Entendendo o Backbone, Backhaul e a Última milha

Meu provedor usa Globenet mas em poucas rotas... Duvido que vá mudar algo aqui.

impossível chegar em 60, veja ae

1 lt-20965-21320.mx1.mad.es.geant.net (83.97.89.39) 0.567 ms 0.592 ms 0.470 ms
2 ipv4.decix-madrid.core1.mad1.he.net (185.1.192.47) 1.674 ms 2.001 ms 2.111 ms
3 185.1.192.255 (185.1.192.255) 102.379 ms 102.549 ms 102.562 ms
4 138.122.60.33.static.ipcarrier.com.br (138.122.60.33) 108.634 ms 108.417 ms 108.389 ms

MADRI para FORTALEZA
Acho que os pings pra rede da IP Telecom acabam passando por outro lugar quando chegam no Brasil.
Aqui, Lisboa >Fortaleza:
PING sao-for.redclara.net (200.0.204.6): 56 data bytes
!!!!!
--- sao-for.redclara.net ping statistics ---
5 packets transmitted, 5 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max/stddev = 62.905/62.961/63.062/0.055 ms

1 redclara-gw.lis.pt.geant.net (62.40.127.151) 64.868 ms * 64.266 ms
Madrid > Fortaleza
PING sao-for.redclara.net (200.0.204.6): 56 data bytes
!!!!!
--- sao-for.redclara.net ping statistics ---
5 packets transmitted, 5 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max/stddev = 72.265/74.611/83.391/4.391 ms

1 ae4.mx2.lis.pt.geant.net (62.40.98.96) 12.442 ms 16.952 ms 18.476 ms
2 redclara-gw.lis.pt.geant.net (62.40.127.151) 73.440 ms * 73.652 ms

Eu ando rodando uns pings em ips no Brasil usando o RIPE Atlas, e em testes com mais de 900 probes não aparece uma sequer com latência baixa pra cá. Só rede de pesquisa tá usando o cabo por lá.

Última edição:
GlobeNet beneficia a Oi, certo?
Embratel, faz algo please.
Fiz uns testes aqui na Oi com rotas que passam nessa globenet

Inglaterra
k8kysm2.png

Alemanha
rkJtNTo.png

Netherlands
UO1aqJk.png

Até o momento não teve nenhuma mudança, as rotas da globenet continuam passando por Bogotá, Colômbia, creio que ela tenha que sair pela Fortaleza pra funcionar no Ellalink.

Acho que não vamos ver isso tão cedo, para os usuários comuns, eu achava que a Telxius seria a primeira a usar devido a usarem o Landing Station deles.

Sou cliente Telxius e questionei eles sobre a rota e me informaram isso:

Our peering team confirm us that there is currently no scope for improvement.

Acho que iremos ver se algum provedor comprar da ip telecom

iR1XfDW.png

Acho que não vamos ver isso tão cedo, para os usuários comuns, eu achava que a Telxius seria a primeira a usar devido a usarem o Landing Station deles.

Sou cliente Telxius e questionei eles sobre a rota e me informaram isso:

Our peering team confirm us that there is currently no scope for improvement.

Acho que iremos ver se algum provedor comprar da ip telecom

iR1XfDW.png
Norte e nordeste no futuro poderão jogar sem lag na europa ou pelo menos no limite, já são paulo se eles fizessem uma conexão direta a Paris, Frankfurt, Falkstein talvez teria uma chance pequena de ter um ping de 100 que fica no extremo limite de ter ou não lag

Eu moro em Fortaleza. Até agora, aqui também nada. Minha internet usa level3/lumen/centurylink. Ping para América do norte fica entre 69ms e 110ms (costa leste), mas europa, o mínimo é 153ms.

Norte e nordeste no futuro poderão jogar sem lag na europa ou pelo menos no limite, já são paulo se eles fizessem uma conexão direta a Paris, Frankfurt, Falkstein talvez teria uma chance pequena de ter um ping de 100 que fica no extremo limite de ter ou não lag
aqui em SC com o noping fica 130/170ms depende onde fica o servidor. Praticamente igual ao ping para EUA

esse cabo Ellalink deu uma flopada alta.
Né. Se eles dizem que o cabo dura 25 anos e os caras investiram 184 milhões de euros, já se foram embora aí 1 ano e parece até que nenhuma empresa (ou quase nenhuma) tem interesse. Se fosse pra dividir esse investimento em anos, já perderam 7 milhões. A mídia fica só cutucando o público com notícias que parecem espetaculares, mas na realidade ninguém parece estar interessado, ao meu ver.

ella fake news link tem o seguinte problema: ninguém na amaerica do sul e europa tem interesse comercial de interconexão, quem vai ter interesse é rede de ensino e mercado financeiro com as redes privadas, que inclusive as duas já estão usando.

o grosso do conteúdo vem dos USA, não tem muitos motivos pra ter uma ligação direta entre os dois continentes.

a e detalhe, esse cabo ae nasceu na época dos vazamentos que rolaram da NSA, que expos a espionagem no gov federal, ae a Dilma maluca invento de ter um cabo submarino por fora do USA, e coloco a telebras pra investir, tanto é que criaram esse projeto mas na hora do vamo ver e colocar o dinheiro o gov federal pulou fora e deixou na mão dos investidores(maioria europeus) com a buxa pra resolver.

simplesmente a iniciativa pra se construir o cabo não era de melhorar a conexão entre america do sul e europa.
simplesmente não a interesse comercial nessa rota.

Pois é. Concordo com o que o dudu1505 disse, o projeto deste cabo nasceu justamente quando vazou que o governo americano estava espionando o BR, tanto que durante a construção do cabo o financiamento foi suspenso pelo governo. Acredito que as operadoras (Claro, Vivo, Oi e TIM) não devem ter o menor interesse em contratar isso, visto que a demanda bruta (como disse o dudu1505) vem dos EUA, na qual as operadoras já possuem cabos ótimos para isso. Acredito que pelo menos em um futuro próximo, esse cabo será utilizado apenas para fins comerciais e educativos.

Com relação aos jogos, programas de redirecionamento de rotas podem funcionar:

A merda é que muitos jogos usam Peer-to-Peer e esses serviços que não só são pagos não funcionam com P2P.
Ou seja, GTA Online, se tentar hostear GMOD na Steam com amigos, Payday 2, etc etc. Vai ter latência de bosta, só serve pra jogo com servidor dedicado.
Bom mesmo era quando tinha um cabo que ia da Europa pra Miami e dava pra ter latência pra Portugal tipo... 180ms ou até menos.

A merda é que muitos jogos usam Peer-to-Peer e esses serviços que não só são pagos não funcionam com P2P.
Ou seja, GTA Online, se tentar hostear GMOD na Steam com amigos, Payday 2, etc etc. Vai ter latência de bosta, só serve pra jogo com servidor dedicado.
Bom mesmo era quando tinha um cabo que ia da Europa pra Miami e dava pra ter latência pra Portugal tipo... 180ms ou até menos.
Isso mesmo, amigo. Tenho um jogo que eu jogo que a maioria dos jogadores são da Europa e América do Norte, mas a conexão do jogo é p2p. Essas tecnologias noping e exitlag são muito limitadas, se desse suporte a p2p seria bem vantajoso. Eu por exemplo que sou do nordeste, usar esses programas faz é piorar até mesmo com servidores dedicados. Muito fraco.

Mas qual é o perfil dos clientes da EllaLink, afinal? “Vendemos várias capacidades e temos preço Premium por oferecermos um trabalho diferenciado. Então não temos um leque tão variado de clientes. São muitos clientes regionais, e vários não têm conhecimento de qual é a banda necessária para o serviço que oferecem. Nosso cliente quer baixa latência e está disposto a pagar um Premium por essa baixa latência”, comenta o Country Manager da EllaLink.

“Ellalink não é uma rota massiva, onde há um monte de pessoas consumindo, mas sim uma rota diferenciada”, complementa.

Ele compara sua infraestrutura à de concorrentes. “Há rotas com cabos já muito usados, que podem ser vendidas a preços inferiores. Não é o nosso caso. Nem entramos nessa competição de preço. Vendemos a la carte, mas tem pessoa que só quer comprar banana. Conosco trabalham clientes que sabem o valor desse serviço e como repassá-lo a seus clientes finais, que são os que pagam a conta.”
Sou eu ou mudaram o tom?

Nao era totalmente obvio, mas subjetivamente, para quem entende de fato de comercializacao de trafego em nivel nacional/continental, por cabos cruzando o oceano... sabe que nao seria algo popular.
Nao sou conhecedor de dentro do mercado, mas com essa reportagem e com uma retrospectiva das anteriores, da para "engolir" o fato de que ter uma conexao razoavelmente melhor e DIRETA para a Europa, nao vai (nem está sendo) rapida.
Primeiro serao eses "nichos", mas que trazem muito dinheiro, como o mercado financeiro (Bolsa de Valores/brokers e derivados), grandes empresas com sedes na Europa que precisam de uma conexao muito mais estável e com uma latencia que nos faz rir.

Infelizmente a realidade do mercado é essa. É como o capitalismo funciona.

Agora, esse papo de "nao ha necessidade", a Dilma criou, o bicho papao ou a nsa isso ou aquilo, pelo amor de Jeová...
Olhem os mapas dos cabos submarinos e entendam o patético que é o Brasil do tamanho que é, com 230 milhoes de habitantes, basicamente SUBLOCAR conexao/capacidade/cabos submarinos com os Estados Unidos.

Ha quem va tentar justificar que a europa so é muito interconectada porque os países sao "pequenos" e que o custo é muito menor. Parte disso é verdade, só que se houver só uma rota cortando o continente por exemplo, e houver uma ruptura da fibra, o que ocorre?
Nao se esquecam que estamos hiperconectados e nao sao mais pura e simplesmente voce, eu e o seu vizinho que querem ver netflix ou jogar sei la o que, pense no numero de aparelhos conectados por si so a internet e que aqui no Brasil, é um mercado totalmente subdesenvolvido em "casa conectada" e IOTs, imagine quando for totalmente disseminado, como sao os celulares, e que muita gente nao tem so um, ou nao tem so uma linha.

Enfim, é uma necessidade. É natural por aqui ter essa falta de visao de mundo de que a conexao aqui é péssima, nao mais pelas velocidades oferecidas (tirando as excecoes, vamos pelos grandes centros), mas pela QUALIDADE. Melhores rotas (nao, nao digo que eu teria acesso direto a bolsa de Frankfurt, com latencia de 60 ms, ou melhor, 5 ms), menos hops, mais estabilidade, é isso que é preciso.
Acredito que para a grande maioria, 500/600 e 1000 mbps de conexao é e será no curto/medio prazo, suficiente. Mas nao adianta me vender uma conexao de 1000 mbps e a experiencia ser tao porca que a velocidade fica flutuando, a media cai para 10% disso e vao me dizer que é culpa do datacenter (que do lado de la funciona como deveria funcionar, com pessoas/empresas com 10 gbps de conexao sem reclamacao).

Para quem já utilizou conexao na Europa sabe o que falo, quem tem o minimo de obvervacao, visao de mundo, experiencia. E claro, de forma mais obvia, nos Estados Unidos, só que la "é mais fácil", pois a maioria dos grandes provedores, datacenters, empresas de tecnologia que consomem a maior parte de dados, nasceu lá, é centralizada lá.

Eu acesso muito conteudo do leste europeu e é enojante.

Nao era totalmente obvio, mas subjetivamente, para quem entende de fato de comercializacao de trafego em nivel nacional/continental, por cabos cruzando o oceano... sabe que nao seria algo popular.
Nao sou conhecedor de dentro do mercado, mas com essa reportagem e com uma retrospectiva das anteriores, da para "engolir" o fato de que ter uma conexao razoavelmente melhor e DIRETA para a Europa, nao vai (nem está sendo) rapida.
Primeiro serao eses "nichos", mas que trazem muito dinheiro, como o mercado financeiro (Bolsa de Valores/brokers e derivados), grandes empresas com sedes na Europa que precisam de uma conexao muito mais estável e com uma latencia que nos faz rir.

Infelizmente a realidade do mercado é essa. É como o capitalismo funciona.

Agora, esse papo de "nao ha necessidade", a Dilma criou, o bicho papao ou a nsa isso ou aquilo, pelo amor de Jeová...
Olhem os mapas dos cabos submarinos e entendam o patético que é o Brasil do tamanho que é, com 230 milhoes de habitantes, basicamente SUBLOCAR conexao/capacidade/cabos submarinos com os Estados Unidos.

Ha quem va tentar justificar que a europa so é muito interconectada porque os países sao "pequenos" e que o custo é muito menor. Parte disso é verdade, só que se houver só uma rota cortando o continente por exemplo, e houver uma ruptura da fibra, o que ocorre?
Nao se esquecam que estamos hiperconectados e nao sao mais pura e simplesmente voce, eu e o seu vizinho que querem ver netflix ou jogar sei la o que, pense no numero de aparelhos conectados por si so a internet e que aqui no Brasil, é um mercado totalmente subdesenvolvido em "casa conectada" e IOTs, imagine quando for totalmente disseminado, como sao os celulares, e que muita gente nao tem so um, ou nao tem so uma linha.

Enfim, é uma necessidade. É natural por aqui ter essa falta de visao de mundo de que a conexao aqui é péssima, nao mais pelas velocidades oferecidas (tirando as excecoes, vamos pelos grandes centros), mas pela QUALIDADE. Melhores rotas (nao, nao digo que eu teria acesso direto a bolsa de Frankfurt, com latencia de 60 ms, ou melhor, 5 ms), menos hops, mais estabilidade, é isso que é preciso.
Acredito que para a grande maioria, 500/600 e 1000 mbps de conexao é e será no curto/medio prazo, suficiente. Mas nao adianta me vender uma conexao de 1000 mbps e a experiencia ser tao porca que a velocidade fica flutuando, a media cai para 10% disso e vao me dizer que é culpa do datacenter (que do lado de la funciona como deveria funcionar, com pessoas/empresas com 10 gbps de conexao sem reclamacao).

Para quem já utilizou conexao na Europa sabe o que falo, quem tem o minimo de obvervacao, visao de mundo, experiencia. E claro, de forma mais obvia, nos Estados Unidos, só que la "é mais fácil", pois a maioria dos grandes provedores, datacenters, empresas de tecnologia que consomem a maior parte de dados, nasceu lá, é centralizada lá.

Eu acesso muito conteudo do leste europeu e é enojante.
sim a ideia veio da loucura do gov. dilma, queira vc acreditar ou não e nada ira mudar este fato :limo::limo::limo::limo:
la pelos anos 2014 que se tornou publico a ideia: https://canaltech.com.br/espionagem...comunicacao-para-fugir-da-espionagem-dos-EUA/

infelizmente não existe relação de consumo de informações entre américa latina como um todo e a europa, o que existe hj de demanda do grosso do mercado pelo andar da carruagem as empresas de transito julgam não ser necessário atender seja por qual motivo for :haha:

este cabo ella link terá baixa utilização, igual a rota direta pra europa do atlantis-2.

Última edição:
sim a ideia veio da loucura do gov. dilma, queira vc acreditar ou não e nada ira mudar este fato :limo::limo::limo::limo:
la pelos anos 2014 que se tornou publico a ideia: https://canaltech.com.br/espionagem...comunicacao-para-fugir-da-espionagem-dos-EUA/

infelizmente não existe relação de consumo de informações entre américa latina como um todo e a europa, o que existe hj de demanda do grosso do mercado pelo andar da carruagem as empresas de transito julgam não ser necessário atender seja por qual motivo for :haha:

este cabo ella link terá baixa utilização, igual a rota direta pra europa do atlantis-2.

Mas a capacidade do atlantis-2 (40Gbps ?!) nem se compara com a capacidade dos cabos que vai pros EUA > Zoropa... ainda mais depois que a as grandes (Telefonica, Embratel, TIM, etc) lancaram novos cabos com alta capacidade recentemente...

Ah e falando do atlantis-2, foi desativado comeco desse ano.. tanto eh que aquela rota da net/embratel que subia por ele ate portugal agora vai pelos eua > portugal.

A demana vai vir, daqui uns 10 anos :haha:

Alias, como havia dito outro dia, globonet falou vai alugar capacidade da ellalink (provavelmente para desafogar um tikim, o backbone que vai pros EUA).

Mas a capacidade do atlantis-2 (40Gbps ?!) nem se compara com a capacidade dos cabos que vai pros EUA > Zoropa... ainda mais depois que a as grandes (Telefonica, Embratel, TIM, etc) lancaram novos cabos com alta capacidade recentemente...

Ah e falando do atlantis-2, foi desativado comeco desse ano.. tanto eh que aquela rota da net/embratel que subia por ele ate portugal agora vai pelos eua > portugal.

A demana vai vir, daqui uns 10 anos :haha:

Alias, como havia dito outro dia, globonet falou vai alugar capacidade da ellalink (provavelmente para desafogar um tikim, o backbone que vai pros EUA).
falar na globenet, quero ver se vão conseguir extender a vida util do cabo deles, por projeto que foi divulgado a publico a muito tempo atas o EOL do cabo ta chegando, é logo ali 2025.

pior que é o cabo da globenet, SAM-1(teuxius) e o
SAC(Lumen, aka Level3) que foram ativos la em 2000, da chegando o fim de uma era dos cabos submarinos aqui no Brasil, quero ver o que as empresas vão fazer com projetos novos.

e essa demanda pra Europa, quem sabe em 10 anos :limo:

Alguem sabe como forcar o noping a roteador todos os pacotes de qualquer programa do meu PC pelos servidores deles? Basicamente eu queria usar isso para esses jogos sem servidor - p2p mas eles nao tem suporte

aqui em SC com o noping fica 130/170ms depende onde fica o servidor. Praticamente igual ao ping para EUA
O maior problema é depender de vpn para pegar esse ping baixo, pelo que entendi infelizmente as vpns tem perda de pacotes e isso é extremamente horrível pra quem joga online tanto pra vc mesmo quanto pro seu adversário europeu, na prática é assim vc melhora seu ping mas parece que buga e na verdade esse bug não é um lag e sim simplesmente a perda de pacote que é pior que atraso/lag como acontece atualmente usando a conexão normal do seu provedor, entende? Eu estava jogando esse jogo de tênis mmorpg na europa, simplesmente desisti e estou montando um servidor aqui na américa do sul, depois se permitirem posso deixar o link do servidor pra quem se interessar é um jogo de pc

O maior problema é depender de vpn para pegar esse ping baixo, pelo que entendi infelizmente as vpns tem perda de pacotes e isso é extremamente horrível pra quem joga online tanto pra vc mesmo quanto pro seu adversário europeu, na prática é assim vc melhora seu ping mas parece que buga e na verdade esse bug não é um lag e sim simplesmente a perda de pacote que é pior que atraso/lag como acontece atualmente usando a conexão normal do seu provedor, entende? Eu estava jogando esse jogo de tênis mmorpg na europa, simplesmente desisti e estou montando um servidor aqui na américa do sul, depois se permitirem posso deixar o link do servidor pra quem se interessar é um jogo de pc
Eu uso VPN pra melhorar rota aqui e não tenho esse tipo de problema. Pra estar havendo de perda de pacote aí, pode ser que a rota entre seu provedor e o VPN não é uma das melhores, é bom sempre usar um VPN top que tenha vários servidores, tipo o Nord.

Eu uso VPN pra melhorar rota aqui e não tenho esse tipo de problema. Pra estar havendo de perda de pacote aí, pode ser que a rota entre seu provedor e o VPN não é uma das melhores, é bom sempre usar um VPN top que tenha vários servidores, tipo o Nord.
Amigo vc está confundindo vpn de navegação com vpn de jogos, não tem nada haver uma com a outra, são totalmente diferentes.

Amigo vc está confundindo vpn de navegação com vpn de jogos, não tem nada haver uma com a outra, são totalmente diferentes.
Como assim VPN pra navegação? Eu uso o Nord aqui pra jogar Rocket League, Valorant e tenho ótimos resultados.

Users who are viewing this thread

Voltar