras, por melhor que seja o hardware e o processador M1/M2 da Apple, detesto com todas as minhas forças o MacOS, que coisa bem ruim esse OS)...

MacOS (upload limitado em situações de alta latência, oscila muito, fica geralmente na casa dos 100Mbps, apenas ocasionalmente passa dos 200Mbps):


Windows 11 - normal - upload sempre ao redor de 300Mbps:


Linux (DietPi 8.22) - normal - upload sempre ao redor de 300Mbps:

Tenho um Mac Air intel 2017. Quando ligava o cabo de rede no meu adaptador da Targus (que possui portas usb, vga e hdmi), a velocidade oscilava e era baixa.
Comprei um adaptador ethernet da ugreen, usb 3.1, e pronto, agora pego sempre a velocidade máxima.
 
Tenho um Mac Air intel 2017. Quando ligava o cabo de rede no meu adaptador da Targus (que possui portas usb, vga e hdmi), a velocidade oscilava e era baixa.
Comprei um adaptador ethernet da ugreen, usb 3.1, e pronto, agora pego sempre a velocidade máxima.

Tenho um MacBook Air M1, já testei com 5 adaptadores (sendo 4 Ugreen, 1 USB-A, 2 USB-C e uma dock USB-C). O MacOS com CPU Apple (M1/M2) tinha problemas com chipset Realtek, por isso comprei um Ugreen AX88179A que funciona perfeitamente. Mas nas últimas atualizaçõe do MacOS s o UGreen com chipset Realtek passou a funcionar bem.

Em resumo: com iperf3 consigo 950Mbps up/down com os dois chipsets (UGreek Realtek e Ugreen AX88179A). Com speedtest local também consigo as velocidades máximas da minha internet. O problema ocorre somente com sites speedtest com alta latência.

Confirmei que é mesmo a falta do do flow control na ethernet. Ligado no meu switch gerenciável, confirmei que o flow control no MacOS está inativo, e dá problemas de velocidade com uploads com alta latência (aparentemente similar ao problema da porta 2.5Gbps do VSOL). Os mesmos adaptadores Ethernet ligados num PC windows no mesmo switch não tem esse problema.

E a pá de cal foi que com Wifi o Mac consegue upload normal no site com alta latência. Ou seja, a solução seria mesmo achar uma maneira de habilitar o flow control da Ethernet no MacOS, que por enquanto não descobri como fazer.
 
Olha se for isso mesmo creio que a OLT que alimenta minha região cai nesse grupo aí. Para cada link que eu tenho, se teste V-Sol ou ODI o VID vem diferente de 10. Queria entender a lógica kkk.

@rioferraz amigo não me esqueça, faça o passo a passo aí pra subir Tim Fibra na ODI, consegui subir uma vez e esqueci o que fiz e agora não consigo subir nunca. Fica dando O5 até só que o LOID Status da msg Wrong.
@FabianoSR @KILLME sabem o que geralmente é quando da esse LOID Status: Wrong? Não tenho ideia do que pode ser e como contornar.

segui essas prints e voltei algumas páginas para ver as dicas que o vineleon recebeu. Vou resetar a ODI aqui e refazer o processo.
 
Tenho um MacBook Air M1, já testei com 5 adaptadores (sendo 4 Ugreen, 1 USB-A, 2 USB-C e uma dock USB-C). O MacOS com CPU Apple (M1/M2) tinha problemas com chipset Realtek, por isso comprei um Ugreen AX88179A que funciona perfeitamente. Mas nas últimas atualizaçõe do MacOS s o UGreen com chipset Realtek passou a funcionar bem.

Em resumo: com iperf3 consigo 950Mbps up/down com os dois chipsets (UGreek Realtek e Ugreen AX88179A). Com speedtest local também consigo as velocidades máximas da minha internet. O problema ocorre somente com sites speedtest com alta latência.

Confirmei que é mesmo a falta do do flow control na ethernet. Ligado no meu switch gerenciável, confirmei que o flow control no MacOS está inativo, e dá problemas de velocidade com uploads com alta latência (aparentemente similar ao problema da porta 2.5Gbps do VSOL). Os mesmos adaptadores Ethernet ligados num PC windows no mesmo switch não tem esse problema.

E a pá de cal foi que com Wifi o Mac consegue upload normal no site com alta latência. Ou seja, a solução seria mesmo achar uma maneira de habilitar o flow control da Ethernet no MacOS, que por enquanto não descobri como fazer.
Verifique se não tem o ethtool disponivel para o MAC.
Código:
# Mostra as configs do flow controls - autonegotiate, rx, tx
ethtool -a enp2s0

Pause parameters for enp2s0:
Autonegotiate:  on
RX:             on
TX:             off

Exemplo para desativar o flow control no tx e rx
Setar flow control
Código:
 ethtool -A enp2s0 rx off tx off autoneg off
 
Verifique se não tem o ethtool disponivel para o MAC.
Código:
# Mostra as configs do flow controls - autonegotiate, rx, tx
ethtool -a enp2s0

Pause parameters for enp2s0:
Autonegotiate:  on
RX:             on
TX:             off

Exemplo para desativar o flow control no tx e rx
Setar flow control
Código:
 ethtool -A enp2s0 rx off tx off autoneg off

Sim, foi a primeira coisa que fiz. Não tem ethtool para Mac... :mad:
 
Pessoal com ODI DFP-34X-2C2 está vendo quais temperaturas?
Chegou hoje uma, coloquei num ER7206 e estava em cerca de 55º.
Usei em Vivo1 e foi de boa, coloquei a VLAN no PVID e assim não precisa colocar VLAN no roteador.
Trabalha em altas temperaturas mesmo, aqui fica entre 60 a 70 graus.
Aproveitando a deixa, você utiliza esse ER7206 com dois links de internet ou apenas um? Queria saber se de fato ele funciona melhor que o ER605 v2 (o que eu tenho).
 
Trabalha em altas temperaturas mesmo, aqui fica entre 60 a 70 graus.
Aproveitando a deixa, você utiliza esse ER7206 com dois links de internet ou apenas um? Queria saber se de fato ele funciona melhor que o ER605 v2 (o que eu tenho).
Então, comprei algumas coisas Omada para testar, hoje chegou as últimas peças, então semana que vem devo botar tudo em produção em um prédio.
Peguei o ER7206, OC200, SG2428P, 5 SG105PE e 17 EAP610.
O ER7206 liguei somente para testar o ODI, não tenho experiencia com nada Omada.

Mas até onde sei, é bem mais parrudo que o ER605 V2.
Você usa em casa? VPN?
Acredito que a maior diferença entre eles vai ficar na performance VPN mesmo.
 
Trabalha em altas temperaturas mesmo, aqui fica entre 60 a 70 graus.
Aproveitando a deixa, você utiliza esse ER7206 com dois links de internet ou apenas um? Queria saber se de fato ele funciona melhor que o ER605 v2 (o que eu tenho).
Me conta a experiencia em ter LaodBalance no ER605 por favor, prós e contras... funciona legal? ou é ruim? (pensando nele como um gerenciador LB.)
 
VID.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Prezados, olha que parada bizarra na ODI. Vocês já viram?
ODI estava com FW na última versão do rep do anime4000 e até ai ok. Região aqui tava em massiva e por isso não conseguia subir Vivo 1 nessa ODI, mas não sabia da massiva até hoje, durou 1 dia e uns minutos, ok.
Abri o telnet, refiz do 0 as configurações, meti omcicli mib get 84 e voila, teve output, felicidade bateu pois ODI não estava com defeito.
Quando fui logar na interface web, eis o choque. O FW deu downgrade pra versão imediatamente anterior segundo listagem do Anime4000 sozinha. Tipo WTF? Já viram isso? A conexão foi bem sucedida pelo menos.
Esperando o @rioferraz passar os parametros pra eu tentar subir novamente na Tim, esqueci mesmo o que eu fiz quando deu certo.

@_Piccini_ @FelipeSS @reminho @_dsouza_ @KILLME

A ODI (e em teoria qqr ONT) tem 2 partições de firmware e a OLT pode selecionar qual vai estar ativa. Tem uns comandos que dá pra setar qual partição vai estar ativa, idealmente configure as 2 pra não ter problema (https://github.com/Anime4000/RTL960x/blob/main/Docs/fw_part.md). É mais fácil fazer isso ligado num conversor de mídia ou algum lugar onde a ODI funcione sem a fibra conectada.
 
A ODI (e em teoria qqr ONT) tem 2 partições de firmware e a OLT pode selecionar qual vai estar ativa. Tem uns comandos que dá pra setar qual partição vai estar ativa, idealmente configure as 2 pra não ter problema (https://github.com/Anime4000/RTL960x/blob/main/Docs/fw_part.md). É mais fácil fazer isso ligado num conversor de mídia ou algum lugar onde a ODI funcione sem a fibra conectada.
obrigado pela dica, não sabia que isso acontecia. Foi um choque esse rollback de FW, como se o ISP tivesse os TR69 da vida pra fuçar até na ODI.
 
Pessoal, to com um problema aqui na v-sol muito estranho, não sei se alguém já pegou algo parecido:

Recentemente atualizei a ONU v-sol pra v1.1.7 pra corrigir aquele problema de quando ocorre um reboot/restart, ela perde as configs da antiga ONU. Beleza... V-Sol foi atualizada, funcionando sem problemas... Hoje pela manhã notei que minha rede tava estranha, chegando 50% só da velocidade contratada, até achei que fosse problema na rede da Claro, mas não, com isso apenas reiniciei meu roteador e quando ele voltou, as portas ethernet da V-Sol pararam de funcionar. Esse problema tbm ocorreu na hora de atualizar pra 1.1.7, mas resetei a ONU de fábrica e a rede voltou sem problemas após a reconfiguração.

Porém hoje isso se repetiu e não voltou mais, e mesmo resetando para as configs de fábrica as portas Ethernet da V-Sol não funcionam. No sistema web da ONU, tudo ta normal, ONU State em O5, LOID Status em Initial Status, e WAN Status em UP. Repassei pelas etapas umas 3x e a configuração fica como esperado, mas as portas pararam de vez. Eu notei que isso ocorreu após a atualização e sempre que reinicio meu roteador ou tiro o cabo de rede dele, as portas perdem conexão.

Alguém passou por isso e conseguiu solução? To quase desistindo da compra e devolvendo :(
 
Então, comprei algumas coisas Omada para testar, hoje chegou as últimas peças, então semana que vem devo botar tudo em produção em um prédio.
Peguei o ER7206, OC200, SG2428P, 5 SG105PE e 17 EAP610.
O ER7206 liguei somente para testar o ODI, não tenho experiencia com nada Omada.

Mas até onde sei, é bem mais parrudo que o ER605 V2.
Você usa em casa? VPN?
Acredito que a maior diferença entre eles vai ficar na performance VPN mesmo.
Eu utilizo em casa, tenho um ER605 v2, OC200, SG3210, SG2210P e EAP225 v3 (todos gerenciáveis através do omada). Criei algumas VLAN separando por tipos de "uso" da rede (dispositivos inteligentes, rede cabeada, rede wifi, etc...). Pra comportar a estrutura que tenho aqui em casa eu tenho dois links de internet, um da VIVO 500mb e outra da OI de 400mb porém o ER605 v2 não soma os dois link no full, na verdade ele soma o upload que da mais ou menos 480mb porém o download ele não chega a 900mb, chega apenas a 580mb, 600mb. Sei que a finalidade do Load and balance não é somar os links mas vi muitos vídeos onde isso ocorre na versão do equipamento que possuo.
A respeito do VPN eu utilizo sim e funciona 100%, uso o open VPN pra acessar os arquivos do meu servidor.
 
Pessoal, to com um problema aqui na v-sol muito estranho, não sei se alguém já pegou algo parecido:

Recentemente atualizei a ONU v-sol pra v1.1.7 pra corrigir aquele problema de quando ocorre um reboot/restart, ela perde as configs da antiga ONU. Beleza... V-Sol foi atualizada, funcionando sem problemas... Hoje pela manhã notei que minha rede tava estranha, chegando 50% só da velocidade contratada, até achei que fosse problema na rede da Claro, mas não, com isso apenas reiniciei meu roteador e quando ele voltou, as portas ethernet da V-Sol pararam de funcionar. Esse problema tbm ocorreu na hora de atualizar pra 1.1.7, mas resetei a ONU de fábrica e a rede voltou sem problemas após a reconfiguração.

Porém hoje isso se repetiu e não voltou mais, e mesmo resetando para as configs de fábrica as portas Ethernet da V-Sol não funcionam. No sistema web da ONU, tudo ta normal, ONU State em O5, LOID Status em Initial Status, e WAN Status em UP. Repassei pelas etapas umas 3x e a configuração fica como esperado, mas as portas pararam de vez. Eu notei que isso ocorreu após a atualização e sempre que reinicio meu roteador ou tiro o cabo de rede dele, as portas perdem conexão.

Alguém passou por isso e conseguiu solução? To quase desistindo da compra e devolvendo :(
Você testou conectar seu PC diretamente na VSOL para ver se o problema não é o seu roteador? A minha segue funcionando sem problemas na rede da Claro porém com a firmware 1.1.6 e não perde configuração, com exceção daquela configuração de controle de fluxo no porta 2.5Gb que tem que refazer quando a ONU é reiniciada.
 
Você testou conectar seu PC diretamente na VSOL para ver se o problema não é o seu roteador? A minha segue funcionando sem problemas na rede da Claro porém com a firmware 1.1.6 e não perde configuração, com exceção daquela configuração de controle de fluxo no porta 2.5Gb que tem que refazer quando a ONU é reiniciada.
sim, fiz esse teste e mesmo assim não funciona. A única coisa que eu conseguia era entrar no sistema web da V-Sol e só, tanto pela porta de 2.5Gbps quanto na de 1Gbps.

Sabe me dizer se é simples eu fazer um downgrade pra v1.1.6? Só baixar a build e instalar ou será q da ruim? Se não to pensando em fazer minha última tentativa mas com o firmware 1.1.6.
 
sim, fiz esse teste e mesmo assim não funciona. A única coisa que eu conseguia era entrar no sistema web da V-Sol e só, tanto pela porta de 2.5Gbps quanto na de 1Gbps.

Sabe me dizer se é simples eu fazer um downgrade pra v1.1.6? Só baixar a build e instalar ou será q da ruim? Se não to pensando em fazer minha última tentativa mas com o firmware 1.1.6.
É só dar um reset de fábrica nela (recomendado) e depois subir a novo firmware. Mas se você está conseguindo acessar as interfaces web da VSOL pela porta de 1Gb e pela porta de 2.5Gb, então ambas as portas estão operacionais. Experimente antes de atualizar o firmware, desativar o DHCP da VSOL para ver se ele não está interferindo na obtenção do endereço IP da WAN pelo seu roteador.
Quando se configura a VSOL em modo bridge, o DHCP da LAN não é desativado de forma automática. Tem que fazer isso de forma manual.
 
É só dar um reset de fábrica nela (recomendado) e depois subir a novo firmware. Mas se você está conseguindo acessar as interfaces web da VSOL pela porta de 1Gb e pela porta de 2.5Gb, então ambas as portas estão operacionais. Experimente antes de atualizar o firmware, desativar o DHCP da VSOL para ver se ele não está interferindo na obtenção do endereço IP da WAN pelo seu roteador.
Quando se configura a VSOL em modo bridge, o DHCP da LAN não é desativado de forma automática. Tem que fazer isso de forma manual.
Beleza Fabiano, farei esses testes! Eu inclusive imaginei q pudesse ser algo relacionado a conflito de IP ou algo do tipo, pq foi bem estranho esse comportamento, mas farei esses últimos testes pra ver se ajuda. Obrigado!
 
Não sei compilar coisas no MAC ...
Aqui tem um código do ethtool com patches para MAC.

Parece ser antigo. Quando der vou tentar compilar, mas minha expectativa q funcione é baixa (mudanças no kernel, processador ARM Apple,...).

EDITADO: compilou OK, vou ver se funciona hj de noite...
 
Última edição:
É só dar um reset de fábrica nela (recomendado) e depois subir a novo firmware. Mas se você está conseguindo acessar as interfaces web da VSOL pela porta de 1Gb e pela porta de 2.5Gb, então ambas as portas estão operacionais. Experimente antes de atualizar o firmware, desativar o DHCP da VSOL para ver se ele não está interferindo na obtenção do endereço IP da WAN pelo seu roteador.
Quando se configura a VSOL em modo bridge, o DHCP da LAN não é desativado de forma automática. Tem que fazer isso de forma manual.
Deu certo! Mas acredito que foi mais mesmo pela versão, até dei um reboot pra garantir e ela voltou ao normal. Por desencargo, tbm já desativei o DHCP da LAN, vai que...

Agora só não to conseguindo rodar o comando pra remover a limitação da velocidade no upload, problema é pra conectar via telnet, fica eternamente "conectando" até dar erro:

Trying 192.168.1.1... telnet: Unable to connect to remote host: Connection timed out
 
Deu certo! Mas acredito que foi mais mesmo pela versão, até dei um reboot pra garantir e ela voltou ao normal. Por desencargo, tbm já desativei o DHCP da LAN, vai que...

Agora só não to conseguindo rodar o comando pra remover a limitação da velocidade no upload, problema é pra conectar via telnet, fica eternamente "conectando" até dar erro:

Trying 192.168.1.1... telnet: Unable to connect to remote host: Connection timed out
Você precisa definir uma ponte no range do IPs da VSOL (que deve ser diferente do range de IPs da sua rede) para conseguir acesso a VSOL.
Aqui no pfSense eu fiz assim:

2023-10-20-17-56-36-router-home-System-Routing-Gateways-Edit-Mozilla-Firefox.png


2023-10-20-17-55-37-router-home-Interfaces-Bridges-Edit-Mozilla-Firefox.png


2023-10-20-17-55-54-router-home-Interfaces-MODEM-bridge0-Mozilla-Firefox.png

E precisei criar uma regra no firewall para não bloquear o acesso a VSOL também.
 
Você precisa definir uma ponte no range do IPs da VSOL (que deve ser diferente do range de IPs da sua rede) para conseguir acesso a VSOL.
Aqui no pfSense eu fiz assim:

2023-10-20-17-56-36-router-home-System-Routing-Gateways-Edit-Mozilla-Firefox.png


2023-10-20-17-55-37-router-home-Interfaces-Bridges-Edit-Mozilla-Firefox.png


2023-10-20-17-55-54-router-home-Interfaces-MODEM-bridge0-Mozilla-Firefox.png
Boa, valeu! Foi falha minha, eu pulei a parte de desabilitar o ACL, mas eu pulei essa etapa pq quando eu desabilitava o ACL, eu deixava de acessar o menu web da V-Sol, não consegui entender o pq, por isso acabei deixando pra trás, mas depois q desabilitei eu consegui acessar via telnet. De qualquer forma obrigado! Agora preciso entender o pq desabilitando o ACL eu não consigo acessar o sistema web através do 192.168.1.1, talvez fazer o mesmo que vc fez via pfSense?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo