Saudações!!
O objetivo deste tópico é agrupar em um único local as informações
iniciais referentes a garantia das diversas marcas que temos no mercado, para que pessoas sem experiência possam tirar dúvidas básicas de forma rápida. Deixo a critério da moderação, mas gostaria que os tópicos de garantia específicos de cada marca fossem mantidos, pois é interessante termos um feedback mais próximo dos usuários sobre como cada marca tem se portado e para isso e por uma questão de organização precisamos de seus respectivos tópicos.
Lembrando que:
1. O tópico serve para acolher relatos de casos de RMA entre
consumidor e
fabricante ou seus representantes.
2. Não é permitido sob qualquer hipótese:
2.1. Considerações sobre lojas (positivas ou negativas);
2.2. Questões sobre a esfera judicial (cumprimento de direitos, processos, etc);
2.3. Comentários desrespeitosos (xingamentos, ofensas) a qualquer uma das partes envolvidas no processo.
Dito isso, vamos ao que interessa.
Garantia e
RMA, o que são?
RMA é a sigla referente a Return Merchandise Authorization (Ou Autorização de retorno de mercadoria), também conhecido apenas por garantia, trata-se do procedimento envolvendo a devolução de uma mercadoria defeituosa para o Lojista, fabricante ou responsável legal sobre aquele produto ou serviço para que ele possa reparar, substituir ou ressarcir o cliente. No caso deste tópico, vamos tratar especificamente das garantias referentes a placa de vídeo.
Temos então dois tipos de garantia, a garantia legal que é prevista em lei e a garantia contratual, oferecida por lojistas ou fabricantes de acordo com o produto ofertado. A garantia legal tem prazo fixo de 90 dias após o recebimento do produto e não pode ser alterada. Como pode ser observado o prazo estipulado pela garantia legal foge da realidade do tempo de vida de bens duráveis e para placas de vídeo não temos nenhuma fabricante que trabalhe apenas com o prazo legal de garantia. Já a garantia contratual trata-se de um prazo superior a garantia legal, onde um contrato é firmado entre o fornecedor do produto e o cliente e os termos daquele contrato irão se estender pelo prazo nele definido. Abaixo iremos citar diversas marcas e os prazos para garantia contratual que cada uma oferece, lembrando que caso a marca ofereça por exemplo 1 ano de garantia, esse prazo será de 3 meses da garantia legal + 9 meses contratual. Ressalto que os prazos citados são para placas adquiridas no mercado nacional por meios oficiais. Lojas locais tem o hábito de oferecer apenas a garantia legal, muitas vezes por trabalhar com produtos importados ou de origem duvidosa.
Atualmente (e até onde sei) nenhuma marca oferece garantia para produtos adquiridos fora do território nacional, nesse caso é necessário que o processo seja feito no país onde o produto foi adquirido, o que muitas vezes é inviável devido aos trâmites burocráticos e custos de transporte. Modificações em geral (como instalação de hidrocooler) também invalidam a garantia, mesmo que algumas marcas supostamente ofereçam esse agrado, todas tem em seus termos a violação do lacre como fator determinante para invalidação da garantia.
Por anos tivemos como padrão para placas de vídeo o prazo de 12 meses, mas em meados de 2018 após um movimento de vários canais do youtube questionando sobre a diferença dos prazos ofertados no Brasil e no exterior diversas marcas se reposicionaram e atualmente temos como padrão o prazo de 36 meses. Isso
não significa que todas as marcas ofereçam esse prazo, mas aquelas que demonstram mais respeito pelo consumidor brasileiro já se adequaram a isso e já temos uma fabricante puxando a discussão dos 48 meses em alguns produtos, algo ótimo visto o custo de hardware no Brasil.
Sobre a cobertura para terceiros (Placas revendidas pelo comprador original), apenas duas marcas se posicionam sobre o assunto. A Galax oferece cobertura desde que o procedimento seja feito pelo comprador original e a EVGA diz ter cobertura, embora não especifique condições. Deixo claro que não sou especialista na área e meu conhecimento se resume a pesquisas na internet, mas ao que parece a garantia
legal incide sobre o produto, então não poderia ser negada em caso de revenda. Já a garantia
contratual tem outra abordagem, uma vez que trata-se de um contrato entre partes e uma vez que o produto seja vendido ou repassado esse novo proprietário não faria parte do contrato original, invalidando assim a garantia.
Por fim, vale destacar que há um acordo entre lojistas e fabricantes quanto a responsabilidade de atendimento dos processos de garantia, sendo que no primeiro ano o atendimento é feito pela loja onde o produto foi adquirido e no periodo restante de cobertura o atendimento é feito pela fabricante ou por seu representante nacional. Isso se aplica as principais marcas que atuam no mercado nacional, mas há marcas onde o período integral é de responsabilidade da loja, nesses casos é sempre bom consultar as informações junto a loja antes de adquirir o produto.
Vamos agora citar as principais marcas de placas de vídeo, o prazo que oferecem, se possuem representação nacional e os links de onde essas informações foram retiradas.
Asus:
Prazo de garantia:
3 Anos
Representação:
Nacional
Fonte:
https://www.asus.com/support/images/upload/warranty/br_Graphic Card.pdf
-->><<--
Gigabyte:
Prazo de garantia:
3 Anos
Representação:
Nacional
Fonte:
https://www.gigabyte.com/br/Support/Warranty/Graphics-Card
-->><<--
EVGA:
Prazo de garantia:
3 Anos*
Representação:
Internacional (Necessita envio para exterior)
Fonte:
https://br.evga.com/warranty/
-->><<--
MSI:
Prazo de garantia:
3 Anos
Representação:
Nacional
Fonte:
https://br.msi.com/page/warranty/vga
-->><<--
Galax:
Prazo de garantia:
3 anos
Representação:
Nacional
fonte:
https://galaxbr.com/suporte/garantia
-->><<--
PcYes:
Prazo de Garantia: entre
1 e 4 anos (Varia entre modelos)
Representação:
Nacional
Fonte:
https://www.pcyes.com.br/politica-de-garantia/
-->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<--
E essas são as marcas que oferecem 3 anos de garantia no mercado nacional. Abaixo vou citar algumas outras marcas que oferecem 2 anos ou menos, mas que não possuem representação no Brasil e/ou que não consegui informações através de canais oficiais para o mercado nacional. Algumas marcas abaixo são as que tem o prazo estipulado pela loja, nesses casos pode acontecer de ter de 1 até 3 anos e em caso de problema a própria loja ficará responsável por prestar o RMA.
XFX: 2 Anos (necessário envio para o exterior após o primeiro ano).
Zotac: 2 Anos (necessário envio para o exterior após o primeiro ano).
Sapphire: 1ano diretamente com a loja.
Asrock: 1 ano diretamente com a loja.
Powercolor: 1 ano diretamente com a loja.
PNY: Prazo definido pela loja.
Colorfull: Prazo definido pela loja.
Gainward: Prazo definido pela loja.
Afox: Prazo definido pela loja.
Finalizando, tentei ser o mais imparcial possível quanto as marcas. Obviamente cada um tem suas preferências, mas não posso deixar de citar o caso da
Zotac, que a poucos meses rompeu o contrato com a prestadora nacional de seu RMA e desde então tem deixado seus clientes no prejuízo, sem resposta e sem atendimento. Quando a marca resolver tais problemas estou a disposição para edição deste adendo, até lá aconselho que evitem aquisições da marca, pois como viram acima temos boas opções no mercado que possuem o mínimo de respeito por seus clientes.