[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Hoje entrei em contato com meu provedor local, disse que queria trocar a onu gpon cedida pelo provedor que é uma fiberhome, por uma da VSOL com porta 2.5gbps, pediram foto da VSOL e do roteador (tem 4 portas 2.5gbps). Minha solicitação foi aprovada, vão autorizar acesso da onu gpon no sistema deles, e enviar os dados PPoE para configurar, segundo eles o sistema fica na minha responsabilidade, configurar o roteador com a onu, eles só se comprometem com o cabo fibra.

Acho que dei sorte.
Qual sistema de autenticação do seu provedor?
 
Hoje entrei em contato com meu provedor local, disse que queria trocar a onu gpon cedida pelo provedor que é uma fiberhome, por uma da VSOL com porta 2.5gbps, pediram foto da VSOL e do roteador (tem 4 portas 2.5gbps). Minha solicitação foi aprovada, vão autorizar acesso da onu gpon no sistema deles, e enviar os dados PPoE para configurar, segundo eles o sistema fica na minha responsabilidade, configurar o roteador com a onu, eles só se comprometem com o cabo fibra.

Acho que dei sorte.
interessante, primeira vez que vejo essa facilidade por parte da operadora.
 
Hoje entrei em contato com meu provedor local, disse que queria trocar a onu gpon cedida pelo provedor que é uma fiberhome, por uma da VSOL com porta 2.5gbps, pediram foto da VSOL e do roteador (tem 4 portas 2.5gbps). Minha solicitação foi aprovada, vão autorizar acesso da onu gpon no sistema deles, e enviar os dados PPoE para configurar, segundo eles o sistema fica na minha responsabilidade, configurar o roteador com a onu, eles só se comprometem com o cabo fibra.

Acho que dei sorte.
pode jogar na mega
 
Basta alterar de 210 para 1387
Sim sim, foi o que tentei exemplificar no meu post. Só fiquei com dúvida do motivo de na ONU da operadora aparecer 210 quando na verdade é 1387. fiquei pensando se não é alguma forma de "esconder" a VLAN real devido ao usuário que eles liberam na ONU ser um admin super capado q não dá pra mexer em muita coisa kkkk imaginei que se eu to copiando os dados da ONU original, a VLAN seria sempre a mesma
 
A onu gpon da Fiberhome está em bridge e o roteador faz a autenticação por PPoE.
Uma pergunta: Se a ONU do seu provedor já é uma ONU SFU (vi em alguns posts anteriores que o modelo da sua é AN5506-01-A) da FiberHome, por qual motivo você quer trocá-la por uma V-SOL? Levando em consideração que as duas trabalham em bridge e o equipamento depois delas faz a autenticação (sendo um roteador próprio ou o roteador do provedor)
Eu entendo a troca de quem tem uma ONU HGU (que geralmente é ONU + roteador + Wi-fi em um único equipamento) por uma ONU SFU bridge + roteador próprio separados, para aumentar a granularidade no controle e o desempenho da rede.
Mas, no seu caso, por quê trocar uma ONU bridge por outra ONU bridge? :pensa:
Dúvida genuína, quero entender a linha de raciocínio.
 
Uma pergunta: Se a ONU do seu provedor já é uma ONU SFU (vi em alguns posts anteriores que o modelo da sua é AN5506-01-A) da FiberHome, por qual motivo você quer trocá-la por uma V-SOL? Levando em consideração que as duas trabalham em bridge e o equipamento depois delas faz a autenticação (sendo um roteador próprio ou o roteador do provedor)
Eu entendo a troca de quem tem uma ONU HGU (que geralmente é ONU + roteador + Wi-fi em um único equipamento) por uma ONU SFU bridge + roteador próprio separados, para aumentar a granularidade no controle e o desempenho da rede.
Mas, no seu caso, por quê trocar uma ONU bridge por outra ONU bridge? :pensa:
Dúvida genuína, quero entender a linha de raciocínio.
Atualmente ter porta de 2.5Gb/s vale o esforço. Se o provedor for a Claro, Oi ou vivo, os excedentes de banda por muitas vezes superam 1Gb/s. Portas gigabit normais são limitadas em 943Mb/s.
A outra questão é a integração com equipamentos de porte médio/grande , tais como switches Mikrotik ou Ubiquity.
 
Pessoal, alguém com Oi Fibra conseguiu receber IPv6? Estou usando uma RB760iGS e não estou conseguindo receber um endereço IPv6.
 
Uma pergunta: Se a ONU do seu provedor já é uma ONU SFU (vi em alguns posts anteriores que o modelo da sua é AN5506-01-A) da FiberHome, por qual motivo você quer trocá-la por uma V-SOL? Levando em consideração que as duas trabalham em bridge e o equipamento depois delas faz a autenticação (sendo um roteador próprio ou o roteador do provedor)
Eu entendo a troca de quem tem uma ONU HGU (que geralmente é ONU + roteador + Wi-fi em um único equipamento) por uma ONU SFU bridge + roteador próprio separados, para aumentar a granularidade no controle e o desempenho da rede.
Mas, no seu caso, por quê trocar uma ONU bridge por outra ONU bridge? :pensa:
Dúvida genuína, quero entender a linha de raciocínio.
bufferbloat.
 
Pessoal, alguém com Oi Fibra conseguiu receber IPv6? Estou usando uma RB760iGS e não estou conseguindo receber um endereço IPv6.
Não tenho Oi mas tenho Sygo Unifique que usa a rede Vtal, creio ser tudo a mesma coisa, corrijam-me se estiver enganado. Aqui configurei a ONU Intelbras R1 e ele pega IPv6 via DHCP sem qualquer necessidade de configuração especial.
 
Boa noite senhores,

Gostaria de saber se existe QUALQUER maneira de alterar o mac address de um terminal gpon XZ000-G3??, não dá no firmware stock nem no custom da triple oxigen..., pra ajudar não tem ssh nem telnet.
Estou nessa mesma situação. Porém o meu é G7, que eu acho pior que o G3 em relação a recursos como scan de vlan.
Eu até consigo entrar nele via telnet, mas nenhum comando que eu dou funciona.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu estou com mesmo problema.

Ontem solicitei a vivo para trocar o HGU, o técnico veio e realizou a troca pelo novo modelo Wi-Fi6.

Até então pensei que era problema no HGU anterior mas sem chance, continuo não conseguindo fazer a conexão com Gpon Onu da TP-Link.
Estou com o mesmo problema que você
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu estou com mesmo problema.

Ontem solicitei a vivo para trocar o HGU, o técnico veio e realizou a troca pelo novo modelo Wi-Fi6.

Até então pensei que era problema no HGU anterior mas sem chance, continuo não conseguindo fazer a conexão com Gpon Onu da TP-Link.
Estou com o mesmo problema que você
Muitíssimo obrigada!
Deu O5, então acho que foi.
Eu fiz com um Huawei EG8010H que tava parado aqui
Porém, ele não tem VLAN e ficou por isso mesmo.
Fiz só pra testar, rs.

Eu quero validar com o GBIC que estão usando o ODI DFP-34X-2C2 + RB760iGS
Assim que der vou comprar, fazer e validar :D
O meu tplink dá O5 mas é fake. Vou testar o lance do slid para ver se rola.
 
Última edição:
Bom dia Senhores, alguém conhece algum manual para dar unbrick na ODI DFP-34X-2C2? Eu comitei um comando e depois reboot e a ODI não respondeu mais pelo ip 192.168.1.1

pelo que vi ela não tem um botão de reset default.
Cara, tem como resetar, voce tem q ficar reconectando o conector APC algumas vezes para que isso ocorra, veja a descrição, considerando que você deixou isso ativo.
Nunca fiz, mas creio que fazer isso vai voltar todo o settings pro default, vale o teste. Também, se você puder, pergunta no vendedor referenciando a ordem de compra, as vezes eles tem boa vontade de responder.

Veja no print q mencionei do amigo, que tem a opção fiber reset.

4.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, alguém com Oi Fibra conseguiu receber IPv6? Estou usando uma RB760iGS e não estou conseguindo receber um endereço IPv6.
Aqui tudo certo, peguei o /56 como vem de costume na minha ONU e distribuindo normalmente pra minhas vlans locais.

Agora estou trabalhando para investigar porque diabos meu mikrotik está referenciando algumas regras dinamicas de upnp para saída de 192.168.1.2 ao invés do ip da wan kkkkkkkk literalmente quebrou meu upnp, mas com o tempo adequo isso.
 
Última edição:
Consegui habilitar o /padrao no Askey WIFI6!!! O meu Askey nao estava pegando essse /padrao usando nenhum desses metodos que vi aqui. Mas consegui!!
Assim que eu chegar em casa eu vou postar todo o passo a passo. :yeah:
 
Olá

Então peguei o dispositivo v2802rh, coloquei nele o firmware mais recente, 1A2, já que o restante do firmware faz com que o dispositivo reinicie constantemente ao conectar o cabo de fibra.

Para a minha operadora (Digi Spain SMART) só preciso trocar o gpon serial e nada mais, embora também troque o Mac caso seja necessário (embora depois tenha colocado de volta a etiqueta ont original).

Eu vi o alias do dispositivo alterado de algo como gpon 2.5g + 1b para roteador sem fio realtek, não entendo o motivo disso. Com firmware tripleoxygen -> 1A2 tenho conexão com internet (modificando apenas serial, restante das opções de estoque) mas só tenho internet pela porta lan 1 de 1gb, não tenho internet através de 2,5g Como eu disse, a única configuração é mudar serial pon.

Não consigo fazer a porta 2.5G funcionar com a internet, embora consiga conectar para gerenciar o aparelho a partir dessa porta, alguma opinião ou solução?

Eu tentei firmwares oficiais, mas o sys pisca e fica em loop constantemente ao conectar a fibra (não sei o motivo). O único firmware que funcionou sem esse loop é o 1A2 não oficial.

Desde já, obrigado.
 

Fico pensativo... será que esse Firmware funcionaria no xz000-G7???????
:nooo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma boa noticia consegui autenticar Vivo Fibra pela ONU Vsol 2802RH na porta 2.5GBPS funcionando perfeitamente com picos de quase 1GB no speedtest aqui é 700/350 , se alguém precisar de mais detalhes só avisar, obrigado.
Olá, amigo, vc é vivo1 ou vivo2???
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No GPON SN vc precisa converter os 8 primeiros dígitos hexadecimal para texto para pegar o vendor. Ou seja, trocar 4B414F4E por KAON090.... etc. Acho que no PLOAM Password tem que deixar 1234567890 mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seguindo a coragem do @RiX em comprar a ONU da VSOL eu fui lá e comprei tbm, chegou hoje, precisei de ajuda dele para acessar via telnet pois parece que vem bloqueada no firewall. Liguei ela, coloquei GPON SN, SERIAL, todos os dados da ONU e no final ainda mudei uma opção de OLT para Huawei que é a que a Claro usa e funcionou. Mais tarde vou resetar ela e ir testando valor por valor para ver o que a Claro necessita.



OytOTeq.jpg








Eu tava quase comprando essa ONU no Alibaba, iria sair no total uns 50 dólares, aí veio essa loja duvidosa vendendo por 125 reais hehehe. Muito bom.

Faltou o Speedtest:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vi esse CD e fiquei pensando: pq cargas d'água mandaram um cd de instalaçao junto com a gpon??? Depois vi que era cd de jogo, fiquei mais confuso ainda....
Depois me liguei que foi para ter uma ideia das dimensoes da gpon
huahuauhauhauhuaha:limo::limo::limo:
 
Última edição:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vi esse CD e fiquei pensando: pq cargas d'água mandaram um cd de instalaçao junto com a gpon??? Depois vi que era cd de jogo, fiquei mais confuso ainda....
Depois me liguei que foi para ter uma ideia das dimensoes da gpon
huahuauhauhauhuaha

Enquanto a internet cai vc pode jogar direto na VSOL hehehe.
 
Agora vai....
/padrao na versão mais nova do HGU rtf8225vw (torradeira de pão)

Seguem os passos e algumas telas:
1 - SSH para o modem com usuario support e a senha é a mesma do HGU
2 - Digitar mgmt ENTER
3 - Digitar software ENTER
4 - Digitar show ENTER(mostra as versoes de firmware instaladas (ativa e inativa))
1vivo.png

5 - Digitar activate part0 ENTER para selecionar a imagem a ser ativada(a versão mais antiga de firmware(neste caso a versão g1.4))
2vivo.png

6 - Dar o commit ENTER
3vivo.png

7 - Digitar mgmt ENTER
4vivo.png

8 - Digitar reboot ENTER (o HGU irá rebootar e poderemos digitar o /padrão)
5vivo.png

NOTE a URL diferente

9 - Tela das configurações avançadas (foco no firmware que foi feito downgrade)
6vivo.png

10 - Importante desabilitar o tr-069(o radio button fica desabilitado, mas tem como habilitar ele no INSPECIONAR ELEMENTO do navegador e depois dar um APPLY) assim podem ser evitar que a vivo fique xeretando o HGU :)
7vivo.png

11 - Isso é tudo, pessoal;)

Em tempo: Eu tentei fazer o esquema de retirar a fibra, dar reset, virar e mexer e não rolou nada, somente esse lance que eu fiz que funcionou.
:yeah: :miau::yeah:
 
Fico pensativo... será que esse Firmware funcionaria no xz000-G7???????
:nooo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Olá, amigo, vc é vivo1 ou vivo2???
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vi esse CD e fiquei pensando: pq cargas d'água mandaram um cd de instalaçao junto com a gpon??? Depois vi que era cd de jogo, fiquei mais confuso ainda....
Depois me liguei que foi para ter uma ideia das dimensoes da gpon
huahuauhauhauhuaha:limo::limo::limo:
Vivo 2
 
Olá

Então peguei o dispositivo v2802rh, coloquei nele o firmware mais recente, 1A2, já que o restante do firmware faz com que o dispositivo reinicie constantemente ao conectar o cabo de fibra.

Para a minha operadora (Digi Spain SMART) só preciso trocar o gpon serial e nada mais, embora também troque o Mac caso seja necessário (embora depois tenha colocado de volta a etiqueta ont original).

Eu vi o alias do dispositivo alterado de algo como gpon 2.5g + 1b para roteador sem fio realtek, não entendo o motivo disso. Com firmware tripleoxygen -> 1A2 tenho conexão com internet (modificando apenas serial, restante das opções de estoque) mas só tenho internet pela porta lan 1 de 1gb, não tenho internet através de 2,5g Como eu disse, a única configuração é mudar serial pon.

Não consigo fazer a porta 2.5G funcionar com a internet, embora consiga conectar para gerenciar o aparelho a partir dessa porta, alguma opinião ou solução?

Eu tentei firmwares oficiais, mas o sys pisca e fica em loop constantemente ao conectar a fibra (não sei o motivo). O único firmware que funcionou sem esse loop é o 1A2 não oficial.

Desde já, obrigado.

ATUALIZAR


Olá,

Consegui fazer a porta 2,5G funcionar (embora não possa ultrapassar a velocidade de aproximadamente 970mbs, esta deve ser a limitação da operadora)

Tive que criar na WAN um modo bridge com a operadora vlan e lan 2 selecionadas, remover a vlan do meu roteador principal e funcionou perfeitamente até agora.

O que eu gostaria é modificar a vlan novamente no meu roteador principal e remover a vlan do VSOL V2802RH, isso é possível?

O DHCP no VSOL também foi desabilitado e seu IP é 192.168.1.1 (igual ao roteador principal, não sei por que não funcionou se mudei para 192.168.0.1 VSOL) isso poderia ser um problema?

Eu vi algum problema ou bug como:

Opção Gerenciamento de Tráfego, quando modificada fica em branco e não me permite alternar entre 0-1-2 e tentar configurações diferentes para ver qual é a mais ideal no meu caso ou se há melhorias.

O nome alternativo do dispositivo passou a ser GPON 1G+2.5G para REALTEK ROUTER WIFI, não entendo o motivo e também não posso alterá-lo

Se eu usar firmwares VSOL oficiais, ao conectar o conector de fibra verde, o ONT reinicia constantemente, tenho que usar firmware alternativo do Oxygen, atualmente 1A2.

Obrigado a todos por tanta informação e comunidade sobre esses temas, e desculpem pela tradução incorreta.
 
vsol não estou achando, como meu plano é 500mb, a segunda a abraçar seria a onu intelbras?
 
Comprei o meu no aliexpress. Em 5 dias estava aqui no Brasil.
vc tem uma dica de link? aqui não achei, ou estou procurando errado.

edit:

falei com a biostechconecta eles falaram que não tem previsão pra v2802rh
 

Users who are viewing this thread

  • rasp
Voltar
Topo