[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Tá show o fluxo, aqui tá bem parecido:

- 2 fans anti-poeira 120mm intake BOTTOM
- 2 fans 140mm intake FRONT panel
- 2 fans 140 mm exhaust TOP
- 1 fan 140mm exhaust REAR
- Air cooler na CPU (1 intake 140mm + 1 exhaust 140mm) no sentido do fluxo de ar

Vale mais a pena jogar o ar direto nas fans da VGA, de baixo pra cima por exemplo.
mas eu jogando o ar pela lateral o fan da vga iria puxar o ar frio, não seria bom ?

pra eu colocar o fan embaixo da vga, só ele ficando em cima da fonte,

Tá show o fluxo, aqui tá bem parecido:

- 2 fans anti-poeira 120mm intake BOTTOM
- 2 fans 140mm intake FRONT panel
- 2 fans 140 mm exhaust TOP
- 1 fan 140mm exhaust REAR
- Air cooler na CPU (1 intake 140mm + 1 exhaust 140mm) no sentido do fluxo de ar

Vale mais a pena jogar o ar direto nas fans da VGA, de baixo pra cima por exemplo.
Que diabos é um fan anti poeira? Nunca tinha ouvido falar, como funciona? :hmm:

tem alguma diferença entre cooler para exaustão e pra ventilação ? estava pensando em colocar 3 frontais pra ventilar e 3 para exaustão, sendo 2 em cima e 1 na traseira. O gabinete em questão seria o Redragon WheelJack. Estava vendo para comprar 6 fans, talvez o pcyes calafrio rings.

as duvidas são, o cooler em questão é recomendado ? para usar como ventilador e como exaustor ? a diferença entre eles fica so para o lado em que estara virado ? ou deve ser controlado as velocidades ? ou existe um cooler especifico para cada função ? tem recomendações de fans melhores, mas que sejam mais ou menos nos valores do calafrio rings ? estava vendo os apache black no ML, porém são de 140mm, compensa ?

Desde já, obrigado.

tem alguma diferença entre cooler para exaustão e pra ventilação ? estava pensando em colocar 3 frontais pra ventilar e 3 para exaustão, sendo 2 em cima e 1 na traseira. O gabinete em questão seria o Redragon WheelJack. Estava vendo para comprar 6 fans, talvez o pcyes calafrio rings.

as duvidas são, o cooler em questão é recomendado ? para usar como ventilador e como exaustor ? a diferença entre eles fica so para o lado em que estara virado ? ou deve ser controlado as velocidades ? ou existe um cooler especifico para cada função ? tem recomendações de fans melhores, mas que sejam mais ou menos nos valores do calafrio rings ? estava vendo os apache black no ML, porém são de 140mm, compensa ?

Desde já, obrigado.
Diferença creio que tem sim, alguns tem mais pressão estática ou algo assim, e esses "empurram" o ar com mais força, são bons para puxar o ar por uma grande anti poeira por exemplo, e tem outros que fazem um fluxo de ar mais rápido, mas sem tanta força, me corrijam caso esteja errado.

Já sobre quais fans recomendar, não manjo tanto assim de fans pra isso haha.

Galera bom dia,

Me dá um help por favor, comprei um gabinete Sharkoon TG5 RGB, gabinete bem bonito e etc, porém ele vem com 3 fans frontais os quais eu tive que remover e passar para o topo como exaustor se não, não caberia o WC de 240mm que ficou na frente.

Também coloquei um cooler na parte de trás como exaustor. A questão é quando estou jogando a VGA chegou a bater 80°.

Retirei a tampa lateral de vidro e caiu 11° a temperatura só que se deixar sem ela em dois dias o gabinete vai ser coberto de poeira. Como posso melhorar esse fluxo? Comprando novos fans de qualidade e se sim quais?

Valeu pela ajuda.

Galera bom dia,

Me dá um help por favor, comprei um gabinete Sharkoon TG5 RGB, gabinete bem bonito e etc, porém ele vem com 3 fans frontais os quais eu tive que remover e passar para o topo como exaustor se não, não caberia o WC de 240mm que ficou na frente.

Também coloquei um cooler na parte de trás como exaustor. A questão é quando estou jogando a VGA chegou a bater 80°.

Retirei a tampa lateral de vidro e caiu 11° a temperatura só que se deixar sem ela em dois dias o gabinete vai ser coberto de poeira. Como posso melhorar esse fluxo? Comprando novos fans de qualidade e se sim quais?

Valeu pela ajuda.

Os fans do WC estão jogando ar pra dentro ou soprando pra fora do gabinete?

Os fans do WC estão jogando ar pra dentro ou soprando pra fora do gabinete?

Bom eu coloquei eles na parte frontal é que estou sem uma foto aqui agora, mas os sentidos do fans estão voltados para o radiador do WC mas notei que acontece um fluxo de ar muito grande pra dentro do gabinete, agora fiquei pensativo se instalei os fans errados, mas tenho certeza que não.

Bom consegui uma foto, (não repare no cable management que ainda não terminei)

Ele está com o radiador na frente, 3 fans na parte de cima fazendo a exaustão, e um na traseira também como exaustor.

Valeu pela ajuda.

Bom eu coloquei eles na parte frontal é que estou sem uma foto aqui agora, mas os sentidos do fans estão voltados para o radiador do WC mas notei que acontece um fluxo de ar muito grande pra dentro do gabinete, agora fiquei pensativo se instalei os fans errados, mas tenho certeza que não.

Bom consegui uma foto, (não repare no cable management que ainda não terminei)

Ele está com o radiador na frente, 3 fans na parte de cima fazendo a exaustão, e um na traseira também como exaustor.

Valeu pela ajuda.
Eu não manjo muito, mas acho que os fans nessa posição aí deviam jogar o ar pra fora do gabinete, creio que o certo seria os fans do outro lado do WC, desse jeito aí os fans estão puxando ar quente que primeiro passa pelo WC e depois é jogado pra dentro do gabinete, com os fans do outro lado eles puxariam ar frio de fora da gabinete e jogaria esse ar frio direto no radiador. Do jeito que tu montou é aquele estilo push and pull (dá uma googlada se não souber o que é exatamente), mas no caso tu precisaria por mais 2 fans do outro lado do radiador, e todos jogando ar quente pra fora. Eu pessoalmente prefiro o estilo tradicional, com os fans pegando ar frio e jogando pro WC > gabinete. Do jeito que está aí está assim "gabinete < ar quente < radiador < ar frio"

Eu não manjo muito, mas acho que os fans nessa posição aí deviam jogar o ar pra fora do gabinete, creio que o certo seria os fans do outro lado do WC, desse jeito aí os fans estão puxando ar quente que primeiro passa pelo WC e depois é jogado pra dentro do gabinete, com os fans do outro lado eles puxariam ar frio de fora da gabinete e jogaria esse ar frio direto no radiador. Do jeito que tu montou é aquele estilo push and pull (dá uma googlada se não souber o que é exatamente), mas no caso tu precisaria por mais 2 fans do outro lado do radiador, e todos jogando ar quente pra fora. Eu pessoalmente prefiro o estilo tradicional, com os fans pegando ar frio e jogando pro WC > gabinete. Do jeito que está aí está assim "gabinete < ar quente < radiador < ar frio"

Entendi perfeitamente, a questão é que devido a uma questão de espaço mesmo não consigo colocar os dois fans na parte frontal do gabinete do lado de fora por isso tive que colocar eles internamente nessa posição.

Do jeito que está, os fans estão soprando o ar em direção ao radiador, você quer que eu inverta a posição dos fans e coloque ele soprando o ar sentido a Mobo?
Isso. Faz um teste. Testa pondo o fan traseiro pra jogar ar dentro do gabinete também, já que tem 2 fans em cima pra fazer a exaustão, e como o ar quente sobe eles são suficientes para tal

Isso. Faz um teste. Testa pondo o fan traseiro pra jogar ar dentro do gabinete também, já que tem 2 fans em cima pra fazer a exaustão, e como o ar quente sobe eles são suficientes para tal

Vou fazer o teste, em breve retorno aqui com os resultados, vou deixar então 2 fans do topo como exaustor, 1 deles jogando o ar pra dentro do gabinete junto com o fan traseiro também jogando o ar pra dentro.

Em breve volto com os resultados.

Vou fazer o teste, em breve retorno aqui com os resultados, vou deixar então 2 fans do topo como exaustor, 1 deles jogando o ar pra dentro do gabinete junto com o fan traseiro também jogando o ar pra dentro.

Em breve volto com os resultados.
A idéia é tentar transformar o gabinete num "duto", com uma entrada e uma saída de ar.
Em geral o recomendado é em diagonal, com 2 ventoinhas no topo e 1 na traseira como exaustão pra remover o ar quente, e de 2 a 3 na frente jogando o ar externo frio pra dentro do gabinete.

Halo Pessoal
O Gabinete que vou usar é o Cougar Panzer que vem com 1 Fan traseiro 120mm (exaustor imagino, obviamente), estou pensando em comprar mais 4 Cougar Vortex HDB 120mm pra fazer o seguinte fluxo de ar:
3 Frontais Intake
1 Inferior Intake
1 Traseiro Exaustor (o que já vem no Gabinete)
Esse é um bom fluxo de ar? O Vortex HDB da Cougar são bons Fans? E como eu poderia usar esses 5 Fans? Acredito que não dê pra ligar tudo isso na Placa Mãe (B360).

Pessoal, acabei de pegar um 3900X e vou usar bastante o full load dele... a princípio eu usaria o Prism Wraith mesmo e me preocupei em fazer um bom fluxo de ar para compensar isso. Gosto de desenho 3D e montei o esquema abaixo, podem avaliar a montagem?

Intake: 2 Noctuas redux 140mm
Exaustão: 2 Silient Wings 3 140mm + 2 noctuas 80mm +1 noctua 60mm (abaixo da VGA). Exaustão em menor rotação para manter pressão positiva.

CpXXhQe.jpg

Pensei em trocar o cooler por um noctua, ou AIO, mas estou pensando ainda. O que acham?

Pessoal, acabei de pegar um 3900X e vou usar bastante o full load dele... a princípio eu usaria o Prism Wraith mesmo e me preocupei em fazer um bom fluxo de ar para compensar isso. Gosto de desenho 3D e montei o esquema abaixo, podem avaliar a montagem?
Intake: 2 Noctuas redux 140mm
Exaustão: 2 Silient Wings 3 140mm + 2 noctuas 80mm +1 noctua 60mm (abaixo da VGA). Exaustão em menor rotação para manter pressão positiva.
Pensei em trocar o cooler por um noctua, ou AIO, mas estou pensando ainda. O que acham?

Não acho necessário o de 60mm, afinal eu quero que o ar que entra no gabinete fique ali em quantidade para que a VGA possa puxar, mesmo que a VGA jogue de volta ao ambiente a tendência do ar quente é subir.

Trocar este teu cooler de CPU por um Noctua NH-D14 ou D15, vai te dar uma boa refrigerada, podendo até fazer um over básico sem medo. Um bom AIO também pode ajudar, mas neste caso qual sua idéia de onde por? na frente ou no topo?

Não acho necessário o de 60mm, afinal eu quero que o ar que entra no gabinete fique ali em quantidade para que a VGA possa puxar, mesmo que a VGA jogue de volta ao ambiente a tendência do ar quente é subir.

Trocar este teu cooler de CPU por um Noctua NH-D14 ou D15, vai te dar uma boa refrigerada, podendo até fazer um over básico sem medo. Um bom AIO também pode ajudar, mas neste caso qual sua idéia de onde por? na frente ou no topo?

Concordo com o cooler de 60mm, a ideia é deixar ele numa rotação bem baixa só para manter a direcionalidade do fluxo mesmo, se o ar quente sair mais rápido, o ar frio vai entrar mais rápido também, mas é coisa mínimo mesmo.

Quanto aos Noctuas, pois, é. Estou em um dilema. Já vi bastante reviews de AIOs e Noctuas para o 3900X. O consenso, e resumo de tudo que eu li até agora é:
- stock cooler: 90°C em full load
- Noctua D14 ou D15: menos 10°C
- um bom AIO de 280mm ou 360mm: menos 20°C

A cada momento eu pendo para um lado diferente:
- Noctuas: Reduzir 10 graus é ótimo, porque 90°C é bastante coisa. Vai me dar uma operação mais silenciosa também, mas preferiria manter o clock e a temp em full load em 80°C sem over.
- AIO: pensei em um kraken x62 (280mm) no topo. Reduzir 20°C é excelente. Não é tão silencioso quanto o Noctua porém dá pra ter um ganho de 100 a 150Mhz e voltar a temp. para 80°C de acordo com os reviews, ou então manter o AIO em modo silencioso e ter uma performance parecida térmica com o Noctua.
Ambas as opções sairiam na casa de 700 reais.

Diante desta indecisão, eu penso em tacar o balde mesmo e fazer um custom loop com dois radiadores de 280mm em série para resfriar esse monstro do 3900X, que não resfria de jeito nenhum. Um de 280mm no topo + 1 de 280mm na frente. Eu já usaria as 4 ventoinhas de 140mm que tenho e não gastaria mais com isso, e aproveitaria bem o case. Não sei qual a eficiência térmica disso, não achei nenhum review. Mas se conseguir cair de 90°C para 60°C seria sensacional. Aí daria para tentar um over de 200 a 300Mhz e manter a temp entre 70 e 80°C! Segue o esquema:

7t08xKa.jpg

Talvez eu vá para este lado. O maior problema é: apesar de mexer com mecânica de precisão no dia a dia, nunca mexi com água dentro do PC, então não sei a merda que pode dar a longo prazo.

Outra questão é que mesmo as boas marcas do aliexpress não estão com preço muito bom. Aí quando eu somo tudo o que precisa para o loop sai na casa de mais de 200 a 300 dólares, e aí desanimo denovo e penso em não gastar nada e ficar com essa turbina barulhenta do Prism mesmo. Ou então gastar os 700 reais e me manter seguro com o Noctua. E a dúvida persiste infinitamente... kkk.

Última edição:
Rapaz este Fan da Noctua Industrial NF-F12 é tudo, no NH-U12S derrubou a temperatura do 3700X de 48 em stock para 41, isto sem estar no ápice dele. Aprovado. Obviamente que em sua maior rotação é bem audível mas não há necessidade para tanto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaz este Fan da Noctua Industrial NF-F12 é tudo, no NH-U12S derrubou a temperatura do 3700X de 48 em stock para 41, isto sem estar no ápice dele. Aprovado. Obviamente que em sua maior rotação é bem audível mas não há necessidade para tanto. Lembrando que aqui é Nordeste.

Rapaz este Fan da Noctua Industrial NF-F12 de 3000RPM é tudo, no NH-U12S derrubou a temperatura do 3700X de 48 em stock para 41, isto sem estar no ápice dele. Aprovado. Obviamente que em sua maior rotação é bem audível mas não há necessidade para tanto.

Boa tarde, seguindo indicações do fórum de diversos usuários acabei optando pelo Akasa Viper Black 120mm, na Guerra Digital, porém nem a MB que uso agora nem a do futuro upgrade que pretendo pra um ryzen suportam todos os fans ligados nela diretamente, não possuem entradas 4 pinos suficientes. Entre os "adaptadores" disponíveis, o que é mais recomendado ?

Esse modelo da própria Akasa
ou
Esse modelo disponível no ML

Alguma experiencia ruim com algum dos 2 tipos ? curto, etc ?

Obrigado.

Galera, to pra fazer umas comprinhas no AliExpress e me surgiu uma duvida (pois vi uns fans lindões la kkkk)..

Existe alguma marca ou modelo especifico que seja recomendado no Ali? Algum de marcas chinesas sei la? Compensa algo de la?

Valeu!!

Galera, estou com um problema, tenho um gabinete com duas ventoinhas, uma posicionada na frente mais embaixo, para entrada de ar e outra na parte traseira mais em cima para saída de ar.
Até aí tudo normal, o problema é que a minha placa de vídeo, uma rx570 de 4GB, está batendo 80ºC, e olho que eu tô no sul do país onde as temperaturas são geralmente mais baixas.
Pensei em posicionar mudar a ventoinha da frente para parte de cima do pc, e jogar o ar pra fora, é uma boa?
Preciso de sugestões!
Obs. minha placa é nova, não posso abrir pra trocar a pasta térmica, acho que perde a garantia.

Galera, estou com um problema, tenho um gabinete com duas ventoinhas, uma posicionada na frente mais embaixo, para entrada de ar e outra na parte traseira mais em cima para saída de ar.
Até aí tudo normal, o problema é que a minha placa de vídeo, uma rx570 de 4GB, está batendo 80ºC, e olho que eu tô no sul do país onde as temperaturas são geralmente mais baixas.
Pensei em posicionar mudar a ventoinha da frente para parte de cima do pc, e jogar o ar pra fora, é uma boa?
Preciso de sugestões!
Obs. minha placa é nova, não posso abrir pra trocar a pasta térmica, acho que perde a garantia.
Se não estou enganado, as Rx570 são esquentadas mesmo e essa temperatura é normal dependendo do modelo.

Já testou estressar a placa de vídeo no máximo e deixar a lateral do gabinete aberta pra ver a temperatura máxima que ela atinge nessa condição?

Se for igual ou poucos graus a menos, mostra que o gabinete não tem problema de ventilação.

Users who are viewing this thread

Voltar