[TÓPICO DEDICADO] FIRMWARE ALTERNATIVO - Trocando o sistema do fabricante do modem ou roteador por um melhor

Achei um na internet da versão limpa desse 5336 (tinha em cima o da OI) e acabou dando brick nele, até a luz do power acende mas nao passa disso, entrei em contato coma Technicolor pra ver se eles conseguem conserto desses dois aparelhos mas até agora nada de me responderem, o problema é que nao consegui achar o firmware original de jeito algum, peguei um 5136v2 com o mesmo problema aqui mas esse consegui o firmware

Usei eles por alguns dias e o alcance do wifi era otimo mesmo ele nao tendo antena externa
Vc pode postar o link de onde achou esse firmware?
 
INSTALANDO O FIRMWARE LEDE NO MI R 3G


Primeiramente você deve liberar o acesso ao SSH do MI ROUTER 3G (pra fazer isso deve baixar e instalar a versão desenvolvedor do firmware original) aqui: http://bigota.miwifi.com/xiaoqiang/r...5_2.25.122.bin

A liberação do acesso ao SSH depois de ter sido feita atualização pelo firmware acima deve ser feito no site: http://d.miwifi.com/rom/ssh

lembre-se de baixar e salvar o arquivo para o seu computador e deixar guardado, quando precisar estará sempre a mão

informações sobre o LEDE você encontra também aqui: https://forum.lede-project.org/t/xia...er-3g/5377/154

basicamente você vai baixar 2 arquivos pra instalar o firmware LEDE:

1- http://downloads.lede-project.org/sn...fs-kernel1.bin
2- http://downloads.lede-project.org/sn...fs-rootfs0.bin

depois copiar no pendrive e resetar o roteador colocando em modo recovery. (com o reset pressionado ligar o roteador na energia e esperar o led amarelo na frente do aparelho começar a piscar, soltar o reset e deixar o roteador completar a leitura)

depois disso acessar o SSH (use o cliente que você quiser, aqui usei o PUTTY)

executar os seguintes comandos e nessa ordem (um de cada vez, e não se espante é rápido mesmo)

executar o comando MOUNT (para ver como seu pendrive foi reconhecido (sda1 ou sda2 ou sda3 ou etc))
acessar o pendrive:
- execute o comando: cd /extdisks/sda1/ (de acordo como seu pendrive foi reconhecido)
- depois execute o comando: mtd write lede-ramips-mt7621-mir3g-squashfs-kernel1.bin kernel1
- depois execute o comando: mtd write lede-ramips-mt7621-mir3g-squashfs-rootfs0.bin rootfs0
- depois execute o comando: nvram set flag_try_sys1_failed=1
- depois execute o comando: nvram commit
- depois execute o comando: reboot

depois que reiniciar o roteador (o comando reboot já foi dado), logar novamente por SSH e executar os seguintes comandos:

- opkg update
- opkg install luci

Depois disso pode ir no seu Browser e acessar através do endereço 192.168.1.1 e configurar de acordo com suas necessidades.

Os apps para instalação no LEDE estão no menu software da interface gráfica, lá você encontra os que estão instalados e busca os que voce quer instalar (de forma intuitiva e fácil)

Qualquer outra dúvida vai postando, na medida do meu conhecimento vou auxiliando.

FAÇA ISSO POR SUA CONTA E RISCO, NÃO ASSUMO NENHUMA RESPONSABILIDADE SE SEU ROTEADOR BRICKAR

Amigo sabe me dizer se instalando o LEDE no Mi Router 3g eu conseguiria transformar uma porta lan em WAN e utilizar as 2 WAN com load balance?

Faço isso la em casa.. tenho 2 links de internet e estão configurados em um router bem antigo, de 54MB, um TP-Link WR740N utilizando o firmware OpenWrt

Queria pegar algo mais parrudo pra colocar la
 
Vale e MUITO a pena, cara! Mande ver aí. Antes faça um backup das tuas configs, restaure o padrão de fábrica e dê upgrade nessa bagaça. Teu roteador vai voar baixo! É realmente espetacular!

Se o nome do arquivo estiver muito grande reduza para algo tipo "firmware gargoyle 1.8.1". O que tu vais usar é o factory.bin do 1043nd ver. 1.8.

Fica show! As conexões de internet pararam de cair, tudo melhorou. Espetáculo!

Eu quase joguei meu Wr841n no lixo até instalar a Gargoyle. Muito melhor. Recebi um Xiaomi 3g, se alguém puder passar o caminho das pedras para o padavan, agradeço. O que mais importa pra mim é estabilidade.
 
  • Curtir
Reações: wmh
mi router 3g por R$ 168,00 está valendo a pena, ou espero baixar mais?

Acompanhei o topico e cheguei a conclusao que é o melhor cxb atualmente.

@capa_da_gaita, o preço do Xiaomi 3G (2017) ficava U$$ 39,89 (com o cupom HNYear113), mas de uns dias pra cá, talvez pelo aumento da procura por ele, o preço aumentou e não abaixa mais ...
 
tenho um 1043ND v1.x, e o wifi N dele é bugadasso, é de um rascunho do draft N e não funciona direito.

DD WRT: botando BG somente, ainda fica dando quedas no meu android.

LEDE: botei legado o wifi, B e G, e esta estável.

Como roteador wifi 2.4 e 5Ghz com switch gigabit esta uma fortuna, 500 reais, e roteador com 2.4 e 5ghz barato so tem 100mbps, vou seguir com esse até ele morrer.
 
Qual o rooter ta vale a pena compra hj em dia?
 
Atualmente eu uso o asuswrt do Merlin, firmware alternativo da asus.

Recomendo para quem tiver asus.
 
tenho um 1043ND v1.x, e o wifi N dele é bugadasso, é de um rascunho do draft N e não funciona direito.

DD WRT: botando BG somente, ainda fica dando quedas no meu android.

LEDE: botei legado o wifi, B e G, e esta estável.

Como roteador wifi 2.4 e 5Ghz com switch gigabit esta uma fortuna, 500 reais, e roteador com 2.4 e 5ghz barato so tem 100mbps, vou seguir com esse até ele morrer.

Nem lembrava que tinha postado isso.

Bom, agora com Wi-fi aX, só troco para um roteador com suporte aX e chega de comprar roteador de entrada. Vai ser um top.

Tp link 1043 ND 1.x com LEDE

Wi-fi BG somente, N é bugado.

Somente celular e Chromecast usam Wi-Fi
Todo resto, PS3, PS4, PC1 e PC2 no cabo gigabit.

Krack corrigido

Finalmente depois de anos fucando no roteador, esse morre assim com essa versão do software
 
Ae Galera,

Estive pesquisando alguns dias e estou pensando em instala um firmware alternativo no meu Netgear R8000, aparentemente o Tomato foi o que mais me interessou, alguém usou e pode contar a sua experiencia? Penso no dd-wrt também...

Valeu aí!
 
qual firmware é compativel com os TP-Link??? o meu é um archer C20
 
Alguem pode me indicar alguns modelos de roteadores que tem um bom suprte de firmware alternativo ? Preciso comprar um ja que o meu 741ND esta indo pro pau
 
qual firmware é compativel com os TP-Link??? o meu é um archer C20

Normalmente os TP-Link usam chips da Atheros/Qualcomm e o firmware mais estável é o OpenWRT e LEDE.
Há várias exceções onde são usados chips Broadcom (que se dão melhor com o DD-WRT) ou Mediatek (que na maioria das vezes não tem 100% suporte a ROM de terceiros porque o driver do wireless é proprietário).
Note que cada modelo tem uma revisão (v1, v2, v2.1, v4.0, v4.1) e cada uma das revisões possui um firmware exclusivo. NUNCA tente atualizar entre revisões diferentes porque há enormes chances de brickar o roteador.
 
Alguem pode me indicar alguns modelos de roteadores que tem um bom suprte de firmware alternativo ? Preciso comprar um ja que o meu 741ND esta indo pro pau

Asus ac68 asus ac86u
 
Normalmente os TP-Link usam chips da Atheros/Qualcomm e o firmware mais estável é o OpenWRT e LEDE.
Há várias exceções onde são usados chips Broadcom (que se dão melhor com o DD-WRT) ou Mediatek (que na maioria das vezes não tem 100% suporte a ROM de terceiros porque o driver do wireless é proprietário).
Note que cada modelo tem uma revisão (v1, v2, v2.1, v4.0, v4.1) e cada uma das revisões possui um firmware exclusivo. NUNCA tente atualizar entre revisões diferentes porque há enormes chances de brickar o roteador.

É exatamente o problema do Archer C20. Ele até funciona com o OpenWRT/LEDE, porém sem o wifi de 5 GHz, porque não há driver disponível (MediaTek 7610E em todas as suas variantes).
 
Invoco aqui os amigos entendedores de firmwares alternativos :D

Recentemente estive no Japão com a patroa e aproveitei o preço baixo do Archer C3150 v2 para trazer um para testar a marca.

Para minha surpresa, ao chegar em casa vi que tomei uma trollada da TP-Link pois o firmware que vem nele não é multi-linguagem, é apenas em Japonês :haha:

Apesar de ver algumas dicas sobre colocar o firmware de outra versão (tipo US), tentei e não tive sucesso (não é aceita pela interface web), não cheguei a ver outros meios de "forçar" a instalação de outro firmware, caso seja possível.

Usando a tradução pelo navegador e os emuladores da página de suporte da TP-Link consegui acessar e configurar todas as telas colocá-lo para trabalhar, mas ainda não é cenário ideal.

Cheguei a dar uma olhada na disponibilidade de firmwares alternativos para ele mas no DD-WRT está em WIP (work in progress), no OpenWRT ainda não há nada, somente para o C2600.

Dicas? :vish:
 
Invoco aqui os amigos entendedores de firmwares alternativos :D

Recentemente estive no Japão com a patroa e aproveitei o preço baixo do Archer C3150 v2 para trazer um para testar a marca.

Para minha surpresa, ao chegar em casa vi que tomei uma trollada da TP-Link pois o firmware que vem nele não é multi-linguagem, é apenas em Japonês :haha:

Apesar de ver algumas dicas sobre colocar o firmware de outra versão (tipo US), tentei e não tive sucesso (não é aceita pela interface web), não cheguei a ver outros meios de "forçar" a instalação de outro firmware, caso seja possível.

Usando a tradução pelo navegador e os emuladores da página de suporte da TP-Link consegui acessar e configurar todas as telas colocá-lo para trabalhar, mas ainda não é cenário ideal.

Cheguei a dar uma olhada na disponibilidade de firmwares alternativos para ele mas no DD-WRT está em WIP (work in progress), no OpenWRT ainda não há nada, somente para o C2600.

Dicas? :vish:

Tenta renomear o arquivo de firwmare .bin que você baixou do site da tplink, já vi casos que se ele for muito extenso a interface web não aceita.
 
Tenta renomear o arquivo de firwmare .bin que você baixou do site da tplink, já vi casos que se ele for muito extenso a interface web não aceita.

@neo666 parabéns pelo roteador e pela viagem amigo... espero que tenha descansado bem!!!

O máximo que achei do seu roteador foi isso (https://www.tp-link.com/us/download/Archer-C3150-V2.html). Renomeando esse fw, como o @clerigotrevas sugere, é uma boa:



O nome do arquivo é carregado de 2 caracteres especiais "(" e "_", renomeando para apenas archer, será que funciona? Confesso que nunca havia pensado nisso!

Tentei procurar fw alternativo e não achei nenhum até o momento, e lá no Wiki Devi ninguém colocou nada também: https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_Archer_C3150_v2.x
 
Tenta renomear o arquivo de firwmare .bin que você baixou do site da tplink, já vi casos que se ele for muito extenso a interface web não aceita.

@neo666 parabéns pelo roteador e pela viagem amigo... espero que tenha descansado bem!!!

O máximo que achei do seu roteador foi isso (https://www.tp-link.com/us/download/Archer-C3150-V2.html). Renomeando esse fw, como o @clerigotrevas sugere, é uma boa:



O nome do arquivo é carregado de 2 caracteres especiais "(" e "_", renomeando para apenas archer, será que funciona? Confesso que nunca havia pensado nisso!

Tentei procurar fw alternativo e não achei nenhum até o momento, e lá no Wiki Devi ninguém colocou nada também: https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_Archer_C3150_v2.x

Não rolou, cheguei até a renomear o arquivo para JP mas a coisa não é tão simples assim.

_______________

Mas o final é feliz:

Hoje pela manhã recebi um e-mail do suporte da TP-Link Japão pedindo desculpas pelo firmware do equipamento japonês não suportar outros idiomas e ainda me enviando o link de um firmware alternativo que destrava o equipamento para permitir a instalação de qualquer firmware global.

O cara ainda pediu desculpas porque tentou localizar um firmware no site da TP-Link Brasil e não encontrou nada, não fiquei impressionado. Não tem nada lá :rolleyes:

Já estou com o firmware US trabalhando redondinho no danado :wub:

[]'s!
 
Não rolou, cheguei até a renomear o arquivo para JP mas a coisa não é tão simples assim.

_______________

Mas o final é feliz:

Hoje pela manhã recebi um e-mail do suporte da TP-Link Japão pedindo desculpas pelo firmware do equipamento japonês não suportar outros idiomas e ainda me enviando o link de um firmware alternativo que destrava o equipamento para permitir a instalação de qualquer firmware global.

O cara ainda pediu desculpas porque tentou localizar um firmware no site da TP-Link Brasil e não encontrou nada, não fiquei impressionado. Não tem nada lá :rolleyes:

Já estou com o firmware US trabalhando redondinho no danado :wub:

[]'s!

Havia procurado no BR também, porém só tem no US firmware. Bacana que existe essa possibilidade de destravar o roteador, que bacana!
 
Pra quem tem roteador atrelado de operadora como da Oi acabei descobrindo hoje que alguns possuem trava pra nao atualizarem a firmware, enviei email pra ZTE e pra Sagemcom e ambas me falaram que nao seria possivel o envio de uma firm limpa devido a certas "limitações" do aparelho
 
Pra quem tem roteador atrelado de operadora como da Oi acabei descobrindo hoje que alguns possuem trava pra nao atualizarem a firmware, enviei email pra ZTE e pra Sagemcom e ambas me falaram que nao seria possivel o envio de uma firm limpa devido a certas "limitações" do aparelho
Nenhuma novidade. Na verdade são limitações contratuais das fabricantes com as operadoras, me admira que você tenha conseguido uma resposta formal sobre isso.

Numa situação de factory reset o equipamento voltará pra configuração do provedor ao invés de ficar "zerado" e sem conexão. Quando o equipamento está em campo quem atualiza é a operadora (via TR-069 ou coisa que o valha) se necessário, isso evita dor de cabeça com gente que resolve botar a mão onde não deve.

Registre-se que não sou à favor de equipamentos 100% capados e sem alguma flexibilidade mínima de ajustes por parte dos clientes que sabem o que estão fazendo.

[]'s
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo