• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] FIRMWARE ALTERNATIVO - Trocando o sistema do fabricante do modem ou roteador por um melhor

Archer C7 v4 tem suporte ao OpenWrt/LEDE, embora esteja apenas no trunk.

O OpenWrt funciona legal com redes 5Ghz antigamente não funcionava até voltei pra stock.
 
Acabei de instalar no sagemcom F@ast 2405n da oi velox, e deu certinho

https://wiki.openwrt.org/toh/sagem/fast2704nv1

se resetar, perde acesso a interface web, uso so o ssh para configurar, modificando os arquivos, nao sei configurar interfaces mas a configuracao padrao faz as portas lan em modo bridge e retransmite o ip do roteador ou em preferencialmente o que tiver vindo de algum servidor dhcp que esteja servindo uma das portas lan

aí ativei o wifi e fui testando o txpower pra ver o teto, parece que é 20 dBm, o que ja garante um sinal pra mais de 100 metros de raio e linha de vista.
 
Acabei de instalar no sagemcom F@ast 2405n da oi velox, e deu certinho

https://wiki.openwrt.org/toh/sagem/fast2704nv1

se resetar, perde acesso a interface web, uso so o ssh para configurar, modificando os arquivos, nao sei configurar interfaces mas a configuracao padrao faz as portas lan em modo bridge e retransmite o ip do roteador ou em preferencialmente o que tiver vindo de algum servidor dhcp que esteja servindo uma das portas lan

aí ativei o wifi e fui testando o txpower pra ver o teto, parece que é 20 dBm, o que ja garante um sinal pra mais de 100 metros de raio e linha de vista.

Eu tenho o 2705 da Oi que na pratica é "a mesma coisa" mas nunca consegui instalar essa firmware, voce fez pelo menu mesmo ou tem algum outro esquema ?
 
Acabei de instalar no sagemcom F@ast 2405n da oi velox, e deu certinho

https://wiki.openwrt.org/toh/sagem/fast2704nv1

se resetar, perde acesso a interface web, uso so o ssh para configurar, modificando os arquivos, nao sei configurar interfaces mas a configuracao padrao faz as portas lan em modo bridge e retransmite o ip do roteador ou em preferencialmente o que tiver vindo de algum servidor dhcp que esteja servindo uma das portas lan

aí ativei o wifi e fui testando o txpower pra ver o teto, parece que é 20 dBm, o que ja garante um sinal pra mais de 100 metros de raio e linha de vista.

Quem dera se desse pra instalar no td 5336, seria perfeito.
 
Eu tenho um Mi Router 3 da xiaomi acho interessante a firmware original, mas estou buscando mais desempenho enquanto não chega o Mi Router 4 que eu comprei, gostaria de testar uma alternativa, como está o funcionamento e qual a melhor atualmente para o Mi Router 3?
 
Vamos falar do PROMETHEUS, script que monta o firmware PADAVAN dentro de um Debian compilado pra isso! O link do projeto oficial esta aqui (http://prometheus.freize.net/index.html), com atualizações e todas as informações avançadas.


Em 2015, o autor (Грибы кончились, буквы почти) publicou algo importante sobre a instabilidade do driver do Flash do Xiaomi Router 3 e de lá pra cá se encontra tudo estável! Os Russos, estão rápidos no projeto e agora colocaram na sessão o Xiaomi Router 3G para o PADAVAN. Imagino que a derrapada da XIAOMI com o MI-3 no firmware de fábrica, seja diversas, porém no meio da instalação ao olhar os logs direto no /etc quando loguei via SSH (no meio da instalação), não vi nada, e nem quis ver nenhuma particularidade de driver (processador MediaTek e FLASH), e só queria sair dessa problemão que é o firmware da XIAOMI para essa versão de roteador.



COMO INSTALAR O PADAVAN NO XIAOMI ROUTER 3G (how to install padavan XIAOMI Router 3G / MI-3G):

Para quem já montou firmware no PROMETHEUS, sabe bem que essa tela é a pura certeza de que o MI-3G (Xiaomi Router 3G) esta marcado, vejam:



Segue o vídeo com 20 min de duração (www.youtube.com/watch?v=z11cNlA8OdI). O tempo de instalação varia bastante, de 2 até 3 horas! O que demora não é seguir os passos, é o processo de atualizar o Debian (downloads), e compilação! Eu liberei 6Gb de RAM para a máquina virtual e mais 4 processadores!

NOVO INFORMAÇÃO INSERIDA 18/10/2017 12h01: Um Russo desenvolveu um vídeo didático usando apenas uma seta vermelha do inicio ao fim de como instalar o PADAVAN no MI-R3G: www.youtube.com/watch?v=fKlEKfQqC2w

IMPORTANTE: Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de migração de firmware, a sua migração depende totalmente de você ou seu técnico! Nos comentários do vídeo nenhum relato de alguém ter perdido o roteador.

COMO INSTALEI O PADAVAN NO XIAOMI ROUTER 3 (MI-3): Nessa parte coloquei algumas dicas de como instalar o PADAVAN além de um vídeo em PT-BR e outro em RUSSO, onde o cara mostra claramente como migrar (http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/xiaomi-mi-router-3.611932/page-2#post-1073214396).

Roteadores compatíveis com o PADAVAN (até 2015):

ASUS RT-AC1200HP, RT-AC51U, RT-AC54U, RT-N11P, RT-N14U, RT-N56U, RT-N56UB1, RT-N65U, Xiaomi MI-MINI, MI-NANO, NEXX wt3020a, wt3020h, wt3020f, Belkin N750 DB, Samsung CY-SWR1100, ZyXEL Dispositivos Keenetic 4g3, 4g3b, extra, giga3, lite2, lite3, lite3b, omni, omni2, start2, ultra2, viva.

E também no modo de teste (isso em 2015): ZBT-WG3526, ZBT-WE1326, Xiaomi MI-3C (sem bypass SSH), MI-3 (o driver nand flash é instável), MI-3G, D-Link DIR-860L (requer calibrações EEPROM manualmente), Mqmaker WITI-512 e WITI-256 (as configurações não se propagam, mas os scripts são adaptados).


Quantidade de desenvolvedores ativos no projeto PADAVAN:

andy.padavan - firmware-N56U primeiro autor

Agradecimentos especiais a: Rpendt, yantotal, lightvik, crocodil2, armen181, userlogoff, popella, Gregas, dimar1973, GELART, teddy02, amr_50, polimeroff, petr1976, yuzhanin12 e AddRemover.

Mensagem de agradecimento que deixo aos nosso colegas Russos "O mundo sempre precisará de um Bypass! Paz e felicidades aos desenvolvedores!".
 


Muito interessante seu compartilhamento aqui! O projeto pelo que li por cima, parece o PADAVAN (projeto), onde é baseado em um firmware ASUS! Aos interessados, lista dos roteadores compatíveis:

RT-N66U
RT-AC66U
RT-AC66U_B1 (same firmware as the RT-AC68U)
RT-AC56U
RT-AC68U (including revisions C1 and E1)
RT-AC68P (same firmware as RT-AC68U)
RT-AC68UF (same firmware as RT-AC68U)
RT-AC87
RT-AC3200
RT-AC88U
RT-AC3100
RT-AC5300
RT-AC1900 (same firmware as RT-AC68U)
RT-AC1900P (same firmware as RT-AC68U)

Um amigo usou o PfSense (https://www.4linux.com.br/o-que-e-pfsense) em um provedor que ele tinha via rádio há uns 5 anos, e lembro que instalou em um PC. Consegue a listagem dos equipamentos suportados por ele? Obrigado pela sua contribuição, sem dúvida, teremos mais avançados nesse tópico por conta de todos vocês aqui contribuindo com a experiência em cada firmware alternativo.
 


Para quem estiver preocupado com o PADAVAN, o autor Andy, tem um git (www.github.com/andy-padavan) sempre atualizado, o que demonstra grande interesse em manter o projeto ativo. Em resumo GIT seria um controle de versões de cada coisa que você programa (https://tableless.com.br/tudo-que-v...git-e-github-mas-tinha-vergonha-de-perguntar/), então essa página dele, ele mostra os códigos dele sendo mexidos do PADAVAN.


Muito bom esse tópico! Galera ajuda bastante!

Tive coragem de fazer depois de ver as dicas aqui heheheh

Segui esse vídeo @ts_b0b do tutorial em russo.

Mas aos 6min51 do vídeo, logo na tela depois do Y, o meu dá erro no mtd0 e no mtd12.

Aqui:

d02a3d.png


E aqui:
75db8b.png



E com isso não consigo concluir o processo. Alguma dica do que estou fazendo errado?

O meu é o 3G

*Prits deste link no final da página - https://shopper.life/proshivka-xiao...are-padavan-prometheus-8793.html#!prettyPhoto

Valeu!!!!
 
Última edição:
Alguém sabe dizer qual o melhor firmware alternativo para o Archer C7 V2 ?

To usando o original da tplink, mas dia sim dia não tenho que reiniciar o modem.
 
Muito bom esse tópico! Galera ajuda bastante!

Tive coragem de fazer depois de ver as dicas aqui heheheh

Segui esse vídeo @ts_b0b do tutorial em russo.

Mas aos 6min51 do vídeo, logo na tela depois do Y, o meu dá erro no mtd0 e no mtd12.

Aqui:

d02a3d.png


E aqui:
75db8b.png



E com isso não consigo concluir o processo. Alguma dica do que estou fazendo errado?

O meu é o 3G

*Prits deste link no final da página - https://shopper.life/proshivka-xiao...are-padavan-prometheus-8793.html#!prettyPhoto

Valeu!!!!
tenta com esses , consegui colocar aqui de boa.
http://www.hardmob.com.br/internet-...instalacao-da-padavan-na-primeira-pagina.html


 
c7v2 voce pode usar o DDWRT ou OPEN WRT
DDWRT em si tem mais coisas pre compiladas ja open WRT e feito por modulos que exigem as vezes configuraçao alem de baixar e instalar(senao me falha hoje em dia tem interface web pra tudo isso )

DDWRT : ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2018/ lembre-se de pegar factor-to-ddwrt ja que sua primeira instalaçao
openWRT : https://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/archer-c7-1750

no geral DDWRT e mais noob friendly porem as vezes da dor de cabeça ja open WRT ele por ser modular acaba sendo mais leve
se um modulo que voce pegou de Traffic Log nao for do seu agrado voce pega outro , mesmo vale pra QOS isso eu acho quanto interresante
o openwrt e um quanto bugado pro V4 (meu) quando testei nao ficou estavel como dizem que e no v2

Atualmente usando DDWRT basicamente por que gosto de ver fluxo em tempo real de dados na minha rede por que senao provavelmente dexaria stock com NAT BOOST or HARDWARE ACCELARATION off ja que provei que essa opçao so e interesante pra quem tiver links acima de 200mb
 
Última edição:
Então @giovannigps resolvi fazer todos os passos novamente para entender onde estava o erro depois de ler novamente o tópico do hardmob que postou.

Descobri onde errei.

Essa tela que no meu estava dando erro, era um backup de partição conforme o item 15 do tutorial, eu estava fazendo o backup quando não é necessário.

Aqui eu precisava pressionar N e não Y
d02a3d.png



Já estou com ele com o Padavan, valeu!

Vou postar lá também!
 
Então @giovannigps resolvi fazer todos os passos novamente para entender onde estava o erro depois de ler novamente o tópico do hardmob que postou.

Descobri onde errei.

Essa tela que no meu estava dando erro, era um backup de partição conforme o item 15 do tutorial, eu estava fazendo o backup quando não é necessário.

Aqui eu precisava pressionar N e não Y
d02a3d.png



Já estou com ele com o Padavan, valeu!

Vou postar lá também!
Prezado, você pode nos contar um pouco da sua experiência com o Padavan? Quais diferenças do firmware original? Já realizou um teste de estresse? Grato!
 
Prezado, você pode nos contar um pouco da sua experiência com o Padavan? Quais diferenças do firmware original? Já realizou um teste de estresse? Grato!


Opa! Acredito que aqui tenha gente que possa de ajudar melhor, não sou usuário avançado mas tive uma boa experiência.
Agora, deixo o HD plugado no Mi Router, assisto aos vídeos por DLNA, isso já é um ganho. Parte ruim que minha TV não lê codecs em HD, então perco o áudio e ainda não solucionei isso.
Poder fazer download pelo transmission, o Padavan permite. Até tirei meu Raspberry, vou dá outra destinação para ele! eheheh
 
Então @giovannigps resolvi fazer todos os passos novamente para entender onde estava o erro depois de ler novamente o tópico do hardmob que postou.

Descobri onde errei.

Essa tela que no meu estava dando erro, era um backup de partição conforme o item 15 do tutorial, eu estava fazendo o backup quando não é necessário.

Aqui eu precisava pressionar N e não Y
d02a3d.png



Já estou com ele com o Padavan, valeu!

Vou postar lá também!

@kadubsb
Pessoal, perdão não responder como antigamente... Agora bastante atarefado!!! Em breve volto pelo menos 1x por semana.

Legal que tenha conseguido tratar o problema, e esse erro ocorreu no MI-R3G, no MI-R3 foi de boas!
 
Prezado, você pode nos contar um pouco da sua experiência com o Padavan? Quais diferenças do firmware original? Já realizou um teste de estresse? Grato!

@rpetterson

No MI-R3 já tive um ganho gigantesco... Agora com o MI-R3G, usando 100Mega/Down e 50Mega/Up, testei tanto, que olha isso:



Esse tráfego intenso entre os dias 9 até 13 de Agosto é coisa do meu irmão, tudo via torrent, e mesmo com vários dispositivos ele não trava. Uso apenas o PS4 no cabo, agora no 2.4Ghz (xbox 360, 1 celular e 2 notebooks), agora no 5Ghz (1 celular e 1 smart tv da panasonic). Só senti uma leve engasgada no DLNA sendo transmitido na TV da Panasonic, ao enviar um arquivo para o roteador via 2.4Ghz.
Fora isso, o roteador só trava quando tô baixo torrent nele... testei apenas com 1 pendrive de 16Gb... ae baixo o torrent no PC e jogo pra ele, e ao assistir via DLNA na TV, celulares e vídeo-game, vai de boa.

OBS: Tem um agendamento de reinicio todo dia às 5h da manhã, pois quando assisto via DLNA, a contagem de memória fica com bastante taxa em uso, ainda não chequei via SSH se aparece o mesmo via top.
 
Última edição:
Pessoal, boas notícias, já tem quase um mês de atraso, mas como passou batido pelo tópico, acho que ainda vale a pena postar.

Saiu no final de julho uma nova versão do Openwrt, a primeira após a fusão do projeto com o Lede, a 18.06. E agora no dia 18, saiu mais uma nova versão, a 18.06.1, com correções de bugs.

Para quem quiser se aventurar, é uma boa, inclusive porque com isso vários novos modelos passam a ser suportados pela versão estável.

https://openwrt.org/releases/18.06/start
 
tô com um Mi Mini router e o firmware dele depois da ultima atualização ficou bem ruim... perdi o gerenciamento pelo app e o hd n eh reconhecido mais.....
quero algum firmware estavel o suficiente para configurar uma unica fez, se tiver adblock rules, melhor ainda!
 
Entao eu continuo sugerindo open wrt
porem a cada atualizaçao que nao sao frequentes voce pode perder boa parte das configuraçao dos modulos instalado(nao o base que ja vem os que voce baixa separado)

Ele pode ser extremamente chato de se configurar porem e modular e tem a porra toda
https://openwrt.org/packages/table/start

Fiquei meio bolado quando atualizei do 18.06 para 18.06.01 senti um pequeno acrescimo de ping 3ms a 5ms
alem de ter configurar os modulos novamente (e dificil na primeira vez pois voce nao tem nem idea do que ta fazendo , na segunda voce ja sabe entao leva menos tempo)

Povo ainda fala que QOS do DDWRT e melhor por usa kernel mais antiga do linux que nao tem algumas paradas , que as versao 4.11
eventualmente tentarei novamente , pois claramente ddwrt e mais friendly e quando sai update nao tem drama

Contudo DDWRT nao tem luci-wrbtmoon / wrtbmoon / SQM-Qos
 
Última edição:
Entao eu continuo sugerindo open wrt
porem a cada atualizaçao que nao sao frequentes voce pode perder boa parte das configuraçao dos modulos instalado(nao o base que ja vem os que voce baixa separado)

Ele pode ser extremamente chato de se configurar porem e modular e tem a porra toda
https://openwrt.org/packages/table/start

Fiquei meio bolado quando atualizei do 18.06 para 18.06.01 senti um pequeno acrescimo de ping 3ms a 5ms
alem de ter configurar os modulos novamente (e dificil na primeira vez pois voce nao tem nem idea do que ta fazendo , na segunda voce ja sabe entao leva menos tempo)

Povo ainda fala que QOS do DDWRT e melhor por usa kernel mais antiga do linux que nao tem algumas paradas , que as versao 4.11
eventualmente tentarei novamente , pois claramente ddwrt e mais friendly e quando sai update nao tem drama

Contudo DDWRT nao tem luci-wrbtmoon / wrtbmoon / SQM-Qos
quais seriam os principais pacotes para instalar? to querendo ir para o OpenWRT justamente pelo SQM-Qos, dá pra configurar por ip ou MAC?
 
quais seriam os principais pacotes para instalar? to querendo ir para o OpenWRT justamente pelo SQM-Qos, dá pra configurar por ip ou MAC?
o que muda o SQM-QOS para o QOS do DD-WRT ?
 
Em termos simples ele tem o CAKE e PIECE of CAKE como opçao porem ele tem uma pequena aba de avançados que voce consegue setar melhor
ele tbm nao exige setar por ip ou mac ou porta por isso que ele se chama SMART quever Managment(gerenciador de fila esperto)

Contudo o SQM-QOS ele nao exatamente completo, suponhamos que QOS do DDWRT funciona-se voce pode usar layer7 app que voce define prioridades por aplicaçao e nao por portas ou ip ou mac
porem no meu testes mesmo netflix rodando a 4k e um dispositivo e eu jogando ele foi capaz com uma diferença extra de 5ms a 10ms (aproxidamente o valor do bufferbloat test http://www.dslreports.com/speedtest )
no DDWRT pelo menos no C7V4 ele so possui opçao de FQ-Codel que em pesquisa no forum ddwrt dizem ser suficiente contudo comigo nunca funcinou qualquer uma das configuraçao adicionadas lembrando que no C7V4 tem opçao de SFQ/CFE ou conhecida como nat boost no stock desabilite isso mais cedo possivel no meu testes nao vi razao nenhuma de usar esta funçao atualmente

[EDIT]
Agora que eu vi pra instalar SQM nao tem drama nao
Voce instala open-wrt exemplo do C7V4 , e baixa o SQM

 
olha isso...
https://www.dslreports.com/speedtest/38101949

se quiser voltar pra stock eh de boa?

teria dar prioridade pra determinada aplicação e/ou maquina por MAC address?
divido o ap com algumas pessoas e elas n pagam a internet -rs
 
bom depende do modelo
pra voltar stock usualmente uso TFTP https://forum.tp-link.com/showthread.php?81462-How-to-recovery-the-router-when-you-bricked-it1

como descrito o SQM-QOS voce nao precisa fazer porra nenhuma alem do que video esta mostrando
como voce usa cable provavelmente nem a parte avançada voce ira precisar

Coloquei no cabo para ver se o bufferbbloat ia continuar... Meu router eh um Xiaomi Mi Mini.
Eu queria definir prioridade baixa para outros equipamentos q n fossem a TV, meu notebook e meu celular. Teria como fazer isso? Não achei nenhum video a respeito.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo