[TÓPICO DEDICADO] Garantia de placas de vídeo - Informações, prazos e politicas para RMA

E tem uma galera aqui no fórum passando pano pra AMD com esse problema de stuttering, dentre outros.

Mas sobre a garantia, eles identificando o defeito a primeira opção que é direito deles é mandar outro exemplar igual. Não sendo possível aí você pode escolher entre pegar um produto similar que eles ofereçam ou algum outro a sua escolha, pagando a diferença caso exista. Ou também você pode optar pelo ressarcimento integral do valor pago.

Mas olha, vou torcer para a pichau ser compreensiva e te dar esse retorno. Esse problema da AMD tem sido discutido a exaustão e a princípio não se trata de um problema com origem no hardware, mas sim no software (driver) e é algo totalmente aleatório. Tem pessoas no fórum que não tiveram problema nenhum e estão bem satisfeitas com a AMD e tem outras relatando todo tipo de problema. Eu mesmo vendi recentemente uma 6600XT amargando um bom prejuízo no processo da troca pra uma 3060 pq essa bosta realmente não presta. Aqui além do stuttering tive uma caralhada de outros problemas.
No meu caso, foi isso aqui o que responderam por e-mail:

"Chegando o produto para nós, podemos seguir de algumas formas:

-Enviamos outro produto igual (novo) ou similar (sem perda de desempenho)
-Deixamos o valor como crédito em site para uso ou posterior

Podendo haver durante os atendimentos outros desdobramentos, contudo os costumeiros sãos estes citados acima.
Assim que o senhor for notificado que o produto chegou poderá escolher de que maneira deseja que sigamos."

Por isso acredito que eles deixem eu escolher a opção que eu quiser dessas mencionadas. Mas minha dúvida mesmo é com a diferença de valor.
No meu caso também, a placa é open box, que provavelmente foi devolvida em menos de 1 semana pelo mesmo motivo, ou usada como mostruário, etc. Eu comprei a placa por R$3600, mas o valor real dela é R$4500. Por isso estou meio confuso com a resposta deles. Se eu escolhesse uma nova, sairia o mesmo valor de uma RTX 3060.

Podendo haver durante os atendimentos outros desdobramentos, contudo os costumeiros sãos estes citados acima.
Assim que o senhor for notificado que o produto chegou poderá escolher de que maneira deseja que sigamos."

Por isso acredito que eles deixem eu escolher a opção que eu quiser dessas mencionadas. Mas minha dúvida mesmo é com a diferença de valor.
No meu caso também, a placa é open box, que provavelmente foi devolvida em menos de 1 semana pelo mesmo motivo, ou usada como mostruário, etc. Eu comprei a placa por R$3600, mas o valor real dela é R$4500. Por isso estou meio confuso com a resposta deles. Se eu escolhesse uma nova, sairia o mesmo valor de uma RTX 3060.
Não entendi bem qual é a dúvida mas o crédito naturalmente será do valor que você efetivamente pagou pela placa open box e não de uma placa nova.

Se quiser uma placa melhor/diferente/mais cara basta usar o crédito e pagar a diferença, e sugiro que opte por uma placa 0km.

a primeira opção que é direito deles é mandar outro exemplar igual.
negativo! a prerrogativa é do consumidor e não da loja. O Consumidor que deve escolher entre trocar por outro produto igual (se não tiverem ai sim negociar por qual seria trocada) ou devolucao do dinheiro pago corrigido monetarieamente

negativo! a prerrogativa é do consumidor e não da loja. O Consumidor que deve escolher entre trocar por outro produto igual (se não tiverem ai sim negociar por qual seria trocada) ou devolucao do dinheiro pago corrigido monetarieamente
Bom, o CDC diz o seguinte:

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
  1. A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
  2. A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
  3. O abatimento proporcional do preço.​

As interpretações que vi desse texto até então entendem que a primeira opção é do fornecedor, podendo dentro do prazo reparar ou substituir por um modelo idêntico. Isso não sendo possível entra então as demais opções, essas sim a critério do consumidor.

Mas não tenho gabarito para afirmar, só estou relatando o que vi partindo de outras situações. Pode ser que minha informação esteja mesmo incorreta. Em geral não é o que se vê junto ao atendimento das lojas, mas loja nunca foi critério pra saber o que é certo rs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obs.: Quando digo substituir ou reparar seria fornecer um exemplar exatamente idêntico ao adquirido. Marcas diferentes ou mesmo modelos diferentes de um mesmo produto já não se enquadram nisso, entrando então o direito de escolha do consumidor.

Última edição:
Bom, o CDC diz o seguinte:

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
  1. A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
  2. A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
  3. O abatimento proporcional do preço.​

As interpretações que vi desse texto até então entendem que a primeira opção é do fornecedor, podendo dentro do prazo reparar ou substituir por um modelo idêntico. Isso não sendo possível entra então as demais opções, essas sim a critério do consumidor.

Mas não tenho gabarito para afirmar, só estou relatando o que vi partindo de outras situações. Pode ser que minha informação esteja mesmo incorreta. Em geral não é o que se vê junto ao atendimento das lojas, mas loja nunca foi critério pra saber o que é certo rs

Obs.: Quando digo substituir ou reparar seria fornecer um exemplar exatamente idêntico ao adquirido. Marcas diferentes ou mesmo modelos diferentes de um mesmo produto já não se enquadram nisso, entrando então o direito de escolha do consumidor.
Bom a loja tem 30 dias para reparar a placa de video. Não conseguiram reparar, conforme vc mesmo colocou "pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha"

Agora a galax ultimamente tem falando que não tem mais o modelo para troca e tenta forçar o consumidor a aceitar o valor pago na nota corrigido mas se o consumidor entrar no JEC, com ceteza a galax perde e será obrigada a trocar o item, se não tiver o mesmo, por algum equivalente/superior.

Bom a loja tem 30 dias para reparar a placa de video. Não conseguiram reparar, conforme vc mesmo colocou "pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha"

Agora a galax ultimamente tem falando que não tem mais o modelo para troca e tenta forçar o consumidor a aceitar o valor pago na nota corrigido mas se o consumidor entrar no JEC, com ceteza a galax perde e será obrigada a trocar o item, se não tiver o mesmo, por algum equivalente/superior.
Exato, mas o meu comentário inicial era para um amigo que devolveu a placa e que ainda está no prazo de 30 dias. Apenas quando o prazo esgotar ou a loja confirmar que não foi possível o reparo/substituição é que ele poderá exigir as demais opções. Antes disso a prerrogativa é da loja.

Mas como loja não repara nada devem alegar não ter mais estoque e forçar a devolução do valor pago ou o pagamento da diferença em outro produto, afinal era um produto open-box que tem um valor bem abaixo dos produtos "novos".

Sobre a Galax, isso não é exclusivo dela, a maioria das marcas tem essa política de forçar o que é mais interessante para elas. Mas quase sempre uma menção ao CDC e uma advertência de que a situação pode vir a ser resolvida nos meios legais já resolvem o problema.

Obviamente eles lhe darão a opção de outra placa open box. Senão tiver, ofereceram o estorno do valor pago e não do valor de uma nova.

Alguém aqui já usou o RMA da Gainward? Pode passar um feedback?

Alguém aqui já usou o RMA da Gainward? Pode passar um feedback?
Até onde sei é uma marca sem representação nacional, então não tem RMA próprio. Nesse caso a loja onde vc comprou é que é responsável pelo RMA por todo o período da garantia.

Pessoal, comprei uma RX 6600 XT na Pichau e ela apresentou defeito, tantos stutterings que fica impossível de jogar, ainda fiquei 18 dias com a placa tentando arrumar achando que o problema era meu até que testei em outro computador e confirmei que era a placa. Bom, acionei o RMA e a Pichau no dia seguinte já mandou a transportadora fazer a coleta do produto. Após a coleta, perguntei o que aconteceria após constatado o erro da placa de vídeo por parte deles e eles disseram que ou mandam outra (nova) igual, uma placa de vídeo similar sem perda de desempenho ou o dinheiro de volta. No caso da placa de vídeo similar, estou decidido em pegar uma RTX 3060. Nesse caso, a RTX 3060 é certamente mais cara, então eu teria de pagar a diferença ou isso é custeado por eles?
Boa tarde, o erro foi constatado e a Pichau devolveu o dinheiro como crédito no site. Porém, quero fazer a compra de uma RTX 3060 ti e os preços e as marcas oferecidas pela Pichau são bem piores do que o oferecido por outros sites, então eu gostaria que eles devolvessem o dinheiro diretamente na minha conta. É possível eles se negarem a fazer isso, será que terei algum problema?

Boa tarde, o erro foi constatado e a Pichau devolveu o dinheiro como crédito no site. Porém, quero fazer a compra de uma RTX 3060 ti e os preços e as marcas oferecidas pela Pichau são bem piores do que o oferecido por outros sites, então eu gostaria que eles devolvessem o dinheiro diretamente na minha conta. É possível eles se negarem a fazer isso, será que terei algum problema?
Possível é, nada impede eles de tentarem te aplicar o golpe, vai que cola kkkkk

Mas o CDC é claro nesse aspecto e nessa situação é seu direito exigir o estorno do valor. Mas antes de qq coisa acione o atendimento deles e veja o que respondem a respeito, só assim pra saber se terá ou não problema.

Possível é, nada impede eles de tentarem te aplicar o golpe, vai que cola kkkkk

Mas o CDC é claro nesse aspecto e nessa situação é seu direito exigir o estorno do valor. Mas antes de qq coisa acione o atendimento deles e veja o que respondem a respeito, só assim pra saber se terá ou não problema.
Responderam isso aqui:

De acordo com as diretrizes do código do consumidor, o estorno/reembolso só pode realizado caso cliente informe defeito no produto dentro de 7 dias após o recebimento do mesmo, sendo assim, não será possível prosseguir com seu reembolso.

No caso então seria melhor eu comprar uma outra placa, abrir, usar durante menos de uma semana, acionar o direito de arrependimento e pedir a devolução do dinheiro?

Última edição:
Responderam isso aqui:

De acordo com as diretrizes do código do consumidor, o estorno/reembolso só pode realizado caso cliente informe defeito no produto dentro de 7 dias após o recebimento do mesmo, sendo assim, não será possível prosseguir com seu reembolso.
Bom, o que vc pode falar é que o prazo de 7 dias é para ARREPENDIMENTO da compra e que como seu caso é de GARANTIA não está enquadrado nesse artigo, sendo abordado no art. 18 do CDC que garante seu direito a reembolso caso o problema não seja sanado.

"Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço."

No caso então seria melhor eu comprar uma outra placa, abrir, usar durante menos de uma semana, acionar o direito de arrependimento e pedir a devolução do dinheiro?
Nada, só vai gerar mais stress. Bate em cima do art.18 com eles que vc tá no seu direito.

Já mete reclamação no reclame aqui e saí também, faz barulho que eles cedem.

Mas se for fazer isso vc nem precisa abrir, só comprar outra placa e recusar a entrega. Estou com uma nessa situação, cancelei a compra antes mesmo de sair pra entrega e a pichau já acionou a transportadora pra retornar o produto. Chegou hoje lá, quero que eles metam essa de crédito pra mim, vou aproveitar meu desemprego e passar boas horas no juizado de pequenas causas só pra dar um stress neles.

Pessoal, recebi uma ligação do próprio Ronaldo Buassali para resolver a questão. Essa me surpreendeu.
Nunca usei, mas sempre vi relatos muito bons sobre o RMA da Galax. Que bom que estão mantendo o padrão de trabalho.

Quanto as redes sociais que envolvem o Ronaldo e sua equipe, eu me afastei de todas. Já faz tempo que virou apenas uma "extensão" do marketing das marcas e deles próprios, onde qualquer comentário negativo ou é respondido com bastante parcialidade (quando não de forma grosseira) ou é simplesmente deletado.

Pessoal, comprei uma RX 6600 XT na Pichau e ela apresentou defeito, tantos stutterings que fica impossível de jogar, ainda fiquei 18 dias com a placa tentando arrumar achando que o problema era meu até que testei em outro computador e confirmei que era a placa. Bom, acionei o RMA e a Pichau no dia seguinte já mandou a transportadora fazer a coleta do produto. Após a coleta, perguntei o que aconteceria após constatado o erro da placa de vídeo por parte deles e eles disseram que ou mandam outra (nova) igual, uma placa de vídeo similar sem perda de desempenho ou o dinheiro de volta. No caso da placa de vídeo similar, estou decidido em pegar uma RTX 3060. Nesse caso, a RTX 3060 é certamente mais cara, então eu teria de pagar a diferença ou isso é custeado por eles?
Não é vc q escolhe, eles que vão te informar as opções.

Não é vc q escolhe, eles que vão te informar as opções.
Errado, vamos ao parágrafo primeiro do art.18 do CDC novamente:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

Como já disse algumas vezes antes, a loja/empresa responsável tem prerrogativa inicial de reparar ou trocar por outra unidade do mesmo produto. Não sendo possível entra a menção acima, onde é bem claro que a escolha é do consumidor, não da loja.

Um adendo, recebi agora a tarde a resposta da empresa quanto ao retorno que estava esperando. Pelo formato da mensagem aparentemente o padrão da empresa é esse de assumir que o consumir aceitará o crédito no site e omitir as demais opções. No meu caso eu recusei educadamente e disse que preferia o reembolso, na sequência alegaram estar organizando uma documentação interna para o mesmo. Vamos ver quantos dias isso levará...

Pichau.png

Errado, vamos ao parágrafo primeiro do art.18 do CDC novamente:

Como já disse algumas vezes antes, a loja/empresa responsável tem prerrogativa inicial de reparar ou trocar por outra unidade do mesmo produto. Não sendo possível entra a menção acima, onde é bem claro que a escolha é do consumidor, não da loja.

Um adendo, recebi agora a tarde a resposta da empresa quanto ao retorno que estava esperando. Pelo formato da mensagem aparentemente o padrão da empresa é esse de assumir que o consumir aceitará o crédito no site e omitir as demais opções. No meu caso eu recusei educadamente e disse que preferia o reembolso, na sequência alegaram estar organizando uma documentação interna para o mesmo. Vamos ver quantos dias isso levará...

Pichau.png
realmente, o q falei pode ser intepretado de varias formas, o quis dizer é que eles que vão te dizer as opções de troca possiveis caso escolha por trocar por uma similar ou superior. vc só pode escolher o que quiser se pedir dinheiro de volta e usar para comprar uma nova.

realmente, o q falei pode ser intepretado de varias formas, o quis dizer é que eles que vão te dizer as opções de troca possiveis caso escolha por trocar por uma similar ou superior. vc só pode escolher o que quiser se pedir dinheiro de volta e usar para comprar uma nova.
Há sim, entendo. Mas é importante ressaltar que no caso do amigo, por se tratar de uma garantia, ele não é obrigado a aceitar troca ou crédito e pode sim exigir o estorno do valor pago.

Caso ele encontre algum produto e queira usar o valor como abatimento na própria loja não há problemas, mas ele não é obrigado a isso, como a loja afirmou pra ele.

Pensa na enrolação com a Pichau. O atendente me negou enviar o dinheiro pro meu banco e depois citou os 7 dias de devolução lá porque eles erraram a nota fiscal da minha placa e está como nova e não open box. Ou seja, o atendente quis ser legal e quis devolver o dinheiro de alguma forma mesmo tendo passado 18 dias depois da compra, que são 11 dias a mais que o requerido legalmente. Bom, pelo o que entendi, ele achou que eu estava devolvendo a placa por desistência, já que a garantia das placas novas não é com a Pichau, o que não é o caso das open box que tem 3 meses de garantia diretamente com a mesma. Mas também teve um pouco de erro dele, já que eu tinha recebido um e-mail falando que a placa seria testada e logo depois ele mandou esse e-mail devolvendo o dinheiro por crédito na loja, não lendo uma série de 10 e-mails que foi trocado com diversos outros atendentes.
Agora só me resta esperar mais um tempo até eles pegarem a placa de volta, testar ela e me devolver o dinheiro, que provavelmente vá demorar mais alguns dias (espero que não). E estou torcendo para que a placa que eu queria não saia de estoque kkkkkk.

Olá a todos, alguém tem experiencia com RMA da Palit? Sabem se é bom?

Peguei uma 3080 12gb Gamerock na Terabyte, vi que são dois anos de garantia, acredito que seja garantia direto com a terabyte caso precise, seria isso?

Olá a todos, alguém tem experiencia com RMA da Palit? Sabem se é bom?

Peguei uma 3080 12gb Gamerock na Terabyte, vi que são dois anos de garantia, acredito que seja garantia direto com a terabyte caso precise, seria isso?
Sim, essa marca não tem representação nacional, então provavelmente é importada diretamente pela Terabyte. Sendo assim a própria loja que define o prazo da garantia bem como dá o devido suporte em caso de problema.

Pessoal preciso usar a garantia de minha rx6900xt da Asus comprada na kabum, o site não estava aceitando as fotos e pedi pelo chat o suporte, eu comprei a vga no dia 23/04/2021 a atendente disse que a garantia não era mais com eles e sim diretamente com a Asus, no site da compra fala que a garantia vale até 23/04/2021 alguém sabe se o rma da asus é bom?

Users who are viewing this thread

Voltar