Pessoal boa tarde,
Eu tenho uma duvida, acho que o pessoal aqui pode me ajudar. Eu tenho um Gabinete NZXT H500 e um WC Gammaxx 240 que eu coloco as fans na frente do radiador para jogar ar para dentro do radiador como na foto abaixo, (peço desculpas pela má qualidade, foi um print de um vídeo).
Recentemente eu coloquei um kit de fans para placa de vídeo que comprei no Aliexpress pq minha placa é muito quente (Gigabyte e seus plasticos). A questão é a seguinte, as fans jogam ar para dentro do radiador mas meio que não passa ar do radiador para dentro do gabinete e eu queria que chegasse mais ar para dentro do gabinete para as fans da placa de vídeo puxar e jogar para dentro da placa. Agora a pergunta rsrsrs. Existe um espaço para colocar duas fans na frente do gabinete, se eu colocar as duas fans da frente do radiador nessa parte da frente e colocar mais duas fans fazendo um push n pull para jogar ar para dentro eu vou ter algum ganho? pq realmente entra muito pouco ar dentro do gabinete.
Desculpe a pergunta enorme. rsrsrs
Dificilmente... o fluxo de ar com radiador nesse gabinete é bem prejudicado, idealmente deveria ter uma abertura a mais para colocar o radiador no teto e deixar a frente livre para a GPU.
Mas, voltando à pergunta: sistemas push pulls são sempre limitados pela fan de menor desempenho. Acrescentando 2 fans na frente do radiador (ou mesmo atrás e passando os originais pra frente) não muda muita coisa. Mas um sistema push pull com fans melhores pode beneficiar sua GPU sim (talvez nao tanto a CPU/radiador, mas pode aumentar o fluxo na placa de vídeo sim). Talvez reduza poucos graus e não se justifique, mas só vai dar pra saber mesmo testando. (**** adendo: ler PS no final)
O que eu tentaria:
- pegaria esses dois fans originais e colocaria ambos em push-pull na parte superior da radiador (esse fluxo de ar não vai pra GPU).
- Compraria apenas dois fans de qualidade (ex scythe kaze flex 1200rpm, ou noctua A12x25. Se nao ligar para o barulho>Kaze Flex 1800rpm) e colocaria ambos em push-pull na parte inferior do radiador, já que só os fans de baixo vão contribuir para o fluxo de ar na placa de vídeo.
Desse jeito seu fluxo não fica todo limitado pelas fans de pior qualidade. Se tiver com grana sobrando compra logo quatro fans de qualidade iguais e corre pro abraço, mas acho que o resultado não seria muito diferente.
EDIT__________________________
PS: li agora a ótima resposta do @EdsonSM ali em cima. De acordo com o Gamersnexus pela configuração do gabinete, aumentar o fluxo de ar pela frente não melhora a refrigeração da GPU. A A NZXT o projetou para pressão negativa, então você tem que melhorar os fans de exaustão, e não de intake. Acho que seria a melhor coisa a fazer. Segue trecho:
"Average GPU temperature in the torture test was 52.4 degrees Celsius with the stock fan configuration, and 53C with the top filter removed, a minor change within margin of error. Interestingly, temperature went up quite a bit with the 140mm intake fan added, up to 59.3C and 58.9C with the 120mm fans moved to front intake. This is where the the stock fan configuration starts to make sense. NZXT chose negative pressure because this allows the GPU to draw air in through empty expansion slots, rather than relying on intake from the mostly-sealed front of the case. When front intake fans are added, even ones pointing towards the GPU, this airflow pattern is disrupted and the GPU can no longer pull cool air in from behind the case. "
Última edição: