[TÓPICO OFICIAL] Forza Motorsport

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Não é bem assim. DLSS, assim como outros métodos "paralelos" não aumentam a qualidade, e sim diminuem. Eles literalmente reproduzem o jogo com uma resolução menor e fazem upscaling para uma resolução maior, aplicando antialiasing no processo, diminuindo o serrilhado. Só de diminuir a resolução já fica claro que existe um downgrade na qualidade. O que essas técnicas fazem, é tentar recriar o aspecto da resolução original das texturas. Em jogos onde o DLSS é bem implementado, o resultado final é satisfatório. Mas na maioria dos jogos não é bem implementado e o resultado final é uma imagem com aspecto embaçado (sem uma nitidez igual a resolução nativa).

Isso é piorado quando a resolução do monitor já é baixa (1080p). Infelizmente, DLSS e os seus "concorrentes" são mais voltados para quem tem monitor quadHD ou superior. Nesses casos, o uso do dlss não causa um impacto tão ruim no resultado final. Já em monitores que já são fullHD, o jogo utilizará resoluções abaixo do 1080p, e o resultado na maioria da vezes é a perca de detalhes das texturas (um exemplo bem clássico são arvores e folhagens no geral, perdem total definição dependendo do nível utilizado do recurso).

DLAA é apenas uma técnica de Antialiasing que utiliiza os mesmo tensor cores das RTX. É a mesma técnica do dlss, mas sem a parte de upscaling. Logo, não há ganho de performance, apenas de qualidade (devido ao serrilhado diminuir, nada além disso), enquanto o dlss é uma técnica para ganho de desempenho, tentando evitar a perda de qualidade.
Acho que voce está enganado
Dlss não faz upscaling de nada...
Ele pega uma imagem X resolução e reconstroi na resolução y
Outra coisa você falar que tem perda de qualidade, que fica embaçado...
Se se for aí, ou você usa a qualidade mais podre do dlss aí sim fica ruim

Upscaling não é igual a dlss

4k nativo

EpHAmKL.jpg


dlss performance

rmsR8Oj.jpg
 
Última edição:
Literalmente o primeiro paragrafo dos dois links:

Captura-de-tela-2023-12-04-202024.png


Captura-de-tela-2023-12-04-201846.png


Eu ainda citei, que em resoluções já baixas (1080p) o efeito de borrado é mais visível do que em quadHD ou maior, e que o Dlss é mais voltado pra quem tem monitores com resoluções maiores que FullHD e você usou de exemplo justamente imagens em 4k, onde citei que o efeito "borrado" é pouco perceptível 🫠. é justamente nesses cenários que o dlss se sobressai. Mas serve esse exemplo ai mesmo, pois mesmo em 4k da pra notar justamente o mesmo exemplo que citei (das folhagens e vegetação) só comparar com a imagens em tamanho total os "matinhos" no chão. No 4k nativo eles são ligeiramente mais nítidos do que no 4k dlss. Se o seu monitor já for 4k, dificilmente você notará alguma grande diferença.
 
Literalmente o primeiro paragrafo dos dois links:

Captura-de-tela-2023-12-04-202024.png


Captura-de-tela-2023-12-04-201846.png


Eu ainda citei, que em resoluções já baixas (1080p) o efeito de borrado é mais visível do que em quadHD ou maior, e que o Dlss é mais voltado pra quem tem monitores com resoluções maiores que FullHD e você usou de exemplo justamente imagens em 4k, onde citei que o efeito "borrado" é pouco perceptível 🫠. é justamente nesses cenários que o dlss se sobressai. Mas serve esse exemplo ai mesmo, pois mesmo em 4k da pra notar justamente o mesmo exemplo que citei (das folhagens e vegetação) só comparar com a imagens em tamanho total os "matinhos" no chão. No 4k nativo eles são ligeiramente mais nítidos do que no 4k dlss. Se o seu monitor já for 4k, dificilmente você notará alguma grande diferença.
porra tudo sabe que o que mandei nao e a qualidade real da captura ne.......

sem falar que esta no dlls performance heim...

mais ok, continua ai achando que o dlss e ruim.

esta tao borrado , mais tao borrado que as torres com dlls estao melhores....
 
porra tudo sabe que o que mandei nao e a qualidade real da captura ne.......

sem falar que esta no dlls performance heim...

mais ok, continua ai achando que o dlss e ruim.

esta tao borrado , mais tao borrado que as torres com dlls estao melhores....

Só pelo tipo da resposta, já vi que não vale a pena perder meu tempo. O conhecimento está aí pra quem quiser.

Fui
:clo:.
 
Só pelo tipo da resposta, já vi que não vale a pena perder meu tempo. O conhecimento está aí pra quem quiser.

Fui
:clo:.
ue a fotos estao ai .... o teu conhecimento esta acima de provas ???????? ahehheaheheehhaehaheaheahaheaehh

da zoom nas torres e ve qual esta melhor....

DLSS PERFOMANCE
 
:mj:
 
Não é bem assim. DLSS, assim como outros métodos "paralelos" não aumentam a qualidade, e sim diminuem. Eles literalmente reproduzem o jogo com uma resolução menor e fazem upscaling para uma resolução maior, aplicando antialiasing no processo, diminuindo o serrilhado. Só de diminuir a resolução já fica claro que existe um downgrade na qualidade. O que essas técnicas fazem, é tentar recriar o aspecto da resolução original das texturas. Em jogos onde o DLSS é bem implementado, o resultado final é satisfatório. Mas na maioria dos jogos não é bem implementado e o resultado final é uma imagem com aspecto embaçado (sem uma nitidez igual a resolução nativa).

Isso é piorado quando a resolução do monitor já é baixa (1080p). Infelizmente, DLSS e os seus "concorrentes" são mais voltados para quem tem monitor quadHD ou superior. Nesses casos, o uso do dlss não causa um impacto tão ruim no resultado final. Já em monitores que já são fullHD, o jogo utilizará resoluções abaixo do 1080p, e o resultado na maioria da vezes é a perca de detalhes das texturas (um exemplo bem clássico são arvores e folhagens no geral, perdem total definição dependendo do nível utilizado do recurso).

DLAA é apenas uma técnica de Antialiasing que utiliiza os mesmo tensor cores das RTX. É a mesma técnica do dlss, mas sem a parte de upscaling. Logo, não há ganho de performance, apenas de qualidade (devido ao serrilhado diminuir, nada além disso), enquanto o dlss é uma técnica para ganho de desempenho, tentando evitar a perda de qualidade.

Procura saber mais sobre o DLSS.

Esta tudo errado o que vc falou.

E alias, DLSS bem implementado é superior ao nativo na maioria das vezes (presets + resolution). Ele corrige shimmering, flickering, tem um AA mil vezes melhor e mais nitidez/detalhes que o nativo.

Alias, DLSS usa uma técnica completamente diferente do FSR2 ou qualquer TAA implementado nos consoles.
 
Última edição:
Foi-se o tempo onde o DLSS era algo inferior, principalmente quando comparamos com versões recentes do DLSS...

Não dá pra resumir o DLSS a um simples 'upscaler'. Ele é muito mais do que isso, se trata de reconstrução de imagem através de IA - e como toda IA ela aprende e se aperfeiçoa.

Abaixo deixo alguns exemplos com umas SS antigas que tirei do AW2. Lembrando que ao vivo fica ainda melhor, pois o DLSS elimina todos os problemas de flickering em cenários onde ocorrem na resolução nativa.

Nativo:

QsqqN9u.jpg


DLSS:

m9RgVCG.jpg



Nativo:

XIsp0x1.jpg


DLSS:

Z2z3fHF.jpg
 
Achei que estava maluco, eu entrei no tópico de Forza e vi SS do BF2042... Sai e entrei umas 3x achando que tinha clicado no tópico errado.
 
Acho que voce está enganado
Dlss não faz upscaling de nada...
Ele pega uma imagem X resolução e reconstroi na resolução y
Outra coisa você falar que tem perda de qualidade, que fica embaçado...
Se se for aí, ou você usa a qualidade mais podre do dlss aí sim fica ruim

Upscaling não é igual a dlss

4k nativo

EpHAmKL.jpg


dlss performance

rmsR8Oj.jpg

ue a fotos estao ai .... o teu conhecimento esta acima de provas ???????? ahehheaheheehhaehaheaheahaheaehh

da zoom nas torres e ve qual esta melhor....

DLSS PERFOMANCE
Um belo exemplo de onde em 1080p e mau implementado deixa zoado as imagens (o primo FH5):


Outro jogo que joguei recentemente que não ficou legal em 1080p foi o Deliver Us the Moon. Ok que é um jogo meio indie e mais antigo, mas teve o dlss 2.0 implementado e mostra que nem sempre o DLSS faz milagre (não cheguei a testar em resolução mais alta através de dsr).

Se não me falhe a memória, um que joguei e foi muito bem implementado e nem é muito novo é o Control. Nele a resolução com dlss ficou ligeiramente melhor do que nativo e sem serrilhado.

Ou seja, depende totalmente do trabalho em fazer a coisa bem feita. Se não fica essa 'nhaca' igual ao forza horizon 5 ali e tantos outros jogos. Igual ao Control, não são tantos.

Procura saber mais sobre o DLSS.

Esta tudo errado o que vc falou.

E alias, DLSS bem implementado é superior ao nativo na maioria das vezes (presets + resolution). Ele corrige shimmering, flickering, tem um AA mil vezes melhor e mais nitidez/detalhes que o nativo.

Alias, DLSS usa uma técnica completamente diferente do FSR2 ou qualquer TAA implementado nos consoles.
Nada de errado (talvez em generalizar que todo jogo com dlss sofre downgrade, mas enfim, são poucos que ficam realmente com resultados bem bons mantendo a qualidade ao mesmo passo que elimina o serrilhado). DLSS cria a imagem final na resolução setada, a partir de um frame de menor resolução. E ele faz isso através de Upscale + IA (o que inclui trabalho externo prévio inclusive, não somente o que acontece em tempo real na execução do jogo) ... se bem implementado, o resultado final é satisfatório, tendo apenas vantagens. Se não, fica com aspecto de embaçado mesmo, se saindo mais como um upscale melhorado. Forza Horizon 5 como viram alí, ficou um lixo em 1080p dlss (e não é um jogo antigo). Cyberpunk2077 (pelo menos antes do atual patch 2.0~2.1) também não ficava as 1000 maravilhas em 1080p. Nesses exemplos aí, só fica bom o DLSS se eu setar uma resolução alta, criada por DSR (ou provavelmente se eu tivesse um monitor com resolução nativa maior, obviamente).
Percebam que a maioria das pessoas que reclamam de blurry nas imagens com dlss, jogam em FullHD (só dar um google em "dlss blurry").

Curiosamente no site da Nvidia onde ela explica o dlss2.0, tem o Deliver us the moon que citei, e como joguei recentemente, vi que não foi tudo isso o trabalho no dlss, bem diferente do Control, por exemplo, que é mais ou menos da mesma época.



No Forza Motorsport, notei que não fica tão ruim o DLSS, mas tenho a impressão que o jogo sem o DLSS/DLAA aplica uma AA nativo (possivelmente TAA), então acho que não tem como fazer uma comparação direta.
 
Acho que voce está enganado
Dlss não faz upscaling de nada...
Ele pega uma imagem X resolução e reconstroi na resolução y
Outra coisa você falar que tem perda de qualidade, que fica embaçado...
Se se for aí, ou você usa a qualidade mais podre do dlss aí sim fica ruim

Upscaling não é igual a dlss

4k nativo

EpHAmKL.jpg

Lá vem o apelão de VHX ;D
 
Das minhas últimas 6 corridas online, as 5 primeiras me rodaram na primeira curva...tipo o cabra não freia, pega a sua lateral e te leva pela reta inteira se o seu carro ficar colado no carro dele...nos treinos ficava nos top 3, na largada geralmente top 5 e na corrida lá pro final pois depois não tinha como buscar mais o pelotão da frente...

Minhas últimas corridas têm sido complicadas... :pepe2:
Molecada do Gamepass não perdoa. Voce tem que largar nas primeiras filas e abrir dos jogadores de Forza Horizon se quiser ter uma experiencia agradavel .
 
Não é bem assim. DLSS, assim como outros métodos "paralelos" não aumentam a qualidade, e sim diminuem. Eles literalmente reproduzem o jogo com uma resolução menor e fazem upscaling para uma resolução maior, aplicando antialiasing no processo, diminuindo o serrilhado. Só de diminuir a resolução já fica claro que existe um downgrade na qualidade. O que essas técnicas fazem, é tentar recriar o aspecto da resolução original das texturas. Em jogos onde o DLSS é bem implementado, o resultado final é satisfatório. Mas na maioria dos jogos não é bem implementado e o resultado final é uma imagem com aspecto embaçado (sem uma nitidez igual a resolução nativa).

Isso é piorado quando a resolução do monitor já é baixa (1080p). Infelizmente, DLSS e os seus "concorrentes" são mais voltados para quem tem monitor quadHD ou superior. Nesses casos, o uso do dlss não causa um impacto tão ruim no resultado final. Já em monitores que já são fullHD, o jogo utilizará resoluções abaixo do 1080p, e o resultado na maioria da vezes é a perca de detalhes das texturas (um exemplo bem clássico são arvores e folhagens no geral, perdem total definição dependendo do nível utilizado do recurso).

DLAA é apenas uma técnica de Antialiasing que utiliiza os mesmo tensor cores das RTX. É a mesma técnica do dlss, mas sem a parte de upscaling. Logo, não há ganho de performance, apenas de qualidade (devido ao serrilhado diminuir, nada além disso), enquanto o dlss é uma técnica para ganho de desempenho, tentando evitar a perda de qualidade.

Sei bem como funcionam DLSS e DLAA. Todos sabemos.

E, não. Como já disse - e provo abaixo -, o DLSS é uma tecnologia que CORRIGE a renderização nativa do motor do jogo porque ele não simplesmente pega e aumenta a imagem corrigindo erros do upscaling. Ele RECONSTRÓI mais de metade do quadro através do uso de altíssimo nível de inteligência artificial. Portanto isso faz com que o DLSS MELHORE a imagem em 99% dos quadros. Abaixo comparação irrefutável. Existem cenários específicos onde o DLSS acaba entregando resultado inferior? Sim, mas no resultado final o DLSS vai entregar uma imagem melhor. Normalmente MUITO superior.

DLAA > DLSS > Renderização nativa


azRPOTl.png


imagens originais:




*Quanto a resolução, ai mora uma confusão extremamente comum pela internet toda. Uma imagem em 4k é superior a uma imagem em 1080p porque tem MUITO mais informação. Pronto, acaba aqui. Sim, DLSS utilizado em 4k vai ficar melhor do mesmo jeito que DLSS em 1080p fica melhor que 720p e isso não tem NENHUMA relação com o upscaling. Proporcionalmente não muda nada. A DLSS em 4k vão proporcionalmente oferecer uma melhoria idêntica aquela de qualquer outra resolução.

Resumindo: não usar DLSS é simplesmente um negócio TOTALMENTE sem lógica. È absolutamente irracional não utilizar um recurso que MELHORA a imagem e te entrega no mínimo uns 40% mais frames.
 
Um belo exemplo de onde em 1080p e mau implementado deixa zoado as imagens (o primo FH5):


Outro jogo que joguei recentemente que não ficou legal em 1080p foi o Deliver Us the Moon. Ok que é um jogo meio indie e mais antigo, mas teve o dlss 2.0 implementado e mostra que nem sempre o DLSS faz milagre (não cheguei a testar em resolução mais alta através de dsr).

Se não me falhe a memória, um que joguei e foi muito bem implementado e nem é muito novo é o Control. Nele a resolução com dlss ficou ligeiramente melhor do que nativo e sem serrilhado.

Ou seja, depende totalmente do trabalho em fazer a coisa bem feita. Se não fica essa 'nhaca' igual ao forza horizon 5 ali e tantos outros jogos. Igual ao Control, não são tantos.


Nada de errado (talvez em generalizar que todo jogo com dlss sofre downgrade, mas enfim, são poucos que ficam realmente com resultados bem bons mantendo a qualidade ao mesmo passo que elimina o serrilhado). DLSS cria a imagem final na resolução setada, a partir de um frame de menor resolução. E ele faz isso através de Upscale + IA (o que inclui trabalho externo prévio inclusive, não somente o que acontece em tempo real na execução do jogo) ... se bem implementado, o resultado final é satisfatório, tendo apenas vantagens. Se não, fica com aspecto de embaçado mesmo, se saindo mais como um upscale melhorado. Forza Horizon 5 como viram alí, ficou um lixo em 1080p dlss (e não é um jogo antigo). Cyberpunk2077 (pelo menos antes do atual patch 2.0~2.1) também não ficava as 1000 maravilhas em 1080p. Nesses exemplos aí, só fica bom o DLSS se eu setar uma resolução alta, criada por DSR (ou provavelmente se eu tivesse um monitor com resolução nativa maior, obviamente).
Percebam que a maioria das pessoas que reclamam de blurry nas imagens com dlss, jogam em FullHD (só dar um google em "dlss blurry").

Curiosamente no site da Nvidia onde ela explica o dlss2.0, tem o Deliver us the moon que citei, e como joguei recentemente, vi que não foi tudo isso o trabalho no dlss, bem diferente do Control, por exemplo, que é mais ou menos da mesma época.



No Forza Motorsport, notei que não fica tão ruim o DLSS, mas tenho a impressão que o jogo sem o DLSS/DLAA aplica uma AA nativo (possivelmente TAA), então acho que não tem como fazer uma comparação direta.

Sugiro entender mais sobre o DLSS 2.0

Ele reconstrói imagens utilizando AI com base em dados de imagens a 16k de resolução. Técnica completamente diferente do FSR2 ou TAA nos consoles, que são um lixo perto do DLSS ainda mais em resoluções mais baixas.

Se você esta jogando em 1080p, ai o mais indicado seria usar o preset quality do DLSS. Vai entregar uma imagem melhor que o nativo. Para resoluções mais altas como 1440p para cima, ai já da para brincar com os outros presets.

DLSS 2.0 na sua primeira versao. Atualmente esta na versao 3.5.10
 
Última edição:
Literalmente tirei as prints mostrando um jogo onde o Dlss não ajudou devido a implementação ruim e baixa resolução, citei outro exemplo onde não ficou bom, postei o link do próprio site da nvidia mostrando como o dlss 2.0 funciona, ou seja, mostrando que é upscaling + IA, mas o cara insiste dizer que devo entender mais sobre dlss e posta video do mesmo jogo que eu mesmo já havia falado onde ficou bom.
Perca de tempo mesmo.
:tiringa:
Passar bem.
 
:mj:
 
Literalmente tirei as prints mostrando um jogo onde o Dlss não ajudou devido a implementação ruim e baixa resolução, citei outro exemplo onde não ficou bom, postei o link do próprio site da nvidia mostrando como o dlss 2.0 funciona, ou seja, mostrando que é upscaling + IA, mas o cara insiste dizer que devo entender mais sobre dlss e posta video do mesmo jogo que eu mesmo já havia falado onde ficou bom.
Perca de tempo mesmo.
:tiringa:
Passar bem.
É perda de tempo que se fala. E, sim, seria para ambos de nós continuarmos. Tudo que precisa ser dito já foi posto. Agora as pessoas que fiquem com suas conclusões e vamos falar do jogo.
 
depois de ler tudo, eu ainda sigo não usando DLSS em 1080P, valeu moçada :sefu:
 
depois de ler tudo, eu ainda sigo não usando DLSS em 1080P, valeu moçada :sefu:

Atualiza o DLSS para a ultima versao em todos os jogos. Tem muito jogo que o DLSS 'e bem antigo. Apenas atualiza o arquivo. A ultima versao 'e o 3.5.10. Pode atualizar em todos os jogos que vc vai ver muita melhora dependendo do jogo.
https://www.techpowerup.com/download/nvidia-dlss-dll/

Coloca em quality e ajusta o sharpening. Assim nao tem como ficar pior que o nativo.
 
Sei bem como funcionam DLSS e DLAA. Todos sabemos.

E, não. Como já disse - e provo abaixo -, o DLSS é uma tecnologia que CORRIGE a renderização nativa do motor do jogo porque ele não simplesmente pega e aumenta a imagem corrigindo erros do upscaling. Ele RECONSTRÓI mais de metade do quadro através do uso de altíssimo nível de inteligência artificial. Portanto isso faz com que o DLSS MELHORE a imagem em 99% dos quadros. Abaixo comparação irrefutável. Existem cenários específicos onde o DLSS acaba entregando resultado inferior? Sim, mas no resultado final o DLSS vai entregar uma imagem melhor. Normalmente MUITO superior.

DLAA > DLSS > Renderização nativa


azRPOTl.png


imagens originais:




*Quanto a resolução, ai mora uma confusão extremamente comum pela internet toda. Uma imagem em 4k é superior a uma imagem em 1080p porque tem MUITO mais informação. Pronto, acaba aqui. Sim, DLSS utilizado em 4k vai ficar melhor do mesmo jeito que DLSS em 1080p fica melhor que 720p e isso não tem NENHUMA relação com o upscaling. Proporcionalmente não muda nada. A DLSS em 4k vão proporcionalmente oferecer uma melhoria idêntica aquela de qualquer outra resolução.

Resumindo: não usar DLSS é simplesmente um negócio TOTALMENTE sem lógica. È absolutamente irracional não utilizar um recurso que MELHORA a imagem e te entrega no mínimo uns 40% mais frames.

esta perdendo seu tempo, o conhecimento dele esta acima da verdade.....

parei de responder por isso, deixa ele achar o que achar e pronto , simples
 
Atualiza o DLSS para a ultima versao em todos os jogos. Tem muito jogo que o DLSS 'e bem antigo. Apenas atualiza o arquivo. A ultima versao 'e o 3.5.10. Pode atualizar em todos os jogos que vc vai ver muita melhora dependendo do jogo.
https://www.techpowerup.com/download/nvidia-dlss-dll/

Coloca em quality e ajusta o sharpening. Assim nao tem como ficar pior que o nativo.
Maioria dos casos onde o DLSS parece ficar ruim é uma má calibração do display. Geralmente muita nitidez eu ouso de overdrive acabam sendo as causas mais comuns quando a experiência com o DLSS é inferior à renderização nativa. Existe também a hipótese do jogo estar utilizando nitidez muito alta. Ideal é deixar o mais próximo possível do zero (também vai depender da calibração do display).
 
Das minhas últimas 6 corridas online, as 5 primeiras me rodaram na primeira curva...tipo o cabra não freia, pega a sua lateral e te leva pela reta inteira se o seu carro ficar colado no carro dele...nos treinos ficava nos top 3, na largada geralmente top 5 e na corrida lá pro final pois depois não tinha como buscar mais o pelotão da frente...

Minhas últimas corridas têm sido complicadas... :pepe2:

Por isso que às vezes é melhor deixar todo mundo largar e sair por último. Você vem de trás e consegue ver/evitar as barberagens.

Isso é muito útil nesses lobbys cheio de troll. Faça isso pra subir sua classificação rápido e parar de jogar com esses câncers!
 
Por isso que às vezes é melhor deixar todo mundo largar e sair por último. Você vem de trás e consegue ver/evitar as barberagens.

Isso é muito útil nesses lobbys cheio de troll. Faça isso pra subir sua classificação rápido e parar de jogar com esses câncers!
Sou S com 4600 de rating e os trolls continuam na mesma proporção. O sistema De SBMM desse game é uma piada.
 
Sou S com 4600 de rating e os trolls continuam na mesma proporção. O sistema De SBMM desse game é uma piada.

Pelo seu nick, tu tem que correr com o lendário Testarossa:bem:
 

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