• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Questão de desempenho será que a VSol aguenta o tranco?
Cara eu tenho um infra aki e bato velocidade max de download hoje e minha internet é de 600 mb mas vou pegar de 1gb com a vsol na porta 2.5 e o resto da infra tambem a 2.5 gb condigo bater tranquilo os 1 gb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal o novo firmware do odi agora traz umas melhorias pra quem quer usar a 2.5GB
 
Última edição:
Você gerou o mackey através do comando via telnet na ODI? se o mackey nao estiver correto ele não retorna as Vlans...

Sim, gerei tanto no telnet quanto no mac pra confirmar, 100% certo mesmo assim não funcionou, a VSOL que comprei ainda não chegou, o triple oxygen fez um firmware pra ela só pra quem tem huawei de OLT pois teria que mudar alguns parametros que não aparecem no ODI, dá uma olhadinha em algumas respostas que mandaram aqui, acredito que seja o meu caso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, gerei tanto no telnet quanto no mac pra confirmar, 100% certo mesmo assim não funcionou, a VSOL que comprei ainda não chegou, o triple oxygen fez um firmware pra ela só pra quem tem huawei de OLT pois teria que mudar alguns parametros que não aparecem no ODI, dá uma olhadinha em algumas respostas que mandaram aqui, acredito que seja o meu caso.

O meu caso deve ser igual deste rapaz:

"

1.9.4​

  • Habilita MIBs/MEs proprietários da Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.

"


 
Cara eu tenho um infra aki e bato velocidade max de download hoje e minha internet é de 600 mb mas vou pegar de 1gb com a vsol na porta 2.5 e o resto da infra tambem a 2.5 gb condigo bater tranquilo os 1 gb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal o novo firmware do odi agora traz umas melhorias pra quem quer usar a 2.5GB

Será que consigo usar a ODI em 2.5 GB nesse switch?


Vi em alguns reviews que vai depender tanto da ODI, como do Switch, pois em alguns casos, ou negocia somente a 1GB ou a 10 GB.
 
Cara eu tenho um infra aki e bato velocidade max de download hoje e minha internet é de 600 mb mas vou pegar de 1gb com a vsol na porta 2.5 e o resto da infra tambem a 2.5 gb condigo bater tranquilo os 1 gb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal o novo firmware do odi agora traz umas melhorias pra quem quer usar a 2.5GB
Vc usa em modo router? Aqui o problema e que os equipamentos aceitam 2.5gb mas meu roteador só tem entra de 2.5gb e não saída por isso queria colocar um switch, tenho fibra de 750mb claro bate 1.3gb com 1gb eu estava batendo 1.5gb..
 
Vou compartilhar aqui meu case de sucesso na Vivo Fibra com uma Mikrotik e o modulo SFP da ODI DFP-34G-2C2, compartilhei esse sucesso no topico dedicado da Banda Larga VIVO e queria compartilhar aqui também pra quem tá em duvida de como fazer esse setup rodar!

Obs.: Tentei antes com uma VSOL V2802H mas sem sucesso (ainda consegui brickar a VSOL trocando o MAC)

Lembre-se de comprar um conversor de APC pra UPC (especialmente em regiões com sinal mais baixo) por que o conector padrão do modulo SFP não é o mesmo da fibra, apesar de servir e até funcionar... eu comprei no Mercado Livre um cabo APC pra UPC por 15 reais e desmontei a RTF7000 usando o acoplador/extensor pra unir transformar o APC em UPC
sRRzmJ6.jpeg

Meu plano: Vivo Fibra - 700/350 megas (R$ 149,90)

qv8WN4C.jpeg


Sempre tive a curiosidade se dava pra passar de 1 gb/s no pico que acontece aqui na região de SP (não encontrei informação sobre isso aqui no forum e já morei na região metropolitana de Belo Horizonte e também tinha Vivo, mas já percebi que em todos os estados fora de SP, entregam a banda contratada com o valor exato e em SP existe um pico de 2~4s de 1 gb), e enfim veio a resposta...

NÃO :bem:

Mas... consegui uma velocidade de pico de 970 megas (ou 1.0 gbps exatamente de acordo com o gerenciador de tarefas)
2xfZ701.png

Segue um Speedtest completo com o setup acima, lembrando que a placa de rede do computador é 2.5 GB/s da propia Z790 da MSI
234cnpJ.gif

Por algum motivo, eu só conseguia o codigo O3 copiando as informações do modem da Mitrastar GPT-2742GX4X5 e só consegui obter o codigo O5 pra autenticar depois de pegar o meu Askey RTF7000 da estante, autenticar ele na rede e depois clonar as informações de hardware e etc... (Descobri também que a VLAN certa não era a 10 depois de rodar o omcicli), além disso o GPON SN ficou com o valor EDCR12345678 e o SLID no PLOAM Password, vou deixar aqui um print da configuração direto no painel web da ODI com as informações que tirei do meu Askey RTF7000 pra fazer subir!

FyjDGcg.png

Todo o processo foi dificil, mas consegui habilitar sem nenhum problema o modulo SFP em 2.5G na Mikrotik e pra acessar a Web do ODI apenas declarei o IP 192.168.1.2/24 no Address da Mikrotik deixando ele acessivel pelo meu PC :)

0mCZQjv.png

Qualquer dúvida a mais posso tentar ajudar, espero que alguem fique motivado com esse sucesso... gastei mais ou menos 2 mil reais no setup inteiro (roteador, mikrotik e o modulo sfp da odi)
Como vc conseguiu habilitar sem nenhum problema o modulo SFP em 2.5G no Mikrotik?
 
Como vc conseguiu habilitar sem nenhum problema o modulo SFP em 2.5G no Mikrotik?
Eu testei esse módulo em dois switches Mikrotik. Precisou fixar a velocidade da porta SFP+ em 2.5Gb/s. Em automático não funcionou na época.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mais uma história de sucesso da Vsol V2802RH.
Como o provedor local que eu estou usando não libera o acesso a página web do roteador, eu tive que reseta-lo pra copiar as informações necessárias.

Roteador do Provedor: Huawei HG8245H.
Substituido por: Vsol V2802RH.
Provedor: Certto Telecom (AS28130).
E segue a foto do queridinho ONU status O5. :omfg:
NwsbCx3.png

Agora só faltar dar um jeito nesse ninho de cabo. (Não se preocupem, a saída do dissipador não está mirada para ONU.)
v58dRJa.jpg

qyPNTvS.jpg
Poderia me dar um help de ajuda na certto? Estou com um EG8245W5-6T, quais informações eles usam pra login? estou com 3 ONTs: tp link xz000-g3, UFiber Loco e um Dlink dpn-101g.
 
Primeiro, desculpe qualquer colocação errônea, pois sou novo aqui no Fórum e é minha primeira surfada nessa onda de sair do HGU da Vivo, sou de Suzano - SP, tenho o HGU padrão Vivo do modelo Mitrastar GPT-2741GNAC-N1, gostaria de substituir ele por um GPON Tp-Link XZ000-G7 com o firmware atualizado na versão XZ000-G7(BR)_V1_Build 230818, pois bem, parece que a Vivo bloqueia esse aparelho por motivos dispersos ou talvez por balanceamento de rede deles, mas já fiz de tudo (SLID, VLAN, etc...) e mesmo assim o PPPoE no meu Roteador (Archer C5 v4) não conecta. Ouvi dizer que talvez funcione clonando um "Mac key" mas nem tenho idéia disso pro modelo que adquiri do GPON.

Config Mitrastar

Avançadas Mitrastar

Se alguém puder me avisar se isso já ficou ultrapassado ou se dá pra fazer algo com esse equipamento me deêm uma idéia...
 
Poderia me dar um help de ajuda na certto? Estou com um EG8245W5-6T, quais informações eles usam pra login?
Tive que resetar o roteador para conseguir acesso.
Se você já tem o login PPPoE isso não vai ser um problema.
PS; a VLAN da internet é a 1480.
 
Tive que resetar o roteador para conseguir acesso.
Se você já tem o login PPPoE isso não vai ser um problema.
PS; a VLAN da internet é a 1480.
PPPoE peguei do arquivo XML de configuração, mas por exemplo LOID, PLOAM esse tipo de coisa eu sei não quais informações e quando usar. Poderia postar sua config ocultando os dados sensíveis?
 
Troquei o modem da Tim e coloquei essa a ONU Híbrida na Rede Tim , Fácil configurar Sou de São Paulo Capital

DESCRIÇÃO:
A FD600-511G-HZ670 da C-Data é uma ONU híbrida XPON de alta performance que suporta três modos: GPON/EPON/P2P, seguindo os padrões normativos ITU-T G.984 e G983. Possui uma porta Gigabit Ethernet e uma porta óptica. É ideal para aplicações FTTH, oferece alto desempenho e garante uma excelente experiência com serviços de internet e mídia. Possui compatibilidade com OLTs das marcas Huawei/ZTE/FiberHome/Alcatel-Lucen, desde que as mesmas estejam desbloqueadas e o cliente assuma a responsabilidade pelo uso dessa forma.


APLICAÇÕES
Instalação em clientes de provedores de internet com tecnologia FTTx.



CARACTERÍSTICAS:
1 porta Gigabit Ethernet.
1 porta PON.
Design mini de fácil instalação.
Solução integrada, capaz de entregar serviços de dados e vídeo.
Opera em modo Bridge/Router.


Dimensões: 78 x78 x 25mm (H × W × D)
Peso: 100 g

Portas: 1x Porta+ xPON+Padrão FSAN G.984.2+Classe B+

Fonte: DC 12V

Alimentação: 100~240V, 50~60Hz
Consumo máximo: 3W
Indicadores: Interface OMC / Compatível com o padrão, conforme definido pelo ITU-T G.984.4 / Suporte à gestão WEB
Temperatura de armazenamento: -40ºC até 85ºC
Umi
D_NQ_NP_733592-MLB71450831061_092023-O.webp
dade de operação: 10% até 90%
 
PPPoE peguei do arquivo XML de configuração, mas por exemplo LOID, PLOAM esse tipo de coisa eu sei não quais informações e quando usar. Poderia postar sua config ocultando os dados sensíveis?
Captura-de-tela-2024-04-20-143748.png

Captura-de-tela-2024-04-20-143738.png

GPONSN = Seu serial GPON.
Recomendo você utilizar a ONU D-Link, pois só conseguir pegar O5 depois de clonar todas as informações OMCI.
 
Cara eu tenho um infra aki e bato velocidade max de download hoje e minha internet é de 600 mb mas vou pegar de 1gb com a vsol na porta 2.5 e o resto da infra tambem a 2.5 gb condigo bater tranquilo os 1 gb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal o novo firmware do odi agora traz umas melhorias pra quem quer usar a 2.5GB
Boa tarde... legal ter atualizacao para o ODI. Sabe onde baixar a atualização para aplicar ?
Obrigado
 
Fala Daniel, tudo certo ?

Consegui fazer funcionar por aqui ( Vivo 2, Brasília, XZ000-G7 [v1] ), em substituição ao ASKEY RTF8115VW. Utilizo um Deco X50 como router e autenticação PPPoE.

Basicamente, atualizei o dispositivo para última versão disponível no site do fabricante ( XZ000-G7(BR)_V1_Build 230818), atentar para a versão de hardware do seu gpon, no caso v1 aqui.

GPON SN - inseri o número gpon sn que está escrito atrás do modem da vivo.
Tipo de SN - ASCII+HEX
Senha GPON - inseri o SLID ( 10 números 9 - 9999999999)
Tipo de PW - ASCII
Modo OLT - Normal
Modo VLAN Tag
600
Prioridade 0

DHCP do GPON deve estar desativado. IP do GPON - 192.168.1.1 / IP do Deco : 192.168.68.1

Qualquer dúvida, estou à disposição.


Fiz exatamente o que vc escreveu sem sucesso aqui. O que será que pode ser? Estou a mais de 5h na frente do PC tentando resolver isso sem sucesso. Poderia me dar alguma fica? Obrigado desde já pela atenção.
 
Captura-de-tela-2024-04-20-143748.png

Captura-de-tela-2024-04-20-143738.png

GPONSN = Seu serial GPON.
Recomendo você utilizar a ONU D-Link, pois só conseguir pegar O5 depois de clonar todas as informações OMCI.
configurei tudo aqui mas ainda nao da 05, o problema da onu da Dlink é que ela nao tem opcao pra alterar o serial, ali o onde o seu ta Serial: GPONSN aqui ja vem o serial deles setado e nao achei em lugar algum nas opcoes, parece bem simplesinha. O conector aqui é o verde APC, teria alguma sugestão de ONU pra certto? quero tirar o router deles e colocar onu pequena + router da asus que ta aqui mofando.
 
Faco mas nao cobro nada se for comprar compra vsol ou ODI mas no seu caso VSOL seria melhor
Muito obrigado pela ajuda querido! Eu acho JUSTO pois é um trabalho.. Sem crise. Qual VSOL você me recomenda utilizar para utilizar com o roteador Asusac68u? Me manda seu telefone que falamos! Abração!
 
Alguém pode me indicar o link para comprar um ODI DFP-34X-2C2 se possível APC, com o conversor para Eth (cabo de rede), com tudo configurável?
 
Acabei de comprar um "ONU GPON EPON Hibrida V-Sol 2.5GB + 1 GE V2802RH XPON" e surgiu uma dúvida. Pelo que entendi o modo de recepção da fibra no Vsol é UPC, correto?
Qual conector exatamente eu tenho que comprar? Um APC > UPC, é isso? Se alguém puder me indicar um link eu agradeço! =). Obrigado pela ajuda galera. Realmente aqui é a melhor das fontes da internet =)
 
Opa senhores,
Estou tentando trocar meu ONU da vivo por um SFP ODI. Não sobe o GPON, Fiz várias configs mas nada de funcionar
DFP-34X-2C2
VIVO 2 (antiga GVT) Brasília DF
MitraStar - GPT-2741GNAC-N2-SV

Alguem pode dar um Help?
 
Opa senhores,
Estou tentando trocar meu ONU da vivo por um SFP ODI. Não sobe o GPON, Fiz várias configs mas nada de funcionar
DFP-34X-2C2
VIVO 2 (antiga GVT) Brasília DF
MitraStar - GPT-2741GNAC-N2-SV

Alguem pode dar um Help?
posso te ajudar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acabei de comprar um "ONU GPON EPON Hibrida V-Sol 2.5GB + 1 GE V2802RH XPON" e surgiu uma dúvida. Pelo que entendi o modo de recepção da fibra no Vsol é UPC, correto?
Qual conector exatamente eu tenho que comprar? Um APC > UPC, é isso? Se alguém puder me indicar um link eu agradeço! =). Obrigado pela ajuda galera. Realmente aqui é a melhor das fontes da internet =)
conector upc para apc
pois a vibra geralmente e apc
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém pode me indicar o link para comprar um ODI DFP-34X-2C2 se possível APC, com o conversor para Eth (cabo de rede), com tudo configurável?
ai voce vai precisar de um conversor de media de gbic para ethernet depois odi e depois um adaptador upc para apc
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

configurei tudo aqui mas ainda nao da 05, o problema da onu da Dlink é que ela nao tem opcao pra alterar o serial, ali o onde o seu ta Serial: GPONSN aqui ja vem o serial deles setado e nao achei em lugar algum nas opcoes, parece bem simplesinha. O conector aqui é o verde APC, teria alguma sugestão de ONU pra certto? quero tirar o router deles e colocar onu pequena + router da asus que ta aqui mofando.
cara qual e a sua operadora
 
E quando a provedora se recusa a fornecer usuario e senha do provedor para fazer a configuração, como proceder ?
Ps. eles se recusam a dar acesso ao modem também, não pode fazer nada além de tirar e colocar na tomada.

Router da ISP: Multilaser ZXHN H198A V3.0
Router meu: TP-Link ER605

Usando Conversor de mídia fornecido pela empresa.

Edit: Depois de uma leve ameaça de cancelar o plano, foi passado a solicitação a dois supervisores e foi autorizado a passar o usuario de pppoe mediante assinatura de termo de responsabilidade (🤷‍♂️). Problema resolvido, sem nenhuma briga maior, modem funcionando e bem mais estável que o modem oferecido pela provedora. Próximo passo agora é comprar um conversor de mídia e brigar novamente para eles me passarem o numero do GPON 🤣
 
Última edição:
conector upc para apc
pois a vibra geralmente e apc
Então, esse conector upc para apc achei bem difícil de encontrar em um bom preço!

Aí fui no caminho que vi aqui no forum:
Acoplador APC - APC + cordão UPC > APC

Ficou meio grande e com um pouquinho de perda, mas funcionou ok.
 
Alguem pode ajudar a configurar vsol , minha internet claro fibra , modem instalado technicolor

Converse com este usuário aqui. Ele fez a substituição de um Technicolor pela VSOL:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo