[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Povão, uso um Corsair air 240 e queria por dois fans atras dele como exaustor, mas esse demoniozinho aceita duas fans de 80mm, vcs teriam alguma para me indicar para por nele? Pq sei que esta mais fácil achar meretriz virgem em prostíbulo, do que achar fan de 80mm que seja boa e não faça tanto barulho, se puderem me ajudar serei muito grato pq esta bem quente a parte interna dele e estou começando a me arrepender de ter pegado esse fogãozinho da barbie, obrigado.


No ALiexpress tem bastante opção, mas a grande maioria com CFM abaixo de 40, no caso o Artic abaixo é 31CFM, e com preço bem próximo ao Noctua:
 
Tenho dois desses Noctuas Redux 80mm, acho que relação temperatura / ruído vai ser difícil ser melhor que ele. Meu gabinete só aveitava 2x80mm também na parte de trás ou 1x90mm, mas fiz uns rasgos e furos a mais e agora uso 2x90mm, dá uma diferença grande de fluxo de ar já, considerando que os de 90mm são dois Wraith Prism :cool:
 

Sabem dizer se é bom? Achei o preço bacana por ser 140mm e ter esse tipo de iluminação (não gosto do fan todo aceso). A intenção seria colocar 2 na parte frontal de um CM Q300L.
 
Só uma curiosidade amigo, você quer substituir os fans do Deepcool 240t porque, são fracos?

Estou perguntando pois tenho o mesmo watercooler, se for pra ganhar refrigeração talvez eu pense em troca-los também rss..

Valeu abraço


Boa tarde.
O que recomendariam:
1- Três fans frontais (RGB ou não);
2- Dois fans para substituir os do meu DeepCool 240t;
(custo benefício).
Obrigado.
 
Bom dia, pessoal me ajudem, o FLUXO abaixo está correto? Ou tem fan aí trabalhando de graça sem fazer diferença?

fGDQXaV.jpg
 
Tá tudo certo, mas eu tiraria uma ou 2 do teto e memória a temperatura.
 
Bom dia, pessoal me ajudem, o FLUXO abaixo está correto? Ou tem fan aí trabalhando de graça sem fazer diferença?

fGDQXaV.jpg
A 3ª (última) de cima está tirando ar frio que acabou de entrar da 1ª da frente
 
Bom dia, pessoal.

Montei meu pc com um gabinete corsair 280x, queria um pequeno e foi o que eu escolhi, gostaria de uma opinião sobre as temperaturas. Na imagem tem mais ou menos um exemplo mas vou explicar.

Tenho uma Sapphire rx480 nitro 8gb, i5. duas fans Corsair af140mm na frente entrando AR, duas fans 120mm em baixo entrando Ar,( a Vga fica com as fans em cima), ligadas direto na fonte e um wather cooler corsair h100x bomba ligada na fonte e fans na cpufan, tirando ar quente e esfriando o processador.

Processador esta ficando entre 25° parado e jogando esta entre 35 e 45°, liguei as fans do radiador do WC direto no cpu fan, e estou controlando conforme a temperatura aumenta sobe a rotação, tinha ligado direto na controladora, mas ficava a 100 a rotação parecia um avião decolando voo.

A VGA esta ficando entre 40 parada e 75° a 80° jogando(fiz uma manutenção limpei ela, troquei pasta térmica agora esta 65 a 69, ventoinha dela n escuto mais.

Comprei um controlador de fan, da deepcool fh-10, esta conectado as 4 ventoinhas de tres pinos cada, e ele esta conectado direto na fonte, e tem um cabo que eu liguei na fan2 da placa, pelo aida consta uma rotação de fan, mas não sei esta correto isto? Estas fans estão com rotação maxima.

Jogos diversos como The Witcher 3, Assassin's Creed odyssey, RE2 Remake entre outros tudo configurado ate onde a AVG aguenta.

Como estão estas temperaturas agora?
Gostaria de migrar para um ryzen 5 3600 futuramente, vai de boa essa configuração de refrigeração? Talvez continue com a mesma VGA, por um tempo.

Alguem ai para dar uma força?


a1jssoZ.png
 
Última edição:
Realmente eu ja imaginava isso, ds tres opções abaixo quais voces acham que é a mais eficiente:

OPÇÃO 01

ZRnKU3t.png


OPÇÃO 02

2xVGbzv.png


OPÇÃO 03

UPhrR9D.png
 
A 3ª (última) de cima está tirando ar frio que acabou de entrar da 1ª da frente

Eu colocaria só a de cima do cpu jogando pra fora junto com a do fundo e as outras duas de cima e as 3 da frente pra dentro
 
Olá pessoal, comprei um Gabinete Coolermaster MB530P:

topimage.png


Ele veio com 3 fans de 120mm de 1200rpm, são bem silenciosas, porém não muito fortes. Pretendo colocar o radiador do Corsair H100i V2 na parte frontal do gabinete, queria saber se tem problema em usa-lo em push in pull com as fans originais da corsair em conjunto com as fans originais do gabinete?

Na parte superior pretendo colocar 2 fans de 140mm da coolermaster mesmo e atrás uma de 120mm.
 
Ajudem um noob

Acabei de comprar um gabinete Pichau Gaming Gadit X, vou colocar meu H100i na frente, minha duvida é...


Quais as melhores disposições de cooler pra colocar

3 na frente de 120 ou 2 de 140mm? (Empurrando o ar pra dentro ou puxando o ar do H100i, que vai estar empurrando o ar pra fora?)

Colocar algum Cooler na parte de cima?

O de trás tira ou jogar o ar pra dentro?

Desculpe a noobice, porque desde que voltei pro PC tenho só um Thermaltake Core P5, mas ele não cabe mais na minha mesa.

Obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me ajudem por favor:


Esses cooler


DT3sports SL120


Velocidade:
1100 RPM
Fluxo de ar:
45 CFM
Pressão de ar:
1.0-2.5mm H2O
Nível de ruído:
21 dbA


Vão ajudar? Tenho um kit desses em casa e não queria gastar por enquanto em coolers.
 
Última edição:
Amigos, comprei um wheel jack mas estou em dúvida em como configuro as fans nele, pra ter o melhor resfriamento possível. Comprei 3 akasa viper black, elas irão na frontal do wj, pois o alto fluxo de ar delas irá casar bem com o filtro de ar gigante dele.

Sobram espaço para mais 3 fans, a traseira e as duas superiores e é aqui que tenho dúvidas. Vou usar as duas fans do meu air cooler antigo um tt frio, pois de acordo com as especificações delas, possuem ~100 cfm, vai funcionar bem como exaustão.

Estava pensando em botar as frontais puxando o ar, a traseira, coloco uma de 100 cfm como exaustor e a outra de 100 cfm puxando ar frio de fora, também vou adicionar outra na parte superior, puxando ar frio de fora, ficando na combinação 5x1, 5 puxando ar frio para dentro do gabinete e a outra funcionando como exaustor.

Isso é uma boa ideia? Ou uso a proporção 1:1 mesmo, 3 puxando ar frio e as outras 3 servindo como exaustores? Usarei o air cooler gammaxx gt, usarei apenas a fan dele, depois boto outra, o que vcs acham que é a melhor combinação no meu caso?

Moro no nordeste, nada de ar condicionado, só o ar ambiente mesmo ajudando.
 
Última edição:
@blacklynx , 1:1 não, é melhor ter mais fans jogando pra dentro que tirando o ar, isso dá pressão positiva e força o ar a entrar somente por onde tem filtros. Eu colocaria 3 na frente jogando ar pra dentro, um atras de exaustão e um em cima testando exaustão e intake pra ver em que config esse ultimo dá a menor temp.

@XxDarkshotxX se as fans originais forem bem mais fracas que a do seu WC, elas podem limitar o funcionamento dos fans do seu WC, eu não faria isso a menos que sejam fans bem parecidos.

@BCHIEF não entendi muito bem sua explicação, mas dá pra colocar o radiador na frente puxando o ar de fora e jogando para dentro do PC. O de trás é pra exaustão e no topo a mesma questão acima do blacklynx varia bastante cada gabinete. O normal é exaustão tb, mas tem gente que coloca como intake e relata melhoras, então tem que testar.
 
Última edição:
@blacklynx , 1:1 não, é melhor ter mais fans jogando pra dentro que tirando o ar, isso dá pressão positiva e força o ar a entrar somente por onde tem filtros. Eu colocaria 3 na frente jogando ar pra dentro, um atras de exaustão e um em cima testando exaustão e intake pra ver em que config esse ultimo dá a menor temp.

@alfas, me aconselharam a fazer isso mesmo, a única diferença foi que me disseram também pra testar com a parte superior tampada, deixando os 3 fans frontais intake e o traseiro como exaustor, assim ficaria melhor, como vc também me disse. Talvez uma intake na superior, próxima das memórias e o dissipador dos vrm possa ajudar, quando as fans chegarem, farei os testes e posto aqui os resultados.

Agora queria perguntar algo que também faz parte do assunto do tópico, meu gabinete tem tampa lateral em vidro temperado e me disseram que vidro é péssimo para a refrigeração do pc, diz que esquenta muito além do risco do vidro quebrar. Acrílico é melhor nesse caso? Um acrílico no tamanho da tampa lateral do wheel jack custa mais ou menos quanto?
 
Esses cooler


DT3sports SL120

Kit Ventoinhas DT3 Sports SL120 RGB Sync + Fita LED 55CM, 11388-1
Kit Ventoinhas DT3 Sports SL120 RGB Sync + Fita LED 55CM, 11388-1, Cores do LED RGB, Tipo de rolamento Hidráulico, Voltagem 5-12V DC, Pichau info
www.pichau.com.br


Velocidade:
1100 RPM
Fluxo de ar:
45 CFM
Pressão de ar:
1.0-2.5mm H2O
Nível de ruído:
21 dbA


São bons? Tenho um kit desses em casa e não queria gastar por enquanto em coolers e aguardar mais um pouco pra comprar novos.






Ou estava pensando em comprar a

VENTOINHA PICHAU GAMING WAVE 120W LED BRANCO, PGW120-WHITE
 
@blacklynx , 1:1 não, é melhor ter mais fans jogando pra dentro que tirando o ar, isso dá pressão positiva e força o ar a entrar somente por onde tem filtros. Eu colocaria 3 na frente jogando ar pra dentro, um atras de exaustão e um em cima testando exaustão e intake pra ver em que config esse ultimo dá a menor temp.

@XxDarkshotxX se as fans originais forem bem mais fracas que a do seu WC, elas podem limitar o funcionamento dos fans do seu WC, eu não faria isso a menos que sejam fans bem parecidos.

@BCHIEF não entendi muito bem sua explicação, mas dá pra colocar o radiador na frente puxando o ar de fora e jogando para dentro do PC. O de trás é pra exaustão e no topo a mesma questão acima do blacklynx varia bastante cada gabinete. O normal é exaustão tb, mas tem gente que coloca como intake e relata melhoras, então tem que testar.

Vlw, testei aqui e deixei somente as fans da coolermaster e o radiador na frente, apesar de fracas elas estão dando conta.

Agora pretendo colocar as fans no topo e atrás, achei na Internet a masterfan de 120 porém 2000rpm 60cfm, bem mais forte que as frontais, será que fica bom colocar 3 dessas como exaustor?
 
Qual é o melhor cooler CxB sem leds, ou no maximo LED branco?

Quero 6 para colocar num Gadit-X
 
Qual é o melhor cooler CxB sem leds, ou no maximo LED branco?

Quero 6 para colocar num Gadit-X
 
Agora pretendo colocar as fans no topo e atrás, achei na Internet a masterfan de 120 porém 2000rpm 60cfm, bem mais forte que as frontais, será que fica bom colocar 3 dessas como exaustor?

Dá uma olhada nos gráficos desse post. São mais barulhentas e tem fluxo de ar menor que os Kaze Flex de 1800rpm (que são bem fortes mas barulhentos tb). Se vc quer RGB nos fans frontais, pegue os Kaze Flex 1200rpm RGB e passe esses daí originais pra exaustão:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


@danieldvk tem algum gráfico comparativo que mostra esses fans como sendo bom custo-benefício?
 
Dá uma olhada nos gráficos desse post. São mais barulhentas e tem fluxo de ar menor que os Kaze Flex de 1800rpm (que são bem fortes mas barulhentos tb). Se vc quer RGB nos fans frontais, pegue os Kaze Flex 1200rpm RGB e passe esses daí originais pra exaustão:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



@danieldvk tem algum gráfico comparativo que mostra esses fans como sendo bom custo-benefício?
São baratos e com fluxo de ar aceitável, ambos são usados nos Coolers e Watercoolers da marca, lógico que os Scythe são melhores, coloquei mesmo como alternativa pelo custo.
 
São baratos e com fluxo de ar aceitável, ambos são usados nos Coolers e Watercoolers da marca, lógico que os Scythe são melhores, coloquei mesmo como alternativa pelo custo.

"fluxo de ar aceitável" - Existe algum review comparando o fluxo / ruído dele com outros por aí? Não estou atacando, quero saber sobre eles.

Achei esse review do CF120 da Deepcool - parece justo, desempenho parecido com os corsair, pouca coisa atras dos Noctua A12x25: https://tech4gamers.com/deepcool-cf120-140-rgb-fans-review/
 
Pessoal boa tarde,

Eu tenho uma duvida, acho que o pessoal aqui pode me ajudar. Eu tenho um Gabinete NZXT H500 e um WC Gammaxx 240 que eu coloco as fans na frente do radiador para jogar ar para dentro do radiador como na foto abaixo, (peço desculpas pela má qualidade, foi um print de um vídeo).

uMwKNQF.jpg


Recentemente eu coloquei um kit de fans para placa de vídeo que comprei no Aliexpress pq minha placa é muito quente (Gigabyte e seus plasticos). A questão é a seguinte, as fans jogam ar para dentro do radiador mas meio que não passa ar do radiador para dentro do gabinete e eu queria que chegasse mais ar para dentro do gabinete para as fans da placa de vídeo puxar e jogar para dentro da placa. Agora a pergunta rsrsrs. Existe um espaço para colocar duas fans na frente do gabinete, se eu colocar as duas fans da frente do radiador nessa parte da frente e colocar mais duas fans fazendo um push n pull para jogar ar para dentro eu vou ter algum ganho? pq realmente entra muito pouco ar dentro do gabinete.

Desculpe a pergunta enorme. rsrsrs

yqLETm2.jpg
 
Pessoal boa tarde,

Eu tenho uma duvida, acho que o pessoal aqui pode me ajudar. Eu tenho um Gabinete NZXT H500 e um WC Gammaxx 240 que eu coloco as fans na frente do radiador para jogar ar para dentro do radiador como na foto abaixo, (peço desculpas pela má qualidade, foi um print de um vídeo).
uMwKNQF.jpg

Recentemente eu coloquei um kit de fans para placa de vídeo que comprei no Aliexpress pq minha placa é muito quente (Gigabyte e seus plasticos). A questão é a seguinte, as fans jogam ar para dentro do radiador mas meio que não passa ar do radiador para dentro do gabinete e eu queria que chegasse mais ar para dentro do gabinete para as fans da placa de vídeo puxar e jogar para dentro da placa. Agora a pergunta rsrsrs. Existe um espaço para colocar duas fans na frente do gabinete, se eu colocar as duas fans da frente do radiador nessa parte da frente e colocar mais duas fans fazendo um push n pull para jogar ar para dentro eu vou ter algum ganho? pq realmente entra muito pouco ar dentro do gabinete.

Desculpe a pergunta enorme. rsrsrs
yqLETm2.jpg

Já vi testes do H500 que mostram que as fans frontais parecem não trazer todo esse benefício que se imagina para a gpu.
Veja artigos aqui e aqui.

Creio então que adicionar fans extras ou apostar em fans mais potentes pode no final das contas não compensar tanto assim.

Tem placas de vídeo que as fans giram somente quando necessário.
E a curva de rotação de fábrica geralmente privilegia o menor ruído com rotação mais baixa das fans ao invés de melhor desempenho.

Existem utilitários como o da Gigabyte ou o Msi Afterburner que permitem customizar uma curva de rotação com o propósito de melhorar a temperatura.
Entretanto dependendo do perfil de desempenho, pode ter um sensível aumento no ruído e na quantidade de poeira.
As fans irão girar mesmo quando não haveria necessidade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo