[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Tenho duas observações quanto aos componentes:
- gabinetes com frente de acrílico / vidro não são as melhores opções para airflow, são mais voltadas pra WCs, o melhor seria ter fans frontais jogando ar frio pra dentro. Mas se gostou da estética, ok sem problemas.
- os scythe de 2000rpm são ruidosos em rotação máxima, eu daria um jeito de limitar eles a 1200~1500rpm, talvez com um programa que controle os fans. Nessa rotação de 1200rpm eles já são ótimos e extremamente silenciosos, já irão dar conta.

Dito isso, eu colocaria os 10 fans orientados dessa maneira:
- 3 laterais + 3 inferiores: intake
- 1 traseiro + 3 superiores: exaustão

IKGQPj1.png

O canto superior direito do gabinete nessa foto vai ficar meio morto, porque o ar que vai entrar frio logo já vai ser puxado pra fora pra cima por conta do fan de exaustão que vai ter ali do lado, então é um pouco de fluxo de vai acabar perdendo.

Tem razão, a maioria das analises/explicações dizem que é problemático a termodinâmica com vidro temperado, acrílico, metais pesados e etc ...
Mas como eu não pretendo me desfazer dele, eu vou dar um jeito para que as coisas se encaixem bem e para que o airflow funcione.
Em relação ao ruído não seria um problema, de verdade. Pretendo deixar no máximo mesmo.
Obrigado pela ajuda meu caro, eu não saberia como organizar as fans de maneira correta.

Você poderia me indicar um HUB ? Eu gosto da ideia de usar ele, porque vai me ajudar no cable management.

Rapaziada ......
Estou utilizando hoje no meu R5 5600X um Gammaxx GTE V2 Black aquela edição todo preto fosco da deepcool, em relação a temperatura está me atendendo super bem pois utilizo apenas para games, jogando Warzone o mesmo não passa de 65º !

Gostaria de saber a opnião de vocês quanto a mudar esse cooler pelo Wraith Prism original da AMD ?? Tipo assim mais por questão de visual porém estou com medo de não ter o mesmo desempenho que o Gammaxx !

Conto com ajuda de todos.
Obrigado.

Tem razão, a maioria das analises/explicações dizem que é problemático a termodinâmica com vidro temperado, acrílico, metais pesados e etc ...
Mas como eu não pretendo me desfazer dele, eu vou dar um jeito para que as coisas se encaixem bem e para que o airflow funcione.
Em relação ao ruído não seria um problema, de verdade. Pretendo deixar no máximo mesmo.
Obrigado pela ajuda meu caro, eu não saberia como organizar as fans de maneira correta.

Você poderia me indicar um HUB ? Eu gosto da ideia de usar ele, porque vai me ajudar no cable management.
Sobre controladora, te indico essa que eu uso, muito boa mesmo, comprei logo duas por causa do frete, saiu duas pelo preço de uma se fosse comprar aqui no BR, mas indico comprar até mais dependendo do seu setup e quantas fans irá usar em determinada posição

Sobre controladora, te indico essa que eu uso, muito boa mesmo, comprei logo duas por causa do frete, saiu duas pelo preço de uma se fosse comprar aqui no BR, mas indico comprar até mais dependendo do seu setup e quantas fans irá usar em determinada posição
Gostei muito do estilo dessa controladora. Mas eu estou com uma duvida em relação as conexões, conforme a descrição das Scythes que eu comprei a voltagem seria 12v e conexão de 3 pinos. Não daria certo usar essa controladora né ? Vou deixar o link do modelo das fans que eu comprei. Aproveitando em relação a quantidade, foram 10 delas que eu comprei então a controladora teria que ter pelo menos 10 canais, ou talvez duas controladoras de 5 canais.

Gostei muito do estilo dessa controladora. Mas eu estou com uma duvida em relação as conexões, conforme a descrição das Scythes que eu comprei a voltagem seria 12v e conexão de 3 pinos. Não daria certo usar essa controladora né ? Vou deixar o link do modelo das fans que eu comprei. Aproveitando em relação a quantidade, foram 10 delas que eu comprei então a controladora teria que ter pelo menos 10 canais, ou talvez duas controladoras de 5 canais.

Vai funcionar sim, agora só não vai controlar por PWM. Ficará em velocidade máxima. Se sua placa controlar por voltagem, em tese daria certo.

alguém ja usou ?
quero trocar os fans originais da Gamemaxx do meu WC.. Quero trocar por 2 motivos , primeiro para substituir o led RING por um led central e tbm por ter + CFM , PRESSÃO.

alguém ja usou ?
quero trocar os fans originais da Gamemaxx do meu WC.. Quero trocar por 2 motivos , primeiro para substituir o led RING por um led central e tbm por ter + CFM , PRESSÃO.

Se o fluxo realmente tiver o que está da descrição deve ser bom !
Foda é confiar no que está escrito ......

Já deu uma olhada nos da DeepCool ?

Alguém aqui já trocou a fan do Gammaxx 400 V2 para o Cooler Master Sickleflow ARGB? Vi que CFM é pouco a menos, quase nada, mas a pressão é pouco maior também, e seria um pelo outro ou melhora?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

alguém ja usou ?

Esse aí seria bom para usar no Gammaxx 400 V2?

Estou ainda pesquisando umas fans de 140mm p/ add no meu dg7000 e usar na parte de cima como exaustor, mas fico em dúvida a respeito dessa pressão positiva q fala? Se é melhor jogar o ar td pra dentro do gabinete e deixando escapar pelas frestas.
Os fans seriam esses q teria uma vida útil maior q os silent wings 2 da be quiet!:

Boa tarde, senhores.
Estou montando uma configuração mediana com um R5 5600X e uma MSI MEG ACE X570, acredito não ser algo que esquente tanto. Minha dúvida é com relação ao fluxo de ar do meu gabinete. Ele é AeroCool Strike X ST, full tower, do tamanho de uma geladeira... rs. Esse gabinete veio com algumas fans e a dúvida paira sobre a distribuição delas e ao acréscimo ou não de mais fans. Ele veio com 2 fans de 200mm na parte superior, 1 fan de 200mm na parte frontal, que não é fechada e uma fan de 140mm na parte traseira. Ele tem opção de fonte na parte inferior ou superior, lateral com opção de fans e a parte inferior é aberta com tela de proteção anti poeira. Qual seria uma boa disposição dessas fans? Uma dessas da parte superior seria interessante coloca-la na lateral empurrando ar pra dentro? E quanto a fonte? Superior ou inferior?

Chegou as silent wings 3

Muito boas. Fluxo de ar fortao e bem potentes.. Mas poderiam ser 4 pinos.
A de 140mm achei extremamente silenciosa. A 120mm eu ja nao curti tanto mas da pra usar.

Chegou as silent wings 3

Muito boas. Fluxo de ar fortao e bem potentes.. Mas poderiam ser 4 pinos.
A de 140mm achei extremamente silenciosa. A 120mm eu ja nao curti tanto mas da pra usar.

Tenho essas SW3 140mm também, gosto muito delas. Mesmo sendo 3 pinos você consegue controlar, é só mudar o tipo de controle para DC ao invés de PWM. O único limitante é o RPM mínimo que fica um pouco maior no controle DC.

Tenho essas SW3 140mm também, gosto muito delas. Mesmo sendo 3 pinos você consegue controlar, é só mudar o tipo de controle para DC ao invés de PWM. O único limitante é o RPM mínimo que fica um pouco maior no controle DC.
Sim, nao da pra fazer uma curva maior.
Mas eles sao BEM silenciosos... ganhei coisa de 2 graus em alguma coisas.
Mas tb to usando elas numa media de 60 a 80% , sendo 90% em casos de que precise muito.

Meu processador nao passou de 58 em jogos ate agora. VGA ta em 76 ( coisinha esquentada pra cassete ) , mas ta numa temp boa pra uma 3080.
De resto quando to usando normalmente processador fica em 35 a 36, vga 50.
Poderia diminuir isso.. ta um pouco menor que as ventoinhas antigas em 100%.. Mas o silencio que ta meu setup me fez deixar nessas temperaturas. Que por sinal sao boas.
Em relacao a qualidade , se fosse por em numeros com o akasa viper eu diria que elas sao uns 35% melhores no geral em qualidade. Som principalmente. Sao quase imperceptiveis em rotacoes de 60 % , parece que estao desligadas.
Gostei bastante. Pretendo pegar + 1uma de 140mm pra por como exaustor atras e tirar essa antiga da coolermaster. Vou manter so a de 230 em cima porque ela faz seu papel de boa e eh silenciosa.
So achei que o cabo poderia ser maior.. tipo uns 50cm.. Vou ter que comprar um extensor pra uma delas. Mas pra quem usa gabinete normal acho que é o suficiente. A minha jamanta aqui que fica tudo muito afastado.

Galerinha dar um feedback.
Eu tava colocando minhas fans na parte de tras de uma grade na parte frontal E percebia que estava fazendo MUITO barulho.
Cortei os buraquinhos hexagonais e coloquei a fan toda exposta puxando o ar. deixando so a parte de plastico mesmo frontal do gabinete tampando.

As ventoinhas estao com ZERO ruidos, aparentemente quando se coloca uma grade numa ventoinha de alto fluxo o barulho dela eh amplificado pelos buraquinhos.

Fica a dica ai

Boa noite, podem me recomendar um kit de fans para o gabinete que seja bom e relativamente barato? RGB não é requisito...
Preferencia 120mm

A única forma que achei para controlar as temps no 175R foi colar as minhas fans tudo em 70%, o barulho incomodava demais e quando ligava o PC parecia um jato decolando o_O
Enfim, se um dia eu for comprar outro gabinete Corsair com certeza me atentarei a esses detalhes... A qualidade é boa, bem construído, chapa grossa e bem durável, osso é o arrefecimento problemático...

Opa, já ouvi falar muito bem das ventoinhas da Scythe, você está bem servido, basta dar uma mexida nesse CPU esquentadinho (Vcore, cloks, Load Line e afins)

Referente ao BIOS, sim, basta botar o arquivo descompactado num pendrive, entrar no BIOS e usar a ferramenta para atualizar... Pode ir do 2.90 para o 3.30 sem medo, só atualizar e reconfigurar tudo no SETUP, aqui foi tranquilo ;)
Aqui estava um barulho forte, pq tinha ligado uma fan direto na fonte, então estava rodando em 100%, agora coloquei na placa mãe, então só faz barulho quando a temperatura chega a 60C.

o gabinete 275r é horrível para ventilação, não tem como tirar a temperatura, consegui melhorar um pouco, mas não voltou totalmente como era antes e não vou gastar dinheiro com outro gabinete.
Como estou jogando só 5 horas por semana, então não estou muito preocupado no momento com isso.

Boa noite, podem me recomendar um kit de fans para o gabinete que seja bom e relativamente barato? RGB não é requisito...
Preferencia 120mm
Mano vai na DeepCool ou na Corsair:

Tmj

Preferencia 120mm
Mano vai na DeepCool ou na Corsair:

https://www.oficinadosbits.com.br/c...MI__OHvrrj7wIVygeRCh0MPAl9EAQYASABEgICWfD_BwE

www.kabum.com.br

Kit com 3 Cooler FAN Corsair AF120, 120mm, LED, Branco - CO-9050082-WW

Encontre as melhores ofertas aqui no KaBuM! Confira nossa linha de Computadores, Eletrônicos, Celulares, Notebooks, Tablets, Câmeras Digitais e mais. Compre Já!
www.kabum.com.br

Tmj

Última edição:
Preferencia 120mm
Bom, silencioso e com ótimo custo:
ou:

Bom, silencioso e com ótimo custo:
ou:

Esse da be quiet é top mesmo, a hora que minha fan do air cooler da DeepCool estiver fraca e velha vou substituir por essa da be quiet !

Eu substitui a do meu Gammax por uma de 2000rpm e PWM, não teve ganho de performance, o ganho foi na questão do ruído, fora a estética.

Qual vc pegou ???

Boletei 4 Cooler Master Sickleflow de 120mm na loja explosiva, é suficiente para um gabinete com frente fechada? Peguei elas devido ao fluxo de ar e pressão estática bem elevados (62 CFM e 2,5 mmH2O).

Estou pensando em colocar duas na frente em cima admitindo ar, já que a terceira mais de baixo só iria refrigerar a fonte e ainda ficam os cabos no meio, e instalar as outras duas em cima como exaustor. As outras duas ia deixar as atuais fans vagabundas mesmo.

Outra dúvida, onde acho parafusos longos para instalar mais duas fans sobre a PSU cover? Será que dá pra quebrar galho fixando com fita dupla face?

Boletei 4 Cooler Master Sickleflow de 120mm na loja explosiva, é suficiente para um gabinete com frente fechada? Peguei elas devido ao fluxo de ar e pressão estática bem elevados (62 CFM e 2,5 mmH2O).

Estou pensando em colocar duas na frente em cima admitindo ar, já que a terceira mais de baixo só iria refrigerar a fonte e ainda ficam os cabos no meio, e instalar as outras duas em cima como exaustor. As outras duas ia deixar as atuais fans vagabundas mesmo.

Outra dúvida, onde acho parafusos longos para instalar mais duas fans sobre a PSU cover? Será que dá pra quebrar galho fixando com fita dupla face?

Salve mano ....
Se não tiver como ter 6 faz isso, joga duas frontais começando de cima e duas superiores expelindo o ar !

Seria legal vc usar 6 mesmo, mas por enquanto quebra o galho assim ....
Quanto a parafusos se achar alguma loja de ferragens e material elétrico aberto pode ser que ache se não recorra ao ML, fita dupla face acho que vai ficar meio zuado.

Flw👍

Users who are viewing this thread

Voltar