[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

galera, qual a melhor posição pra instar um water cooler de 120mm? topo, atras, ou na fren
a princípio coloquei atrás, tenho 3 fans na frente, jogando ar pra dentro, duas no topo tirando o ar de dentro, e a fan do radiador tirando ar de dentro tb
images
 
Eu já confesso não entender muito de resfriamento líquido, porém a lógica seria colocar no topo e, se possível soprando pra fora do gabinete. Na frente você estaria soprando ar quente em todo o sistema. Atrás também é uma boa, porém você estaria utilizando block muito pequeno e, pelo pouco que li, é pouco eficaz.
 
galera, qual a melhor posição pra instar um water cooler de 120mm? topo, atras, ou na fren
a princípio coloquei atrás, tenho 3 fans na frente, jogando ar pra dentro, duas no topo tirando o ar de dentro, e a fan do radiador tirando ar de dentro tb
images
Atrás ou em cima e preferencialmente atuando na exaustão.
 
Boa noite pessoal,

Essa semana chegou meu Cooler Master MA410P para substituir o cooler box do meu i5 7400 e me deparei com o seguinte problema:

Minhas memorias ficam muito próximas da CPU atrapalhando a instalação do fan. Quando instalei o dissipador tive que colocar o fan em uma posição mais alta, o que acaba impedindo de fechar a tampa do gabinete.

Ai vem a duvida: e' melhor eu instalar o fan na posição de pull (sem um push) ou e' melhor inverter todo o fluxo do gabinete (fan traseira, cooler e fan frontal)?
 
Boa noite pessoal,

Essa semana chegou meu Cooler Master MA410P para substituir o cooler box do meu i5 7400 e me deparei com o seguinte problema:

Minhas memorias ficam muito próximas da CPU atrapalhando a instalação do fan. Quando instalei o dissipador tive que colocar o fan em uma posição mais alta, o que acaba impedindo de fechar a tampa do gabinete.

Ai vem a duvida: e' melhor eu instalar o fan na posição de pull (sem um push) ou e' melhor inverter todo o fluxo do gabinete (fan traseira, cooler e fan frontal)?
Mudar o fluxo do gabinete inteiro pode não ter o resultado esperado.

Eu começaria fazendo um teste com o fan 'invertido', na pratica o que importa é a troca de calor e não necessariamente a localização dele.
 
galera, qual a melhor posição pra instar um water cooler de 120mm? topo, atras, ou na fren
a princípio coloquei atrás, tenho 3 fans na frente, jogando ar pra dentro, duas no topo tirando o ar de dentro, e a fan do radiador tirando ar de dentro tb
images


Eu tive um melhor resultado colocando o wc na frente, baixou quase 7C em relação a colocado na traseira do gabinete. Eu utilizo push-pull no wc de 120mm.
 
Pessoal, boa noite! Vou começar a montar minha nova configuração, e estou com uma leve dúvida sobre as fans.
O gabinete tem espaço para 3 fans frontais, 2 superiores e 1 traseira. Só tem filtro na parte superior (e uma inferior pra fonte, mas será só dela mesmo). As frontais não tem um sistema de filtro [esse gabinete aqui: https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gamin-dragoon-r-led-rgb-lateal-em-vidro-temp-pgdr-01-rgb ] E comprei logo 6 ventoinhas, sendo 3 de 2000rpm e outras 3 de 1200rpm.

Minha maior dúvida é, como seria melhor config das fans? Levando em conta que minha cidade é particularmente quente(média 32° com recorde de 43° ano passado), e meu bairro(e casa) belos produtores de poeira? Estava pensando em pôr 3 frontais e uma superior(a direita) soprando, e 1 frontal e 1 superior de exaustor. Ou 3 frontais ventilando e 2 superior + 1 traseira de exaustor. Alguém tem algum conselho ou dica?

Lembrando que sou novo com isso, meu PC veterano de guerra tinha um gabinete daqueles 'Positivo Style' fechado e de pressão negativa. Vai ser minha primeira experiência fazendo fluxo de ar e etc. Obrigado :joia:
 
Última edição:
Pessoal, boa noite! Vou começar a montar minha nova configuração, e estou com uma leve dúvida sobre as fans.
O gabinete tem espaço para 3 fans frontais, 2 superiores e 1 traseira. Só tem filtro na parte superior (e uma inferior pra fonte, mas será só dela mesmo). As frontais não tem um sistema de filtro [esse gabinete aqui: https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gamin-dragoon-r-led-rgb-lateal-em-vidro-temp-pgdr-01-rgb ] E comprei logo 6 ventoinhas, sendo 3 de 3000rpm e outras 3 de 2000rpm.

Minha maior dúvida é, como seria melhor config das fans? Levando em conta que minha cidade é particularmente quente(média 32° com recorde de 43° ano passado), e meu bairro(e casa) belos produtores de poeira? Estava pensando em pôr 3 frontais e uma superior(a direita) soprando, e 1 frontal e 1 superior de exaustor. Ou 3 frontais ventilando e 2 superior + 1 traseira de exaustor. Alguém tem algum conselho ou dica?

Lembrando que sou novo com isso, meu PC veterano de guerra tinha um gabinete daqueles 'Positivo Style' fechado e de pressão negativa. Vai ser minha primeira experiência fazendo fluxo de ar e etc. Obrigado :joia:

Eu colocaria tudo pra ventilar e so as de cima pra exaustão
Ouuuuu todas pra exaustão e somente as 3 frontais pra ventilar.
 
Meu setup é assim

58574741_1069731586545211_4343742357657616384_o.jpg


61123451_1089475634570806_5798349005154942976_n.jpg


A melhor forma de dissipação pro meu caso é essa mesmo ?
 
Nossa, comprou 7 fans mas nem um air cooler pro ryzen :medo:

Sim, assim gera um bom fluxo de ar
 
Eu tive um melhor resultado colocando o wc na frente, baixou quase 7C em relação a colocado na traseira do gabinete. Eu utilizo push-pull no wc de 120mm.

Eu já ouvi essa de que na frente é melhor, porem ele não joga o ar quente do radiador para cima da GPU?
 
Eu já ouvi essa de que na frente é melhor, porem ele não joga o ar quente do radiador para cima da GPU?
Diferença é insignificante, coisa de 1-3°C, tem bastante teste na internet mostrando a diferença de 7°C a menos na CPU, e 1°C a mais na GPU. Resultado tá nos 12:10 minutos
 
Diferença é insignificante, coisa de 1-3°C, tem bastante teste na internet mostrando a diferença de 7°C a menos na CPU, e 1°C a mais na GPU. Resultado tá nos 12:10 minutos


caraca.. diferença de 10°, pena que o meu gabinete não suporta o radiador na frente..
 
Nossa, comprou 7 fans mas nem um air cooler pro ryzen :medo:

Sim, assim gera um bom fluxo de ar

Pq ainda não sei o que fazer.
Não sei qual comprar sem ter que dar o rim.

Alguma sugestão?
 
Pq ainda não sei o que fazer.
Não sei qual comprar sem ter que dar o rim.

Alguma sugestão?

Hoje eu uso gammaxx 400 com um noctua nf-f12 no lugar do fan original, combinando desempenho e silencio. E ficou com um desempenho muito bom, perdendo por apenas ~3ºC pro WC de um amigo meu (e bem mais silencioso que o mesmo). o gammaxx na promoção vai sair +-100 reais, mais o noctua que também é 100 reias, vai te custa 200pila. Ai tem que ver o que você quer.

se você realmente não liga para barulho de fan, ai tem outra marcas mais baratas de fan que podem te trazer desempenho até melhor que o noctua gastando menos, mas ao custo de maior barulho.
 
Última edição:
Hoje eu uso gammaxx 400 com um noctua nf-f12 no lugar do fan original, combinando desempenho e silencio. E ficou com um desempenho muito bom, perdendo por apenas ~3ºC pro WC de um amigo meu (e bem mais silencioso que o mesmo). o gammaxx na promoção vai sair +-100 reais, mais o noctua que também é 100 reias, vai te custa 200pila. Ai tem que ver o que você quer.

se você realmente não liga para barulho de fan, ai tem outra marcas mais baratas de fan que podem te trazer desempenho até melhor que o noctua gastando menos, mas ao custo de maior barulho.
Odeio barulho, pensei num water por conta disso, mas parece que existe uma parada chamada bomba que dica borbulhando....

N sei o que fazer mesmo
 
Odeio barulho, pensei num water por conta disso, mas parece que existe uma parada chamada bomba que dica borbulhando....

N sei o que fazer mesmo

Sim. Considere também que os WC também vem com os fans de radiador barulhentos (não todos), iria trocar de fans de qualquer maneira (que foi o caso do meu amigo).

Acho que o CxB do gammaxx por si só já é muito bom.

Sobre WC vs Aircooler:

Acho que WC se encaixa mais se você vai fazer overclocks extremos na CPU e realmente precisa de algo eficiente para refrigeração aonde até o aircooler mais top não aguentaria, mas ai você estaria comprando um WC muito caro. Se não for o caso, eu recomendo air cooler mesmo: barateza, manutenção praticamente zero, mais simples de instalar, dura a vida toda e com o fan certo fica eficiente e silencioso. Resumindo: se for pegar WC de entrada, prefira aircoolers.
 
Sim. Considere também que os WC também vem com os fans de radiador barulhentos (não todos), iria trocar de fans de qualquer maneira (que foi o caso do meu amigo).

Acho que o CxB do gammaxx por si só já é muito bom.

Sobre WC vs Aircooler:

Acho que WC se encaixa mais se você vai fazer overclocks extremos na CPU e realmente precisa de algo eficiente para refrigeração aonde até o aircooler mais top não aguentaria, mas ai você estaria comprando um WC muito caro. Se não for o caso, eu recomendo air cooler mesmo: barateza, manutenção praticamente zero, mais simples de instalar, dura a vida toda e com o fan certo fica eficiente e silencioso. Resumindo: se for pegar WC de entrada, prefira aircoolers.
https://www.pichau.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-c40-dp-mch4-gmx-c40p

Esse presta ?

Ou é mehlor ir no mais simples ?
https://www.pichau.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-400-led-vermelho-dp-mch4-gmx400rd
 
Vai no 400 (o segundo).

Não que o C40 seja ruim, eu apenas não o conheço. Já o gammaxx 400 tem vários review por ai (até aqui no adrena) mostrando que é bom
Mas parece que n tem suporte pra AM4

OFF: Na aliExpress tem cada coisa ....

HTB1jicLcUgQMeJjy0Ffq6zddXXaR.jpg



HTB1lb74ngDD8KJjy0Fdq6AjvXXaf.jpg

HTB1mvmno3DD8KJjy0Fdq6AjvXXay.jpg


HTB1iU4rOlLoK1RjSZFuq6xn0XXav.jpg


Sobre os 2 la em cima, ambos são GAMMAXX 400 mas a diferença é que um tem mais cobre que o outro e custa 36 reais a mais
 
Mas parece que n tem suporte pra AM4

OFF: Na aliExpress tem cada coisa ....
HTB1jicLcUgQMeJjy0Ffq6zddXXaR.jpg



HTB1lb74ngDD8KJjy0Fdq6AjvXXaf.jpg

HTB1mvmno3DD8KJjy0Fdq6AjvXXay.jpg


HTB1iU4rOlLoK1RjSZFuq6xn0XXav.jpg

Sobre os 2 la em cima, ambos são GAMMAXX 400 mas a diferença é que um tem mais cobre que o outro e custa 36 reais a mais

Tem suporte a AM4 sim, eu uso ele no r5 1600.

Lá nas especificações o C40 é pior que o 400 (além de ser mais caro)
 
Tem suporte a AM4 sim, eu uso ele no r5 1600.

Lá nas especificações o C40 é pior que o 400 (além de ser mais caro)
Como ficam as temps dele ?

Eu tenho um 2600, sera que segura a 40° jogando full ?
 
Como ficam as temps dele ?

Eu tenho um 2600, sera que segura a 40° jogando full ?

Aqui fica 45-55ºC jogando, mas deixei para o fan rodar 100% somente quando chegar em 50ºC então... Mas não passa dos 55ºC que te falei

No Prime95 (que é um absurdo) fica no máximo 68ºC

Aqui no AIDA64, que já é bem mais pesado que qualquer game que vá rodar (mas não é um teste absurdo igual ao Prime95):
iVYbfqN.jpg

Rodei apenas 5min só para ter uma noção de temperatura, tinha acabo de sair do WarThunder

Estou rodando o r5 1600 com OC p/ 3.9Ghz e +0.102v de tensão, junte isso a mais meu gabinete ser minúsculo (Tecware Quad, >meu post com imagens dele<) e apenas 3 fans (um de 200mm jogando ar para dentro na frente, um de 120mm jogando ar para fora na traseira e o do aircooler), e o fato da GPU ainda estar morna do game...
 
Aqui fica 45-55ºC jogando, mas deixei para o fan rodar 100% somente quando chegar em 50ºC então... Mas não passa dos 55ºC que te falei

No Prime95 (que é um absurdo) fica no máximo 68ºC

Aqui no AIDA64, que já é bem mais pesado que qualquer game que vá rodar (mas não é um teste absurdo igual ao Prime95):
iVYbfqN.jpg

Rodei apenas 5min só para ter uma noção de temperatura, tinha acabo de sair do WarThunder

Estou rodando o r5 1600 com OC p/ 3.9Ghz e +0.102v de tensão, junte isso a mais meu gabinete ser minúsculo (Tecware Quad, >meu post com imagens dele<) e apenas 3 fans (um de 200mm jogando ar para dentro na frente, um de 120mm jogando ar para fora na traseira e o do aircooler), e o fato da GPU ainda estar morna do game...


Blz, vou comprar na 2° feira .. Depois x1 no WT ... " nem lembro como que joga " aaahhha
 
Blz, vou comprar na 2° feira .. Depois x1 no WT ... " nem lembro como que joga " aaahhha

Só para complementar minha resposta:

Olha as temps depois de 1hr de jogo (war thunder):
9OxwGcn.jpg

Média ficou nos 40ºC, com máxima de 53ºC
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo