[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Realmente esse é um bom gabinete, mesh frontal, aceita 2 coolers na parte superior, fora que são bem fabricados:

Muito bom o espaço entre a frente e a baia de HDs, o wheeljack não tinha isso, foi um dos motivos que me levou a vender ele.
Estava de olho no riotoro, mas a terabyte não vender ele sem os fans meio que me fez desistir dele, o CR500

Realmente esse é um bom gabinete, mesh frontal, aceita 2 coolers na parte superior, fora que são bem fabricados:

Acabei optando por ele mesmo, agora só aguardar o lançamento do Assassin III e GG! ;D

Eu sei que existe vários modelos cara.

Mas a bios é tudo igual, eu tinha uma antiga B350 que a bios era a mesma coisa, não muda nada.

Menos ignorância e mais ajuda por favor.

Asus X470 não é modelo, existem 3 placas x470 da Asus.

Sabe o livrinho que vem com a placa mãe chamado manual?

Não é de enfeite, vc acha essa info lendo ele =)

Eu sei que existe vários modelos cara.

Mas a bios é tudo igual, eu tinha uma antiga B350 que a bios era a mesma coisa, não muda nada.

Menos ignorância e mais ajuda por favor.

Se vc tivesse falado o modelo exato eu teria likado o PDF do manual da placa, como faço sempre.

Leia o manual que vc acha essa informação.

De acordo com minhas respostas anteriores, já fiz isso tudo, já coloquei o CPU no TURBO, ja setei full speed etc, e o mesmo continua parando.

O básico que é controlar os fans pela bios isso eu sei, achei que vc tava falando que tinha alguma opção na bios que faz com o que o cooler parasse em determinada temperatura.

Página 10.

Tecla F6 quando estiver na bios, vai abrir a parte de controlar os fans, podendo usar os profiles que já vem ou controlar cada um manualmente.

Abs

De acordo com minhas respostas anteriores, já fiz isso tudo, já coloquei o CPU no TURBO, ja setei full speed etc, e o mesmo continua parando.

O básico que é controlar os fans pela bios isso eu sei, achei que vc tava falando que tinha alguma opção na bios que faz com o que o cooler parasse em determinada temperatura.
Vc mudou lá pra qualquer temperatura ter no mínimo uma rotação ? No canto do gráfico lá ? Se já tentou e mesmo assim tá acontecendo, dá um clear cmos nela, e tenta por o controle de novo, ou joga o seu problema no Google em inglês, muitas coisas quando preciso acho no Reddit, galera por lá é bem prestativa também

Sim eu procuro muitas coisas em forums gringos também, no linutechs etc e até no google como vc disse, realmente o reddit é mto bom.

Só que vou aguardar de hoje pra amanhã vai chegar pra mim o Noctua D15 pro meu AMD, quero ver se vai estar acontecendo a mesma coisa, se ele não parar pode ser defeito do cooler da AMD de fábrica, já vi mais gente com esse problema (em forums gringos)

Obrigado!

Vc mudou lá pra qualquer temperatura ter no mínimo uma rotação ? No canto do gráfico lá ? Se já tentou e mesmo assim tá acontecendo, dá um clear cmos nela, e tenta por o controle de novo, ou joga o seu problema no Google em inglês, muitas coisas quando preciso acho no Reddit, galera por lá é bem prestativa também

A opção pra definir se o fan vai parar ou não, da sua Bios, fica nessa parte. Foi isso que perguntaste.

Tem um botão "Optmize All" ali que força a Bios a re-identificar e testar todos os coolers, importante fazer isso ao menos uma vez pra Bios saber as caracteristicas de cada fan.

Verifica se não tá em modo DC ao invés de PWM.

Vc tá com o Asus AI Suite instalado no Windows? O AI Suite "estende" os controles dos fans e vai dar overwrite no que estiver na Bios, e tbm precisa rodar um "detect fans", e nele tem uma opção "fan auto stop" que precisa estar no "off" pra nao ocorrer isso.

Ou pode ter algum outro software de controle de fans (tipo o SpeedFan) que tá interferindo.

Fala galera, blz?

Tenho o PC da assinatura e por minha vga ser modelo referência ela esquenta um pouco além da conta ( 78, 79 graus em load ). Vocês acham que se eu colocar 3 fans ( atualmente usando 1 intake frontal + 1 exaustor traseiro ) na frente do meu gabinete ajudaria a resfriar a temp da vga ou modelo blower não tem jeito mesmo?

Abs.

Cara ta uma temperatura até boa, a minha fica por aí também, e olha que eu coloquei 4 fans da Scythe que me indicaram aqui no fórum e não resolveu absolutamente NADA.

Em modo load o pc trabalha mais mesmo e acaba esquentando.

Acredito que é jogar dinheiro fora, só uma opinião.

Fala galera, blz?

Tenho o PC da assinatura e por minha vga ser modelo referência ela esquenta um pouco além da conta ( 78, 79 graus em load ). Vocês acham que se eu colocar 3 fans ( atualmente usando 1 intake frontal + 1 exaustor traseiro ) na frente do meu gabinete ajudaria a resfriar a temp da vga ou modelo blower não tem jeito mesmo?

Abs.

Cara ta uma temperatura até boa, a minha fica por aí também, e olha que eu coloquei 4 fans da Scythe que me indicaram aqui no fórum e não resolveu absolutamente NADA.

Sério? Achava que essas temps fossem consideradas altas já!

Boa noite, devido a dificuldade em vender os fans Akasa viper estou pensando em ficar com eles, o que me incomoda é o tamanho dos cabos deles, tem algum extensor de cabo dos fans ? Que não seja o cabo spliter, tá 30 reais cada fora o frete e liga 2 fans juntos, cabo único só achei cabo que reduz a velocidade do fan, não tem cabo extensor apenas ? Pra ligar eles no Hub tá difícil fica tudo torto no gabinete o fio muito esticado, enfim, horrível

Boa noite, devido a dificuldade em vender os fans Akasa viper estou pensando em ficar com eles, o que me incomoda é o tamanho dos cabos deles, tem algum extensor de cabo dos fans ? Que não seja o cabo spliter, tá 30 reais cada fora o frete e liga 2 fans juntos, cabo único só achei cabo que reduz a velocidade do fan, não tem cabo extensor apenas ? Pra ligar eles no Hub tá difícil fica tudo torto no gabinete o fio muito esticado, enfim, horrível

Fiz um mod no wheel jack hoje, pois mesmo usando todos os esquemas de fluxo de ar postados por vcs, sempre o hd ficava com temperatura nas alturas, ontem ficou nos 40º, muito alto. Creio que o problema é o fato do gabinete não ter uma saida pra exaustão, acho que deveria ter uma saída de ar na na tampa lateral, onde fica os cabos, pois assim evitaria de ficar bolsões de ar quente presos nela.

Decidi remover o hd e usá-lo externamente, pra isso, cortei um retângulo de 2cm na tampa lateral, onde por ele passei os cabos sata e de energia pro hd, além de um de energia pra fan que uso no mesmo. Resolveu o problema, além de diminuir e muito o barulho, ficou bem mais silencioso agora, valeu muito a pena o mod, deveria ter feito isso desde o início, mandei fazer uma chapa lateral a toa, pois estava usando ela no lugar do vidro temperado, agora voltei a usar ele com o hd fora do gabinete, temperatura interna está boa.

Fiz um mod no wheel jack hoje, pois mesmo usando todos os esquemas de fluxo de ar postados por vcs, sempre o hd ficava com temperatura nas alturas, ontem ficou nos 40º, muito alto. Creio que o problema é o fato do gabinete não ter uma saida pra exaustão, acho que deveria ter uma saída de ar na na tampa lateral, onde fica os cabos, pois assim evitaria de ficar bolsões de ar quente presos nela.

Decidi remover o hd e usá-lo externamente, pra isso, cortei um retângulo de 2cm na tampa lateral, onde por ele passei os cabos sata e de energia pro hd, além de um de energia pra fan que uso no mesmo. Resolveu o problema, além de diminuir e muito o barulho, ficou bem mais silencioso agora, valeu muito a pena o mod, deveria ter feito isso desde o início, mandei fazer uma chapa lateral a toa, pois estava usando ela no lugar do vidro temperado, agora voltei a usar ele com o hd fora do gabinete, temperatura interna está boa.
Manda foto da gambiarra, pela leitura imagino que tenha ficado feia demais kkkkkkkk

Pessoal, quero dar um feedback aqui agradecendo a quem recomendou o scythe kazeflex RGB! O desempenho deles está ótimo, dentro do esperado, e quando está em até em 1200rpm achei muito silencioso.
A parte do RGB teve uma surpresa positiva: cada um dos fans já vem com um splitter na conexão, ou seja, dá para ligar todos em linha na minha controladora que só tem uma saída sem precisar de mais nada. Eu já tinha comprado um hub sata no aliexpress mas nem vou precisar. Nota 10!

Pessoal, se puderem ajudar eu agradeço

O meu PC da assinatura, apresenta uma variação de temperatura quando deixo sem tampa lateral e jogando.

Conforme os prints em spoiler, a diferença fica por volta 10ºC. Chegando em extremos de 12ºC em alguns momentos

Os prints foram tirados em um intervalo de 30min, no mesmo jogo(Call of Duty Modern Warfare), no mesmo modo de jogo(Guerra Terrestre) e no mesmo mapa.

Considerando minha config, eu acredito que o processador operando em 70~72ºC somente durante o jogo(no menu fica por volta de 66~68ºC) está dentro do normal, porém fiquei com algumas dúvidas:

1) Abrir a tampa lateral SOMENTE para jogar, é de alguma forma prejudicial? To considerando seriamente em adotar esse método daqui pra frente, ou pelo menos nos jogos mais "pesados"

2) Abrir a tampa lateral para ter um ganho de 8~10ºC vale a pena? Vocês acham necessário? Ou jogar em 70~72ºC no processador e 70ºC na placa vídeo já está ok? Lembrando que durante os menus e em outros modo de jogo a temperatura da CPU fica por volta de 66~68ºC.

3) Coloquei também umas fotos do meu gabinete. Como vocês analisam a disposição das peças internas considerando a temperatura/fluxo de ar em relação ao tamanho do gabinete?

4) Tenho 3 fans frontais que puxam o ar pra dentro, e um traseiro que expulsa. O watercoller está na grade superior expulsando o ar para fora. Vocês mudariam/adicionariam algo para melhorar isso?

obs: Em iddle a CPU fica entre 34~38ºC
obs2: A temperatura ambiente estava por volta de 22~25ºC.
obs3: Gabinete Pichau Archangel Modelo PGA-01-RGB

FJNyGeP.png

SwuUXFo.png

zstFk0F.jpg

JTpw892.jpg

Você está com problemas com o cooler da CPU, não vai haver cooler de gabinete algum que remedie esse problema. Quando trocar pelo D-15 veja se o funcionamento dos fans está OK acompanhando os ajustes que você seta pela Bios e nos conte aqui como foi.

Halo Pessoal, pretendo montar um PC com 3 fans intakes na frente e um exaustor atrás, todos de 120mm, as opções são:
Courgar VORTEX RGB SPB 120 PWM HDB nos 4
Riotoro QUIET STORM nos 4
MasterFan Pro 120 Air Pressure RGB x3 intakes na fente com MasterFan Pro 120 Air Flow RGB x1 exaustor atrás
Qual dessas 3 opções seria a melhor? Algum delas seria ruim?

Halo Pessoal, pretendo montar um PC com 3 fans intakes na frente e um exaustor atrás, todos de 120mm, as opções são:
MasterFan Pro 120 Air Pressure RGB x3 intakes na fente com MasterFan Pro 120 Air Flow RGB x1 exaustor atrás
se cogitar akasa viper me manda pm pra gente conversar
entre as que vc falou pegaria as master flow, as outras duas seriam so por estetica do rgb, mas se for so pra isso tem outras mais bonitas

Users who are viewing this thread

Voltar