[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Acabei comprando duas Cooler FAN be quiet! SILENT WINGS 3 120mm PWM - BL066.

Aproveitei o frete do Deathadder V2 que comprei na kabum nessa madrugada, usei cupom de 5% de desconto e mais 1,5% de cashback do banco inter.

Saiu 102,50 cada uma fora o cashback que vem depois.

Vendo vocês falarem de controladora de Fan já to começando a pensar se eu precisaria de uma pra ligar esse monte de FAN. As 3 que vem no gabinete e mais essas duas que comprei.

Vamos ver como vai ficar aqui :vinho:
.
Curtiu o fluxo de ar deles e o barulho?
To querendo pegar ele
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vi essas mas acabei indo na pure wings 2 pwm high speed de 140mm, saiu por 50 em cada com cupom, ótimo preço. Vou usar com 2x140mm na frente mesmo e acho q vai ficar bem, já que o gabinete que planejo usar cobre a ultima fan de 120m na psu cover.
E voce, o que achou das pure wing 2?
To querendo pegar elas pra lateral e as pure wing 3 pra parte superior
 
Curtiu o fluxo de ar deles e o barulho?
To querendo pegar ele
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E voce, o que achou das pure wing 2?
To querendo pegar elas pra lateral e as pure wing 3 pra parte superior

Chegaram hoje as Fans.

Ainda não instalei. Acho que só vou conseguir mexer nisso amanhã
 
Curtiu o fluxo de ar deles e o barulho?
To querendo pegar ele
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E voce, o que achou das pure wing 2?
To querendo pegar elas pra lateral e as pure wing 3 pra parte superior
esperando chegar ainda :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Curtiu o fluxo de ar deles e o barulho?
To querendo pegar ele
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E voce, o que achou das pure wing 2?
To querendo pegar elas pra lateral e as pure wing 3 pra parte superior
pure wing 2 parece ter maior cfm mas maior barulho também(sem pads de borracha nas fixações tb), mas o preço ta bem interessante.
 
esperando chegar ainda :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


pure wing 2 parece ter maior cfm mas maior barulho também(sem pads de borracha nas fixações tb), mas o preço ta bem interessante.
Comprei um Akasa viper aqui, aparentemente falaram muito bem dele.
Vou testar quando chegar na posicao de exaustao. Se nao fizer barulho vou bem pegar ele
 
Comprei um Akasa viper aqui, aparentemente falaram muito bem dele.
Vou testar quando chegar na posicao de exaustao. Se nao fizer barulho vou bem pegar ele
pegou onde e por quanto? eu tava tentando cortar custos na real e não achei nada melhor que aqueles be quiet, tinham tudo o que eu queria
-discreto/ sem rgb
-Bom fluxo
-Marca confiavel
 
pegou onde e por quanto? eu tava tentando cortar custos na real e não achei nada melhor que aqueles be quiet, tinham tudo o que eu queria
-discreto/ sem rgb
-Bom fluxo
-Marca confiavel
peguei na amazon por 76.


Discreta ela nao eh, amarelo taxi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas dentre as que to pesquisando aqui, ela tem o fluxo basicamente igual ou superior das noctua. Ruido ate 28.
Tem as versoes pretas dela so que sao mais caras. Mas aparentemente ela eh uma turbina de puxar ar.
Vou testar ela quando chegar e dou um feedback pra ti.



Caso gostar devo pegar outros dele. Meus coolers antigos da Coolermaster ta batendo 70 decibeis. Ta foda kkkkkkkkkkkk

Vou ver se coloco so de 120mm ou pego um de 200mm da Noctua. Porque to de saco cheio ja desses jatos F-22 na minha cara.

Foda vai ser que vou ter que pegar MUITO cooler pro meu gabinete.. vou acabar trocando aos poucos.

Sao 1 de 140, 3 de 120 em cima ou um de 200 e um de 120.

Ou 4 frontais de 120 ou um de 200 e dois de 120
$$$$$$$$$
 
peguei na amazon por 76.


Discreta ela nao eh, amarelo taxi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas dentre as que to pesquisando aqui, ela tem o fluxo basicamente igual ou superior das noctua. Ruido ate 28.
Tem as versoes pretas dela so que sao mais caras. Mas aparentemente ela eh uma turbina de puxar ar.
Vou testar ela quando chegar e dou um feedback pra ti.



Caso gostar devo pegar outros dele. Meus coolers antigos da Coolermaster ta batendo 70 decibeis. Ta foda kkkkkkkkkkkk

Vou ver se coloco so de 120mm ou pego um de 200mm da Noctua. Porque to de saco cheio ja desses jatos F-22 na minha cara.

Foda vai ser que vou ter que pegar MUITO cooler pro meu gabinete.. vou acabar trocando aos poucos.

Sao 1 de 140, 3 de 120 em cima ou um de 200 e um de 120.

Ou 4 frontais de 120 ou um de 200 e dois de 120
$$$$$$$$$

Sou fã dos Akasa Viper, tenho vários aqui.

Recomendo bastante.

Quando chegar posta ai o que vc achou
 
Será que a Pichau Gaming Feather X tem os 74,5 CFM anunciados mesmo? E em gabinete com frente fechada, ela consegue empurrar o ar mesmo assim? Além do alto fluxo de ar, tem conector PWM, por 34,90 (modelo verde), parece bom demais pra ser verdade.
 
Será que a Pichau Gaming Feather X tem os 74,5 CFM anunciados mesmo? E em gabinete com frente fechada, ela consegue empurrar o ar mesmo assim? Além do alto fluxo de ar, tem conector PWM, por 34,90 (modelo verde), parece bom demais pra ser verdade.
Qual o gabinete?

Se a frente for fechada mesmo não tem de onde ele puxar o ar
 
Qual o gabinete?

Se a frente for fechada mesmo não tem de onde ele puxar o ar
Gamemax Fortress TG. Fechada que eu digo não ter mesh na frente, mas a tampa tem aberturas nas laterais e embaixo (não aparece nas fotos) e ela não fica colada nas fans, pois ela é chanfrada. Quando testo overclock no Prime95, IntelBurnTest etc. a temperatura quando tiro a tampa sobe apenas de 2-3 ºC, então creio que não atrapalhe tanto o fluxo de ar assim.

2(37).png



7(29).png


3(41).png
 
Gamemax Fortress TG. Fechada que eu digo não ter mesh na frente, mas a tampa tem aberturas nas laterais e embaixo (não aparece nas fotos) e ela não fica colada nas fans, pois ela é chanfrada. Quando testo overclock no Prime95, IntelBurnTest etc. a temperatura quando tiro a tampa sobe apenas de 2-3 ºC, então creio que não atrapalhe tanto o fluxo de ar assim.

2(37).png



7(29).png


3(41).png
Vi uns vídeos e o pessoal falou bem desse kit de fans da Pichau

Acho que vale a pena arriscar sim, vai ficar legal.

Como a frente do seu gabinete é fechada vc pode procurar alguns fans sem RGB, talvez encontre fans mais baratos
 
Vi uns vídeos e o pessoal falou bem desse kit de fans da Pichau

Acho que vale a pena arriscar sim, vai ficar legal.

Como a frente do seu gabinete é fechada vc pode procurar alguns fans sem RGB, talvez encontre fans mais baratos
Pior que é difícil encontrar fan de qualidade sem essa praga de RGB! Por 34,90 acho que não encontro nada melhor. Eu queria comprar a vermelha, mas tá 5 contos mais cara, não sei se pago a mais só pela cor. Ideal se pudesse desligar o led.
 
Pior que é difícil encontrar fan de qualidade sem essa praga de RGB! Por 34,90 acho que não encontro nada melhor. Eu queria comprar a vermelha, mas tá 5 contos mais cara, não sei se pago a mais só pela cor. Ideal se pudesse desligar o led.
34,90 ta bom, mesmo com os 5 a mais pra pegar a cor que vc quer, vai fundo.

Eu tinha visto um pack com 3 RGB + controladora por 200, por isso comentei do de achar umas sem RGB.
 
Galera. É de boa conectar duas fans nesse cabo aqui diretamente na placa mãe?
Tem perigo não?
Normalmente essas portas entregam até 1 ampere de corrente. Nesse caso sim é bem tranquilo ligar até 3 fans na mesma porta (tem cabos de 1 pra 3) com sobra. Aqui conecto 3 fans de 140mm, sem led, na mesma porta sem qualquer problema.

Na dúvida veja o consumo máximo de corrente de cada fan e compare com a corrente máxima da porta da sua mobo (informação disponível no manual).
 
Normalmente essas portas entregam até 1 ampere de corrente. Nesse caso sim é bem tranquilo ligar até 3 fans na mesma porta (tem cabos de 1 pra 3) com sobra. Aqui conecto 3 fans de 140mm, sem led, na mesma porta sem qualquer problema.

Na dúvida veja o consumo máximo de corrente de cada fan e compare com a corrente máxima da porta da sua mobo (informação disponível no manual).

olhei aq.
Pelas fans que quero vai ficar bem no limite kkk melhor não.
 
Galera. É de boa conectar duas fans nesse cabo aqui diretamente na placa mãe?
Tem perigo não?
Tenho 2 dessa aqui no Pc e recomendo.

Lembre-se de não ultrapassar a corrente máxima da conexão de fan na placa mãe


 
Akasa viper. e be quiet wings 3
Onde você achou a corrente máxima do Viper? No site oficial deles não fala e nem tem manual para baixar.
Esses fans não gastam muito.

Quanto ao silent wings 3, essas são as correntes máximas:

120mm: 0,12A (pode ligar até 8 fans no mesmo conector)
120mm high speed: 0,37A (pode ligar até 2 fans no mesmo conector)
140mm: 0,3A (pode ligar até 3 fans no mesmo conector)
140mm high speed: 0,5A (pode ligar até 2 fans no mesmo conector)

fonte: https://www.bequiet.com/admin/Image...g=1&force=true&download=true&omitPreview=true
 
Tem q olhar atrás do viper que tá escrito a corrente. Os meus tão girando então não dá pra ver agora.
 
Sou fã dos Akasa Viper, tenho vários aqui.

Recomendo bastante.

Quando chegar posta ai o que vc achou
Vou mentir nao, esperava mais KKKKKKKKKKKKK

chegou hoje.
O fluxo e pressao de ar dela eh bom em altas rotacoes. Mas esperava que ela fosse um pouco mais silenciosa.
Nao eh barulhenta. Mas tb nao eh NOSSA QUE SILENCIO DARIA PRA USAR NO FILME UM LUGAR SILENCIOSO.

Eh razoavel e o fluxo eh BEM melhor que as da corsair e coolermaster que vem no gabinete.
Baixou 6 graus da VGA.
Vou comprar uma da be quiet agora e comparar.

Tava pensando em colocar duas fans de alta pressao em baixo da VGA pra incidir diretamente nela. O que voces acham?
 
Vou mentir nao, esperava mais KKKKKKKKKKKKK

chegou hoje.
O fluxo e pressao de ar dela eh bom em altas rotacoes. Mas esperava que ela fosse um pouco mais silenciosa.
Nao eh barulhenta. Mas tb nao eh NOSSA QUE SILENCIO DARIA PRA USAR NO FILME UM LUGAR SILENCIOSO.

Eh razoavel e o fluxo eh BEM melhor que as da corsair e coolermaster que vem no gabinete.
Baixou 6 graus da VGA.
Vou comprar uma da be quiet agora e comparar.

Tava pensando em colocar duas fans de alta pressao em baixo da VGA pra incidir diretamente nela. O que voces acham?

Cara, eu não queria falar isso pra não brochar sua compra nem ofender ninguém que curte esse fan, mas não existe nenhum review comparativo sério falando bem da eficiência do Viper. Pelo menos eu nunca achei em anos. No único review sério que eu vi ela era o mais ineficiente dentre os testados, e já postei os gráficos várias vezes por aqui.

Se tiver algum review conceituado elogiando bastante ele sobre as outras opções me avisa, quero realmente aprender. Pq só existe relato pessoal subjetivo mesmo, aí complica.

O Silent wings 3 por outro lado é muito bem falado em comparativos sérios.
 
Cara, eu não queria falar isso pra não brochar sua compra nem ofender ninguém que curte esse fan, mas não existe nenhum review comparativo sério falando bem da eficiência do Viper. Pelo menos eu nunca achei em anos. No único review sério que eu vi ela era o mais ineficiente dentre os testados, e já postei os gráficos várias vezes por aqui.

Se tiver algum review conceituado elogiando bastante ele sobre as outras opções me avisa, quero realmente aprender. Pq só existe relato pessoal subjetivo mesmo, aí complica.

O Silent wings 3 por outro lado é muito bem falado em comparativos sérios.
Pois eh. Vi só tb gente falando. Mas perto dos normais ele eh bem mais forte. Uma hora deu uma ziquizira de zumbido mas dei um peteleco e voltou ao normal.
Vou comprar o da be quiet e comparar.
Eu tenho um fan de 200mm em cima jogando o ar pra fora. Tava pensando em colocar o fan de cima jogando ar pra dentro pra dar mais pressão positiva.
Iria ficar com uma de 140 atrás e as frestas do gabinete pra eliminar o ar por dentro.
Ou deixo o 200 mm e 140 pra exaustão e os 3 frontais ?
 
Vou mentir nao, esperava mais KKKKKKKKKKKKK

chegou hoje.
O fluxo e pressao de ar dela eh bom em altas rotacoes. Mas esperava que ela fosse um pouco mais silenciosa.
Nao eh barulhenta. Mas tb nao eh NOSSA QUE SILENCIO DARIA PRA USAR NO FILME UM LUGAR SILENCIOSO.

Eh razoavel e o fluxo eh BEM melhor que as da corsair e coolermaster que vem no gabinete.
Baixou 6 graus da VGA.
Vou comprar uma da be quiet agora e comparar.

Tava pensando em colocar duas fans de alta pressao em baixo da VGA pra incidir diretamente nela. O que voces acham?
kkkkkkkkkkkkk

Mais silenciosos que ele com esse fluxo de ar é difícil de achar, uso os Akasa Apache no gabinete, eles sim são silenciosos mas o fluxo de ar é menor que os VIper.

Depois que pegar as Be Quiet posta ai o que achou tb, opiniões são sempre bem vindas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, eu não queria falar isso pra não brochar sua compra nem ofender ninguém que curte esse fan, mas não existe nenhum review comparativo sério falando bem da eficiência do Viper. Pelo menos eu nunca achei em anos. No único review sério que eu vi ela era o mais ineficiente dentre os testados, e já postei os gráficos várias vezes por aqui.

Se tiver algum review conceituado elogiando bastante ele sobre as outras opções me avisa, quero realmente aprender. Pq só existe relato pessoal subjetivo mesmo, aí complica.

O Silent wings 3 por outro lado é muito bem falado em comparativos sérios.
Não tem essa de ofender velho, aqui é um lugar para trocar experiências e tentar ajudar.

Fan é um negócio complicado, as vezes o que é silenciosos pra um não é pra outro e assim vai

Eu por exemplo não curto os fans da Corsair, já tive alguns e achei muito barulhentos, são até eficientes mas pecam no ruído

Tive os falecidos Aerocool Shark de 120 e 140mm, eram bons fans, mas em rotação máxima um pouco ruidosos tb

Cooler Master tive alguns mas não lembro mais os modelos, tinha um que as especificações eram muito top, mas na prática não parecia que era tudo aquilo mas mesmo assim gostava dele e me atendeu por um bom tempo, e tinha muitos users que não gostavam dele

Como disse, é complicado recomendar fans
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo