O Tarkov é um simulador ultra realista, tudo dentro dele te faz ficar tenso o tempo todo, além das mais de 200 quests que você tem pra fazer dentro do game, você ainda tem uma quantidade infinita de combinações de armas diferentes.
Sinceramente o sistema de armas, attachs, calibres, projéteis e itens diversos relacionados a guerra / sobrevivência é algo simplesmente fora de série, é muito bem feito e nada foge a realidade.
Fora as quests e armamentos, você ainda tem o seu esconderijo para upar (o que da um trabalho absurdo, mas é muito satisfatório ver ele sendo melhorado), quanto mais você atualiza seu esconderijo, mais pontos em determinadas habilidades vocês ganha. Você também upa as habilidades do personagem (Força, percepção, resistência, saúde, etc), para que ele chegue a um nível razoavelmente bom, vai demandar de você muito tempo e dedicação. Também tem a questão dos mapas extremamente imersivos e muito bem ambientados, eu adoro a sensação de entrar em um mapa e não ter nenhuma HUD ou qualquer instrução que me de o caminho de onde eu preciso ir, ou o que eu tenho que fazer para poder extrair dele ou encontrar meu objetivo.
Enfim, isso tudo é só um resumo bem simples de algumas das possibilidades do jogo, se eu for falar tudo vai dar um livro!
Eu realmente fico curioso com a galera que joga esse jogo e diz que ele não tem um foco, acho que são pessoas que já se acostumaram com o "mais do mesmo", e quando se deparam com um jogo tão completo e que exige inteligência e dedicação, acabam fazendo essas análises rasas e sem sentido.
Enfim, Tarkov não é um jogo fácil, não é para todo mundo, exige muita dedicação, inteligência e disposição. Vai fundo e sem medo que vale cada centavo investido