Não acho necessário o de 60mm, afinal eu quero que o ar que entra no gabinete fique ali em quantidade para que a VGA possa puxar, mesmo que a VGA jogue de volta ao ambiente a tendência do ar quente é subir.
Trocar este teu cooler de CPU por um Noctua NH-D14 ou D15, vai te dar uma boa refrigerada, podendo até fazer um over básico sem medo. Um bom AIO também pode ajudar, mas neste caso qual sua idéia de onde por? na frente ou no topo?
Concordo com o cooler de 60mm, a ideia é deixar ele numa rotação bem baixa só para manter a direcionalidade do fluxo mesmo, se o ar quente sair mais rápido, o ar frio vai entrar mais rápido também, mas é coisa mínimo mesmo.
Quanto aos Noctuas, pois, é. Estou em um dilema. Já vi bastante reviews de AIOs e Noctuas para o 3900X. O consenso, e resumo de tudo que eu li até agora é:
- stock cooler: 90°C em full load
- Noctua D14 ou D15: menos 10°C
- um bom AIO de 280mm ou 360mm: menos 20°C
A cada momento eu pendo para um lado diferente:
- Noctuas: Reduzir 10 graus é ótimo, porque 90°C é bastante coisa. Vai me dar uma operação mais silenciosa também, mas preferiria manter o clock e a temp em full load em 80°C sem over.
- AIO: pensei em um kraken x62 (280mm) no topo. Reduzir 20°C é excelente. Não é tão silencioso quanto o Noctua porém dá pra ter um ganho de 100 a 150Mhz e voltar a temp. para 80°C de acordo com os reviews, ou então manter o AIO em modo silencioso e ter uma performance parecida térmica com o Noctua.
Ambas as opções sairiam na casa de 700 reais.
Diante desta indecisão, eu penso em tacar o balde mesmo e fazer um custom loop com dois radiadores de 280mm em série para resfriar esse monstro do 3900X, que não resfria de jeito nenhum. Um de 280mm no topo + 1 de 280mm na frente. Eu já usaria as 4 ventoinhas de 140mm que tenho e não gastaria mais com isso, e aproveitaria bem o case. Não sei qual a eficiência térmica disso, não achei nenhum review. Mas se conseguir cair de 90°C para 60°C seria sensacional. Aí daria para tentar um over de 200 a 300Mhz e manter a temp entre 70 e 80°C! Segue o esquema:
Talvez eu vá para este lado. O maior problema é: apesar de mexer com mecânica de precisão no dia a dia, nunca mexi com água dentro do PC, então não sei a merda que pode dar a longo prazo.
Outra questão é que mesmo as boas marcas do aliexpress não estão com preço muito bom. Aí quando eu somo tudo o que precisa para o loop sai na casa de mais de 200 a 300 dólares, e aí desanimo denovo e penso em não gastar nada e ficar com essa turbina barulhenta do Prism mesmo. Ou então gastar os 700 reais e me manter seguro com o Noctua. E a dúvida persiste infinitamente... kkk.