Comprei um 280x e um h100i platinum SE branco, e penso em utilizar o radiador no topo, por uma provável incompatibilidade com a VGA e radiador+ fans na frente (2080S Rog Strix)
A ideia era a seguinte, conforme a imagem:
Todas as fans serão as Corsair da linha LL (LL120 RGB) com possibilidade de colocar 2x140mm em baixo, para auxiliar a VGA.
Sabemos que o radiador se beneficia mais para baixar as temps da CPU puxando ar fresco de fora (e consequentemente largando ar quente dentro do case), porem se usar no topo nessa orientação, tem q questão de que o ar quente sobe, e assim supostamente ele empurraria o ar quente do interior de volta. Mas com as das fans de 120 de exaustores na frente, pode ser que esse efeito seja minimizado...
É bem fora do comum intake em cima e exausth frente, porém caso não consiga instalar a 2080s como radiador na frente, eu acredito que seja a forma mais balanceada para manter um equilíbrio entre temperatura da CPU e temperatura do interior do case.
Alguém usa nessa posição aqui? E o que acham , no geral?
Fala galera,
Estou com um NR400 sem OD da Cooler Master e tenho algumas dúvidas em relação ao airflow dele. Por ser um Mini Tower e morar no RJ (temp. ambiente 30ºC), queria investir nas case fans pra fazer um fluxo bacana, deixando os componentes o menos quente possível e fazendo o mínimo de barulho possível também.
Antes de ler qualquer coisa sobre fans, eu acabei comprando 3 MasterFan Pro 120 da Cooler Master pra colocar na parte frontal do gabinete (jogando ar pra dentro dele) e vi que o CFM delas não é muito bom.
Não sei se a informação é útil mas meu cpu cooler é um Scythe Fuma rev. B em um Ryzen 3600x.
- Essas 3 MasterFan de 120 na parte frontal já me atenderiam? Tenho receio de não fazer muita diferença pelo CFM baixo.
- O gabinete veio com duas fans de fábrica (uma frontal e outra traseira). Pensei em manter a traseira e colocar a frontal no topo do gabinete. Ambas estariam cuspindo o ar pra fora.
- Seria exagero colocar mais uma fan no topo pra ficar com duas?
- Como a gradezinha frontal do gabinete não é tão fina e não possui filtro de poeira, seria legal comprar/fazer um? Ou então comprar aqueles filtros individuais de fan tipo essa ?
- No último caso, seria melhor comprar 3 fans melhores pra parte frontal e usar as 3 MasterFan pra fazer exhaust (uma atrás e duas no topo)?
Fala galera,
Estou com um NR400 sem OD da Cooler Master e tenho algumas dúvidas em relação ao airflow dele. Por ser um Mini Tower e morar no RJ (temp. ambiente 30ºC), queria investir nas case fans pra fazer um fluxo bacana, deixando os componentes o menos quente possível e fazendo o mínimo de barulho possível também.
Antes de ler qualquer coisa sobre fans, eu acabei comprando 3 MasterFan Pro 120 da Cooler Master pra colocar na parte frontal do gabinete (jogando ar pra dentro dele) e vi que o CFM delas não é muito bom.
Não sei se a informação é útil mas meu cpu cooler é um Scythe Fuma rev. B em um Ryzen 3600x.
- Essas 3 MasterFan de 120 na parte frontal já me atenderiam? Tenho receio de não fazer muita diferença pelo CFM baixo.
- O gabinete veio com duas fans de fábrica (uma frontal e outra traseira). Pensei em manter a traseira e colocar a frontal no topo do gabinete. Ambas estariam cuspindo o ar pra fora.
- Como a gradezinha frontal do gabinete não é tão fina e não possui filtro de poeira, seria legal comprar/fazer um? Ou então comprar aqueles filtros individuais de fan tipo essa ?
- No último caso, seria melhor comprar 3 fans melhores pra parte frontal e usar as 3 MasterFan pra fazer exhaust (uma atrás e duas no topo)?
Se não me engano existem 3 modelos distintos de Master Fan Pro (Airflow, Air Pressue, e Air Balance). Não temos os gráficos P-Q de cada modelo para saber com certeza o melhor para cada caso, mas dê uma olhada nestes gráficos aqui para tirar uma conclusão própria. Não compare os dados de airflow e pressão que você encontra nos sites de diferentes fabricantes entre si, a melhor coisa é usar reviews que comparam vários modelos com um mesmo método de medição.
Como ruído é algo que você citou ser importante talvez pense em trocar por outros com melhor relação fluxo x ruído, mas antes de qualquer coisa eu testaria eles e veria se o ruído é aceitável para seu uso. Não parecem ser os melhores fans do mercado, mas não parecem ser ruins a ponto de justificar uma troca também. Se fosse comprar agora eu iria em outro modelo mas como o dinheiro já foi gasto, e como vai ser para gabinete, acho que a diferença trocando por outros melhores vai ser pouca para justificar colocar mais dinheiro ainda em cima.
Eu colocaria eles como intake e os dois do gabinete como exaustão e testaria. E eu colocaria filtros sim, a menos que você limpe a CPU por dentro mensalmente. Particularmente prefiro perder uma porcentagem baixa do fluxo para manter a limpeza interna.
Tem este outro review também que testou o modelo air pressure num radiador. Serve como uma base de comparação também.
Se não me engano existem 3 modelos distintos de Master Fan Pro (Airflow, Air Pressue, e Air Balance). Não temos os gráficos P-Q de cada modelo para saber com certeza o melhor para cada caso, mas dê uma olhada nestes gráficos aqui para tirar uma conclusão própria. Não compare os dados de airflow e pressão que você encontra nos sites de diferentes fabricantes entre si, a melhor coisa é usar reviews que comparam vários modelos com um mesmo método de medição.
Como ruído é algo que você citou ser importante talvez pense em trocar por outros com melhor relação fluxo x ruído, mas antes de qualquer coisa eu testaria eles e veria se o ruído é aceitável para seu uso. Não parecem ser os melhores fans do mercado, mas não parecem ser ruins a ponto de justificar uma troca também. Se fosse comprar agora eu iria em outro modelo mas como o dinheiro já foi gasto, e como vai ser para gabinete, acho que a diferença trocando por outros melhores vai ser pouca para justificar colocar mais dinheiro ainda em cima.
Eu colocaria eles como intake e os dois do gabinete como exaustão e testaria. E eu colocaria filtros sim, a menos que você limpe a CPU por dentro mensalmente. Particularmente prefiro perder uma porcentagem baixa do fluxo para manter a limpeza interna.
Tem este outro review também que testou o modelo air pressure num radiador. Serve como uma base de comparação também.
Conferi aqui e vi que comprei o MasterFan Pro 120 Air Flow. Parecem ser os ideais (dentro das 3 variações dessa linha) para intake mesmo.
Sobre os filtros, vou comprar no ML hoje mais tarde e depois faço um comparativo com e sem pra ver como fica. Mas com certeza vou mante-los nas fans pois não tenho saco pra limpar o PC todo mês kkkkk.
Aproveitando a deixa, para uma possível futura compra, quais 3 fans você indicaria pra intake e quais as outras 3 você indicaria pra fazer o exhaust?
Fala galera,
Esse gabinete não é restritivo, a maioria das fans atenderia sem problemas.
Imagino que o kit seja o de 3 Masterfan RGB?
Com relação ao cfm parecer baixo tem dois motivos.
O kit de 3 fans tem rotação capada em 1300 rpm, que atende suficientemente bem a maioria dos gabinetes.
Outro fato do cfm parecer baixo é que infelizmente tem fabricantes que parecem ter tendência em inflar os números.
Não creio que seja o caso dessas fans.
Esse tipo de fan a CM usa inclusive em diversos air coolers e water coolers, variando na capacidade de rotação e led.
Se quiser, veja review atestando sua eficiência aqui.
O que faz um fan ser bom para intake é praticamente a mesma coisa que faz ser bom para exaustão. Haverá uma diferença ínfima alí de obstrução caso não tenha filtro na exaustão, mas na prática não muda mudo. Já muda um pouco se for considerar fans para heatsink, ou radiador, onde a % de obstrução de área é consideravelmente maior e pode mudar a eficiência de operação.
Para escolher um fan otimizado para cada situação, dê uma olhada nesse gráfico da Noctua:
Ambos intake e exaustão estariam na região "PC Case".
O que você pode fazer para considerar a diferença entre intake e exaustão, é dosar a quantidade total de fluxo de ar no seu gabinete da forma que exista um fluxo maior entrando no case do que saindo. Isso cria uma pressão positiva e faz com que o ar seja forçado a passar sempre pelos filtros. Você pode fazer isso colocando um número maior de fans como intake, por exemplo, ou então regulando as velocidades. Há cases que se saem melhor com pressão negativa também, não são muitos, mas existem. Aí a melhor coisa a se fazer é procurar quem já tenha testado seu modelo de case (o site http://www.gamersnexus.net testa vários modelos), ou, se não encontrar, testar por você mesmo para decidir.
Se fosse recomendar um fan de 120mm sem limitação de preço, minha recomendação é sem sombra de dúvidas o A12x25 da Noctua. Ele tem a fama nos fóruns especializados gringos como um dos melhores e mais eficientes do mundo no quesito fluxo de ar / refrigeração e ruído. De acordo com a própria Noctua foi o projeto mais desafiador para eles até hoje, com mais de 4 anos de desenvolvimento para chegar nesse produto final. É o queridinho da empresa. Aqui no BR ele custa 200 reais pela WAZ. Perceba nesse gráfico que postei acima, que ele é melhor que os outros modelos da Noctua em qualquer situação (PC Case, heatsink, ou radiador).
Porém, se o preço fizer parte da consideração, minha recomendação para compras aqui no BR é o Scythe Kaze Flex 1200rpm. Ele apresenta um desempenho térmico e de ruído quase equivalente ao Noctua (Há reviews gringos mostrando isso, por exemplo este, e este), e custa apenas 60 reais. Isso torna ele um dos melhores custo-benefício em comparação com quase qualquer outro modelo. Há um outro com desempenho parecido e barato também, o Artic F12. Antes ele era vendido pela WAZ, mas está esgotado há algum tempo.
Não recomendo o de Kaze Flex de 1800rpm, porque apesar de ter um fluxo maior, apresenta um ruído muito mais alto, e já foge de um ponto de operação eficiente quando se considera o ruído.
Como experiência pessoal:
Aqui em casa tenho um 3900X com o cooler Scythe Fuma 2. Ele vem com um fan Scythe Kaze Flex 1200rpm. Comprei o A12x25 da Noctua nos EUA e o Kaze Flex 1800 rpm também para fazer o teste aqui no meu PC mesmo.
Quando troquei pelo A12x25 a diferença de temperatura foi de apenas 1 grau a favor da Noctua, enquanto o ruído ficou no mesmo nível (o review alemão aponta 2 graus a menos quando colocou 2x A12x25, ou seja, mesmo resultado). Quando troquei o original pelo de 1800 rpm, a redução de temperatura foi de apenas 2 graus, porém o ruído foi muito maior, o que me incomodou tanto a ponto de devolver o 1800rpm. Há pessoas mais tolerantes a ruído, que poderiam aceitar, mas depois de usar um Noctua ou um Kaze Flex 1200rpm não tem porque ficar aguentando barulho de ventoinha à toa.
No meu gabinete, tenho 2x Noctas Redux, 2x Be Quiet Silent Wings 3, porém são todos de 140mm. Esses fans da Scythe são de 120mm.
Não recomendo o de Kaze Flex de 1800rpm, porque apesar de ter um fluxo maior, apresenta um ruído muito mais alto, e já foge de um ponto de operação eficiente quando se considera o ruído.
Sim! Ele é exatamente o mesmo fan, a única coisa que muda é o controle, havendo um meio de controlar a rotação máxima não haverá diferença nenhuma.
Aqui em casa, particularmente, tenho uma Asus X570. Eu achei que conseguiria controlar também, já que consigo setar as curvas de controle. Mas as Bios da Asus infelizmente tem uma limitação tosca, onde a Bios joga automaticamente a rotação máxima do fan quando a CPU passa de 75°C. Não dá pra setar nada abaixo de 100% de potência quando passa essa temperatura (ex: setar 90% ou 70% acima dessa temp.), e também não dá para aumentar mais esse valor limite de temperatura (ex: setar 80°C ou 90°C somente para atingir os 100%). Como é "normal" o 3900X passar de 75°C quando em 100% de carga, então minha única saída seria colocar um cabo limitador de velocidade (faz mais sentido pegar o 1200rpm logo), que não vem junto com o fan.
É uma limitação besta, problema que seria bem simples de resolver alterando um parâmetro em uma linha de programação apenas, se houvesse boa vontade dos desenvolvedores. Mas pelo que sei todas as bios da asus tem essa limitação. Se quiser ter esse controle, eles oferecem um programa a parte que você instala e roda no Windows. Mas pra mim quanto menos programas desnecessários (desnecessários porque a Bios já faria esse papel) rodando em background, melhor. Então não faria sentido nenhum eu ter que instalar um bloatware para setar algo que nem vou usar.
Então quem tiver uma bios que não tenha essa limitação (não sei como é na Gigabyte, MSI, etc), é só se certificar que realmente consegue setar a velocidade máxima, porque as velocidades intermediárias todas controlam bem. A princípio todas deveriam ter esse controle total, mas infelizmente para Asus não é o caso.
É uma limitação besta, problema que seria bem simples de resolver alterando um parâmetro em uma linha de programação apenas, se houvesse boa vontade dos desenvolvedores. Mas pelo que sei todas as bios da asus tem essa limitação. Se quiser ter esse controle, eles oferecem um programa a parte que você instala e roda no Windows. Mas pra mim quanto menos programas desnecessários (desnecessários porque a Bios já faria esse papel) rodando em background, melhor. Então não faria sentido nenhum eu ter que instalar um bloatware para setar algo que nem vou usar.
Iria citar o software da Asus! Dá para controlar as fans pelas BIOS ou por software no Windows. Acredito que por software, o controle seja total! E o software não deve pesar tanto!
Mas realmente, quanto menos softwares instalados, melhor!
Mas prefiro ter o fan mais forte possível e configurar bem as rotações por temperatura para controlar o ruído, pois numa eventualidade de a temperatura subir demais os fans tem mais força para normalizar!
Também comprei fans mais fortes para que os fans frontais consigam jogar ar com certa pressão para alcançar e resfriar os VRM's da placa mãe! Comprei um gabinete NZXT H500 e a placa mãe é uma Gigabyte B450 Aorus Elite, cujo resfriamento das VRM's não é dos melhores!
Por esse motivo, comprei as Scythe Kaze Flex 1800rpm e compraria um ainda mais forte se tivesse!
Boa noite, rapaziada.. seguinte!
Possuo o CM H500P Mesh que possui 2 fan's de 200mm frontal e um de 120mm traseiro. Na parte superior da para colocar 3 fan's de 120mm ou 140mm ou 2 de 200mm.
Como deixariam o fluxo? Os frontais jogando para dentro e o traseiro e superiores jogando para fora?
Pensei em comprar 3 desses para colocar na parte superior: https://www.terabyteshop.com.br/pro...er-masterfan-mf140r-rgb-140mm-r4-140r-15pc-r2
Boa noite, rapaziada.. seguinte!
Possuo o CM H500P Mesh que possui 2 fan's de 200mm frontal e um de 120mm traseiro. Na parte superior da para colocar 3 fan's de 120mm ou 140mm ou 2 de 200mm.
Como deixariam o fluxo? Os frontais jogando para dentro e o traseiro e superiores jogando para fora?
Pensei em comprar 3 desses para colocar na parte superior: https://www.terabyteshop.com.br/pro...er-masterfan-mf140r-rgb-140mm-r4-140r-15pc-r2
Isso! Frontais puxando ar fresco enquanto traseiros e superiores mandam ar quente pra fora.
Os fans em questão parecem honestos nas especificações e no valor, mas RGB não é minha praia
Isso! Frontais puxando ar fresco enquanto traseiros e superiores mandam ar quente pra fora.
Os fans em questão parecem honestos nas especificações e no valor, mas RGB não é minha praia
Era só ter economizado no processador que dava pra caprichar mais na mobo e nos fans
Antes dos Noctua eu usava uns MasterFan Pro (Coolermaster) que são muito bons, mas se não me engano os modelos com RGB/atuais são inferiores e mais caros
Além deles só consigo lembrar dos ML120/ML140 (Corsair) mas acho que são até mais caros que os Noctua.
Era só ter economizado no processador que dava pra caprichar mais na mobo e nos fans
Antes dos Noctua eu usava uns MasterFan Pro (Coolermaster) que são muito bons, mas se não me engano os modelos com RGB/atuais são inferiores e mais caros
Além deles só consigo lembrar dos ML120/ML140 (Corsair) mas acho que são até mais caros que os Noctua.
Até finalzinho desse mês acabo de montar o bixo.. logo venho com novidades kkkk
Vou dar uma pesquisada nesses que vc disse. Mas qualquer coisa vou comprar 3 noctuas de 140mm.
Ventoinha de 14cm (140 x 25mm), 82,51CFM, 1.500rpm, 24,6dB(A), conector de energia de 4 pinos (PWM), cantos emborrachados, redutor de velocidade incluso.
Vou dar uma pesquisada nesses que vc disse. Mas qualquer coisa vou comprar 3 noctuas de 140mm.
Ventoinha de 14cm (140 x 25mm), 82,51CFM, 1.500rpm, 24,6dB(A), conector de energia de 4 pinos (PWM), cantos emborrachados, redutor de velocidade incluso.
Ventoinha de 14cm (140 x 25mm), 1.200rpm, 19,6dBA, conector de energia de 4 pinos (PWM).
www.waz.com.br
O modelo do fan é diferente, se quiser comparar os gráficos de ambos estão abaixo. Mas ambos são decentes. Dependendo da quantidade, a economia pode valer a pena para investir em outras coisas.
Ventoinha de 14cm (140 x 25mm), 1.200rpm, 19,6dBA, conector de energia de 4 pinos (PWM).
www.waz.com.br
O modelo do fan é diferente, se quiser comparar os gráficos de ambos estão abaixo. Mas ambos são decentes. Dependendo da quantidade, a economia pode valer a pena para investir em outras coisas.
Concordo com o @alfas, não conheço especificamente as versões de 140mm mas tenho de 120mm (NF-P12 redux-1700 PWM) e gosto bastante deles.
Não vem com todos os frufrus dos demais mas o cabo é grande e performam super bem, além de ter uma cor mais neutra/escura que os Noctuas "normais".
Uso 3 no gabinete (2 na frente e 1 na exaustão) e mesmo em rotação máxima quase não fazem ruido, geralmente 1000~1200rpm é suficiente para manter tudo bem refrigerado por aqui.
Apenas uma ressalva: Não cheguei a analisar/comparar as especificações do NF-P14s redux mas já tive o NF-S12A e não gostei desse modelo, provavelmente a baixa rotação aliada à pouca pressão estática os fazia ter bom desempenho apenas sem nada obstruindo os fans (tampas, filtros), bastava 'montar o circo' e fechar o gabinete para as temperaturas subirem consideravelmente. É bom ficar atento quanto a isso.
A vantagem é que não é muito difícil fazer a devolução na WAZ se necessário, eu fiz isso com os NF-S12A e um amigo trouxe os NF-P12 redux do exterior, a garantia é mundial.
@alfas@neo666 Obrigado aos dois pela explicação. Como sabemos, o 9900KS é bem esquentado, então me deixa bem cabreiro de comprar algo que não vá adiantar na refrigeração. O que acham de eu pegar 2 x Noctua NF-A14 Industrial 3000 rpm Pwn e mais para frente pegar mais um? São 158 CFM @ 3000 rpm. Acredito que 2 NF-A14 desses vão ser melhores que 3 14s redux de 1200 rpm, não?
@alfas@neo666 Obrigado aos dois pela explicação. Como sabemos, o 9900KS é bem esquentado, então me deixa bem cabreiro de comprar algo que não vá adiantar na refrigeração. O que acham de eu pegar 2 x Noctua NF-A14 Industrial 3000 rpm Pwn e mais para frente pegar mais um? São 158 CFM @ 3000 rpm. Acredito que 2 NF-A14 desses vão ser melhores que 3 14s redux de 1200 rpm, não?
Só pra eu entender: Em um dia você tá "chorando" pra pagar R$140 num fan e quando apontamos uma alternativa mais barata você acha um de R$180?! Se decida!
Brincadeiras à parte, certamente é uma ótima opção. O único 'problema' desse cara é o ruido que ele produz na rotação máxima (que torcemos para não ser necessária com tanta frequência).
Pelo que vi o mínimo dele é cerca de 800rpm (20%), resta saber se nesta rotação (e entre ela e os 3000 rpm máximos) o ruído dele não será incomodo no dia a dia.
De toda forma sua lógica é valida e se tem condições de pegá-lo, vai fundo.
Só pra eu entender: Em um dia você tá "chorando" pra pagar R$140 num fan e quando apontamos uma alternativa mais barata você acha um de R$180?! Se decida!
Brincadeiras à parte, certamente é uma ótima opção. O único 'problema' desse cara é o ruido que ele produz na rotação máxima (que torcemos para não ser necessária com tanta frequência).
Pelo que vi o mínimo dele é cerca de 800rpm (20%), resta saber se nesta rotação (e entre ela e os 3000 rpm máximos) o ruído dele não será incomodo no dia a dia.
De toda forma sua lógica é valida e se tem condições de pegá-lo, vai fundo.
Dando para pegar algo mais CxB, melhor. Mas como não gosto de ficar em dúvidas, acabo indo no mais caro toda vez. Kkkkk
Como você disse, os 40db em 3000 rpm deve incomodar bem, mas talvez nem precise disso tudo de rotação mesmo, só ir testando. Brigadão!
Vou trocar as minhas 5 Fan, e estou procurando um bom CXB, não me importo com o barulho, quero alguma que esfrie! Essa Scythe é realmente boa? ou alguém tem alguma recomendação melhor? (ate 80 reais a vista).
Meu Gabinete é um are 500, com 2 fan de intake (frente) e 3 fan de exhaust (parte de cima).
1° Me incomodo bastante com o Led tem como desliga-lo?
2° Se eu comprar dois Cabo Splitter, vou poder controlar o RPM de todas? (placa B450 pro vdh, vou colocar 3 fan em uma entrada e 2 fan na outra).
Vou trocar as minhas 5 Fan, e estou procurando um bom CXB, não me importo com o barulho, quero alguma que esfrie! Essa Scythe é realmente boa? ou alguém tem alguma recomendação melhor? (ate 80 reais a vista).
Meu Gabinete é um are 500, com 2 fan de intake (frente) e 3 fan de exhaust (parte de cima).
1° Me incomodo bastante com o Led tem como desliga-lo?
2° Se eu comprar dois Cabo Splitter, vou poder controlar o RPM de todas? (placa B450 pro vdh, vou colocar 3 fan em uma entrada e 2 fan na outra).
SIm as Fans Scythe são excelentes.
1-É só não ligar a conexão RGB
2-Tranquilamente, só que as fans ligadas no spliter ambas terão a mesma definição de controle de rotação.
Preciso de 3 fans de 120mm para um projeto de um suporte personalizado para notebook gamer (bem esquentadinho).
Atualmente estou usando 2 fans Cougar CF-D12HB e 1 Cougar CF-D14HB num outro suporte que fiz e estão ajudando bastante, porém vou usá-las em outro projeto e precisava de novos fans, porém não encontro mais esses modelos no mercado, somente com LED ou usados.
Queria algo em conta (30 reais), sem LEDs, silenciosos (vão rodar a 100% o tempo todo) e com alguma pressão pois estarão bem próximos às entradas de ar do note, com aletas bem fechadas.
Alguém mais viu a nova Fan da Coolermaster, sem RGB, promete bom desempenho aliado ao baixo ruído, possui 3 níveis de velocidade setáveis na própria fan e outras características mais:
The all new SF120M is Cooler Master’s Flagship Case fan designed purely with performance in mind. It utilizes Cooler Master’s Industrial Fan Structure, which decreases the flex of the fan blades while ensuring a quiet operation with maximum airflow. The Double-Ball Bearing decreases friction...
SIm as Fans Scythe são excelentes.
1-É só não ligar a conexão RGB
2-Tranquilamente, só que as fans ligadas no spliter ambas terão a mesma definição de controle de rotação.
1- Como que não liga o RGB? Cortando algum fio? Da pra fazer isso em qualquer Fan com Led? (sempre tive fan sem Led, pois o PC fica no quarto).
2- Blz! ja comprei o Splitter, mas comprei sem Molex, sera que ele segura 3 Fan em alta rotação?
3- Quanto a Noctua Redux (bonita por Sinal...), não foge muito do orçamento, mas nas especificações tem menos RPM e CFM em relação a Scythe, essas especificações são "falsas"? pois teoricamente a Scythe ventila mais, so que faz mais barulho não?
1- Como que não liga o RGB? Cortando algum fio? Da pra fazer isso em qualquer Fan com Led? (sempre tive fan sem Led, pois o PC fica no quarto).
2- Blz! ja comprei o Splitter, mas comprei sem Molex, sera que ele segura 3 Fan em alta rotação?
3- Quanto a Noctua Redux (bonita por Sinal...), não foge muito do orçamento, mas nas especificações tem menos RPM e CFM em relação a Scythe, essas especificações são "falsas"? pois teoricamente a Scythe ventila mais, so que faz mais barulho não?
1- No caso das scythe existe um conector exclusivo do RGB, aliás se eu não estiver enganado todos fans RGB possuem, só os de cor única que acendem direto pelo conector de energia da fan.
2- Sim, vai aguentaras 3.
3- Bom, pra garantir as informações recomendo você pesquisar algum teste comparativo, mas Noctua sempre entrega bons resultados.