[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Se não estou enganado, as Rx570 são esquentadas mesmo e essa temperatura é normal dependendo do modelo.

Já testou estressar a placa de vídeo no máximo e deixar a lateral do gabinete aberta pra ver a temperatura máxima que ela atinge nessa condição?

Se for igual ou poucos graus a menos, mostra que o gabinete não tem problema de ventilação.

Abrindo o Gabinete diminui um pouco a temperatura. As ventoinhas da placa de vídeo estão configuradas como de fábrica, vale a pena modificar esses padrões?

Abrindo o Gabinete diminui um pouco a temperatura. As ventoinhas da placa de vídeo estão configuradas como de fábrica, vale a pena modificar esses padrões?
No meu caso eu optei por manter a temperatura mais alta um pouco mas diminuir o barulho das ventoinhas. Vai depender da sua escolha. Dá pra tentar aumentar as fans pra 100% quando a temperatura chegar a 70 graus por exemplo.

Qual FAN comprar da China?? Bom e bonito! kkkk

No meu caso eu optei por manter a temperatura mais alta um pouco mas diminuir o barulho das ventoinhas. Vai depender da sua escolha. Dá pra tentar aumentar as fans pra 100% quando a temperatura chegar a 70 graus por exemplo.

Vou tentar isso, valeu

Galera, to pra fazer umas comprinhas no AliExpress e me surgiu uma duvida (pois vi uns fans lindões la kkkk)..

Existe alguma marca ou modelo especifico que seja recomendado no Ali? Algum de marcas chinesas sei la? Compensa algo de la?

Valeu!!
---
Amigo corre dos DR12 da aigo, o PRO talvez seja até bom, mas os DR12 sao mt fraco

Alguém pode me explicar o motivo desse gabinete recomendar o fluxo dessa forma:
Dois entrando na frente do gabinete :
Dois saindo um no fundo e esse que não entendi, no teto mas no teto logo no inicio, praticamente pegando o ar do cooler frontal de cima que nem circulou e jogando pra fora...

Alguém pode me explicar o motivo desse gabinete recomendar o fluxo dessa forma:
Dois entrando na frente do gabinete :
Dois saindo um no fundo e esse que não entendi, no teto mas no teto logo no inicio, praticamente pegando o ar do cooler frontal de cima que nem circulou e jogando pra fora...

Geralmente as fans do topo são usadas para saída de ar, auxiliando na exaustão do ar aquecido.

Mas o que você falou é verdade, as fans do topo em especial o da direita, tem o inconveniente de soprar para fora parte do ar frio que entra frontalmente.
Essa fan acaba também competindo com o cooler do processador, soprando para fora parte do ar que poderia ser usado por ele.

Veja opiniões de colegas no fórum sobre a fan do topo da direita, aqui e aqui.

• Curtir
Reações: JEK
Geralmente as fans do topo são usadas para saída de ar, auxiliando na exaustão do ar aquecido.

Mas o que você falou é verdade, as fans do topo em especial o da direita, tem o inconveniente de soprar para fora parte do ar frio que entra frontalmente.
Essa fan acaba também competindo com o cooler do processador, soprando para fora parte do ar que poderia ser usado por ele.

Veja opiniões de colegas no fórum sobre a fan do topo da direita, aqui e aqui.
Interessante, assim que chegar vou fazer o teste mas, nessa máquina o cooler deve ser o Amd Wraith Prism RGB que no caso não jogaria o ar para traz e sim para todos os lados, talvez assim fique interessante usar o traseira e o o teto traseiro...

Melhor coisa é testar, muito obrigado pela ajuda!

Interessante, assim que chegar vou fazer o teste mas, nessa máquina o cooler deve ser o Amd Wraith Prism RGB que no caso não jogaria o ar para traz e sim para todos os lados, talvez assim fique interessante usar o traseira e o o teto traseiro...

Melhor coisa é testar, muito obrigado pela ajuda!

As fans que considero mais relevantes seriam as frontais e a traseira.

Sobre as fans do teto eu diria somente se achar necessário melhorar a exaustão.

• Curtir
As fans que considero mais relevantes seriam as frontais e a traseira.

Sobre as fans do teto eu diria somente se achar necessário melhorar a exaustão.
O problema é comprar, acaba ficando na dúvida se compra 3 ou 4, se pedir 3 e depois não gostar a quarta já entra um novo frete kkk, de qualquer forma pedi as 4, depois vou testando.

Estou inclusive meio desatualizado, hoje em dia se usa muito pressão positiva?

O problema é comprar, acaba ficando na dúvida se compra 3 ou 4, se pedir 3 e depois não gostar a quarta já entra um novo frete kkk, de qualquer forma pedi as 4, depois vou testando.

Estou inclusive meio desatualizado, hoje em dia se usa muito pressão positiva?

Concordo, sei como é haha
Pode acontecer também de acabar querendo ou precisar de mais unidades, e não ter mais estoque ou aumentarem o preço.

Opiniões acerca do fluxo de ar com pressão positiva vs negativa chega a ser controverso.

Para ter uma ideia, segue uma estatística que foi levantada em um antigo fórum:
fuQoY4Z.jpg

A pressão positiva costuma ser a mais recomendada, pelo pressuposto de se ter menor entrada de poeira em comparação com a pressão negativa.
No entanto já vi relatos daqueles que testaram ambas as configurações e não viram diferença aparente na quantidade de poeira.

Mas de qualquer forma, independente do fluxo de ar ser positivo ou negativo e quantidade de fans, o mais importante seria o posicionamento correto das fans bem como sua efetividade no fluxo de ar.

• Curtir
erterterterter.jpg

Eu uso conforme as setas azul...
porém pelo que entendi dos vídeos no início do tópico deveria trocar a direção das fans do teto, colocar na posição laranja para ter uma pressão positiva?

erterterterter.jpg

Eu uso conforme as setas azul...
porém pelo que entendi dos vídeos no início do tópico deveria trocar a direção das fans do teto, colocar na posição laranja para ter uma pressão positiva?

Dependendo da configuração, pode ser melhor pressão tendendo para o neutro ou balancear as fans.

Se inverter as fans no topo, teria apenas 1 fan de exaustão, mas 5 fans tentando injetar ar para dentro do gabinete.
Assim as fans ficariam praticamente girando sem soprar muito ar, pois a traseira estaria limitando a quantidade de ar que efetivamente pode entrar.

Nesse cenário, teria também dois fluxos de ar em sentidos opostos, o ar aquecido da placa de vídeo que sobe puxado pela fan traseira e o ar que desce empurrado pelas fans do topo.
Imagino que isso dificulte a saída do ar aquecido da placa de vídeo.

Assim é melhor deixar as fans do topo como exaustão.

Dependendo da configuração, pode ser melhor pressão tendendo para o neutro ou balancear as fans.

Se inverter as fans no topo, teria apenas 1 fan de exaustão, mas 5 fans tentando injetar ar para dentro do gabinete.
Assim as fans ficariam praticamente girando sem soprar muito ar, pois a traseira estaria limitando a quantidade de ar que efetivamente pode entrar.

Nesse cenário, teria também dois fluxos de ar em sentidos opostos, o ar aquecido da placa de vídeo que sobe puxado pela fan traseira e o ar que desce empurrado pelas fans do topo.
Imagino que isso dificulte a saída do ar aquecido da placa de vídeo.

Assim é melhor deixar as fans do topo como exaustão.

Então, eu li na pagina anterior vocês falando que o fan no teto pode roubar o ar fresco do air cooler e etc...
Sem falar que não gosto de ruido, então optei por ter 7 fans porém todas no perfil silencioso, fica mais eficiente e mais silencioso que ter 3 fans em maior rotação.
Como meu processador não permite overclock rodo em com undervolt de offset - .100mv isso já me da 10º a menos tanto em idle quanto fullload.
Porém estava considerando por o fan da direta do teto colocando ar para dentro e manter o da esquerda do tento pondo ar para fora, seria apenas a nível de experiencia mesmo, já que a CPU e vrm está super frio...

Então, eu li na pagina anterior vocês falando que o fan no teto pode roubar o ar fresco do air cooler e etc...
Sem falar que não gosto de ruido, então optei por ter 7 fans porém todas no perfil silencioso, fica mais eficiente e mais silencioso que ter 3 fans em maior rotação.
Como meu processador não permite overclock rodo em com undervolt de offset - .100mv isso já me da 10º a menos tanto em idle quanto fullload.
Porém estava considerando por o fan da direta do teto colocando ar para dentro e manter o da esquerda do tento pondo ar para fora, seria apenas a nível de experiencia mesmo, já que a CPU e vrm está super frio...

O inconveniente em ter duas fans no topo em sentidos diferentes, é parte do ar que sai acabar voltando para o gabinete.

Há quem prefira inverter a fan do wc, dessa forma o radiador se beneficiaria do ar mais frio vindo de fora.
Dessa forma não se tem competição entre a fan do wc e as do topo.
O fluxo de ar interno é puxado para a saída de ar no topo.
O inconveniente é a grade traseira por não ser filtrada, não possui restrição contra entrada de poeira.

De qualquer forma como as temperaturas estão boas, acho que não valeria a pena mexer na configuração atual.

No meu BG-015 eu deixei somente o da trazeira (1 Cala Frio) de exaust, superior (2 aigo) puxando de fora e frontal (1 cala frio + aigo ) puxando de fora tbm... consegui melhor resultado assim, onde nao esta mais batendo 70 ºC nos games+stream ...
_Edit
Unico problema q tenho certeza que terei, é poeira, pois onde moro há muito isto ...

No meu BG-015 eu deixei somente o da trazeira (1 Cala Frio) de exaust, superior (2 aigo) puxando de fora e frontal (1 cala frio + aigo ) puxando de fora tbm... consegui melhor resultado assim, onde nao esta mais batendo 70 ºC nos games+stream ...
_Edit
Unico problema q tenho certeza que terei, é poeira, pois onde moro há muito isto ...

Nunca testei dessa forma com as duas fans superiores como injeção de ar.
Imaginava se as fans superiores soprando para baixo não atrapalhariam a saída do ar aquecido que vem da placa de vídeo.

Mas se as temperaturas estiveram boas, concordo que não teria razão para mudar.
Eventualmente os resultados podem ser diferentes dependendo do gabinete e configuração de cada um.

Nunca testei dessa forma com as duas fans superiores como injeção de ar.
Imaginava se as fans superiores soprando para baixo não atrapalhariam a saída do ar aquecido que vem da placa de vídeo.

Mas se as temperaturas estiveram boas, concordo que não teria razão para mudar.
Eventualmente os resultados podem ser diferentes dependendo do gabinete e configuração de cada um.
Acho que só funcionou bem porque esses Aigo joga mais ar pros lados do que pra frente kkkkkk
Full trotos esse cooler

Gostaria de uma ajuda.

Estou um tanto insatisfeito com as temperaturas do Ryzen 3700x com um Cooler Master 212x... cogitei um WC CxB e achei o Deepcool Maelstrom 240t...

Acham que seria uma boa troca sair do CM 212x para o DC Maelstrom 240t?

Obrigado.

Meu povo, me deem um help, eu uso um Corsair air 240, e coloquei uma WC nele (evga clc240) na parte frontal, mas como exaustor, além de uma fan de 120mm (akasa viper) no topo tbm como exaustor, mas não estou gostando das temperaturas, em especial do chipset (45º indle), estava pensando em pegar 2x fan de 80mm (arctic cooler) e por na traseira como exaustor, virar os fan do wc para pegar o ar de fora assim como do teto, ou, manter como esta, adicionar um fan no chão dele puxando o ar de fora e manter teto e os da traseira como exaustor, qual desses meios acham mais plausível? Pq eu não entendo bulhufas e estou com receio de gastar e não ter um bom resultado, e alguem sabes se é bom esses fan da arctic? Além de indicar algum slim de 120mm pra mim? Obrigado

Meu povo, me deem um help, eu uso um Corsair air 240, e coloquei uma WC nele (evga clc240) na parte frontal, mas como exaustor, além de uma fan de 120mm (akasa viper) no topo tbm como exaustor, mas não estou gostando das temperaturas, em especial do chipset (45º indle), estava pensando em pegar 2x fan de 80mm (arctic cooler) e por na traseira como exaustor, virar os fan do wc para pegar o ar de fora assim como do teto, ou, manter como esta, adicionar um fan no chão dele puxando o ar de fora e manter teto e os da traseira como exaustor, qual desses meios acham mais plausível? Pq eu não entendo bulhufas e estou com receio de gastar e não ter um bom resultado, e alguem sabes se é bom esses fan da arctic? Além de indicar algum slim de 120mm pra mim? Obrigado
Olha, fan slim e/ou de 80mm bons são da Noctua. Mas como os valores são bastante alto vai depender de você querer bons fans e silenciosos.

As fans do radiador no painel frontal devem soprar ar para dentro do gabinete.

A bomba precisa também funcionar com o controle de rotação desativado.
Dependendo da placa mãe e do conector, o controle de rotação precisa ser desativado manualmente na bios.

Sei que mudar fans demora um tempinho, e da bastante serviço...
Mas eu testaria com o WC puxando ar de fora para dentro, e caso eles mesmo com o radiador tenham uma boa pressão para empurrar ar apos o radiador, colocaria o do topo tambem puxando ar de fora para dentro e só o trazeiro fazendo exaustão (ja saiba que com os do topo puxando vai entrar poeira, mas nada que uma limpeza no mes nao resolva).

Bom dia pessoa, pretendo comprar um Gabinete Thermaltake Versa H17 e gostaria de saber quais fans comprar para compor o sistema de refrigeração dele, uma vez que só vem uma uma fan traseira.
Quais vocês indicam? obrigado.

preceiso melhorar a refrigeração da vga, pensei em comprar dois fans pwm e prender em cima dos fans da vga e jogar ar frio nela, minha duvida é:

deixo os fans da vga ligado junto com os coolers, ou deixo só os coolers novos jogando ar, pretendo colocar um fan perto da vga pra puxar o ar do fan da frente e deixar a parte de baixo da vga com ar frio sempre.

oq acham ?

Users who are viewing this thread

Voltar