[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Dream Machine SE
Para acessar as interfaces dos módulos/modem pela UDM (ou qualquer outro), é necessário mudar o range de IP dela. Por exemplo, a ODI utiliza o range 192.168.1.0/24, então sua UDM precisa estar em um range diferente, como 192.168.2.0/24. Com isso, basta mudar de PPPoE para IP estático e apontar para o IP do stick. Pronto, agora você vai conseguir acessar a interface da ODI.
 
O ODI Stick funciona a 2.5gb com o Mikrotik RB5009(router os 7.14). Só desativar autonegotiation e selecionar manualmente 2.5Gbps full duplex

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa que descobri pessoal, quando você conecta o módulo num roteador que possui dissipação no cage sfp , o módulo não esquenta quase nada. Antes com o Mikrotik 760igs parecia que o módulo ia pegar fogo

Eu vi a algum tempo atrás no forum aqui, uma mensagem de um rapaz dizendo que era possivel acessar o firmware do ODI no Mikrotik bastando criar uma regra de VLAN pro range de IP dele, sabe me dizer se isso é possivel? vc chegou a testar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para acessar as interfaces dos módulos/modem pela UDM (ou qualquer outro), é necessário mudar o range de IP dela. Por exemplo, a ODI utiliza o range 192.168.1.0/24, então sua UDM precisa estar em um range diferente, como 192.168.2.0/24. Com isso, basta mudar de PPPoE para IP estático e apontar para o IP do stick. Pronto, agora você vai conseguir acessar a interface da ODI.

Era essa mensagem, tentei fazer mas não consegui.
Bem que podia ter um tutorial disso com prints e passo-a-passo kkk
 
A interface da ODI fica na rede sem tag ( untagged ), normalmente usando 192.168.1.1 como ip. A rede de internet, voip e vod usam trafego tagged.
Em outros linnux e no openwrt, basta criar uma interface com srcnat ( ip 192.168.1.x x>1 ) e aceitando forward entre a lan e esta nova in terface.
Eu uso de forma semelhante no bananapi r3.
 
Ola pessoal! Estou precisando de uma ajuda. Estou tentando configurar o VSOL V2802rh com a Oi/Vtal no Rio de Janeiro a partir de uma ONU Nokia G-0425G-C. Ele é muito parecido com o 1425G-A, mas é esse modelo diferente.
Estou com o firmware 1.9.V do tripleoxygen, fiz todas as configuracoes que encontrei aqui no forum, mas nao consigo pegar VLAN de jeito nenhum. Estou com ONU STATUS 05, mas deve ser fake O5.
Setado em Bridge. Seguem alguns prints.

Vi que o Meritiboy e o andre.9912 tiveram alguns problemas e o KILLME estava dando uma ajuda, mas parece que conseguiram com alguns comandos que agora estao automaticos nesse firmware 1.9.V.





 
Pessoal, a autenticação PPoE (principalmente Vivo1) vocês estão fazendo direto na GPON ou estão enviando via bridge e deixando o roteador discar?

Anteriormente estava deixando o roteador discar (configuração PPoE no roteador + secundary WAN Static Ip para acessar a VSOL), mas agora estou enviando o sinal direto para o roteador (configuração WAN > Static IP), deixando a parte do roteador mais simples.

De fato não possui diferença entre as duas? Vantagens e desvantagens? VLAN também já deixo na 10 direto na VSOL.
Pessoal, dando um UP aqui...

Eu fiz com que a VSOL discasse o PPPoE, o que deu um belo ganho de performance no meu roteador Archer C7 veio de guerra (Bufferbloat de D para A, consegui usar toda a banda contratada aqui de 500 megas).

Na interface WAN do Archer usei Static IP.

Entretanto, acabou gerando Double NAT. Alguém tem algum conselho para evitar o Double NAT, mantendo a discagem pela VSOL?
 
Pessoal, dando um UP aqui...

Eu fiz com que a VSOL discasse o PPPoE, o que deu um belo ganho de performance no meu roteador Archer C7 veio de guerra (Bufferbloat de D para A, consegui usar toda a banda contratada aqui de 500 megas).

Na interface WAN do Archer usei Static IP.

Entretanto, acabou gerando Double NAT. Alguém tem algum conselho para evitar o Double NAT, mantendo a discagem pela VSOL?
Desabilita o DHCP no seu roteador e deixa somente o DHCP da VSOL ativo.
 
Eu vi a algum tempo atrás no forum aqui, uma mensagem de um rapaz dizendo que era possivel acessar o firmware do ODI no Mikrotik bastando criar uma regra de VLAN pro range de IP dele, sabe me dizer se isso é possivel? vc chegou a testar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Era essa mensagem, tentei fazer mas não consegui.
Bem que podia ter um tutorial disso com prints e passo-a-passo kkk
No meu caso, eu apenas mudei minha UDM para um intervalo diferente do stick, deixando o 192.168.1.0/24 livre.
Screenshot_2024-06-02_at_23.40.48.png


Nas configurações de WAN, eu aponto para o stick, utilizando as configurações padrão dele:
VLAN ID: Desativado
Endereço IPv4: 192.168.1.254 (Qualquer IP dentro do intervalo dele, 192.168.1.2~192.168.1.254)
Máscara de Sub-rede: 255.255.255.0
IP do Gateway: 192.168.1.1
Screenshot_2024-06-02_at_23.40.22.png


A princípio é isso, funcionará com qualquer um.
 
No meu caso, eu apenas mudei minha UDM para um intervalo diferente do stick, deixando o 192.168.1.0/24 livre.
Screenshot_2024-06-02_at_23.40.48.png


Nas configurações de WAN, eu aponto para o stick, utilizando as configurações padrão dele:
VLAN ID: Desativado
Endereço IPv4: 192.168.1.254 (Qualquer IP dentro do intervalo dele, 192.168.1.2~192.168.1.254)
Máscara de Sub-rede: 255.255.255.0
IP do Gateway: 192.168.1.1
Screenshot_2024-06-02_at_23.40.22.png


A princípio é isso, funcionará com qualquer um.


Funcionou, muito obrigado.
 
Pessoal, dando um UP aqui...

Eu fiz com que a VSOL discasse o PPPoE, o que deu um belo ganho de performance no meu roteador Archer C7 veio de guerra (Bufferbloat de D para A, consegui usar toda a banda contratada aqui de 500 megas).

Na interface WAN do Archer usei Static IP.

Entretanto, acabou gerando Double NAT. Alguém tem algum conselho para evitar o Double NAT, mantendo a discagem pela VSOL?
vc criou a interface separada pra pppoe e vlan ? ou usou a mesma ?
poderia enviar print como fez na onu ?
 
Ola pessoal! Estou precisando de uma ajuda. Estou tentando configurar o VSOL V2802rh com a Oi/Vtal no Rio de Janeiro a partir de uma ONU Nokia G-0425G-C. Ele é muito parecido com o 1425G-A, mas é esse modelo diferente.
Estou com o firmware 1.9.V do tripleoxygen, fiz todas as configuracoes que encontrei aqui no forum, mas nao consigo pegar VLAN de jeito nenhum. Estou com ONU STATUS 05, mas deve ser fake O5.
Setado em Bridge. Seguem alguns prints.

Vi que o Meritiboy e o andre.9912 tiveram alguns problemas e o KILLME estava dando uma ajuda, mas parece que conseguiram com alguns comandos que agora estao automaticos nesse firmware 1.9.V.





tenta com o firmware 1.9.W
 
tenta com o firmware 1.9.W
Vou tentar aqui! Uma coisa que vi é que na ONU da Oi esta como vendor "Nokia" e nao ALCL. Sera que vale tentar botar o "Vendor ID" como Nokia?




Continua sem funcionar =(
E o Vendor ID so aceita 4 caracteres, entao nao consigo botar Nokia.
 
Última edição:
Eu vi a algum tempo atrás no forum aqui, uma mensagem de um rapaz dizendo que era possivel acessar o firmware do ODI no Mikrotik bastando criar uma regra de VLAN pro range de IP dele, sabe me dizer se isso é possivel? vc chegou a testar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Era essa mensagem, tentei fazer mas não consegui.
Bem que podia ter um tutorial disso com prints e passo-a-passo kkk
Eu fiz no UDM-PRO exatamente isso. Consegui numa boa. Não sei no mikrotik, mas se quiser marcamos um meet e tentamos.
 
Vou tentar aqui! Uma coisa que vi é que na ONU da Oi esta como vendor "Nokia" e nao ALCL. Sera que vale tentar botar o "Vendor ID" como Nokia?




Continua sem funcionar =(
E o Vendor ID so aceita 4 caracteres, entao nao consigo botar Nokia.
Resolvido!!
Modifiquei os parametros para bater com os do G-2425G-A como consta no tripleoxygen.net.
  • OMCI Vendor ID: ALCL
  • OMCI software version 1: 3FE49025JJII03
  • OMCI software version 2: 3FE49025JJII03
  • Traffic Managament option: 2
  • OMCC version: 0x80
  • CWMP Product Class: G-2425G-A
  • HW version: 3FE48299BFAA
Mesmo sendo outro modem da Nokia, com outro SW etc, usei todos os parametros como no tripleoxygen e pegou VLAN. Tudo resolvido, pegando um overhead pequenininho da Oi com 520Mbps.

 
fala pessoal, estou tentando remover a ONT Technicolor TCG3323 (FGA2232CLB) da Claro por um stick ODI mas estou com problema na velocidade do link...

Consegui configurar os parâmetros básicos e estou no status O5, consigo pegar ip por DHCP porém a velocidade está horrível
yq1j1d3.png

(36Mbps download / 0.6Mbps upload com ping de 2600ms)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
=================================
EntityID: 0x03
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x04
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 12
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x05
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 13
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x06
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 14
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x07
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 11
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
OltG
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
=================================
EntityId: 0x00
OltVendorId: 0x48575443
EquipId:
Version: 10
ToDInfo:
Sequence number of GEM superframe: 0x0
Timestamp: secs 0, nanosecs 0
=================================

Código:
flash set HW_SERIAL_NO <serial>
flash set HW_CWMP_MANUFACTURER TMBB
flash set HW_CWMP_PRODUCTCLASS TCG2232
flash set HW_HWVER GDNT
flash set GPON_ONU_MODEL TCG2232
flash set OUI 08,c7,f5 # 3 primeiros octetos do MAC
flash set PON_VENDOR_ID TMBB
flash set GPON_SN TMBB<gpon sn>
flash set EPON_ONU_MODEL TMBB
flash set EPON_EXTONU_MODEL TCG2232
flash set LOID user
flash set LOID_PASSWD 1234567890
flash set VLAN_CFG_TYPE 1
flash set VLAN_MANU_MODE 1
flash set VLAN_MANU_TAG_VID 11
flash set OMCI_OLT_MODE 1

Já tentei várias coisas mas sem sucesso, testei todas as vlans mas deixei na 11 pois parece ser a correta de acordo com alguns posts

Consegui IP com qualquer MAC mas deixei clonado o MAC do Technicolor para receber o mesmo IP porém está com essa velocidade ridícula, alguma ideia?
@reminho conseguiu trocar o TCG2232 pelo ODI mas a sua OLT era ZTEG e a minha é Huawei, precisou fazer mais alguma coisa para resolver o problema de velocidade?

@FabianoSR @KILLME alguma ideia?

Já tentei várias versões mas todas tem o mesmo comportamento, atualmente estou com a versão 240202 do tripleoxigen
 
Falaa galera, estou tentando remover meu modem da Vivo da região 1 porém sem sucesso.

Já fiz o setup da VLAN com o ID 10, GPON SN e senha utilizando o tplink xz000-G3 e o xz000-G7 porém ambos registram com O5 mas a autenticação pppoe sempre falha, alguma dica/sugestão?
 
vc criou a interface separada pra pppoe e vlan ? ou usou a mesma ?
poderia enviar print como fez na onu ?
Eu usei a mesma interface:

Mv9MRmS.png


jZhAQII.png


Como você faria, nesse caso?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Desabilita o DHCP no seu roteador e deixa somente o DHCP da VSOL ativo.
Um mas aí eu usaria a VSOL como roteador, de fato né? Queria ainda manter meu roteador fazendo a distribuição, por conta do tanto de função adicional que possui.
 
Eu usei a mesma interface:

Mv9MRmS.png


jZhAQII.png


Como você faria, nesse caso?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Um mas aí eu usaria a VSOL como roteador, de fato né? Queria ainda manter meu roteador fazendo a distribuição, por conta do tanto de função adicional que possui.
igual o seu , mas meu equipamento eh uma r1 intelbras e so consegui fazer funcionar em bridge
muito semelhante o webgui dela
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Um mas aí eu usaria a VSOL como roteador, de fato né? Queria ainda manter meu roteador fazendo a distribuição, por conta do tanto de função adicional que possui.
tenta fazer o ipv4 funcionar primeiro, como vc sabe q gerou double nat?
 
igual o seu , mas meu equipamento eh uma r1 intelbras e so consegui fazer funcionar em bridge
muito semelhante o webgui dela
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


tenta fazer o ipv4 funcionar primeiro, como vc sabe q gerou double nat?
Estranho... Será que tem a ver como configurou no roteador? No meu usei isso aqui:

BFXlubo.png


Pior que o IPV4 funcionou bem, como disse, a velocidade da rede como um todo aumentou. Problema foi o double nat mesmo.

Para o double nat, o teste que realizei foi mandando um tracert para google.com, uol.com.br etc... Ele deu o endereço do primeiro roteador (192.168.0.1), da VSOL (192.168.1.1) e aí não conseguiu resolver mais.
 
Estranho... Será que tem a ver como configurou no roteador? No meu usei isso aqui:

BFXlubo.png


Pior que o IPV4 funcionou bem, como disse, a velocidade da rede como um todo aumentou. Problema foi o double nat mesmo.

Para o double nat, o teste que realizei foi mandando um tracert para google.com, uol.com.br etc... Ele deu o endereço do primeiro roteador (192.168.0.1), da VSOL (192.168.1.1) e aí não conseguiu resolver mais.
nao , pq a r1 nao pega ip , fica em branco no status, o problema esta sendo a onu mesmo
esta com a firmware 1.9 mod do triple
volto ela em reset de fabrica depois config em bridge os parametros ela vai deboa
 
Eu vi a algum tempo atrás no forum aqui, uma mensagem de um rapaz dizendo que era possivel acessar o firmware do ODI no Mikrotik bastando criar uma regra de VLAN pro range de IP dele, sabe me dizer se isso é possivel? vc chegou a testar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Era essa mensagem, tentei fazer mas não consegui.
Bem que podia ter um tutorial disso com prints e passo-a-passo kkk
Basta deixar o range fora, de modo que não seja possível o DHCP distribuir um 192.168.1.1, aí você adiciona a interface sfp na bridge temporariamente
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Resolvido!!
Modifiquei os parametros para bater com os do G-2425G-A como consta no tripleoxygen.net.
  • OMCI Vendor ID: ALCL
  • OMCI software version 1: 3FE49025JJII03
  • OMCI software version 2: 3FE49025JJII03
  • Traffic Managament option: 2
  • OMCC version: 0x80
  • CWMP Product Class: G-2425G-A
  • HW version: 3FE48299BFAA
Mesmo sendo outro modem da Nokia, com outro SW etc, usei todos os parametros como no tripleoxygen e pegou VLAN. Tudo resolvido, pegando um overhead pequenininho da Oi com 520Mbps.

Alguem conseguiu conectar emulando as informações do próprio aparelho ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo