[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Opa, eu acabei comprando um gabinete provisório pra focar o orçamento no restante das configs, mas enquanto isso eu gostaria de saber se vocês tem alguma configuração bacana pro airflow de um gabinete grapple da redragon

Última edição:
alguém ja usou ?
quero trocar os fans originais da Gamemaxx do meu WC.. Quero trocar por 2 motivos , primeiro para substituir o led RING por um led central e tbm por ter + CFM , PRESSÃO.

alguem chegou a comprar este?

já tenho 4 mf120argb da cm , e quero tirar os gamemax do wc..
os mf voltou a ter estoque a 59.90 na terabyte , porem os silverstone em numeros são mais fortes.

agora tenho a opcao de deixar tudo com os Coolermaster (que são excelentes e lindos) , ou então arriscar esses silversston no wc.

mas tem pouquíssima informação na net sobre ele.

EDIT : comprei , se n for bom , vai pro armário e pego os mf.
dps dou um relato aqui.

Última edição:
a ventilação da fonte ajuda a circular ar dentro do pc ?
Não. O ideal é a fonte sugar ar frio da lateral ou de baixo, e o ar quente sair pela própria fonte na parte de trás.

Srs, esse gabinete já vem com 3 Fan RGB na frente e 1 fan no preta atrás. Eu pensei sacar uma da frente, a de baixo, pois me parece e fica uma banda para ventilar hds e no caso não vai ter no setup e passar para o lugar da preta e essa fica no topo. Isso fica bom para a condução do ar? Ou deixo em default mesmo sem nada no topo.

GABINETE GAMER ASUS TUF GAMING GT301 - https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Gaming-Cases/TUF-Gaming/TUF-Gaming-GT301/

Eu achei interessante, pois vem com bastante fans, emborrachado na passagem dos cabos e apoio para headset. Detalhe que está em promoção.

Srs, esse gabinete já vem com 3 Fan RGB na frente e 1 fan no preta atrás. Eu pensei sacar uma da frente, a de baixo, pois me parece e fica uma banda para ventilar hds e no caso não vai ter no setup e passar para o lugar da preta e essa fica no topo. Isso fica bom para a condução do ar? Ou deixo em default mesmo sem nada no topo.

GABINETE GAMER ASUS TUF GAMING GT301 - https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Gaming-Cases/TUF-Gaming/TUF-Gaming-GT301/

Eu achei interessante, pois vem com bastante fans, emborrachado na passagem dos cabos e apoio para headset. Detalhe que está em promoção.

Pode deixar o default mesmo. Ficará com pressão positiva e reduzirá quantidade de poeira no gabinete

Boa tarde galera,

Tõ precisando tirar uma duvida sobre HUB, eu sou uma negação com essa caceta. Seguinte, eu comprei 10 Fans da Raijintek o modelo é EOS 12 RBW, o meu problema é eu tenho dois HUB's de 10 canais e eu não sei se posso conectar da maneira que eu estou pensando. Antes de eu fazer "caca" vou perguntar para vocês.

O que estava na minha cabeça era o seguinte, como cada Fan vem um cabo de 4 pinos com saida de 12v para controle da rotação e um cabo de 4 pinos com saida de 5v para controle do ARGB, vou conectar todos os cabos de 12v em um dos Hub's e os cabos de 5v no outro Hub e boa, não levei esse plano adiante por medo, quero tirar essa duvida antes.
Funcionaria essa ideia na pratica ou não ? Caso não, oque eu estou fazendo de errado e como eu posso resolver ?

O link do modelo da Fan:

E o link do Hub, lembrando que eu tenho dois desse modelo:

Obs: Fui burro em não ter comprado o Kit que continha o HUB junto, mas como eu sou orgulhoso não vou devolver as que eu comprei. Se precisar comprar outro HUB peço que deixem o link, não me importo de ter que comprar do Aliexpress também.

Última edição:
Boa tarde galera,

Tõ precisando tirar uma duvida sobre HUB, eu sou uma negação com essa caceta. Seguinte, eu comprei 10 Fans da Raijintek o modelo é EOS 12 RBW, o meu problema é eu tenho dois HUB's de 10 canais e eu não sei se posso conectar da maneira que eu estou pensando. Antes de eu fazer "caca" vou perguntar para vocês.

O que estava na minha cabeça era o seguinte, como cada Fan vem um cabo de 4 pinos com saida de 12v para controle da rotação e um cabo de 4 pinos com saida de 5v para controle do ARGB, vou conectar todos os cabos de 12v em um dos Hub's e os cabos de 5v no outro Hub e boa, não levei esse plano adiante por medo, quero tirar essa duvida antes.
Funcionaria essa ideia na pratica ou não ? Caso não, oque eu estou fazendo de errado e como eu posso resolver ?

O link do modelo da Fan:

E o link do Hub, lembrando que eu tenho dois desse modelo:

Obs: Fui burro em não ter comprado o Kit que continha o HUB junto, mas como eu sou orgulhoso não vou devolver as que eu comprei. Se precisar comprar outro HUB peço que deixem o link, não me importo de ter que comprar do Aliexpress também.

Ainda bem que não comprou o kit com o hub, só aceita no maximo 5 fans e o rgb dele é bem zuado

Comprei aqui e é cheio de delay, estranho. Com splitter argb funciona 100%

Haha, evitei uma furada então. Pode me indicar um splitter ou um HUB que eu possa utilizar ?
Oi amigo, você não falou sua placa mãe, mas esse HUB aqui Hub ARGB tem compatibilidade com a maioria das marcas de placa mães. dai so você usar seu hub antigo para o PWM, e esse que falei para o RGB 3 pinos(5volts).

Oi amigo, você não falou sua placa mãe, mas esse HUB aqui Hub ARGB tem compatibilidade com a maioria das marcas de placa mães. dai so você usar seu hub antigo para o PWM, e esse que falei para o RGB 3 pinos(5volts).

Verdade esqueci de falar o modelo da mobo, eu tenho uma Z490 Tuf Plus.

Em relação ao Fan são dois cabos cada Fan, o mais engraçado é que o cabo responsável pelo ARGB é 4 -1, o HUB funciona mesmo assim ?

Uma saída 4-pin PWM suporta até quantos fans? Estou querendo colocar 2 fans em uma saída PWM da placa mãe, cada fan tem 0.17 A

Uma saída 4-pin PWM suporta até quantos fans? Estou querendo colocar 2 fans em uma saída PWM da placa mãe, cada fan tem 0.17 A
Tem que ver no manual da placa mãe qual amperagem o conector consegue entregar. Não sei se tem um valor padrão.

Geralmente o padrão é 1A, algumas que são pra bomba de WC suportam até 2A. Mas sempre é bom fazer o que o colega disse acima, procurar no manual, ou em fóruns.

Verdade esqueci de falar o modelo da mobo, eu tenho uma Z490 Tuf Plus.

Em relação ao Fan são dois cabos cada Fan, o mais engraçado é que o cabo responsável pelo ARGB é 4 -1, o HUB funciona mesmo assim ?
ARGB quer dizer que o conector(o cabo responsável pela luz RGB) é 5v(ou seja, 3 pinos), e isso é exatamente o que esse HUB que eu te mandei suporta, caso o seu fan fosse RGB(e não ARGB, como o mesmo é), daí você teria que usar um HUB RGB 4 pinos.
Enquanto a compatibilidade com a mobo... Vai funcionar sem problema.
Resumindo tudo, o HUB que você já tem servirá para o cabo de alimentação(PWM) dos fans, enquanto que esse que eu te mandei vai servir para o cabo do RGB(Sim, você vai usar 2 HUBS).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo preço parece bom, em lojas nacionais um cara desse tá um absurdo de caro.

Última edição:
Eu procurei no manual da sua MOBO e não achei nada, por padrão deve ser 1A, se fosse 2A provavelmente eles especificariam. Portanto, nesse esse caso teoricamente vai suportar 5 fans desse que você tem, com uma sobra ainda, pois 0.17x5=0,85. Se quiser arriscar, ainda poderia colocar mais 1, que só ficaria 0.02A acima do limite, o que possivelmente não causaria nenhum problema, acredito eu.

Eu procurei no manual da sua MOBO e não achei nada, por padrão deve ser 1A, se fosse 2A provavelmente eles especificariam. Portanto, nesse esse caso teoricamente vai suportar 5 fans desse que você tem, com uma sobra ainda, pois 0.17x5=0,85. Se quiser arriscar, ainda poderia colocar mais 1, que só ficaria 0.02A acima do limite, o que possivelmente não causaria nenhum problema, acredito eu.
Exatamente, esse manual dessa Biostar tem pouca informação, fora outras coisas que eu não curti, é a única e ultima vez que compro Biostar, comprei por urgência mesmo.

Até eu tinha ideia de que o padrão era por volta de 1A, mas isso antigamente, hoje eu não sei como está o limite, por isso fiquei com essa dúvida se ainda mantiveram o padrão de 1A, uso 3 fans molex frontais e 1 fan PWM traseiro, ai queria por mais 1 ou 2 na parte superior, pq a placa mãe só tem 1 sys_fan

Exatamente, esse manual dessa Biostar tem pouca informação, fora outras coisas que eu não curti, é a única e ultima vez que compro Biostar, comprei por urgência mesmo.

Até eu tinha ideia de que o padrão era por volta de 1A, mas isso antigamente, hoje eu não sei como está o limite, por isso fiquei com essa dúvida se ainda mantiveram o padrão de 1A, uso 3 fans molex frontais e 1 fan PWM traseiro, ai queria por mais 1 ou 2 na parte superior, pq a placa mãe só tem 1 sys_fan
mesmo sendo 1A provavelmente vai aguentar tranquilo, não sei qual é o seu gabinete, mas acredito que tenha sei lá, mais uns 3/4 slots disponíveis para os case fans(contando os fans que você já tem), e como eu falei, ainda tem amperagem suficiente para uns 6 fans(de 0.17A), ou seja, antes de você passar do limite de amperagem, já deve até ter acabado a quantidade de slots disponíveis.

Gabinete com lateral acrílico transparente não esquenta mais? Em comparação com um de lateral metal com “buracos” pra cooler.
No caso é micro para trabalhar, sem placa de video, melhor um fan na frente e outro na traseira, ou na lateral e traseira?
E quais fans são silenciosas? Ou só com controlador de velocidade? Basta um software pra isso?
Me indiquem fans sem led, 120 e 80

Última edição:
Alguém indica um bom conjunto de fans pra eu preencher meu novo gabinete ( gamemax draco xd )? eu usava um phantom 410 e após trocar as temps aumentaram bastante.
O phantom 410 estava full fan, o draco xd está só com os 3 frontais q veio de fábrica.
outro problema é q eu n consegui colocar o radiador do meu wc no topo por conta das minhas memórias serem altas demais.. então tive de colocar o radiador na frente dos fans frontais. segue algumas fotos pra ficar mais claro;

DImVXGL.jpg

n7w8vdc.jpg

oKFW3Pz.jpg

da pra colocar pelo menos 2 fans na parte de cima e 1 na traseira, minha intenção é colocar todos rgb, aceito indicações de bons custo x benefício.
ops; acho q seria uma boa trocar até os fans do radiador, pra deixar tudo "padronizado", até pq esses fans do wc (deepcool maelstron 240t ) são bem barulhentos.

Alguma indicação de fan de 200mm, pq antiga fan de 200mm padrão do gabinete Storm Trooper da cooler master começou apresenta ruído no rolamento e não da para aguenta aquela barulheira dele, depois de 4 anos de uso.

Estava vendo um com RGB da cooler master o modelo MF200R no aliexpress por 159 reais com frente, alguém indicaria algum outro nessa faixa de preço ?

Pessoal, alguém indica alguma ventoinha preta, sem RGB? Vi umas baratinhas da T-dagger, mas não sei se são boas.

Tem as ventoinhas da BeQuiet! nunca comprei mas dizem que são muito boas.

Comprei um gabinete Riotoro CR1088, ele veio só com uma ventoinha 120mm na parte frontal (na parte superior do painel frontal), vou comprar uma 80mm para a parte traseira, que é o que esse gabinete suporta.

Meu setup é um i5-11400f + b560m steel legend, a placa de vídeo por enquanto será que minha atual, uma gtx 750ti, mas pretendo em um futuro não muito distante adquirir uma rtx 3060 ou 3070. Não pretendo fazer overclock nem nada.

Obs: esse gabinete é invertido.

Só essa 120mm na frente e a 80mm atras da conta do recado para esse setup e gabinete, ou seria aconselhado colocar mais algumas?

Esse é um vídeo do gabinete

Users who are viewing this thread

Voltar