[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Salve mano ....
Se não tiver como ter 6 faz isso, joga duas frontais começando de cima e duas superiores expelindo o ar !

Seria legal vc usar 6 mesmo, mas por enquanto quebra o galho assim ....
Quanto a parafusos se achar alguma loja de ferragens e material elétrico aberto pode ser que ache se não recorra ao ML, fita dupla face acho que vai ficar meio zuado.

Flw👍

Rapaz, mas será que 6 fans x 4 fazem tanta diferença assim? Alguns testes que eu vi comparando 4 fans (3 frontais e 1 traseira) com 5 ou 6 a diferença de temperatura era insignificante, 1-2 ºC a menos no máximo. E também porque já tô pagando 21 reais de frete, situação meio apertada no momento pra gastar mais quase 100 contos em mais duas fans, ainda mais se a diferença for muito pouca.
 
Rapaz, mas será que 6 fans x 4 fazem tanta diferença assim? Alguns testes que eu vi comparando 4 fans (3 frontais e 1 traseira) com 5 ou 6 a diferença de temperatura era insignificante, 1-2 ºC a menos no máximo. E também porque já tô pagando 21 reais de frete, situação meio apertada no momento pra gastar mais quase 100 contos em mais duas fans, ainda mais se a diferença for muito pouca.

Sim sim como te disse .....
Monta dessa forma ou ate mesmo utiliza suas duas antigas para expelir em cima e deixa as três novas na frente e uma na parte traseira !

Mais pra frente vc compra duas !
 
Sim sim como te disse .....
Monta dessa forma ou ate mesmo utiliza suas duas antigas para expelir em cima e deixa as três novas na frente e uma na parte traseira !

Mais pra frente vc compra duas !

Quanto mais leio sobre ventilação no gabinete, mas dúvidas eu fico kkkk. Vi esse vídeo em que o resultado foi totalmente o contrário do que eu esperava, usar todas as fans como exaustor proporcionou as menores temperaturas! :chan:

 
Quanto mais leio sobre ventilação no gabinete, mas dúvidas eu fico kkkk. Vi esse vídeo em que o resultado foi totalmente o contrário do que eu esperava, usar todas as fans como exaustor proporcionou as menores temperaturas! :chan:


Aqui eu uso a configuração 5 só que com apenas uma fan no frontal, a diferença entre usar 3 dá apenas 1 grau só que com bem mais ruído.
 
Aqui eu uso a configuração 5 só que com apenas uma fan no frontal, a diferença entre usar 3 dá apenas 1 grau só que com bem mais ruído.
Você tem 4 fans no total? Pelo visto 4 fans de qualidade é o sweet spot, acima disso a diferença de temperatura é mínima e não justifica o investimento adicional.
 
Você tem 4 fans no total? Pelo visto 4 fans de qualidade é o sweet spot, acima disso a diferença de temperatura é mínima e não justifica o investimento adicional.
Sim, 3 de 120mm (Be_quiet Pure Wings) e 2 de 140mm (CoolerMaster Sickflow), no caso uso as de 140 na parte superior.
 
Quanto mais leio sobre ventilação no gabinete, mas dúvidas eu fico kkkk. Vi esse vídeo em que o resultado foi totalmente o contrário do que eu esperava, usar todas as fans como exaustor proporcionou as menores temperaturas! :chan:


Nesse vídeo a melhor config é 6 fans 120mm (3 na frente e 3 atrás). Ganha até dos 140mm.



7kBJ0nV.png
 
Nesse vídeo a melhor config é 6 fans 120mm (3 na frente e 3 atrás). Ganha até dos 140mm.



7kBJ0nV.png

Poha mano, valeu demais por postar esse teste. O gráfico de 120mm mais ou menos confirma que acrescentar mais que 4 fans não compensa. A maior redução foi de 4 pra 6 fans foi na temp do chipset, e 2°C só. Curioso que com 5 fans a temp do chipset fez foi piorar em razoáveis 3°C, que loucura. No gráfico de 140mm a tendência se repete, no arranjo com 5 fans em relação ao con 4 fans, 3 dos 4 componentes aumentaram a temperatura.

Acho que vou ficar de boa com as 4 fans da Cooler Master, se o PC não sobreaquece com essas 6 fans lixos que estão instaladas no momento, trocando 4 por decentes é que não vai mesmo.
 
Última edição:
Pessoal só não se esqueçam de verifica a temperatura ambiente !

No caso o teste foi realizado em temperatura ambiente de 21° ou seja em temperaturas ambientes de 27° pra cima pode favorecer maior numero de Fans por aumentar o fluxo de ar .......

Sei lá isso é muito relativo.
Tmj
 
Creio que vá depender também do gabinete e da temperatura que as peças costumam chegar, eu uso atualmente os stock 2x140mm frontal e 1x120mm traseiro e no HAF912 usava 1x200mm frontal e 1x120mm traseiro apenas, já inventei de botar fan lateral no HAF912 (ajuda mais na GPU) e no topo em ambos e a diferença foi nula no meu caso, só o lateral no HAF912 baixava uns 2-3c a GPU, mas considerando que minha CPU não passa de 65c nos picos e em jogos fica 55-60, a GPU no máximo bate uns 65, 68 quanto tá verãozão torando perto de 35c, talvez não seja calor suficiente pra justificar ou ser perceptível a adição de mais fans comparando com alguém batendo 75-80c de temp, e também quais fans serão vai ser outro fator, né, resumindo, no meu caso com 2 fans no HAF912 ou 3 fans no Mesh2, o resultado foi na margem de erro comparando com 5-6 fans, então sempre mantive com o mínimo de fans possível aqui.

Caso ainda não tenha recebido os fans, espera chegar e testa pra ver como ficam os resultados, muda o posicionamento de 3 frontal + 1 traseiro pra 2 frontal 1 traseiro 1 topo ou algo assim e vê se no seu caso dá diferença mesmo, talvez até trocando as stock e usando apenas 4 ao invés de 6 (4sickle + 2 stock se não li errado), nem sempre só encher de fans traz um resultado tão bom ou sequer perceptível
 
Nesse vídeo a melhor config é 6 fans 120mm (3 na frente e 3 atrás). Ganha até dos 140mm.



7kBJ0nV.png


Fans de gabinete e CPU da arctic ainda não apareceram no huezil fora do WAZ...

tive uma twin turbo III numa Radeon rx470 e que coisa linda era aquilo... silenciosa e fria. Mas o que paguei no fan de GPU era 1/3 do preço da propria placa de video
 
Fans de gabinete e CPU da arctic ainda não apareceram no huezil fora do WAZ...

tive uma twin turbo III numa Radeon rx470 e que coisa linda era aquilo... silenciosa e fria. Mas o que paguei no fan de GPU era 1/3 do preço da propria placa de video
O Arctic P12 é um fan de baixo custo lá fora. Um parecido mas que tem aqui no BR são os modelos da Scythe. Esse teste serve pra eles tb.
 
Complicado achar fan boa de 120/140 mm c/ cxb bom. Aquela cougar cf-v12hp e a scythe kaze flex 140mm (modelo redondo) td esgotadas, as Corsair e cm não curti mto o fluxo de ar/ pressão pelo preço. Tenso. Aí qnd acha só tem aqueles lixos rgb vtnc !!!!! :fuu: :fuu:....:mesa: :mesa:
 
Complicado achar fan boa de 120/140 mm c/ cxb bom. Aquela cougar cf-v12hp e a scythe kaze flex 140mm (modelo redondo) td esgotadas, as Corsair e cm não curti mto o fluxo de ar/ pressão pelo preço. Tenso. Aí qnd acha só tem aqueles lixos rgb vtnc !!!!! :fuu: :fuu:....:mesa: :mesa:
Até pouco tempo havia vários modelos das Be_Quiet na Kabum e muitas se esgotaram, mas ainda tem algo por lá dá uma conferida.
 
Gente montei um PC na Terabyte com Ice Chill 240, eu fui olhar como tava as temperaturas e tals e me deparo com duas coisas, saka só:

FANS.png


Esse TMPIN4 marcando 81 graus e o AUXFANI4 marcando 4770 RPM, que diabo são esses números altos?
Placa mãe é uma Asus TUG B550 mATX.
 
Galera, eu tenho um gabinete nox infinity sigma que já veio com uma fan traseira, mas ela começou a dar problema e agora pretendo comprar 3 fans (e usar uma dessas pra colocar no lugar dela), quais vocês me recomendam ? E qual seria a melhor maneira de utilizar as fans nesse gabinete ? OBS: Minha placa-mãe é uma B450m steel legend.
 
Fala galera! atualmente estou com um T Dagger cube, com 5 fans deep cool. To com 2 na frente de intake, 2 em cima e 1 atras de exaust. To um pouco preocupado com a pressão do gabinete...alguma sugestão? Meu pc da com um r5 3600,uma 2060 numa b550 aorus elite e um cooler gammax 400.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, eu tenho um gabinete nox infinity sigma que já veio com uma fan traseira, mas ela começou a dar problema e agora pretendo comprar 3 fans (e usar uma dessas pra colocar no lugar dela), quais vocês me recomendam ? E qual seria a melhor maneira de utilizar as fans nesse gabinete ? OBS: Minha placa-mãe é uma B450m steel legend.
Eu tenho gostado até das fans da deep cool, mas se rgb não for a prioridade recomendaria as: https://www.googleadservices.com/pa..._Izjz4zwAhV7HLkGHQ7yDFcQ9aACegUIARCBAg&adurl= e quanto eu posicionamento, acho que 2 na frente e uma atras é o ideal.
 
Última edição:
Fala galera! atualmente estou com um T Dagger cube, com 5 fans deep cool. To com 2 na frente de intake, 2 em cima e 1 atras de exaust. To um pouco preocupado com a pressão do gabinete...alguma sugestão? Meu pc da com um r5 3600,uma 2060 numa b550 aorus elite e um cooler gammax 400.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu tenho gostado até das fans da deep cool, mas se rgb não for a prioridade recomendaria as: https://www.googleadservices.com/pa..._Izjz4zwAhV7HLkGHQ7yDFcQ9aACegUIARCBAg&adurl= e quanto eu posicionamento, acho que 2 na frente e uma atras é o ideal.
Vlw, sabe me dizer em qual lugar eu vou conectar essas fan ? Na placa mãe, na fonte ou em um negócio da fan que tem no meu gabinete ? Blz, 1 atrás jogando o ar pra fora e 2 na frente jogando o ar pra dentro ?
 
Vlw, sabe me dizer em qual lugar eu vou conectar essas fan ? Na placa mãe, na fonte ou em um negócio da fan que tem no meu gabinete ? Blz, 1 atrás jogando o ar pra fora e 2 na frente jogando o ar pra dentro ?
É oq eu faria
Só tenha certeza de que: Se as fans forem 3 pinos, elas vão ficar em modo pwm e ficarao em 100% de potencia 100% do tempo(Algumas placas mãe conseguem regular estas fans por tensao, a minha pe uma dessas).Caso seja 4 pinos qualquer placa vai ter a regulagem.
Quanto ao conector do gabinete, provavelmte é a melhor solução, então vai ne fé

Vlw, sabe me dizer em qual lugar eu vou conectar essas fan ? Na placa mãe, na fonte ou em um negócio da fan que tem no meu gabinete ? Blz, 1 atrás jogando o ar pra fora e 2 na frente jogando o ar pra dentro ?
 
É oq eu faria
Só tenha certeza de que: Se as fans forem 3 pinos, elas vão ficar em modo pwm e ficarao em 100% de potencia 100% do tempo(Algumas placas mãe conseguem regular estas fans por tensao, a minha pe uma dessas).Caso seja 4 pinos qualquer placa vai ter a regulagem.
Quanto ao conector do gabinete, provavelmte é a melhor solução, então vai ne fé
Vlw, é que parece minha placa-mãe não tem conector pra fan de 3 pinos, agora parece que serve no meu meu gabinete da nox infinity sigma que tem controlador de fan, acho que infelizmente as fans conectadas na controladora de fan do gabinete não da para ver a quantos RPM a fan está, tem somente um mecanismo na frente do painel frontal entre H (High) e L (Low) minha placa mãe é uma B450m steel legend, pode utilizar apenas 3 pin em uma conexão que tem apenas 4 ? Se fosse pra ter RGB qual opção você me recomendaria ? Eu vi esses daqui e achei daora, mas não sei se é uma boa e tá meio foda o preço, melhor eu dar uma economizada. https://www.terabyteshop.com.br/produto/10553/kit-fan-redragon-rgb-3x120mm-led-rgb-gc-f006?p=29905
eu estou com receio de compra-lo e o tamanho do fio não alcançar a controladora da minha fan :feelbad:
 
Última edição:
na moral, tenho um watercooler 120mm e tipo tá novo, tá limpo, mas quando esse radiador estiver empoeirado vai ficar entupidão ?
:banderas:
 
Vlw, é que parece minha placa-mãe não tem conector pra fan de 3 pinos, agora parece que serve no meu meu gabinete da nox infinity sigma que tem controlador de fan, acho que infelizmente as fans conectadas na controladora de fan do gabinete não da para ver a quantos RPM a fan está, tem somente um mecanismo na frente do painel frontal entre H (High) e L (Low) minha placa mãe é uma B450m steel legend, pode utilizar apenas 3 pin em uma conexão que tem apenas 4 ? Se fosse pra ter RGB qual opção você me recomendaria ? Eu vi esses daqui e achei daora, mas não sei se é uma boa e tá meio foda o preço, melhor eu dar uma economizada. https://www.terabyteshop.com.br/produto/10553/kit-fan-redragon-rgb-3x120mm-led-rgb-gc-f006?p=29905
eu estou com receio de compra-lo e o tamanho do fio não alcançar a controladora da minha fan :feelbad:
Cara, 3 pinos serve no 4 pinos tranquilo ok? agora quanto ao rgb, não vou saber te falar por não ter testado. Eu recomendaria da deep cool, corsair ou cooler master, lembrando que as da deep cool são um pouco barulhentas. As da T dagger também achei interessanrtes pelo preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

na moral, tenho um watercooler 120mm e tipo tá novo, tá limpo, mas quando esse radiador estiver empoeirado vai ficar entupidão ?
:banderas:
Quando empoeirar vai passar menor ar, logo vai esquentar mais. Mas nada que uma espanadinha não resolva.
 
Sobre fans, tô gostando muito da Feather X da Pichau. São silenciosas, com bom RPM, pressão e fluxo de ar. Realmente ventilam muito bem. Me surpreendeu pelo preço.
 
Sobre fans, tô gostando muito da Feather X da Pichau. São silenciosas, com bom RPM, pressão e fluxo de ar. Realmente ventilam muito bem. Me surpreendeu pelo preço.
Sentiu uma boa dif. na redução das temperaturas, principalmente na vga, c/ e s/ fans? Tenho um gabinete dg7000 c/ 3 fans inclusas: 2 frontais de empuxo, 1 traseira de exaustão. Tava pensando em pegar 2 kaze flex 140mm (modelo + redondo de 100,8 cfm) da scythe pra exaustão, mas sei lá fico c/ receio de msm tendo um bom fluxo não surtir mto efeito pelo preço. Preferindo poupar essa grana num headset q já tô pensando em trocar fazem uns 10 anos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo