Engenharia [TÓPICO OFICIAL]

Não sei as áreas de vocês, mas pra Civil tá uma merda com essa crise no meu estado,só uma minoria dos meus colegas tá empregada, todos bons profissionais formados na federal aqui.

Além da crise econômica que impacta diretamente em Engenharia, pois não há demanda, a impressão é que deu uma saturada nos últimos anos. Eng.ª Civil virou meio que curso de Direito, toda esquina tem um, com alunos de conhecimento duvidoso que apenas vão saturar o mercado.
 
Última edição:
Galera alguém esta passando por greve?
Faço Engenharia Cartográfica na UERJ e parou tudo, desde semana passada. Pessoal tem até comentado que só volta depois das Olimpíadas, pois o Estado do Rio de Janeiro não tem dinheiro pra nada.
Triste isso, estava super animado pra esse semestre, já ia começar as matérias do ciclo profissional.

A minha acabou em outubro do ano passado. Foram 2,5 meses de greve.

Não sei as áreas de vocês, mas pra Civil tá uma merda com essa crise no meu estado,só uma grande miniria tá empregada, todos bons profissionais formados na federal aqui.

Além da crise econômica que impacta diretamente em Engenharia, pois não há demanda, a impressão é que deu uma saturada nos últimos anos. Eng. Civil virou meio que curso de Direito, toda esquina tem um, com alunos de conhecimento duvidoso que apenas vão saturar o mercado.

Tá difícil pra todas as áreas, mas o foda do ramo de construção civil, é que vive de booms e é bem sensível em relação a economia do pais.

Eu trabalhava em um construtora ano passado e foram dezenas de pessoas mandadas embora, inclusive pessoal de 10-15 anos de casa, obras todas paradas, devendo fornecedores, AGETOP e outros órgãos não repassam a verba, e por ai vai.
E o pior é que ainda ficará assim por um tempo, e até o mercado aquecer novamente e dar outro boom, acho que vai demorar um pouco.

E para agravar tudo, tem isso que você falou mesmo. Devido ao boom de alguns anos atrás o curso passou a ser muito requisitado, e realmente hoje acabou ficando saturado, como Direito mesmo, Administração.
 
Não sei as áreas de vocês, mas pra Civil tá uma merda com essa crise no meu estado,só uma minoria dos meus colegas tá empregada, todos bons profissionais formados na federal aqui.

Além da crise econômica que impacta diretamente em Engenharia, pois não há demanda, a impressão é que deu uma saturada nos últimos anos. Eng.ª Civil virou meio que curso de Direito, toda esquina tem um, com alunos de conhecimento duvidoso que apenas vão saturar o mercado.
Meus colegas de faculdade tbm estao todos partindo pra mestrado, e quando entrei na faculdade venderam a ilusao que aluno de federal tem emprego garantido.:puto::nooo:
 
Não sei as áreas de vocês, mas pra Civil tá uma merda com essa crise no meu estado,só uma minoria dos meus colegas tá empregada, todos bons profissionais formados na federal aqui.

Além da crise econômica que impacta diretamente em Engenharia, pois não há demanda, a impressão é que deu uma saturada nos últimos anos. Eng.ª Civil virou meio que curso de Direito, toda esquina tem um, com alunos de conhecimento duvidoso que apenas vão saturar o mercado.

A situação pra todas as engenharias está difícil...
 
Eu to fazendo civil e as perspectiva não são boas, formo em 2019.1 (Assim espero :sefu:) e tomara que daqui pra lá a economia já tenha melhorado. Penso quando concluir fazer uma pós em segurança do trabalho e quem sabe se tiver tudo na merda mesmo um mestrado ou outra graduação em produção :feelbad:
 
Boa noite pessoal, atualmente tenho 23 e faço etc d informática em uma Etec, apesar de gostar do curso, não tenho muita esperança d conseguir um emprego bom na área.. e pensei em fazer técnico em edificações, e depois fazer Eng Civil.. pois até conseguir um emprego bom para poder cursar Eng e mais 2anos pra poder estagiar estarei velho para estágio , então ai pensei em começar com o técnico.. pelo menos teria exp trabalhando como técnico em edificações e conseguir um emprego mais facilmente como Eng.

O que acham? Ė uma boa?
É caso eu faça o técnico, seria uma boa tbm fazer como EaD? Pois ai poderia cursar o técnico d informática e o edificações ao mesmo tempo.
 
Amigos, qual calculadora vocês usam e por que?
To no ultimo ano de engenharia de computação na UnB e, apesar de ter a 50g, usei muito mais a boa e velho cassio FX-82MS.
O problema da 50g é que os professores não deixam usar por ela ser roubadissima, então acabou que eu usei ela pouquissimas vezes na graduação hehehehe.
 
To no ultimo ano de engenharia de computação na UnB e, apesar de ter a 50g, usei muito mais a boa e velho cassio FX-82MS.
O problema da 50g é que os professores não deixam usar por ela ser roubadissima, então acabou que eu usei ela pouquissimas vezes na graduação hehehehe.

Mas isso varia de curso para curso. Se meus professores não deixassem usar a 50g o pessoal ia morrer fazendo cálculo "inútil". Em Circuitos Elétricos, Sistemas de Potencia, etc se tem um uso bem plausível.

Creio que dependendo do curso e do semestre que tu está podem não deixar você utilizar mesmo. Afinal para as matérias básicas ela é um "roubo mesmo" (Cálculo, Álgebra, Equações Diferenciais, Métodos Numéricos).
 
Mas isso varia de curso para curso. Se meus professores não deixassem usar a 50g o pessoal ia morrer fazendo cálculo "inútil". Em Circuitos Elétricos, Sistemas de Potencia, etc se tem um uso bem plausível.

Creio que dependendo do curso e do semestre que tu está podem não deixar você utilizar mesmo. Afinal para as matérias básicas ela é um "roubo mesmo" (Cálculo, Álgebra, Equações Diferenciais, Métodos Numéricos).

Sim, concordo com você. Sistemas de potencia eu não tenho, mas em circuitos os professores aqui da UnB não deixam usar a 50g também. Teria sido tudo tão mais de boa se tivessem deixado hahahahaha.
No fim varia de curso pra curso, faculdade pra faculdade
 
Galera, tenho algumas dúvidas e gostaria de algumas dicas.

Trabalho com escala de 15 por 15, e nos 15 dias que estou trabalhando não posso/poderia ir à faculdade. Só teria acesso ao material através da internet e, mesmo assim, é muito difícil ficar assistindo videos (um ou outro, se forem bem pequenos). Só teria fácil acesso aos arquivos leves (doc, xls, pdf, etc). Ou seja, para fazer uma faculdade presencial seria complicado (não digo impossível, mas sim bem complicado), porque teria que depender da boa vontade de outras pessoas para me enviarem matérias, etc. Sem contar que remarcar aulas e provas também deve ser mais complicado. Então, devido ao meu trabalho, posso acabar ficando muito prejudicado se tentar uma faculdade presencial. Mais uma vez, apenas lembrando, sei que não é impossível. Apenas estou estudando as possibilidades.

O que vocês acham das faculdades a distância na área de engenharia? Claro que a faculdade mostra o caminho e o aluno precisa correr atrás, buscar conhecimento, isso eu entendo. Mas em relação "aos olhos" do mercado de trabalho, existem boas faculdades no RJ de engenharia com a modalidade EaD? Faculdades que não sejam mal vistas, assim digamos.

Quem tiver experiência/conhecimento em relação ao assunto, agradeço bastante se puder fazer algumas colocações. Apenas a nível de conhecimento, sou técnico em eletrônica e tenho 23 anos.


Abraços.
 
Galera, tenho algumas dúvidas e gostaria de algumas dicas.

Trabalho com escala de 15 por 15, e nos 15 dias que estou trabalhando não posso/poderia ir à faculdade. Só teria acesso ao material através da internet e, mesmo assim, é muito difícil ficar assistindo videos (um ou outro, se forem bem pequenos). Só teria fácil acesso aos arquivos leves (doc, xls, pdf, etc). Ou seja, para fazer uma faculdade presencial seria complicado (não digo impossível, mas sim bem complicado), porque teria que depender da boa vontade de outras pessoas para me enviarem matérias, etc. Sem contar que remarcar aulas e provas também deve ser mais complicado. Então, devido ao meu trabalho, posso acabar ficando muito prejudicado se tentar uma faculdade presencial. Mais uma vez, apenas lembrando, sei que não é impossível. Apenas estou estudando as possibilidades.

O que vocês acham das faculdades a distância na área de engenharia? Claro que a faculdade mostra o caminho e o aluno precisa correr atrás, buscar conhecimento, isso eu entendo. Mas em relação "aos olhos" do mercado de trabalho, existem boas faculdades no RJ de engenharia com a modalidade EaD? Faculdades que não sejam mal vistas, assim digamos.

Quem tiver experiência/conhecimento em relação ao assunto, agradeço bastante se puder fazer algumas colocações. Apenas a nível de conhecimento, sou técnico em eletrônica e tenho 23 anos.


Abraços.
Acho que no geral existe um preconceito com EaD.
Mas se não puder fazer presencial faça o EaD mesmo,não deixe que isso impeça de ir atrás do que você deseja, apesar que só ví engenharia de produção a distancia até hoje.
 
Acho que no geral existe um preconceito com EaD.
Mas se não puder fazer presencial faça o EaD mesmo,não deixe que isso impeça de ir atrás do que você deseja, apesar que só ví engenharia de produção a distancia até hoje.
Também acredito que haja um preconceito com EaD, apesar de que também depende muito do aluno, eu acredito.
Fazer uma presencial seria bem complicado, tenho que pesar na balança as possibilidades. Você conhece ou já ouviu falar de alguma faculdade com EaD no RJ que seja um pouco melhor conceituada?

Obrigado pela resposta.

Flws
 
Também acredito que haja um preconceito com EaD, apesar de que também depende muito do aluno, eu acredito.
Fazer uma presencial seria bem complicado, tenho que pesar na balança as possibilidades. Você conhece ou já ouviu falar de alguma faculdade com EaD no RJ que seja um pouco melhor conceituada?

Obrigado pela resposta.

Flws
Cara, do RJ as unicas faculdades que conheço são a UERJ, a UFRJ e a PUC-Rio, fora disso não sei de absolutamente nada:haha:
 
Sim, concordo com você. Sistemas de potencia eu não tenho, mas em circuitos os professores aqui da UnB não deixam usar a 50g também. Teria sido tudo tão mais de boa se tivessem deixado hahahahaha.
No fim varia de curso pra curso, faculdade pra faculdade
Circuitos aqui o professor deixou usar, mas não tinha grana pra comprar uma,então fiz a prova com a boa e velha casio:haha:
 
vc não tem como fazer presencial, uma vez formado não vai vir na carteira do crea que vc fez a distancia. não vejo motivos pra deixar de correr atrás do que você quer se essa é a única opção.

eu já vi eng civil e ambiental a distancia tb

isso de preconceito é valido se vc depender de CV pra conseguir um emprego, se na sua empresa vc for bem visto e o titulo de eng melhorar seu salario não tem esse problema
 
vc não tem como fazer presencial, uma vez formado não vai vir na carteira do crea que vc fez a distancia. não vejo motivos pra deixar de correr atrás do que você quer se essa é a única opção.

eu já vi eng civil e ambiental a distancia tb

isso de preconceito é valido se vc depender de CV pra conseguir um emprego, se na sua empresa vc for bem visto e o titulo de eng melhorar seu salario não tem esse problema
Hum.. Entendi.
Bom, tenho uma boa relação e um bom desempenho na empresa, mas é bom estar sempre preparado. Acredito que não seja tão boa quanto uma presencial, mas investir em educação/aprendizado é importante. A ignorância pode custar bem caro :vish:

Sendo realista, basicamente é o seguinte: presencial > EaD > nenhuma, certo? Vou continuar pesquisando as possibilidades e tentar achar o que vai se encaixar melhor na minha situação. Mas, a princípio, acredito que seja a EaD por já ser estruturada para pessoas que precisam de material online, que precisam "acompanhar" de longe.
Só fico um pouco receoso (por não conhecer tão bem) essas instituições menores, tipo a Unopar. Alguém já ouviu falar?

Mais uma vez, obrigado pela contribuição.
 
Hum.. Entendi.
Bom, tenho uma boa relação e um bom desempenho na empresa, mas é bom estar sempre preparado. Acredito que não seja tão boa quanto uma presencial, mas investir em educação/aprendizado é importante. A ignorância pode custar bem caro :vish:

Sendo realista, basicamente é o seguinte: presencial > EaD > nenhuma, certo? Vou continuar pesquisando as possibilidades e tentar achar o que vai se encaixar melhor na minha situação. Mas, a princípio, acredito que seja a EaD por já ser estruturada para pessoas que precisam de material online, que precisam "acompanhar" de longe.
Só fico um pouco receoso (por não conhecer tão bem) essas instituições menores, tipo a Unopar. Alguém já ouviu falar?

Mais uma vez, obrigado pela contribuição.

pois é

daqui a 5 anos você tem 2 opções :

ser um engenheiro via EAD
não ser um engenheiro pq não conseguiu fazer presencial.

qual das duas é mais interessante para você ?

lembrando que daqui a 5 anos você pode não estar mais em regime de escala e no pior cenário pode emendar uma segunda engenharia/pós( que dê outro titulo de eng. ) presencial. note que isso atuaria como um "esquentar o CV" pois você teria educação do nível de pos graduação.

no meu caso : eu sou engenheiro de produção e para ter o titulo de engenheiro da qualidade oficialmente no meu crea bastaria fazer uma pós de engenharia da qualidade com duração de 1 ano e pouco, nisso minha carteira profissional teria os 2 títulos.

uma amiga minha fez eng ambiental e posteriormente pos em segurança no trabalho e tem os 2 títulos no crea...
 
Não sei as áreas de vocês, mas pra Civil tá uma merda com essa crise no meu estado,só uma minoria dos meus colegas tá empregada, todos bons profissionais formados na federal aqui.

Além da crise econômica que impacta diretamente em Engenharia, pois não há demanda, a impressão é que deu uma saturada nos últimos anos. Eng.ª Civil virou meio que curso de Direito, toda esquina tem um, com alunos de conhecimento duvidoso que apenas vão saturar o mercado.

pior que isso, engenharia como um todo esta saturada, ate aquele blog de engenharia que eu acho uma bosta já noticiou que em 2014 existiam 600mil engenheiros no mercado, somando com os engs cuspidos entre 2015 até agora e a total retração no setor industrial/tecnologia onde até engenheiros com 30 anos de experiência estão sem emprego, estamos em um completo caos para estudantes e engenheiros formados.

a quebra do setor naval levou muitos outros setores pro buraco e tb houveram quedas em vários setores, em fevereiro foi noticiado que a CSN uma das maiores produtoras de matéria prima (aço) no brasil pediu concordata, se ninguém ta comprando aço, logo, nada esta sendo produzido! seja infra, naval, eletrodomésticos, automotivo etc. portanto a necessidade de mao de obra qualificada conhecida como engenheiros esta muito baixa e o nosso mercado tem péssimos conceitos, tais como :

-vc não tem experiência
-aiw vc fez corte e costura e nossa empresa quer alguém com curso de crochê...
-vc tem experiência e cursos demais, vade retro, quer a vaga do seu quase futuro gerente ou presidente da empresa ?
-uma pena que você pena que vc tenha experiência, fale inglês e liderança e não queira aceitar nossa proposta como analista ganhando menos que o piso de engenheiro...
 
pois é

daqui a 5 anos você tem 2 opções :

ser um engenheiro via EAD
não ser um engenheiro pq não conseguiu fazer presencial.

qual das duas é mais interessante para você ?

lembrando que daqui a 5 anos você pode não estar mais em regime de escala e no pior cenário pode emendar uma segunda engenharia/pós( que dê outro titulo de eng. ) presencial. note que isso atuaria como um "esquentar o CV" pois você teria educação do nível de pos graduação.

no meu caso : eu sou engenheiro de produção e para ter o titulo de engenheiro da qualidade oficialmente no meu crea bastaria fazer uma pós de engenharia da qualidade com duração de 1 ano e pouco, nisso minha carteira profissional teria os 2 títulos.

uma amiga minha fez eng ambiental e posteriormente pos em segurança no trabalho e tem os 2 títulos no crea...
Uma coisa que eu tenho vontade de fazer, mas não sei se teria saco é depois que acabar engenharia de computação fazer uma segunda graduação em engenharia elétrica numa boa hipótese daria pra terminar o curso em 3 anos:mr:
Mas já to cansando da vida acadêmica, acho que vou começar trabalhar e mais pra frente fazer uma pós, tirar umas certificações e tals.
 
Uma coisa que eu tenho vontade de fazer, mas não sei se teria saco é depois que acabar engenharia de computação fazer uma segunda graduação em engenharia elétrica numa boa hipótese daria pra terminar o curso em 3 anos:mr:
Mas já to cansando da vida acadêmica, acho que vou começar trabalhar e mais pra frente fazer uma pós, tirar umas certificações e tals.

tb penso em fazer algo assim, mas optei por pos e mestrado por serem ainda mais rápidos.

eu fiz eng produção por realmente ter mais haver com as áreas que trabalhei ( Planejamento, comercial/contratos e qualidade), mas num mundo sem offshore( onde tenho mais de 10 anos de exp) estou cogitando fazer civil para expandir meu leque de oportunidades e me "infiltrar" mais facilmente no segmento civil e infra, mas iria fazer civil bem devagar considerando que corri muito pra me formar antes de 5 anos em eng prod ( cheguei a fazer 10 matérias por período durante vários semestres para tentar terminar a facul antes de ser transferido pra bahia ou japao) e acabou que só terminei a facul 3 meses após ter sido desligado da empresa ( graças a roubalheira da petrobras) e eu tinha uma proposta de promoção automática para engenheiro( nada de trainee etc e com salario muito superior ao piso de engenheiro, que alias eu já ganhava como téc sênior), quero muito continuar estudando, porem agora quero fazer sem pressa e estou mais interessado em pós que em outra eng.

eng elétrica para você seria uma boa, especialmente pensando no lado de automação( sugiro como pós ou cursos relacionados). o mercado no futuro provavelmente vai demandar mais pessoas para automação e logística considerando a retração da economia e necessidade de ganhar mais fazendo menos/se deslocando menos.
 
@PDA @X.DragonSlayer.X

Não tinha pensado ainda nessa questão de "esquentar CV". Realmente é muito mais interessante ter uma EaD ao invés de nenhuma.
Quando voltar para casa, vou em algumas instituições que estou pesquisando para pegar informações mais precisas sobre os cursos, como funciona, reposição de aulas (no caso das semipresenciais), etc.

Caso alguém do tópico conheça alguma instituição (que tenha pólo de ensino no RJ) e queira recomendar, fique a vontade.

Agradeço as dicas e esclarecimentos.

Abraços
 
 
@PDA @X.DragonSlayer.X

Não tinha pensado ainda nessa questão de "esquentar CV". Realmente é muito mais interessante ter uma EaD ao invés de nenhuma.
Quando voltar para casa, vou em algumas instituições que estou pesquisando para pegar informações mais precisas sobre os cursos, como funciona, reposição de aulas (no caso das semipresenciais), etc.

Caso alguém do tópico conheça alguma instituição (que tenha pólo de ensino no RJ) e queira recomendar, fique a vontade.

Agradeço as dicas e esclarecimentos.

Abraços
 
Exatamente, algumas pessoas me perguntam se a qualidade da instituição influencia e tals, me perguntam sobre os cursos que estavam fazendo e se vale a pena mudar e e etc.
Eu sempre recomendo fazer a opção que estiver melhor ao seu alcance, melhor ter um curso ead ou algo que não tenha tanto renome assim do que não ter nada.
E de qualquer forma uma graduação mesmo que EaD abre espaço pra evoluir e melhorar, tenho muitos professores que fizeram faculdades em instituições ''ruins'' e depois foram correr atrás de titulo de mestre/doutor, cursos complementares e etc.
 
Cara, do RJ as unicas faculdades que conheço são a UERJ, a UFRJ e a PUC-Rio, fora disso não sei de absolutamente nada:haha:
 

Circuitos aqui o professor deixou usar, mas não tinha grana pra comprar uma,então fiz a prova com a boa e velha casio:haha:
Fazer prova de circuitos sem hp é impossivel, principalmente circuito de segunda ordem.
 
Fazer prova de circuitos sem hp é impossivel, principalmente circuito de segunda ordem.
Não lembro de ter visto circuito de segunda ordem( só se foi por outro nome).
Ví circuitos com CA, daí ajudava ter hp pra resolver os calculos com numeros imaginarios.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo