[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Pessoal boa tarde,

Eu tenho uma duvida, acho que o pessoal aqui pode me ajudar. Eu tenho um Gabinete NZXT H500 e um WC Gammaxx 240 que eu coloco as fans na frente do radiador para jogar ar para dentro do radiador como na foto abaixo, (peço desculpas pela má qualidade, foi um print de um vídeo).

Recentemente eu coloquei um kit de fans para placa de vídeo que comprei no Aliexpress pq minha placa é muito quente (Gigabyte e seus plasticos). A questão é a seguinte, as fans jogam ar para dentro do radiador mas meio que não passa ar do radiador para dentro do gabinete e eu queria que chegasse mais ar para dentro do gabinete para as fans da placa de vídeo puxar e jogar para dentro da placa. Agora a pergunta rsrsrs. Existe um espaço para colocar duas fans na frente do gabinete, se eu colocar as duas fans da frente do radiador nessa parte da frente e colocar mais duas fans fazendo um push n pull para jogar ar para dentro eu vou ter algum ganho? pq realmente entra muito pouco ar dentro do gabinete.

Desculpe a pergunta enorme. rsrsrs

Dificilmente... o fluxo de ar com radiador nesse gabinete é bem prejudicado, idealmente deveria ter uma abertura a mais para colocar o radiador no teto e deixar a frente livre para a GPU.

Mas, voltando à pergunta: sistemas push pulls são sempre limitados pela fan de menor desempenho. Acrescentando 2 fans na frente do radiador (ou mesmo atrás e passando os originais pra frente) não muda muita coisa. Mas um sistema push pull com fans melhores pode beneficiar sua GPU sim (talvez nao tanto a CPU/radiador, mas pode aumentar o fluxo na placa de vídeo sim). Talvez reduza poucos graus e não se justifique, mas só vai dar pra saber mesmo testando. (**** adendo: ler PS no final)

O que eu tentaria:
- pegaria esses dois fans originais e colocaria ambos em push-pull na parte superior da radiador (esse fluxo de ar não vai pra GPU).
- Compraria apenas dois fans de qualidade (ex scythe kaze flex 1200rpm, ou noctua A12x25. Se nao ligar para o barulho>Kaze Flex 1800rpm) e colocaria ambos em push-pull na parte inferior do radiador, já que só os fans de baixo vão contribuir para o fluxo de ar na placa de vídeo.

Desse jeito seu fluxo não fica todo limitado pelas fans de pior qualidade. Se tiver com grana sobrando compra logo quatro fans de qualidade iguais e corre pro abraço, mas acho que o resultado não seria muito diferente.

EDIT__________________________

PS:
li agora a ótima resposta do @EdsonSM ali em cima. De acordo com o Gamersnexus pela configuração do gabinete, aumentar o fluxo de ar pela frente não melhora a refrigeração da GPU. A A NZXT o projetou para pressão negativa, então você tem que melhorar os fans de exaustão, e não de intake. Acho que seria a melhor coisa a fazer. Segue trecho:

"Average GPU temperature in the torture test was 52.4 degrees Celsius with the stock fan configuration, and 53C with the top filter removed, a minor change within margin of error. Interestingly, temperature went up quite a bit with the 140mm intake fan added, up to 59.3C and 58.9C with the 120mm fans moved to front intake. This is where the the stock fan configuration starts to make sense. NZXT chose negative pressure because this allows the GPU to draw air in through empty expansion slots, rather than relying on intake from the mostly-sealed front of the case. When front intake fans are added, even ones pointing towards the GPU, this airflow pattern is disrupted and the GPU can no longer pull cool air in from behind the case. "

Última edição:
Bom dia, estou com o MB530P que vem com 3 masterfan argb de 120mm de 1200rpm eles não tem um bom fluxo de ar. Estou querendo por mais 3 fans parecidas queria saber se tem problema em por fans de 2000rpm 60 cfm como exaustor (topo e traseira)? Pois pelas spec eles são bem mais fortes que as que vieram no gabinete.

Bom dia, estou com o MB530P que vem com 3 masterfan argb de 120mm de 1200rpm eles não tem um bom fluxo de ar. Estou querendo por mais 3 fans parecidas queria saber se tem problema em por fans de 2000rpm 60 cfm como exaustor (topo e traseira)? Pois pelas spec eles são bem mais fortes que as que vieram no gabinete.

Não terá problema, "mais fans" sempre irá gerar mais fluxo de ar, desde que não instalados de uma forma errada obviamente.
Pela minha experiência e testes, força de exaustão é mais importante do que fans jogando ar pra dentro.

Claro, isso tem algumas variantes: gabinetes com bastante ventilação / furos (nesse tipo, não há como criar muita pressão de ar, então força de intake não importa muito), e temperatura ambiente, que aqui no BR é consideravelmente mais elevada que na grinda de onde geralmente vemos testes de fans.

Se o ar externo está bem mais gelado que o interno, aí o intake afeta bastante, mas se a temperatura ambiente não é lá muito baixa, tendo algum intake pra criar o "flow", a exaustão sendo o mais rápido possível, melhor.

Pelo menos é o que tenho observado, logo menos devo realizar alguns testes novos no meu setup pois vou trocar todos os fans, irei compartilhar resultados aqui.

Não terá problema, "mais fans" sempre irá gerar mais fluxo de ar, desde que não instalados de uma forma errada obviamente.
Pela minha experiência e testes, força de exaustão é mais importante do que fans jogando ar pra dentro.

Claro, isso tem algumas variantes: gabinetes com bastante ventilação / furos (nesse tipo, não há como criar muita pressão de ar, então força de intake não importa muito), e temperatura ambiente, que aqui no BR é consideravelmente mais elevada que na grinda de onde geralmente vemos testes de fans.

Se o ar externo está bem mais gelado que o interno, aí o intake afeta bastante, mas se a temperatura ambiente não é lá muito baixa, tendo algum intake pra criar o "flow", a exaustão sendo o mais rápido possível, melhor.

Pelo menos é o que tenho observado, logo menos devo realizar alguns testes novos no meu setup pois vou trocar todos os fans, irei compartilhar resultados aqui.

Pois eh, e para efeito de testes eu coloquei o radiador do H100i V2 na frente somente com as fans do gabinete e por incrivel que pareça as temperaturas da VGA e CPU melhoraram bem. Vou comprar mais fans da coolermaster, o complicado é achar de 120mm ARGB. Na terabyte tem de 140mm, fica melhor ainda se colocar duas de 140mm no topo e uma de 120 atrás?

Pois eh, e para efeito de testes eu coloquei o radiador do H100i V2 na frente somente com as fans do gabinete e por incrivel que pareça as temperaturas da VGA e CPU melhoraram bem. Vou comprar mais fans da coolermaster, o complicado é achar de 120mm ARGB. Na terabyte tem de 140mm, fica melhor ainda se colocar duas de 140mm no topo e uma de 120 atrás?
As de 140mm normalmente geram maior fluxo de ar com menores rotações, o que acaba deixando o conjunto mais silencioso.

As de 140mm normalmente geram maior fluxo de ar com menores rotações, o que acaba deixando o conjunto mais silencioso.

Só preciso ver como ligar os ARGBs, meu gabinete vem com uma controladora e um split para 3.

Se a controladora não for pra ARGB (endereçável) os leds não funcionarão.

Sim, meu gabinete já vem com 3 coolermaster argb e um split para três fans, não sei como vou ligar as restantes.

Alguém pode me recomendar 4 fans para mim trocar no meu gabinete?

Quero 3 fans pra parte da frente do meu gabinete pra jogar o ar pra dentro e 1 pro exaustor na parte de trás.

Atualmente tenho um gabinete view27 que ele não é muito refrigerado por ser de acrilico na lateral e não ter como por fans na parte de cima, então gostaria de trocar as fans que vem como padrão nele por umas melhores pra ver se melhora a refrigeração de dentro.

Obrigado!

Alguém pode me recomendar 4 fans para mim trocar no meu gabinete?

Quero 3 fans pra parte da frente do meu gabinete pra jogar o ar pra dentro e 1 pro exaustor na parte de trás.

Atualmente tenho um gabinete view27 que ele não é muito refrigerado por ser de acrilico na lateral e não ter como por fans na parte de cima, então gostaria de trocar as fans que vem como padrão nele por umas melhores pra ver se melhora a refrigeração de dentro.

Obrigado!

Scythe Kaze Flex 1200rpm (3 pinos ou 4 pinos de acordo com o conector da sua placa mãe). O melhor custo benefício, disparado, dá uma busca por esse modelo no fórum se quiser saber mais.

Tanto para a parte da frente pra jogar ar pra dentro quanto para exaustao usar ele?

Obrigado pela resposta!

Scythe Kaze Flex 1200rpm (3 pinos ou 4 pinos de acordo com o conector da sua placa mãe). O melhor custo benefício, disparado, dá uma busca por esse modelo no fórum se quiser saber mais.

Não entendo porque essa fan é tão recomendada! Segundo as especificações o fluxo de ar é de 51CFM e a pressão de ar é 1,05 mmH²O! Valores medianos, na melhor das hipóteses!

Ela se destaca no nível de ruído que é de apenas 24,9dBA!

Infelizmente, não existe mágica! Quanto mais silenciosa for a fan menor desempenho tem, e vice versa!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou com uma dúvida!

Comprei um gabinete NZXT H500 que vem com duas fans 120mm sem RGB como exaustores na parte de trás e de cima!

E um Water Cooler PCYes NIX 240 que vem com duas fans 120mm com RGB!

As fans do NZXT tem as seguintes especificações: fluxo de ar é de 50,49 CFM, Nível de Ruído é 28 dBA e Rotações por minuto é 1.200.

As fans do PCYes tem as seguintes especificações: fluxo de ar é de 74,5 CFM, Nível de Ruído é 35,2 dBA, Rotações por minuto é 1.800 e pressão de ar de 2.15mmH2O!

Ou seja, teoricamente, os fans da PCYes tem melhor desempenho, apesar de serem mais barulhentos!

Dúvidas:

1- Não seria melhor usar os fans da PCYes no gabinete como exaustores até como forma de aproveitar o RGB, colocando os fans da NZXT para resfriar o radiador?

2- Infelizmente, no gabinete NZXT só cabe radiador de 240 na parte frontal. É melhor colocar as fans do lado direito (escondendo o RGB) ou esquerdo (aproveitando o RGB) do radiador?

Fans do lado direito do radiador!

5364395e-8210-40f5-9ea1-d7d7e52fcf53-800x675.jpg

Fans do lado esquerdo do radiador!

259563.0fe98f088f054b8d9c7af230ea217e59.jpg

Última edição:
As fans do NZXT tem as seguintes especificações: fluxo de ar é de 50,49 CFM, Nível de Ruído é 28 dBA e Rotações por minuto é 1.200.

As fans do PCYes tem as seguintes especificações: fluxo de ar é de 74,5 CFM, Nível de Ruído é 35,2 dBA, Rotações por minuto é 1.800 e pressão de ar de 2.15mmH2O!

1- Não seria melhor usar os fans da PCYes no gabinete como exaustores até como forma de aproveitar o RGB, colocando os fans da NZXT para resfriar o radiador?

Qual modelo dos fans da NZXT? Não lembro de nenhum fan deles com 1200 RPM.
De toda forma, respondendo sua pergunta, não.
Provavelmente esses fans são os Aer F, que são fans pra Air Flow e não Air Pressure, ou seja, não são ideais pra radiador. Pra radiador você quer a maior pressão de ar possível.

2- Infelizmente, no gabinete NZXT só cabe radiador de 240 na parte frontal. É melhor colocar as fans do lado direito (escondendo o RGB) ou esquerdo (aproveitando o RGB) do radiador?

Se sua preocupação é com performance, os fans do lado direito, o fluxo de ar vai ficar comprometido dessa forma com os fans do lado esquerdo puxando o ar através do radiador.

Última edição:
Qual modelo dos fans da NZXT? Não lembro de nenhum fan deles com 1200 RPM.
De toda forma, respondendo sua pergunta, não.
Provavelmente esses fans são os Aer F, que são fans pra Air Flow e não Air Pressure, ou seja, não são ideais pra radiator. Pra radiator você quer a maior pressão de ar possível.

É o NZXT Aer F 120 (versão do gabinete) que parece um pouco pior do que a NZXT Aer F 120 (versão normal)!

Link do fabricante aqui: https://www.nzxt.com/products/h500-matte-white

Se sua preocupação é com performance, os fans do lado direito, o fluxo de ar vai ficar comprometido dessa forma com os fans do lado esquerdo puxando o ar através do radiador.

O chato é matar o efeito RGB dos fans da PCYes! :nooo:

Tem alguma recomendação de FAN 120mm sem nenhum led ou RGB, com muita pressão de ar, que eu possa usar no radiador?

Aí eu aposento os FAN's da NZXT e uso os Fan's da PCYes (que parecem ser muito bons) como exautores do gabinete aproveitando ainda o efeito RGB!

É o NZXT Aer F 120 (versão do gabinete) que parece um pouco pior do que a NZXT Aer F 120 (versão normal)!

Pior ainda então, sem chance.

O chato é matar o efeito RGB dos fans! :nooo:

Rss, não dá pra ter tudo amigo, vc deveria ter planejado isso antes de comprar o gabinete hehe.

O que vc pode fazer é comprar dois bons fans com pressão de ar pra colocar no radiador do lado direito, sem RGB, e usar esses do radiador como exaustor no lugar dos NZXT.

Não entendo porque essa fan é tão recomendada!

Te explico:

1 - Segundo as especificações o fluxo de ar é de 51CFM e a pressão de ar é 1,05 mmH²O! Valores medianos, na melhor das hipóteses!
Nunca se baseie em dados do fabricante para comparar fans de marcas diferentes. Cada fabricante mede de um jeito e não há um padrão para que os valores sejam comparáveis entre si. Use SEMPRE reviews que comparam fans uns contra os outros sob as mesmas condições, mesmos instrumentos e distâncias, etc. Mais dados abaixo.

2 - Ela se destaca no nível de ruído que é de apenas 24,9dBA!
Errado, no térmico também. "O melhor fan do mundo" hoje é tido como o Noctua A12x25. Apresenta o melhor desempenho de redução de temperatura x ruído e é o queridinho em qualquer fórum gringo. A capacidade de resfriar mais que o restante do mercado e ainda tão silencioso faz ele tão especial.

Esse fan da Scythe tem praticamente o mesmo desempenho térmico E ruído, enquanto custa 1/3 do valor deste na Noctua. O A12x25 custa 200 reais no Brasil e esse da Scythe 60 reais. Antigamente apenas o Scythe Gentle Typhoon apresntava o mesmo projeto de pás desse modelo, e era o único que conseguia bater por pouca coisa ele. O GT foi aposentado e o Kaze Flex é o substituto dessa linha, com o mesmo projeto de hélices.

Ambos esse da Scythe e o A12x25 são melhores que o NF-F12, projeto antigo da Noctua que já era muito bem falado. Gráfico abaixo:

WoUqxTR.png

Fonte: https://www.computerbase.de/2018-07/120-luefter-test-cpu-kuehler/2/
Coloque no tradutor automatico do goole e veja que essas medidas são tomadas com o fan já em um radiador.

3 - Infelizmente, não existe mágica! Quanto mais silenciosa for a fan menor desempenho tem, e vice versa!
Errado, existem vários projetos de pás, vários tipos de rolamentos, vários materiais que cada fan pode ser construído, e vibram de maneira diferente uns dos outros. A combinação de todas essas características que determina tanto o desempenho térmico quanto o nível de ruído. O projeto do A12x25 levou quatro anos e meio para ser desenvolvido pela Noctua , e esse link marcado explica todos esses pontos. Segundo os próprios engenheiros, esse foi o "projeto mais longo e mais complicado de todos os tempos" da Noctua.

Um dos fans mais bem falados aqui no fórum (pelo menos era) é o Akasa Piranha. De acordo com este review ele está atrás do NF-12 (projeto antigo da Noctua) tanto em fluxo de ar, quanto em ruído. Também, pudera, é concebido para ser um fan de baixo custo, e cumpre bem esse papel, não se compara com os fans high-end, é barulhento e com fluxo de ar aceitável.

Desde que a Scythe entrou no Brasil há poucos meses, agora temos uma opção de fan com desempenho de high-end e de baixo custo ao mesmo tempo. Isso faz ele o melhor custo benefício e de longe, mas muito longe mesmo, a melhor opção para nós brasucas aqui. Lá fora o pessoal tem outras opções, como o Arctic F12 que o review alemão também testou e apresentou o mesmo desempenho, mas aqui estamos meio engessados ainda com pouca variedade de fans de qualidade. A WAZ trazia esse modelo da arctic, mas não está disponível.

dba_cfm_akasa_120.png

Última edição:
Te explico:

1 - Segundo as especificações o fluxo de ar é de 51CFM e a pressão de ar é 1,05 mmH²O! Valores medianos, na melhor das hipóteses!
Nunca se baseie em dados do fabricante para comparar fans de marcas diferentes. Cada fabricante mede de um jeito e não há um padrão para que os valores sejam comparáveis entre si. Use SEMPRE reviews que comparam fans uns contra os outros sob as mesmas condições, mesmos instrumentos e distâncias, etc. Mais dados abaixo.

2 - Ela se destaca no nível de ruído que é de apenas 24,9dBA!
Errado, no térmico também. "O melhor fan do mundo" hoje é tido como o Noctua A12x25. Apresenta o melhor desempenho de redução de temperatura x ruído e é o queridinho em qualquer fórum gringo. A capacidade de resfriar mais que o restante do mercado e ainda tão silencioso faz ele tão especial.

Esse fan da Scythe tem praticamente o mesmo desempenho térmico E ruído, enquanto custa 1/3 do valor deste na Noctua. O A12x25 custa 200 reais no Brasil e esse da Scythe 60 reais. Antigamente apenas o Scythe Gentle Typhoon apresntava o mesmo projeto de pás desse modelo, e era o único que conseguia bater por pouca coisa ele. O GT foi aposentado e o Kaze Flex é o substituto dessa linha, com o mesmo projeto de hélices.

Ambos esse da Scythe e o A12x25 são melhores que o NF-F12, projeto antigo da Noctua que já era muito bem falado. Gráfico abaixo:

WoUqxTR.png

Fonte: https://www.computerbase.de/2018-07/120-luefter-test-cpu-kuehler/2/
Coloque no tradutor automatico do goole e veja que essas medidas são tomadas com o fan já em um radiador.

3 - Infelizmente, não existe mágica! Quanto mais silenciosa for a fan menor desempenho tem, e vice versa!
Errado, existem vários projetos de pás, vários tipos de rolamentos, vários materiais que cada fan pode ser construído, e vibram de maneira diferente uns dos outros. A combinação de todas essas características que determina tanto o desempenho térmico quanto o nível de ruído. O projeto do A12x25 levou quatro anos e meio para ser desenvolvido pela Noctua , e esse link marcado explica todos esses pontos. Segundo os próprios engenheiros, esse foi o "projeto mais longo e mais complicado de todos os tempos" da Noctua.

Um dos fans mais bem falados aqui no fórum (pelo menos era) é o Akasa Piranha. De acordo com este review ele está atrás do NF-12 (projeto antigo da Noctua) tanto em fluxo de ar, quanto em ruído. Também, pudera, é concebido para ser um fan de baixo custo, e cumpre bem esse papel, não se compara com os fans high-end, é barulhento e com fluxo de ar aceitável.

Desde que a Scythe entrou no Brasil há poucos meses, agora temos uma opção de fan com desempenho de high-end e de baixo custo ao mesmo tempo. Isso faz ele o melhor custo benefício e de longe, mas muito longe mesmo, a melhor opção para nós brasucas aqui. Lá fora o pessoal tem outras opções, como o Arctic F12 que o review alemão também testou e apresentou o mesmo desempenho, mas aqui estamos meio engessados ainda com pouca variedade de fans de qualidade. A WAZ trazia esse modelo da arctic, mas não está disponível.

dba_cfm_akasa_120.png

Cara, esse Noctua NF-A12x25 é um monstro! fluxo de ar é de 102,1, Nível de Ruído é 22,6 dBA, Rotações por minuto é 2.000 e pressão de ar de 2,34 mmH2O! Desempenho fantástico com um nível de ruído mínimo! De fato, existem coolers de bom desempenho e silenciosos! Obrigado pela explicação!

Uma pena ser tão caro e tão feio!

Esse Akasa Piranha também tem especificações bem interessantes, apesar de ser barulhento!

O que eu não entendo ainda são essas especificações do Scythe! Sei que cada fabricante tem meios diferentes de testar o desempenho dos seus produtos o que redunda em diferenças nas especificações, mas isso não deveria resultar em diferenças tão gritantes. No papel, esse Scythe tem desempenho bem inferior até aos Akasa Piranha!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz uma pesquisa e encontrei vários coolers Scythe com o mesmo nome e especificações diferentes!

Algumas muito boas e outras apenas medianas!

Agora eu fiquei confuso acerca da especificação correta desse cooler Scythe!

Última edição:
O que eu não entendo ainda são essas especificações do Scythe! Sei que cada fabricante tem meios diferentes de testar o desempenho dos seus produtos o que redunda em diferenças nas especificações, mas isso não deveria resultar em diferenças tão gritantes. No papel, esse Scythe tem desempenho bem inferior até aos Akasa Piranha!

Não sei também porque não criam um padrão e obrigam todos os fabricantes a seguir o mesmo procedimento, facilitaria muito. Acredito que a Scythe por ser japonesa, deve culturalmente tender a não super-estimar seus produtos, e devem medir de uma maneira mais conservadora e até para proteger sua reputação também. Empresas japonesas tem o costume de serem sempre mais cautelosas quanto a isso. Mas vai saber.

Fiz uma pesquisa e encontrei vários coolers Scythe com o mesmo nome e especificações diferentes!

Aqui no Brasil só temos o Kaze Flex de 120mm. Dentre esses, tem as variações de 800rpm, 1200rpm e 1800rpm. Sem iluminação ou com RGB. PWM (4 pinos) ou DC (3 pinos). Questão de RGB ou pinos, vai da escolha, é indiferente na performance. Agora a rotação é de se considerar.

Eu tenho um aircooler Scythe Fuma 2 aqui no meu 3900X. Cooler excepcional, com temperaturas comparáveis aos melhores aircoolers do mercado. Ele vem com dois Kaze Flex: um padrão de 1200rpm e outro low profile, mais fino. Depois de ler o teste do review alemão, comprei ambos os noctuas equivalentes (A12X25 e A12X15) e a diferença foi de apenas 1 graus em favor dos Noctua. Barulho exatamente igual.

Em um segundo teste, comprei um Kaze Flex de 1800rpm para ver a diferença. Quando troquei apenas o cooler principal, reduziu em 2 graus a temperatura (melhor que o noctua, muito bom). PORÉM: o nível de ruído foi MUITO mais alto. Prefiro ficar com 1 ou 2 graus a menos e manter meu gabinete silencioso. Resultado: devolvi o de 1800rpm. Por isso eu recomendo apenas o de 1200rpm, que é incrivelmente silencioso e pouca performance abaixo do 1800rpm. Só recomendaria o de 1800rpm caso a pessoa não ligue absolutamente nada mesmo para barulho, ou esteja bem longe do gabinete.

Acabei ficando com os Noctua apenas porque precisava de mais fans no gabinete para a GPU, e consegui trazer dos EUA mais barato, se não devolveria os noctuas também e manteria apenas os Kaze Flex de 1200rpm.

O site da Scythe apresenta outros modelos, mas não temos aqui no Brasil então eu nem fui atrás para pesquisar. Não duvido que sejam melhores ainda, mas a relação custo benefício desse por ser vendido a preço justo e desempenho tão bom e fácil acesso eu nem me preocuparia em importar nada.

Meu cooler está assim hoje, e diferença de apenas 1 grau para o padrão:
w0f37T8.jpg

Agora eu fiquei confuso acerca da especificação correta desse cooler Scythe!
Nesse post eu apontei pra outro review dele (em holandês¬¬) comparando com alguns outros modelos.

Aqui no Brasil só temos o Kaze Flex de 120mm. Dentre esses, tem as variações de 800rpm, 1200rpm e 1800rpm. Sem iluminação ou com RGB. PWM (4 pinos) ou DC (3 pinos). Questão de RGB ou pinos, vai da escolha, é indiferente na performance. Agora a rotação é de se considerar.

Obrigado pela explicação!

Me interessei pelo modelo de 1800rpm! Mais do que dobra a pressão do ar!

Desde que tenha 4 pinos e função PWM, o barulho não é um problema! Basta configurar os perfis das fan na placa mãe! Em "idle" dá até para deixar os fans desligados!

A única função que uso e estressa os componentes é jogos! E quando estou jogando, com toda certeza, os sons do game irão tornar qualquer ruído dos fans imperceptíveis!

Sabe onde encontrar o Scythe Kaze Flex 1800rpm PWM para venda?

Obrigado pela explicação!

Me interessei pelo modelo de 1800rpm! Mais do que dobra a pressão do ar!

Desde que tenha 4 pinos e função PWM, o barulho não é um problema! Basta configurar os perfis das fan na placa mãe! Em "idle" dá até para deixar os fans desligados!

A única função que uso e estressa os componentes é jogos! E quando estou jogando, com toda certeza, os sons do game irão tornar qualquer ruído dos fans imperceptíveis!

Sabe onde encontrar o Scythe Kaze Flex 1800rpm PWM para venda?

Só achei na versão com RGB: https://www.pichau.com.br/ventoinha-scythe-kazeflex-120-rgb-pwm-300-1800rpm-su1225fd12hr-rnp

Apenas 3 em estoque, já já o disco voador se vai.

Faço das palavras do alfas as minha, o Fan é excelente, peguei um de 1200rpm PWM pra usar em um aircooler da EVGA e recomendo de olhos fechados, o mesmo tem ótima performance com baixo ruído, fora que o RGB dele é bem uniforme, dissipa por toda hélice, bem melhor do que as Masterfan.

Users who are viewing this thread

Voltar