• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Como disse, é complicado recomendar fans
Sim, inclusive não se pode confiar nos valores de CFM divulgados oficialmente para comparar fans de diferentes fabricantes marcas entre si, pois cada empresa mede de um jeito. O correto é ver comparativo direto entre eles em bancada de testes e ir vendo de review em review.

Inclusive [2] o dado de pressão estática máxima, sem o grafico P-Q acompanhando, não significa nada também, o que importa é saber da pressão em cada impedância de uso.

Este gráfico da Noctua é o melhor exemplo, O A12x25 tem pressão estática máxima pior que o F12 e também tem o CFM máximo pior que o S12A. Ainda sim, ele é melhor que ambos esses fans tanto em radiadores, quanto num heatsink quanto num gabinete ao mesmo tempo, porque a curva PQ dele é mais alta nas regiões de uso e que realmente importam.

Tem que ter muito cuidado pra pegar simplesmente um numero de CFM, ou então um review que mostra um produto só por exemplo, e comprar com base nisso. Nunca deixem de ver reviews comparativos.

noctua_nf_a12x25_pq_compared.png
 
E levando em conta que é um item que ngm pega pra avaliar fica complicado.
Mudei a posicao das minhas fans, coloquei a maior de cima jogando ar pro gabinete junto com as 3 frontais e deixando a de tras pra exaustao. Junto com os furos do gabinete pra expelir o calor.


Temperatura caiu 4 graus de GPU e CPU
 
E levando em conta que é um item que ngm pega pra avaliar fica complicado.
Mudei a posicao das minhas fans, coloquei a maior de cima jogando ar pro gabinete junto com as 3 frontais e deixando a de tras pra exaustao. Junto com os furos do gabinete pra expelir o calor.


Temperatura caiu 4 graus de GPU e CPU
Ganhou 10º a menos na VGA então.

Tinha ganho 6º com a adição dos Viper e mais 4º agora com a nova disposição dos fans.

Top!
 
@phlopesjf manda uma foto de como ficou aí. Aqui eu deixo a circulação assim, coloquei ate uma chapa de acrilico pra nao misturar ar de entrada e saída:

1izMcGi.jpg


2 x Noctuas redux 140mm + 2x Silent Wings 3 High Speed 140mm + 2 Wraith Prism pq só cabe de 90mm ali (são uns mini tornados eles), sendo que passei o gabinete na faca pra colocar exaustao ali atras do CPU.

2 Kaze Flex 120mm em baixo que são os que eu tirei do Fuma do 2 e coloquei os Noctuas A12x25 e A12x15 no heatsink.

As temps com o gabinete aberto e fechado são iguais.

A melhor coisa pra controlar as fans do gabinete é o programa gratuito Fan Control (print abaixo). Dá pra controlar o fan com base na temp que vc quiser, setar a curva que quiser, inclusive misturar curvas, setar pelo máximo de dois sensores, etc. Excelente mesmo, nem comparação com as curvas limitadas das bios.

KVmYmNu.png


E tem até mais esses fans na parte de tras pra nao fritar os HDs, que tava esquentando bem ali:

oLTom5z.jpg
 
Coloquei um Stress aqui. acabou que piorou com nivel de stress.
Acho que o meu traseiro de saida ta muito fraco pra isso. Voltei ao normal, Feels.
Vou usar uma imagem que fiz aqui de esquema pra projeto de um haf que achei na net


j3sgvKY.jpg


To pensando em tirar o blackpate e colocar uma fan potente empurrando de baixo pra cima o ar.

Vou deixar 3 fans frontais extremamente fortes.
Trocar a de exaustao traseira pra uma melhorzinha.

Agora a parte de cima eu nao sei se mantenho a de 200mm que veio no gabinete ou coloco duas pra jogar pra dentro ou pra fora o ar.

Atualmente ta assim

mdRy2X0.jpg

Com 3 na frente e uma de 200mm em cima

So nao sei se coloco uma virada direto pra GPU. Esse demonio é esquentadinho viu. Mas essa ideia do acrilico ai achei genial, vou adaptar uma coisinha tb
 
Última edição:
Olá.
Vocês usam filtro frontal no gabinete?

O que vocês acham da fan kaze flex 1200 pwm?
 
Olá.
Vocês usam filtro frontal no gabinete?

O que vocês acham da fan kaze flex 1200 pwm?
Li relatos que ele eh barulhento.
Achei tb que q pressão dele eh muito pouca.
 
Tem dois modelos dele, o de rotacao baixa e o alta.
O alta eh um monstrinho em relacao a ventilacao.
Na vdd acho q tem 3
800
1200
2000
O problema do de 2000 é que não é Pwm, então fica pior de controlar a rotação.

Eu tô querendo adquirir fans novas, mas quero boas de verdade, e se possível num preço ok
 
Na vdd acho q tem 3
800
1200
2000
O problema do de 2000 é que não é Pwm, então fica pior de controlar a rotação.

Eu tô querendo adquirir fans novas, mas quero boas de verdade, e se possível num preço ok


Olha, eu embora ache o viper escandalosa aqui com rotacoes altas.
E a pressao dele eh muito alta. Muito forte mesmo.
Eu só não gostei do ruído dela. Eu tenho audição de gente enjoada. Qualquer ruído mais baixo que seja me irrita profundamente. Principalmente agudos.


Compra uma e testa. Se não gostar devolve.
Eu tô quase devolvendo a minha akasa.
achei muito barulhenta. Muito mesmo.
Vou comprar uns silent wings aqui pra trocar + duas fans do gabinete
 
Olha, eu embora ache o viper escandalosa aqui com rotacoes altas.
E a pressao dele eh muito alta. Muito forte mesmo.
Eu só não gostei do ruído dela. Eu tenho audição de gente enjoada. Qualquer ruído mais baixo que seja me irrita profundamente. Principalmente agudos.


Compra uma e testa. Se não gostar devolve.
Eu tô quase devolvendo a minha akasa.
achei muito barulhenta. Muito mesmo.
Vou comprar uns silent wings aqui pra trocar + duas fans do gabinete
Eu tenho 8 vipers, 6 no gabinete e 2 kaze flex no cpu cooler.
Tem testes mostrando q os vipers são bem mais ou menos infelizmente. Não dá pra acreditar nas especificações do fabricante.

Tô pensando em comprar o noctua industrial mas e caro né

Outra opção é aguardar os nf-a12x25 chromax Black
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em relação a barulho, até uns 45 db pra mim tá ok
 
Última edição:
Eu tenho 8 vipers, 6 no gabinete e 2 kaze flex no cpu cooler.
Tem testes mostrando q os vipers são bem mais ou menos infelizmente. Não dá pra acreditar nas especificações do fabricante.

Tô pensando em comprar o noctua industrial mas e caro né

Outra opção é aguardar os nf-a12x25 chromax Black
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em relação a barulho, até uns 45 db pra mim tá ok
Olha posso falar com relação a minha experiencia pessoal num aircooler, nao sei como fica num gabinete:

- Noctua A12x25 contra Kaze Flex 1200rpm: 1 grau a favor do Noctua

- Kaze Flex 1800rpm RGB PWM contra Noctua A12x25: 3 graus a favor do Kaze Flex, porém a um barulho MUITO maior. Na época paguei 50 reais, mas devolvi ele por conta do ruído, claramente opera fora do ponto de maior eficiencia (1200 rpm). Em 1200 rpm ele é bem silencioso assim como o noctua na rotação máxima. O site fala que ele é 35 dBA, mas achei bem alto.

 
Olha posso falar com relação a minha experiencia pessoal num aircooler, nao sei como fica num gabinete:

- Noctua A12x25 contra Kaze Flex 1200rpm: 1 grau a favor do Noctua

- Kaze Flex 1800rpm RGB PWM contra Noctua A12x25: 3 graus a favor do Kaze Flex, porém a um barulho MUITO maior. Na época paguei 50 reais, mas devolvi ele por conta do ruído, claramente opera fora do ponto de maior eficiencia (1200 rpm). Em 1200 rpm ele é bem silencioso assim como o noctua na rotação máxima. O site fala que ele é 35 dBA, mas achei bem alto.

O kaze flex me deixou impressionado com o barulho inexistente. Os meus 6 akasa Viper parecem uma turbina kkkk
Porém em alguns cenários onde quero maior performance, não me importo de ter barulho não
 
Fala pessoal blz? Tenho o DG7000 e msm não tendo a frente fechada de acrílico rodando um teste do Furmark 1440p chegou a 75~76ºC c/ tampa, s/ cai pra 65ºC, acham q melhora se add 2 fans 140mm na parte de cima como exaustor?
Já li uns posts atrás q a Sharkoon fazem bons gabs, mas o fluxo de ar é péssimo. Bom, ainda estou pesquisando uns de 140mm, e vi esses da scythe: https://www.kabum.com.br/produto/129470/cooler-fan-scythe-140mm-kf1425fd12s-p
Li o pessoal falando das Silent Wings 3, só cada 1 custa 123 contos, aí me quebra :medo: :medo:, KazeFlex led dizem serem barulhentas. Recomendam outras nessa faixa de preço/cfm além destas citadas? De preferência 140mm e s/ rgb. Vlw :joia:.
 
Fala pessoal blz? Tenho o DG7000 e msm não tendo a frente fechada de acrílico rodando um teste do Furmark 1440p chegou a 75~76ºC c/ tampa, s/ cai pra 65ºC, acham q melhora se add 2 fans 140mm na parte de cima como exaustor?
Já li uns posts atrás q a Sharkoon fazem bons gabs, mas o fluxo de ar é péssimo. Bom, ainda estou pesquisando uns de 140mm, e vi esses da scythe: https://www.kabum.com.br/produto/129470/cooler-fan-scythe-140mm-kf1425fd12s-p
Li o pessoal falando das Silent Wings 3, só cada 1 custa 123 contos, aí me quebra :medo: :medo:, KazeFlex led dizem serem barulhentas. Recomendam outras nessa faixa de preço/cfm além destas citadas? De preferência 140mm e s/ rgb. Vlw :joia:.
Chegou hoje minhas be quiet 1600rpm pure wings 2 high speed de 140mm, tava 51 na kabum... com 94cfm acho um bom negocio. Vou testar dps, só esperando meu 5600x e gabinete chegar.

link das fans:https://www.kabum.com.br/produto/131774/cooler-fan-be-quiet-pure-wings-2-pwm-140mm-high-speed-bl083
----
Dúvida: Glr, eh seguro usar um cabo desses https://shopee.com.br/Cabo-Multi-Fa...tter-Molex-3-E-4-Pinos-i.334183222.3762622252 ligado na entrada de Chassis_fan da mobo? Quero ligar duas fans (be quiet pure wings 2 high speed) de 140mm que gastam 0.5A cada na mesma entrada de CHA_fan(minha mobo so tem a de cpu + 2 de gabinete, uma traseira e uma frontal que atua como segundo conector pra bomba tb), mas não consigo achar datasheet da mobo(b450m tuf pro), unica info que achei foi falando que a CPU_Fan suporta 1A e que não é pra usar nas entradas nenhum jumper caps do tipo nos conectores de fans, é seguro ou realmente periogoso conectar um conector assim pra ligar em 2 fans de 0.5A cada? não queria gastar em uma controladora cara, só uma opção barata e confiavel, já que n vou usar rgb nem nada
 
Chegou hoje minhas be quiet 1600rpm pure wings 2 high speed de 140mm, tava 51 na kabum... com 94cfm acho um bom negocio. Vou testar dps, só esperando meu 5600x e gabinete chegar.

link das fans:https://www.kabum.com.br/produto/131774/cooler-fan-be-quiet-pure-wings-2-pwm-140mm-high-speed-bl083
----
Dúvida: Glr, eh seguro usar um cabo desses https://shopee.com.br/Cabo-Multi-Fa...tter-Molex-3-E-4-Pinos-i.334183222.3762622252 ligado na entrada de Chassis_fan da mobo? Quero ligar duas fans (be quiet pure wings 2 high speed) de 140mm que gastam 0.5A cada na mesma entrada de CHA_fan(minha mobo so tem a de cpu + 2 de gabinete, uma traseira e uma frontal que atua como segundo conector pra bomba tb), mas não consigo achar datasheet da mobo(b450m tuf pro), unica info que achei foi falando que a CPU_Fan suporta 1A e que não é pra usar nas entradas nenhum jumper caps do tipo nos conectores de fans, é seguro ou realmente periogoso conectar um conector assim pra ligar em 2 fans de 0.5A cada? não queria gastar em uma controladora cara, só uma opção barata e confiavel, já que n vou usar rgb nem nada
Tem o controlador deepcool de 4 fans por apenas 5 reais mais caro na pichau e na terabyte...
Tenho 2 no meu gabinete
 
Tem o controlador deepcool de 4 fans por apenas 5 reais mais caro na pichau e na terabyte...
Tenho 2 no meu gabinete
mas aí tem o frete também, tinha procurado antes quando comprei meu gabinete la mas n achei... se for contar o frete agora fica o dobro do valor, e ainda consigo usar cupons na shopee
 
Chegou hoje minhas be quiet 1600rpm pure wings 2 high speed de 140mm, tava 51 na kabum... com 94cfm acho um bom negocio. Vou testar dps, só esperando meu 5600x e gabinete chegar.

link das fans:https://www.kabum.com.br/produto/131774/cooler-fan-be-quiet-pure-wings-2-pwm-140mm-high-speed-bl083
----
Dúvida: Glr, eh seguro usar um cabo desses https://shopee.com.br/Cabo-Multi-Fa...tter-Molex-3-E-4-Pinos-i.334183222.3762622252 ligado na entrada de Chassis_fan da mobo? Quero ligar duas fans (be quiet pure wings 2 high speed) de 140mm que gastam 0.5A cada na mesma entrada de CHA_fan(minha mobo so tem a de cpu + 2 de gabinete, uma traseira e uma frontal que atua como segundo conector pra bomba tb), mas não consigo achar datasheet da mobo(b450m tuf pro), unica info que achei foi falando que a CPU_Fan suporta 1A e que não é pra usar nas entradas nenhum jumper caps do tipo nos conectores de fans, é seguro ou realmente periogoso conectar um conector assim pra ligar em 2 fans de 0.5A cada? não queria gastar em uma controladora cara, só uma opção barata e confiavel, já que n vou usar rgb nem nada

Eu uso um cabo tipo desse na porta da minha mobo que aguenta 1A para ligar dois Silent Wings 3 140mm 1800rpm High Speed (0.5A cada), uma das pontas fica livre:

D_NQ_NP_2X_946260-MLB32228167969_092019-F.webp


- Cada porta da placa mãe consegue ler o sinal de retorno de RPM de apenas um fan (quarto pino do PWM).
- Nesse cabo, apenas uma ponta tem 4 pinos, que é o fan onde a mobo vai ler o RPM do fan - fan de referência.

A leitura de RPM dos outros fans é impossível ler todas atraves de uma mesma porta, então as outras pontas tem 3 pinos apenas (sim, continua com o mesmo PWM, os fans recebem o mesmo sinal de controle, apenas deixam de enviar para mobo a info de rotação).

No caso desse adaptador que vc mandou com todos tendo 4 pinos não sei que tipo de retorno a sua mobo receberia como informação de rotação, qual fan ele leria.

D_NQ_NP_2X_892655-MLB44197105598_112020-F.webp
 
Última edição:
Eu uso um cabo tipo desse na porta da minha mobo que aguenta 1A para ligar dois Silent Wings 3 140mm 1800rpm High Speed (0.5A cada), uma das pontas fica livre:

D_NQ_NP_2X_946260-MLB32228167969_092019-F.webp


- Cada porta da placa mãe consegue ler o sinal de retorno de RPM de apenas um fan (quarto pino do PWM).
- Nesse cabo, apenas uma ponta tem 4 pinos, que é o fan onde a mobo vai ler o RPM do fan - fan de referência.

A leitura de RPM dos outros fans é impossível ler todas atraves de uma mesma porta, então as outras pontas tem 3 pinos apenas (sim, continua com o mesmo PWM, os fans recebem o mesmo sinal de controle, apenas deixam de enviar para mobo a info de rotação).

No caso desse adaptador que vc mandou com todos tendo 4 pinos não sei que tipo de retorno a sua mobo receberia como informação de rotação, qual fan ele leria.

D_NQ_NP_2X_892655-MLB44197105598_112020-F.webp
achava que nessas ele so mandava a mesma rotação pras duas fans... tava olhando também um conector com alimentação externa que sai na mesma média de preço desses

sai o mesmo valor e ainda eh um pouco mais confiavel pra n depender de alimentação da mobo e tem mais entradas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Testei as fans da be quiet, realmente são bem mais silenciosas do que eu esperava, mesmo perto de mim fizeram bem pouco ruido em 1600rpm, vibravam um pouco mas nada muito fora ou irritante.
 
achava que nessas ele so mandava a mesma rotação pras duas fans... tava olhando também um conector com alimentação externa que sai na mesma média de preço desses

sai o mesmo valor e ainda eh um pouco mais confiavel pra n depender de alimentação da mobo e tem mais entradas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Testei as fans da be quiet, realmente são bem mais silenciosas do que eu esperava, mesmo perto de mim fizeram bem pouco ruido em 1600rpm, vibravam um pouco mas nada muito fora ou irritante.
boa meu consagrado, vou comprar elas aqui entao.
250 conto mas eh o preco a se pagar. Tem quase um gol bolinha aqui dentro do gabinete ne kkk ficar de miseria deixando ele esquentar nao rola.
 
Dos coolers da Corsair, com RGB :granola:, quais são os melhores para intake sendo necessariamente coolers de 120mm?

Estou pensando em trocar os meus SP frontais (os que vem no 570X) por outros melhores.
 
boa meu consagrado, vou comprar elas aqui entao.
250 conto mas eh o preco a se pagar. Tem quase um gol bolinha aqui dentro do gabinete ne kkk ficar de miseria deixando ele esquentar nao rola.
mas as que peguei n foram essas não, foram as pure wings 2 high speed (bl083)... essa série tava bem mais em conta que as silent ou as shadow
 
Boa tarde galera,

Tô precisando da ajuda de vocês para decidir qual HUB comprar e como distribuir as fans em meu gabinete. Eu comprei 10x Scythes de 2.000 RPM para distribuir em um DT3 Hyperspace, eu já cansei de ler a respeito de airflow em case, de toda forma não me entra na cabeça qual a maneira certa de coloca-las, digo como exaustão e ventilação. E por fim queria coloca-las em um HUB, pode ser barato, do aliexpress, amazon-usa tanto faz. Vou deixar o link do gabinete e dos fans.



 
Boa tarde galera,

Tô precisando da ajuda de vocês para decidir qual HUB comprar e como distribuir as fans em meu gabinete. Eu comprei 10x Scythes de 2.000 RPM para distribuir em um DT3 Hyperspace, eu já cansei de ler a respeito de airflow em case, de toda forma não me entra na cabeça qual a maneira certa de coloca-las, digo como exaustão e ventilação. E por fim queria coloca-las em um HUB, pode ser barato, do aliexpress, amazon-usa tanto faz. Vou deixar o link do gabinete e dos fans.



Tenho duas observações quanto aos componentes:
- gabinetes com frente de acrílico / vidro não são as melhores opções para airflow, são mais voltadas pra WCs, o melhor seria ter fans frontais jogando ar frio pra dentro. Mas se gostou da estética, ok sem problemas.
- os scythe de 2000rpm são ruidosos em rotação máxima, eu daria um jeito de limitar eles a 1200~1500rpm, talvez com um programa que controle os fans. Nessa rotação de 1200rpm eles já são ótimos e extremamente silenciosos, já irão dar conta.

Dito isso, eu colocaria os 10 fans orientados dessa maneira:
- 3 laterais + 3 inferiores: intake
- 1 traseiro + 3 superiores: exaustão

IKGQPj1.png


O canto superior direito do gabinete nessa foto vai ficar meio morto, porque o ar que vai entrar frio logo já vai ser puxado pra fora pra cima por conta do fan de exaustão que vai ter ali do lado, então é um pouco de fluxo de vai acabar perdendo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo