[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Minha Oi Fibra (Vtal obviamente) parou de funcionar no SFP ODI.
O SFP estava travando e quando conseguia acessar via na pagina web que tava o uso de CPU a 100%.
Então eu presumi que deveria ter atualizado o firmware do equipamento Nokia original.
Pluguei novamente o equipamento original e em poucos minutos ele atualizou para uma nova versão.
Então apenas copiei o numero do versão nova e coloquei na configuração do ODI. Dessa forma voltou a funcionar normalmente mas de resto nada mudou.
Se acontecer com alguém, fiquem cientes.

Isso aconteceu antes com outras pessoas, provavelmente a OLT fica bombardeando a ONT para atualizar o firmware.
 
Pessoal que usa a FLIX, vai subir pra 2GB?

1gb.png
2gb.png
 
Dá uma olhada aqui:
Eu segui o 'passo a passo' e tudo funcionou OK.

Eu usei o TP-LINK XZ000-G7, e fiz funcionar na VIVO (Vivo 1) - Discando PPPoE, e na TIMLIVE (rede própria) discando tbm PPPoE
A diferença, no link da Vivo vc tem q colocar o GPON SN (no XZ000-G7 você pode colocar em ASCII+HEX, ou seja não precisa converter nada), e o SLID vai no campo senha (ASCII), VLAN aqui é 10.
Na TIMLIVE só precisa do GPON SN (novamente no XZ000-G7 não há a necessidade de converter nada, só selecionar ASCII+HEX) e no campo senha, deixa em branco e VLAN 100.
@KILLME não se se interessa colocar na tabela da primeira página, mas sucesso tanto na VIVO1 quanto na TIMLIVE (Própria) o uso do XZ000-G7.

Considerando o consumo, acredito que em 9~10 meses paga o equipamento pela economia de energia.

Como você conseguiu fazer funcionar a VIVO no TP-LINK XZ000-G7 pra mim não aprece a opção de varredura de vLAN e acho que por isso não consegui fazer funcionar aqui a vLAN é 10
 
SUCESSO!
ONT NOKIA G-1425G-A DA LIGUE TROCADA POR SUCESSO PARA INTELBRAS R1
Realizei os procedimentos:

- Acessei a ONU pelo TELNET (192.168.1.1 PORTA 23) usuário admin/intelbras

- Colei os comandos que o amigo @pirate32 utilizou (muito obrigado!!) conforme minha ONT

Código:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLxxxxxxxx (S/N ATRÁS DO MODEM)
flash set GPON_SN ALCLxxxxxxxx (S/N ATRÁS DO MODEM)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Hxxxxx
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Hxxxxx
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE77771ACAA
flash set OUI (6 primeiros digitos do MAC)
flash set HW_SERIAL_NO (12 digitos do MAC)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 digitos do MAC)
flash set OMCC_VER 128
reboot

- Após isso a ONU reiniciou e acessei ela novamente, nisto fui para a aba configuração e setei em Bridge com VLAN 200 que é padrão da LIGUE e mapeamento para a LAN1

Screenshot-5.png



- Após isso, conectei a fibra que sai do PTO no patch fibra SC-APC e BINGO! Subiu O5 !

Screenshot-4.png



Agora o desafio era fazer a autenticação PPPoE que a ligue usa.

Nisto, realizei o decrypt do arquivo config.cfg gerado pelo modem e consegui achar usuário e senha do PPPoE da Ligue, que é "LIGUE" e a senha é muito grande (não sei se é uma senha padrão que nem a vivo hahaha)

Então conectei no Mikrotik para realizar a autenticação e BINGO! Conectado com sucesso!

image.png




Funcionando 100% com o plano contratado de 700/300

a2124c34-1d8d-41bf-8632-2213c8dfd427.png



Fotos da ONU:


image.png



image.png


Esta instalação não é minha, é de um amigo. Ajudei ele remotamente.
Em breve nos meus sistemas, serão tudo ONUs de 2.5Gbe



AGRADECIMENTO ESPECIAL PARA @pirate32, @KILLME, @lamorim , @FelipeSS , e para @GuilhermeReis
Olá, estou precisando do pppoe da ligue, como vc encontrou, qual programa vc uso no decrypt? ou melhor se vc pode disponibilizar a autenticação pppoe ficaria muito grato.
 
Consegui!!!!!!!!


AGORA 100%,
Realmente eram 3 detalhes

Detalhe 1
Firmware Customizado
agora estou usando o 1.9.W baixado do https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh


Detalhe 2
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
Pela WEB não pega o 2, Só pelo Telnet

Detalhe 3
Eu estava colocando CWMP Product Class errado, coloquei G-2425G-A e o Correto era G-1425G-A.

Descobri tudo isso montando as imagens que iria colocar aqui no Forum.

Agradeço de Coração galera....
Finalmente vou conseguir usar o PFSense agora, no servidor proxmox com piHole.... não aguento propaganda.

Abraço, e Good Vibes


Oi amigo,
Acabou de chegar a minha V2802TH
Poderia passar o Passo a Passo que fez funcionar na Tim Vtal, Sou de CWB, acredito que nao seja muito diferente

Obg desde ja!
 
Ok, Consegui trocar o Fast 5670 (v1 acredito eu) pela VSOL V2802TH (TIM/VTAL - CURITIBA)

Segui os passos do https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh#oi_fibravtal com o custom FW
A parte do NOKIA mudando alguns valores para o Sagemcom
  • Setup > GPON Settings
    • OMCI OLT Mode: Customized OLT Mode
  • Setup > OMCI Information
    • OMCI Vendor ID: SMBS
    • OMCI software version 1: SGFA[12345678]
    • OMCI software version 2: SGFA[12345678]
    • Traffic Managament option: 2
    • OMCC version: 0x86
    • CWMP Product Class: F@st 5670
    • HW version: 1.00

Depois via Telnet:

Código:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD SMBS00[1234]
flash set GPON_SN SMBS00[123456]


flash set PON_VENDOR_ID SMBS
flash set OMCI_SW_VER1 SGFA[12345678]
flash set OMCI_SW_VER2 SGFA[12345678]


flash set GPON_ONU_MODEL "F@st 5670"
flash set HW_HWVER 1.00
flash set OUI E4C[XXX]
flash set HW_SERIAL_NO N72[XXXXXXXXXXXX]
flash set ELAN_MAC_ADDR E4C[123456789]


cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart

!!! TROQUE OS VALORES [X...X] PELOS VALORES DO SEU MODEM !!!

Consegui apenas configurar em modo Router, quando coloco em modo bridge, nao recebo nenhum ip, alguem poderia ajudar com isso?

EDIT:
Vou tentar depois com esse FW, que parece resolver o problema do Bridge, volto em breve com atualização

Código:
1.9.V
Aplica os seguintes comandos sempre ao iniciar:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x15
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Supostamente altera as operações de encaminhamento das VLANs para uso da VLAN de dados em algumas regiões com OLT Alcatel-Lucent/Nokia da Oi/V.tal. Não testado no lab, apenas pela comunidade.

Baseada no release custom V1.9.4


V2802RH_V1.9.V.img
 
Última edição:
Sou leigo no assunto, me interessei a pouco tempo neste assunto, no caso o usuário é LIGUE e o password está na linha 108? (S23l7nZm47XyMGs6y6oJpN9CR4nbfIZHJ4VRwp7HcdV6o2YvUmeNYFlz08Otwz78)
 
Nem com o FW 1.9.V consegui fazer o bridge..
Alguem pode dar um help?

via IPoE funciona, Brdige nao
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

CONSEGUI

Porem, mesmo com o 1.9.V
Só funciona depois que digito

omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x00
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Nao sei se é pq precisa de um delay, ou se é por conta do 0x00 ao inves do 0x15 (que tem no FW)
Alguem consegue confirmar por favor?
 
Última edição:
Não consegui subir a z000-g3 aqui, mesmo achando a vlan "verdadeira".
Tenho o slid, e a vlan verdadeira e a senha gpon de 16 caracteres. A pergunta é... O que é feito para subir na OLT? Seria o mac da hgu?
 
Fala Daniel, tudo certo ?

Consegui fazer funcionar por aqui ( Vivo 2, Brasília, XZ000-G7 [v1] ), em substituição ao ASKEY RTF8115VW. Utilizo um Deco X50 como router e autenticação PPPoE.

Basicamente, atualizei o dispositivo para última versão disponível no site do fabricante ( XZ000-G7(BR)_V1_Build 230818), atentar para a versão de hardware do seu gpon, no caso v1 aqui.

GPON SN - inseri o número gpon sn que está escrito atrás do modem da vivo.
Tipo de SN - ASCII+HEX
Senha GPON - inseri o SLID ( 10 números 9 - 9999999999)
Tipo de PW - ASCII
Modo OLT - Normal
Modo VLAN Tag
600
Prioridade 0

DHCP do GPON deve estar desativado. IP do GPON - 192.168.1.1 / IP do Deco : 192.168.68.1

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Olá Meister, tudo bem?

Fiquei feliz quando li seu relato de que conseguiu a conexão da ONU xz000-g7 na fibra da Vivo, em conjunto com um Deco T-plink.
Essa é exatamente a configuração que estou tentando fazer e não consigo.
Nem tentei instalar o roteador Deco ainda, pois sequer consegui fazer a ONU funcionar. Ou seja, não consegui obter internet no computador através do cabo RJ 45.
Fiz exatamente como vc falou e aparentemente estaria tudo certo, pois o registro está feito e em operação (05).
Porém, apesar do cabo de rede estar corretamente ligado uma ponta na ONU e a outra no PC, este não conecta na internet.
No status de Ethernet, consta: "Conectividade IPv4: Sem acesso a Internet".
Minha configuração do protocolo TPC/IPv4 no PC é a seguinte:

Endereço IP: 192.168.1.2
Máscara de Sub-Rede: 255.255.255.0
DNS Preferencial: 1.1.1.1
DNS Alternativo: 1.0.0.1

Isso está correto?
Seria necessário mais alguma configuração para fazer funcionar a rede via cabo? Por exemplo, li algo sobre ser necessário alguns ajustes no firewall, mas não sei se isso procede...
Por favor me ajuda! Quero e preciso abandonar de vez o modem da Vivo.
Muitíssimo obrigado!
 
Olá Meister, tudo bem?

Fiquei feliz quando li seu relato de que conseguiu a conexão da ONU xz000-g7 na fibra da Vivo, em conjunto com um Deco T-plink.
Essa é exatamente a configuração que estou tentando fazer e não consigo.
Nem tentei instalar o roteador Deco ainda, pois sequer consegui fazer a ONU funcionar. Ou seja, não consegui obter internet no computador através do cabo RJ 45.
Fiz exatamente como vc falou e aparentemente estaria tudo certo, pois o registro está feito e em operação (05).
Porém, apesar do cabo de rede estar corretamente ligado uma ponta na ONU e a outra no PC, este não conecta na internet.
No status de Ethernet, consta: "Conectividade IPv4: Sem acesso a Internet".
Minha configuração do protocolo TPC/IPv4 no PC é a seguinte:

Endereço IP: 192.168.1.2
Máscara de Sub-Rede: 255.255.255.0
DNS Preferencial: 1.1.1.1
DNS Alternativo: 1.0.0.1

Isso está correto?
Seria necessário mais alguma configuração para fazer funcionar a rede via cabo? Por exemplo, li algo sobre ser necessário alguns ajustes no firewall, mas não sei se isso procede...
Por favor me ajuda! Quero e preciso abandonar de vez o modem da Vivo.
Muitíssimo obrigado!
Tô no mesmo barco que você, porém, com uma xz000-g3.

Ele falou ali pra tentar desabilitar o dhcp, mas ai, não sei se o pppoe do computador vai conseguir discar sem bate cabeça com alguma coisa no caminho.
No serial gpon, ele usou caracteres ascii +hexadecimais, como está na parte de trás da hgu, sem converter tudo pra hexadecimal.
Pelo que deu a entender, ele deixou a g7 só pra pegar a vlan e o sinal, a discagem fica dentro do deco.
Na xz000-g3, só da a opção de gpon s/n, slid e modo de vlan.
Seria o mesmo ai?
 
Tô no mesmo barco que você, porém, com uma xz000-g3.

Ele falou ali pra tentar desabilitar o dhcp, mas ai, não sei se o pppoe do computador vai conseguir discar sem bate cabeça com alguma coisa no caminho.
No serial gpon, ele usou caracteres ascii +hexadecimais, como está na parte de trás da hgu, sem converter tudo pra hexadecimal.
Pelo que deu a entender, ele deixou a g7 só pra pegar a vlan e o sinal, a discagem fica dentro do deco.
Na xz000-g3, só da a opção de gpon s/n, slid e modo de vlan.
Seria o mesmo ai?
Olá Tux, blz?
Confesso q pouco entendo do assunto, mas vi vários usuários na nossa mesma situação orientando que o dhcp deve mesmo ficar desabilitado no g7 ou g3, até mesmo para evitar conflito, já que será um roteador (no caso o deco), quem fará a discagem/autenticação por pppoe ou mesmo por dhcp.
No entanto, e pensando melhor, como eu quero inicialmente apenas obter internet pelo cabo do g3 e usando só ele, vou tentar a conexão habilitando o dhcp... Isso me parece fazer algum sentido, mas também pode ser uma grande bobagem, pois como disse, sou leigo.
Só vou me preocupar com o pppoe na hora de instalar o roteador, até porque nenhuma configuração do g7 fala em pppoe.
Ainda, o g7, de fato, permite que o seria do gponl seja colocado sem converter p hexadecimal, bastando setar essa opção.
No g7 as telas de configuração tem outra aparência, mas as opções que importam, na minha humilde opinião, são basicamente as mesmas do g3.
 
Fiz exatamente como vc falou e aparentemente estaria tudo certo, pois o registro está feito e em operação (05).
Talvez a VLAN esteja errada. Você é de qual região? Telesp (Vivo 1) ou GVT (Vivo 2)?

Se for da GVT, a VLAN é 600. Se for Telesp, a VLAN é 10. Porém em algumas regiões a Vivo usa Q-in-Q, e o número da VLAN muda de acordo com a instalação.
 
Última edição:
Talvez a VLAN esteja errada. Você é de qual região? Telesp (Vivo 1) ou GVT (Vivo 2)?

Se for da GVT, a VLAN é 600. Se for Telesp, a VLAN é 10. Porém em algumas regiões a Vivo usa Q-in-Q, e o número da VLAN muda de acordo com a instalação.
Olá. Estou em Florianópolis e sei q aqui é Vivo 2 (vi nas configurações do modem da Vivo). Usei vlan 600 e prioridade 0, conforme indicado em algumas postagens neste fórum.
 
SUCESSO!
ONT NOKIA G-1425G-A DA LIGUE TROCADA POR SUCESSO PARA INTELBRAS R1
Realizei os procedimentos:

- Acessei a ONU pelo TELNET (192.168.1.1 PORTA 23) usuário admin/intelbras

- Colei os comandos que o amigo @pirate32 utilizou (muito obrigado!!) conforme minha ONT

Código:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLxxxxxxxx (S/N ATRÁS DO MODEM)
flash set GPON_SN ALCLxxxxxxxx (S/N ATRÁS DO MODEM)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Hxxxxx
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Hxxxxx
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE77771ACAA
flash set OUI (6 primeiros digitos do MAC)
flash set HW_SERIAL_NO (12 digitos do MAC)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 digitos do MAC)
flash set OMCC_VER 128
reboot

- Após isso a ONU reiniciou e acessei ela novamente, nisto fui para a aba configuração e setei em Bridge com VLAN 200 que é padrão da LIGUE e mapeamento para a LAN1

Screenshot-5.png



- Após isso, conectei a fibra que sai do PTO no patch fibra SC-APC e BINGO! Subiu O5 !

Screenshot-4.png



Agora o desafio era fazer a autenticação PPPoE que a ligue usa.

Nisto, realizei o decrypt do arquivo config.cfg gerado pelo modem e consegui achar usuário e senha do PPPoE da Ligue, que é "LIGUE" e a senha é muito grande (não sei se é uma senha padrão que nem a vivo hahaha)

Então conectei no Mikrotik para realizar a autenticação e BINGO! Conectado com sucesso!

image.png




Funcionando 100% com o plano contratado de 700/300

a2124c34-1d8d-41bf-8632-2213c8dfd427.png



Fotos da ONU:


image.png



image.png


Esta instalação não é minha, é de um amigo. Ajudei ele remotamente.
Em breve nos meus sistemas, serão tudo ONUs de 2.5Gbe



AGRADECIMENTO ESPECIAL PARA @pirate32, @KILLME, @lamorim , @FelipeSS , e para @GuilhermeReis
No meu caso resta encontra a senha pppoe para autenticação, se alguém puder ajudar agradeço.
 
Olá Meister, tudo bem?

Fiquei feliz quando li seu relato de que conseguiu a conexão da ONU xz000-g7 na fibra da Vivo, em conjunto com um Deco T-plink.
Essa é exatamente a configuração que estou tentando fazer e não consigo.
Nem tentei instalar o roteador Deco ainda, pois sequer consegui fazer a ONU funcionar. Ou seja, não consegui obter internet no computador através do cabo RJ 45.
Fiz exatamente como vc falou e aparentemente estaria tudo certo, pois o registro está feito e em operação (05).
Porém, apesar do cabo de rede estar corretamente ligado uma ponta na ONU e a outra no PC, este não conecta na internet.
No status de Ethernet, consta: "Conectividade IPv4: Sem acesso a Internet".
Minha configuração do protocolo TPC/IPv4 no PC é a seguinte:

Endereço IP: 192.168.1.2
Máscara de Sub-Rede: 255.255.255.0
DNS Preferencial: 1.1.1.1
DNS Alternativo: 1.0.0.1

Isso está correto?
Seria necessário mais alguma configuração para fazer funcionar a rede via cabo? Por exemplo, li algo sobre ser necessário alguns ajustes no firewall, mas não sei se isso procede...
Por favor me ajuda! Quero e preciso abandonar de vez o modem da Vivo.
Muitíssimo obrigado!
Opa, tudo jóia ?

Eu segui o tutorial do Tito Tech para configuração de PPoE. Assim, essa é a parte mais fácil. Li que vc é de Florianópolis, talvez alguma configuração seja diferente ( VLAN ? SLID/Password ?).

Segue abaixo que utilizei como referência.



Qlq dúvida pode me perguntar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô no mesmo barco que você, porém, com uma xz000-g3.

Ele falou ali pra tentar desabilitar o dhcp, mas ai, não sei se o pppoe do computador vai conseguir discar sem bate cabeça com alguma coisa no caminho.
No serial gpon, ele usou caracteres ascii +hexadecimais, como está na parte de trás da hgu, sem converter tudo pra hexadecimal.
Pelo que deu a entender, ele deixou a g7 só pra pegar a vlan e o sinal, a discagem fica dentro do deco.
Na xz000-g3, só da a opção de gpon s/n, slid e modo de vlan.
Seria o mesmo ai?
Opa, tudo bem ? Sim, tem que desabilitar o DHCP para não dar um possível conflito com o Deco. O Deco ficará responsável pela discagem e distribuição de IPs dentro da sua rede via DHCP. O G7/G2 ficará em modo bridge.
 
Mais um post de sucesso. Substituí um MitraStar GPT-2741GNAC-N1 na Vivo 1 por um ODI DFP-34X-2C2.

Segui os passos desse post:

Em especial


Também descobri que dando um pon show me (acho que era esse o comando) na Telnet/SSH do MitraStar vai retornar várias informações do modem, inclusive a VLAN vai estar escondida no texto ENORME que o comando retorna – sendo bem mais fácil usar o comando omcicli mib get 84 como de costume.

Para gerar o MAC_KEY, utilizei o comando que está aba Comandos da planilha no primeiro post deste tópico:
Código:
echo -n "hsgq1.9a<MAC_ADDR_UPPERCASE>" | openssl md5

Apenas alterei o comando md5sum para openssl md5 pois no macOS o comando md5sum não existe.

O teste (não houve mudança perceptível):
620852587.png


Editado: erro de digitação nos comandos.
Atualização: consegui subir o VoIP no UDM-Pro seguindo os passos:

1. Rodar o comando omcicli mib get 84 na ODI para descobrir a VLAN do VoIP. Neste post vou chamar essa VLAN de 3030;
2. Com posse do número da VLAN do VoIP, criar uma “VLAN-only” no UDM-Pro de mesmo número. Neste exemplo, 3030;
3. Rodar os seguintes comandos na SSH do UDM-Pro, onde eth9 é o nome da interface SFP WAN (por padrão a porta 10) e 3030 é o número da VLAN VoIP:
Código:
ip link add link eth9 name eth9.3030 type vlan id 3030
ip link set dev eth9.3030 master br3030
ip link set dev eth9.3030 up
4. Escolher uma das portas do switch do UDM-Pro para passar a VLAN 3030 como nativa. No meu caso escolhi a porta 8 (eth7).

Isso já deve ser suficiente para conectar um aparelho de telefone IP na porta escolhida no passo 4 e seguir com a configuração do SIP da Vivo no aparelho.

Os comandos no passo 3 não são persistentes, sendo necessário rodar um script como este para manter as alterações:

Edit: importante mencionar que a ODI já estava configurada no modo de VLAN auto (transparent).
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo