[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Diferença é insignificante, coisa de 1-3°C, tem bastante teste na internet mostrando a diferença de 7°C a menos na CPU, e 1°C a mais na GPU. Resultado tá nos 12:10 minutos

Teste perfeito. Jamais poderia imaginar, pra ser bem sincero.
 
Diferença é insignificante, coisa de 1-3°C, tem bastante teste na internet mostrando a diferença de 7°C a menos na CPU, e 1°C a mais na GPU. Resultado tá nos 12:10 minutos


Acho que meu water ta ruim, tanto no topo quanto na frente os resultados são os mesmos.
Eu não posso abrir o vídeo aqui no trampo, mas quando ele coloca na frente, coloca junto com um filtro ou sem?
E a posição dos coolers também!
 
Este fluxo de ar está correto ou está exagerado? Não estou tendo problema com temperatura. Só ruído que incomoda um pouco.

Vale a pena trocar as fans Frontas por 2 de 140 mm? No caso seria ou da akasa ou dex

As três fans frontais são fans do gabinete mesmo são as unicas que jogam ar frio no gabinete, as outras todas jogam ar quente ara fora


4pI0iCt.jpg
 
Última edição:
Este fluxo de ar está correto ou está exagerado? Não estou tendo problema com temperatura. Só ruído que incomoda um pouco.

Vale a pena trocar as fans Frontas por 2 de 140 mm? No caso seria ou da akasa ou dex

As três fans frontais são fans do gabinete mesmo são as unicas que jogam ar frio no gabinete, as outras todas jogam ar quente ara fora


4pI0iCt.jpg

Usa filtro de poeira na frente?
Por que se usar o correto é usar fans com mais pressão para conseguir puxar o ar frio!
teu fluxo está ótimo, se quer menos barulho é melhor trocar por fans PWM e controlar a rotação delas
 
Última edição:
.
 
Última edição:
Não sei se estou no tópico certo ou se devo criar um, mas esse me pareceu mais a ver com o problema, que no caso, seria manutenção de Fans.

Qual tipo de limpeza vocês fazem nas Fans? Superficial (paninho, pincel e álcool), ou completa (desmontagem e limpeza interna, adição de graça também)? Sempre fiz a superficial nas minhas mas sinto que está perto de dar um talento maior, também percebi, pode ser placebo, mas elas estão fazendo mais ruído, meu pc não era barulhento como está.

Enfim, vocês recomendam abrir as Fans? Tenho medo de danificar, já que algumas são "blindadas", mas queria tentar resolver esse problema do ruído, além de garantir a qualidade das Fans.

Se acharem melhor eu posso criar um tópico só para falar sobre esse assunto.
 
Also, o fluxo de ar do meu gabinete está padrão, dois fans de 12cm na frente puxando o ar frio de fora, um fan de 12cm no teto e um de 12cm na traseira fazendo a exaustão.

psExbkr.jpg
 
Bom dia galera, queria uma sugestão de vcs.
Tenho um Air 540 e estou utilizando ele com 2 fans de 120mm frontais, 2 de 120mm em cima e mais 1 de 120mm atras.
Os dois de cima e o traseiro estão sendo usados como exaustores. Será que vale a pena inverter os dois de cima para ter um pressão positiva? Tenho receio que apenas um fan para exaustão seja insuficiente.
 
S
Bom dia galera, queria uma sugestão de vcs.
Tenho um Air 540 e estou utilizando ele com 2 fans de 120mm frontais, 2 de 120mm em cima e mais 1 de 120mm atras.
Os dois de cima e o traseiro estão sendo usados como exaustores. Será que vale a pena inverter os dois de cima para ter um pressão positiva? Tenho receio que apenas um fan para exaustão seja insuficiente.
São fans PWM? Se sim, você pode diminuir a velocidade dos de cima pra criar um fluxo positivo. Não fica legal deixar os de cima como intake, pq o ar quente sobe, e vai criar pontos cegos onde vai ficar muito quente alguma parte ou peça (colocando os de cima como intake seria um super aquecimento no processador), então tenta diminuir a velocidade dos fans ou deixa como tá.
 
S

São fans PWM? Se sim, você pode diminuir a velocidade dos de cima pra criar um fluxo positivo. Não fica legal deixar os de cima como intake, pq o ar quente sobe, e vai criar pontos cegos onde vai ficar muito quente alguma parte ou peça (colocando os de cima como intake seria um super aquecimento no processador), então tenta diminuir a velocidade dos fans ou deixa como tá.

Entendi... infelizmente eles não são PWM.

O que vc acha de inverter o cooler traseiro?
 
Bom dia galera, queria uma sugestão de vcs.
Tenho um Air 540 e estou utilizando ele com 2 fans de 120mm frontais, 2 de 120mm em cima e mais 1 de 120mm atras.
Os dois de cima e o traseiro estão sendo usados como exaustores. Será que vale a pena inverter os dois de cima para ter um pressão positiva? Tenho receio que apenas um fan para exaustão seja insuficiente.

Acredito que não vá valer apena pela quantidade maior de poeira vinda pelo topo.

A traseira não é filtrada e não impõe restrição para entrada de poeira, veja aqui.

Particularmente acho melhor 3 frontais injetando ar e 2 fans de exaustão (traseiro e topo traseiro).
 
Galera, Bom dia!
Estou prestes a importar 5 Noctuas do AliExpress, minha dúvida, por isso pergunto a quem sabe:
Seria melhor eu pegar com mais CFM e menos RPM ou contrário?
Desde já agradeço aos participantes.
 
valeu mano
fui de Noctua NF-P12
Irmão, como está esse teu Noctua?
Penso em comprar um?
 
Galera, Bom dia!
 

Irmão, como está esse teu Noctua?
Penso em comprar um?
cara eu comprei 1 so, na WAZ
porque o meu kit da aigo vem 5
e velho ela esta na traseira do PC
e sensacional, extremamente silenciosa e tem um fluxo de ar absurdo
super recomendo...
 
Ontem estava abrindo meu gabinete para fazer umas pequenas alterações e me veio uma dúvida quanto ao uso de fans no topo do gabinete. Com exceção de gabinetes que utilizam watercooler, será que encher de fans no topo não atrapalharia mais do que ajudaria?

Por exemplo: um gabinete que suporta 3 fans frontais, 3 superiores e 1 traseiro (460x, tg5, etc), caso venhamos a colocar 3 fans no topo, o fan que fica no meio do topo e o que fica mais próximo da parte frontal "expulsaria" do gabinete boa parte do ar frio que foi sugado pelos fans frontais, meio que "anulando" parte do efeito deles e impedindo o ar mais frio de atravessar o gabinete?

Pergunto isso porque vejo muita build assim, mas ao menos na minha build eu penso que é mais vantagem colocar apenas 1 fan superior (o maior que couber) na posição mais recuada possível e 1 traseiro, criando assim uma pressão negativa em relação ao restante do interior do gabinete, forçando uma circulação com tendência ao ar fluir da parte frontal, passar pelo gabinete, cpu, gpu e sair pela parte traseira e superior mais recuada.
 
Última edição:
Ontem estava abrindo meu gabinete para fazer umas pequenas alterações e me veio uma dúvida quanto ao uso de fans no topo do gabinete. Com exceção de gabinetes que utilizam watercooler, será que encher de fans no topo não atrapalharia mais do que ajudaria?

Por exemplo: um gabinete que suporta 3 fans frontais, 3 superiores e 1 traseiro (460x, tg5, etc), caso venhamos a colocar 3 fans no topo, o fan que fica no meio do topo e o que fica mais próximo da parte frontal "expulsaria" do gabinete boa parte do ar frio que foi sugado pelos fans frontais, meio que "anulando" parte do efeito deles e impedindo o ar mais frio de atravessar o gabinete?

Pergunto isso porque vejo muita build assim, mas ao menos na minha build eu penso que é mais vantagem colocar apenas 1 fan superior (o maior que couber) na posição mais recuada possível e 1 traseiro, criando assim uma pressão negativa forçando uma circulação com tendência ao ar fluir da parte frontal, passar pelo gabinete, cpu, gpu e sair pela parte traseira e superior mais recuada.
Concordo contigo, uma única fan na parte mais atrás superior seria mais vantajoso.
Ps.: criaria uma pressão positiva com mais ar entrando que saindo.
 
Concordo contigo, uma única fan na parte mais atrás superior seria mais vantajoso.
Ps.: criaria uma pressão positiva com mais ar entrando que saindo.

Sim, até editei meu post consertando isso. O gabinete continua sendo de pressão positiva, mas haveria uma pressão menor no topo superior.
 
Galera me bateu uma dúvida, não sei se alguém sabe ou tentou fazer.

Posso conectar as três FANS frontais no único conector SYS_FAN usando um cabo Y de três conexões?
 
Última edição:
Galera, no momento meu PC está assim:



Obs: Ignorem a segunda imagem, preguiça de mandar algo novo peguei do outro tópico.

Um H60 (2018) na frente, um AF140 em cima e os dois últimos AF120. Eu pretendo trocar as ventoinhas de exaustão pelas LL120 e LL140 e como não entendo nada disso vamos lá.

O AF120 tem as seguintes especificações:
  • RPM: 1.400 +/- 10%
  • dBA: 26
  • Pressão: 1.45
  • CFM: 52
O AF140:
  • RPM: 1.150 +/- 10%
  • dBA: 26
  • Pressão: 1.43
  • CFM: 62
O LL120 que pretendo colocar:
  • RPM: 2.200
  • dBA: 36
  • Pressão: 3
  • CFM: 63
E o LL140:
  • RPM: 600 - 1.300
  • dBA: 25
  • Pressão: 1.52
  • CFM: 51.5
Dados retirados do site da Corsair e que acredito ser o mais relevante.

Por tudo que eu já li sobre, minhas dúvidas são:
  1. 26dBA para 36dBA é uma diferença muito gritante? Visto que o barulho gerado também entra na balança.
  2. O LL120 tem mais pressão e fluxo de ar que o AF120, logo usando o mesmo como exaustor e tendo um WC na parte frontal (que creio eu pelo fato de ter grades o mesmo não ter uma ventilação tão boa, para o gabinete claro) e o filtro eu não estaria retirando muito do fluxo do ar meio que impedindo ele de trabalhar? Ou o fato da ventoinha frontal estar alocada na parte inferior cria aquela zona de conversão do ar quente e frio e acaba por dar na mesma? Efetuando assim uma retirada mais eficaz?
  3. Caso o ar esteja saindo muito mais do que entrando colocar um LL120 com alta pressão na parte frontal ajudaria a equilibrar? Mesmo que o LED fique "escondido" mas, uma luz indireta me agrada também.
Enfim, agradeço quem puder me ajudar. Obrigada desde já. :3
 
Ah, as temperaturas em si já estão boas a mudança é mais estética mesmo, porém se for perder em algo acabo por nem fazer.
 
Alguem poderia me dizer a ventilação certa para o gabinete sharkoon tg5, tendo 4 fans e mais 3 do radiador de 360
 
Galera me bateu uma dúvida, não sei se alguém sabe ou tentou fazer.

Posso conectar as três FANS frontais no único conector SYS_FAN usando um cabo Y de três conexões?
A saida de energia que vc vai usar eh da fonte ou da placa mae?
Se for da placa mãe (se eu não me engano) as saidas são padrão de 1 amperes, então vc teria que calcular quantas fans vão usar essa amperagem.
 
Uma pergunta, sem ironia, em que momento chega a ficar importante encher um gabinete de fan? Claro que depende do gabinete, mas com meu setup sempre usei apenas um de 120 traseiro. E no novo gabinete que comprei estou com 2, um traseiro e um na parte de cima, e nunca tive problemas, uso cooler box no processador.
 
Uma pergunta, sem ironia, em que momento chega a ficar importante encher um gabinete de fan? Claro que depende do gabinete, mas com meu setup sempre usei apenas um de 120 traseiro. E no novo gabinete que comprei estou com 2, um traseiro e um na parte de cima, e nunca tive problemas, uso cooler box no processador.

É como você disse, dependendo da configuração, não é necessário exagerar na quantidade de fans.
Para configurações baseadas em apenas uma placa de vídeo, acho que poucas fans dão conta do recado.

Já tive o gabinete Corsair 300R e preenchi com 7 fans de 120/140.
Sinceramente não vi muita vantagem com relação as 2 fans que vieram no gabinete.
As que vieram davam conta do recado.

Mas um teve dia, lembro que fazia um calor razoável, tinha retirado todas as fans para limpeza e liguei o pc sem elas.
Notei que a temperatura do hd subiu consideravelmente uns 6C - 8C.

Creio então que seja importante manter algumas fans e posicionar onde achar necessário.
 
Uma pergunta, sem ironia, em que momento chega a ficar importante encher um gabinete de fan? Claro que depende do gabinete, mas com meu setup sempre usei apenas um de 120 traseiro. E no novo gabinete que comprei estou com 2, um traseiro e um na parte de cima, e nunca tive problemas, uso cooler box no processador.
Reitero o que o @EdsonSM disse e acrescento que quanto mais frio seu setup trabalhar vai ser melhor, tanto em desempenho quanto na longevidade das peças, assim aumentará sua vida útil.
 
Acho que o que importa mesmo é a efetividade dos fans em garantir um bom fluxo de ar no gabinete, ar frio entrando e ar quente saindo, 2 fans nos lugares corretos vão ser melhores que 7 fans nos lugares errados.
 
vale a pena colocar uma fan na lateral do gabinete ? jogando ar frio pra vga ?
 
Este fluxo de ar está correto ou está exagerado? Não estou tendo problema com temperatura. Só ruído que incomoda um pouco.

Vale a pena trocar as fans Frontas por 2 de 140 mm? No caso seria ou da akasa ou dex

As três fans frontais são fans do gabinete mesmo são as unicas que jogam ar frio no gabinete, as outras todas jogam ar quente ara fora


4pI0iCt.jpg

Tá show o fluxo, aqui tá bem parecido:

- 2 fans anti-poeira 120mm intake BOTTOM
- 2 fans 140mm intake FRONT panel
- 2 fans 140 mm exhaust TOP
- 1 fan 140mm exhaust REAR
- Air cooler na CPU (1 intake 140mm + 1 exhaust 140mm) no sentido do fluxo de ar
 
vale a pena colocar uma fan na lateral do gabinete ? jogando ar frio pra vga ?

Vale mais a pena jogar o ar direto nas fans da VGA, de baixo pra cima por exemplo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo