Atrás ou em cima e preferencialmente atuando na exaustão.galera, qual a melhor posição pra instar um water cooler de 120mm? topo, atras, ou na fren
a princípio coloquei atrás, tenho 3 fans na frente, jogando ar pra dentro, duas no topo tirando o ar de dentro, e a fan do radiador tirando ar de dentro tb
![]()
Mudar o fluxo do gabinete inteiro pode não ter o resultado esperado.Boa noite pessoal,
Essa semana chegou meu Cooler Master MA410P para substituir o cooler box do meu i5 7400 e me deparei com o seguinte problema:
Minhas memorias ficam muito próximas da CPU atrapalhando a instalação do fan. Quando instalei o dissipador tive que colocar o fan em uma posição mais alta, o que acaba impedindo de fechar a tampa do gabinete.
Ai vem a duvida: e' melhor eu instalar o fan na posição de pull (sem um push) ou e' melhor inverter todo o fluxo do gabinete (fan traseira, cooler e fan frontal)?
galera, qual a melhor posição pra instar um water cooler de 120mm? topo, atras, ou na fren
a princípio coloquei atrás, tenho 3 fans na frente, jogando ar pra dentro, duas no topo tirando o ar de dentro, e a fan do radiador tirando ar de dentro tb
![]()
Pessoal, boa noite! Vou começar a montar minha nova configuração, e estou com uma leve dúvida sobre as fans.
O gabinete tem espaço para 3 fans frontais, 2 superiores e 1 traseira. Só tem filtro na parte superior (e uma inferior pra fonte, mas será só dela mesmo). As frontais não tem um sistema de filtro [esse gabinete aqui: https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gamin-dragoon-r-led-rgb-lateal-em-vidro-temp-pgdr-01-rgb ] E comprei logo 6 ventoinhas, sendo 3 de 3000rpm e outras 3 de 2000rpm.
Minha maior dúvida é, como seria melhor config das fans? Levando em conta que minha cidade é particularmente quente(média 32° com recorde de 43° ano passado), e meu bairro(e casa) belos produtores de poeira? Estava pensando em pôr 3 frontais e uma superior(a direita) soprando, e 1 frontal e 1 superior de exaustor. Ou 3 frontais ventilando e 2 superior + 1 traseira de exaustor. Alguém tem algum conselho ou dica?
Lembrando que sou novo com isso, meu PC veterano de guerra tinha um gabinete daqueles 'Positivo Style' fechado e de pressão negativa. Vai ser minha primeira experiência fazendo fluxo de ar e etc. Obrigado![]()
Eu tive um melhor resultado colocando o wc na frente, baixou quase 7C em relação a colocado na traseira do gabinete. Eu utilizo push-pull no wc de 120mm.
Diferença é insignificante, coisa de 1-3°C, tem bastante teste na internet mostrando a diferença de 7°C a menos na CPU, e 1°C a mais na GPU. Resultado tá nos 12:10 minutosEu já ouvi essa de que na frente é melhor, porem ele não joga o ar quente do radiador para cima da GPU?
Diferença é insignificante, coisa de 1-3°C, tem bastante teste na internet mostrando a diferença de 7°C a menos na CPU, e 1°C a mais na GPU. Resultado tá nos 12:10 minutos
Nossa, comprou 7 fans mas nem um air cooler pro ryzen
Sim, assim gera um bom fluxo de ar
Pq ainda não sei o que fazer.
Não sei qual comprar sem ter que dar o rim.
Alguma sugestão?
Odeio barulho, pensei num water por conta disso, mas parece que existe uma parada chamada bomba que dica borbulhando....Hoje eu uso gammaxx 400 com um noctua nf-f12 no lugar do fan original, combinando desempenho e silencio. E ficou com um desempenho muito bom, perdendo por apenas ~3ºC pro WC de um amigo meu (e bem mais silencioso que o mesmo). o gammaxx na promoção vai sair +-100 reais, mais o noctua que também é 100 reias, vai te custa 200pila. Ai tem que ver o que você quer.
se você realmente não liga para barulho de fan, ai tem outra marcas mais baratas de fan que podem te trazer desempenho até melhor que o noctua gastando menos, mas ao custo de maior barulho.
Odeio barulho, pensei num water por conta disso, mas parece que existe uma parada chamada bomba que dica borbulhando....
N sei o que fazer mesmo
https://www.pichau.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-c40-dp-mch4-gmx-c40pSim. Considere também que os WC também vem com os fans de radiador barulhentos (não todos), iria trocar de fans de qualquer maneira (que foi o caso do meu amigo).
Acho que o CxB do gammaxx por si só já é muito bom.
Sobre WC vs Aircooler:
Acho que WC se encaixa mais se você vai fazer overclocks extremos na CPU e realmente precisa de algo eficiente para refrigeração aonde até o aircooler mais top não aguentaria, mas ai você estaria comprando um WC muito caro. Se não for o caso, eu recomendo air cooler mesmo: barateza, manutenção praticamente zero, mais simples de instalar, dura a vida toda e com o fan certo fica eficiente e silencioso. Resumindo: se for pegar WC de entrada, prefira aircoolers.
https://www.pichau.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-c40-dp-mch4-gmx-c40p
Esse presta ?
Ou é mehlor ir no mais simples ?
https://www.pichau.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-400-led-vermelho-dp-mch4-gmx400rd
Mas parece que n tem suporte pra AM4Vai no 400 (o segundo).
Não que o C40 seja ruim, eu apenas não o conheço. Já o gammaxx 400 tem vários review por ai (até aqui no adrena) mostrando que é bom
Mas parece que n tem suporte pra AM4
OFF: Na aliExpress tem cada coisa ....
![]()
![]()
![]()
![]()
Sobre os 2 la em cima, ambos são GAMMAXX 400 mas a diferença é que um tem mais cobre que o outro e custa 36 reais a mais
Como ficam as temps dele ?Tem suporte a AM4 sim, eu uso ele no r5 1600.
Lá nas especificações o C40 é pior que o 400 (além de ser mais caro)
Como ficam as temps dele ?
Eu tenho um 2600, sera que segura a 40° jogando full ?
Aqui fica 45-55ºC jogando, mas deixei para o fan rodar 100% somente quando chegar em 50ºC então... Mas não passa dos 55ºC que te falei
No Prime95 (que é um absurdo) fica no máximo 68ºC
Aqui no AIDA64, que já é bem mais pesado que qualquer game que vá rodar (mas não é um teste absurdo igual ao Prime95):
![]()
Rodei apenas 5min só para ter uma noção de temperatura, tinha acabo de sair do WarThunder
Estou rodando o r5 1600 com OC p/ 3.9Ghz e +0.102v de tensão, junte isso a mais meu gabinete ser minúsculo (Tecware Quad, >meu post com imagens dele<) e apenas 3 fans (um de 200mm jogando ar para dentro na frente, um de 120mm jogando ar para fora na traseira e o do aircooler), e o fato da GPU ainda estar morna do game...
Blz, vou comprar na 2° feira .. Depois x1 no WT ... " nem lembro como que joga " aaahhha