A Ferrari construiu seu próprio simulador de F1. O simulador utiliza dez computadores ligados, 60 GB de memória RAM, cinco gigantes telas de vídeo 3D, um sistema de 3.500 watts de som Dolby, e pesa mais de 200 toneladas. Até mesmo o fornecimento de energia elétrica para 130 kW a máquina é uma besta.
Simuladores têm sido muito utilizados para ensinar novas habilidades sem envolver grande despesa ou grande riscos. Como aprender a pilotar um avião novo.
Agora, a Ferrari construiu seu próprio simulador de F1 para que ele possa desenvolver seus carros de Fórmula 1 e treinar seus pilotos para utilizar as novas tecnologias de corrida em pistas novas, sem quebrar as regras F1 limitando testes no mundo real.
O simulador é capaz de reproduzir a sensação real e experiências a um piloto de Fórmula 1. A sensibilidade dos pilotos experientes é muito alta para criar a impressão de estar em um carro de verdade, explica Marco Fainello , Chefe do desempenho do veículo o designer do simulador. No entanto, os simuladores podem fornecer algumas sensações (visuais, forças, movimento, vibração, ruído), que em algumas áreas são idênticos, em outras são semelhantes, ou em outras ainda diferentes, mas perto o suficiente das reais.
Isto significa que é possível conduzir um modelo de carro virtual, experimentando sensações que podem ser referenciados da realidade. Com um piloto experiente e engenheiros, que analisam os resultados, é possível que um teste de simulador seja útil para produzir dados para o desenvolvimento do carro. Em termos de como o pioto interage com os controles sobre o veículo, explica Senhor Fainello.
Todos esses elementos se reúnem com a vantagem de ser capaz de realizar vários testes com total segurança, reduzindo os custos em termos logísticos e equipamentos, economizando tempo. Finalmente, com resultados semelhantes, o simulador reduz o efeito sobre o meio ambiente, em comparação com um teste real, utilizando muito menos energia do que se os mesmos testes foram realizados na pista.
As primeiras voltas ao volante virtual do simulador foram dirigidos por Andrea Bertolini, que trabalhou com os engenheiros da Ferrari no desenvolvimento do projecto, depois de adquirir uma grande experiência ao longo dos últimos anos, trabalhando no simulador FIAT Centro de Investigação usados para desenvolver os carros do Grupo Fiat estrada.
O simulador da Ferrari, construído com o apoio técnico da Moog, consiste em uma estrutura de alumínio e fibra, que se baseia no modelo de 2010. A plataforma de imagem e som pesa cerca de duas toneladas e está equipado com computadores controlados por atuadores hidráulicos, que pesa cerca de meia tonelada cada um. Toda a estrutura é montada numa base especialmente projetado para o simulador pesando 200 toneladas.
Todo o sistema é controlado por dez computadores ligados com uma memória total de mais de 60 GB de RAM. Ele possui um sistema de som Dolby Surround 7.1, com a potência de 3500 W. A instalação utilizou mais de dez quilómetros de cabos e uma fonte de energia de 130 kW. O simulador está alojado em um prédio medindo cerca de 180 metros quadrados, com dois andares, que inclui a sala de controle.
A plataforma abrange uma superfície de cerca de oito metros de largura e comprimento e seis metros de altura. O piloto é instalado na frente de cinco monitores de vídeo muito grandes, que dão um ângulo de visão total superior a 180 °.
Com a conclusão deste projeto significa que agora serão capazes de enfrentar com confiança alguns dos desafios que compõem o moderno dia a dia da Fórmula 1, enquanto a Ferrari se colocando na vanguarda desta tecnologia, disse Stefano Domenicali, Ferrari Formula One Principal Team. Além disso, é um projeto tão complexo, que teve início cerca de dois anos atrás, foi concluída a programação graças aos esforços de todos aqueles que trabalharam nele.
Na Fórmula 1 do futuro, o uso de técnicas de simulação vai se tornar cada vez mais importante e assim, após muitos anos trabalhando com o Centro de Pesquisas da Fiat, a Ferrari optou por dar o primeiro passo muito importante da construção de um simulador baseado em uma especificação que a coloca na vanguarda nesta área.