Versão 1.0 inacabada (faltam tecnologias, edição de texto e outras coisas) do guia 3D Stereoscópio que estou montando a partir de um texto em inglês. Como estou meio sem tempo, estou fazendo devagar. Quando terminar devo colocar isso em alguns foruns para esclarecer dúvidas que galera tem. Ainda nem cobri a tecnologia polarização e outras. Falta ainda colocar imagens ilustrando cada coisa, que eu ainda estou selecionando para depois arrumar e colocar organizado.
Esta é uma introdução ao modernos equipamentos 3D estereoscópico tanto para ver filmes quanto para jogar em casa com S3D, é também uma explicação da tecnologia usada atualmente no cinema Vale lembrar que este guia foi escrito para pessoas que estão tendo o contato com 3D estereoscópico pela primeira vez, desta forma a terminologia utilizada no texto tende ser a mais simples possível para facilitar o entendimento da tecnologia e de seu funcionamento.
O guia foi escrito originalmente por Neil Schneider e traduzido e adaptado por mim.
O que é o Stereoscopic 3D e porque eu deveria me importar?
3D ou "3D estereoscópico" (S-3D) refere-se a tecnologia de mídia que exibe imagens ou conteúdo de uma forma que lhe permite perceber a profundidade da mesma forma que você faz na sua vida cotidiana.
3D é um tópico quente agora. Todos os principais estúdios de Hollywood estão lançando filmes 3D nos cinemas equipados com a tecnologia, e o faturamento em cinemas 3D facilmente chega a duas ao do tradicional 2D. A última vitória da indústria é o filme Avatar, que bateu o recorde de Titanic.
Por toda esta excitação? Por que esses filmes se saem tão bem? O 3D adiciona um nível superior de beleza visual e imersão de uma maneira que reforça significativamente a capacidade do cineasta de contar histórias - e isso simplesmente não é possível através de outros meios. Em nossa opinião, o S-3D é capaz de criar experiências mais memoráveis que o 2D convencional, e já estamos vendo uma grande promessa no campo educacional.
Do outro temos um outro grande grupo de consumidores, que além de ser capaz de assistir filmes em 3D, também querem jogas seus títulos favoritos em S3D. Tomar parte da ação em um jogo utilizando a tecnologia S3D é uma experiência única e basta algum tempo jogando assim para nunca mais conseguir voltar a jogar em 2D.
Como funciona?
A menos que você tenha alguma limitação visual que impeça de ver em 3D, todos são capazes de perceber as coisas em 3D, e é assim que funciona:
Se você fechar os olhos um de cada vez, você vai ver que cada olho vê uma visão um pouco deslocada do outro. Seu cérebro tem as imagens fornecidas pelo seu olho direito e esquerdo, e os combina em uma única imagem. Esta imagem inclui a profundidade que consideramos normal e parte de nossa visão.
Todos os displays 3D estereoscópicos funcionam mostrando a cada olho uma única imagem sobreposta. Embora existam várias marcas e produtos, eles são todos baseados em uma ou mais das seguintes técnicas: anaglyph, LCD, Shutter Glasses, projeção e lentes polarizadas, head mount displayes, e soluções 3D auto-estereoscópicas.
O que eu posso usar hoje?
Existe uma grande variedade de soluções 3D estereoscópicas no mercado, e aqui está uma lista do que está disponível hoje, por tipo:
I. Anaglyph
Todas as formas de anaglyph são baseadas na idéia de filtragem de uma imagem única para cada olho, separando os pontos de vista com uma seleção específica de cores, com os óculos diferenciando as cores para cada olho.
1. Óculos Vermelho / Azul
Anaglyph é mais frequentemente associada com o "vermelho / azul" óculos. Em comparação com soluções modernas, esta é considerada a pior forma de experiência em 3D estereoscópico. Dito isto, é muito barato (possivelmente grátis!) E ele funciona.
O usuário usa óculos anaglyph especial, e cada olho tem sua própria lente: vermelho para o olho esquerdo, azul para a direita. A tela funciona em conjunto por ter uma imagem coordenada vermelho e azul. Entre os óculos e a imagem, os componentes vermelhos são visto por um olho e os azuis pelo outro, o resultado desta filtragem seletiva de cores é o 3D estereoscópico. Existem diferentes técnicas com diferentes níveis de complexidade, mas isso é como as coisas funcionam no nível mais simples.
A desvantagem do sistema é que depois de um tempo usando, você pode ter dores de cabeça, seu cérebro irá tentar compensar o espectro de cores temporariamente e a experiência visual não muito boa.
2. Dolby 3D
É quase um equívoco colocar o sistema Dolby 3D na categoria anaglyph, mas ele muitas vezes conhecido como "anaglyph com esteróides". O Dolby 3D também usa as cores para separar a imagem da esquerda da direita, é ai que termina a semelhança com o sistema anaglyph. O sistema Dolby 3D coloca todas as cores em cada olho, e filtra posteriormente com uma tecnologia bem avançada.
O sistema escolhe as cores vermelha, verde e azul para o olho esquerdo (RGB), e as mesmas cores ligeiramente diferentes para o olho direito. Com o RGB é possível projetar todo o espectro de cores para cada olho. Para que a diferença de cores entre os olhos permaneça imperceptível, cada uma das duas lentes dos óculos tem cerca de cinqüenta filtros.Quando ambos os olhos estão abertos, o olho dominante do espectador compensa qualquer diferença de cor.
Uma vantagem para o sistema Dolby 3D é que os donos dos cinemas podem manter a sua telas brancas tradicionais, mas o ponto negativo é que os óculos saem bem mais caro que os óculos polarizados tradicionais. Outra vantagem apontada por especialistas e usuários é que as cores e a luminosidade neste sistema são superiores aquelas apresentadas pelo sistema polarizado utilizado pela Real D.
No Brasil atualmente o Cinemark e UCI utilizam Real D e o Severiano Ribeiro utiliza Dolby 3D.
3. Anaglyph Alternativo
Existem algumas opções de anaglyph modernos colocados no mercado recentemente. ColorCode 3-D e Trioviz são bons exemplos.
Usando diferentes opções de filtros de cor, o ColorCode 3-D e Trioviz podem ser vistos em quase qualquer forma de mídia, incluindo papel, tela, ou de projeção. Ao contrário dos anaglyph tradicionais, a escolha de filtros torna as imagens confortáveis o suficiente para ver em 3D. Eles têm sido usados para ajudar a promover lançamentos de filmes em 3D como Monsters vs Aliens 3D por exemplo. A desvantagem é que embora mais confortáveis, ainda criam uma distorção das cores.
II Óculos LCD Shutter
Óculos LCD Shutter estão disponíveis há vários anos, lembram do Master System? Em 1989 já existia o Óculos Shutter para ele.
Ao contrário da tecnologia anaglyph, eles não exigem mudança de cores da tela para trabalhar.
Estes óculos 3D tem um painel LCD simples que cobre todo o olho. Quando um painel é ligado, ele é completamente preto e impede qualquer passagem de luz. Quando ele está desligado, ele é transparente e a luz passa. Na prática, o olho esquerdo será transparente quando o olho direito é negro e vice-versa. Assim quando um olho enxerga uma imagem o outro não enxerga nada.
A tela fica piscando duas imagens alternadas em coordenação com os óculos.Uma imagem para o olho esquerdo, uma imagem para o olho direito. Quando configurado corretamente, este padrão alternado acontece tão rápido que o espectador não vê qualquer piscar ou efeitos visuais, o resultado deste padrão alternado é o 3D estereoscópico. Óculos LCD Shutter são muitas vezes conhecidos como "óculos ativos" ou "solução ativa "porque mudam fisicamente para criar o efeito S3D.
O desafio com óculos LCD Shutter é que a rápida alternância entre as imagens esquerda e direita corta os níveis de brilho pela metade. Para obter a mesma qualidade de imagem que você usa normalmente em 2D, você deve dobrar o brilho da tela. Há três tipos principais de tecnologias que se beneficiam de LCD Shutter:
1. Monitores CRT
Óculos LCD Shutter nasceram na era dos monitores CRT. Uma vez muito populares, os monitores CRT foram substituídos por painéis de LCD muito mais elegante.Infelizmente, estes novos painéis LCD não eram compatíveis com os LCD Shutter por terem frequencias baixas e insuficientes para serem confortáveis.
2. Painéis LCD 120hz
Óculos LCD Shutter são dependentes da taxa de atualização (número de vezes que a tela se atualiza por segundo). Se a taxa de atualização não é alta o suficiente, O efeito S3D se torna uma experiência que induz a náusea.
Hoje se sane que um mínimo de 60Hz por olho é necessária para a visualização mais confortável. Ou seja, 60 vezes por segundo por olho. A esmagadora maioria dos LCD atuais funcionam em 60Hz, que se traduz em uma taxa de 30Hz por olho, insuficiente para uma boa experiência S3D. É fácil entender por que os painéis LCD quase significaram a morte do S3D LCD Shutter. Felizmente, a tecnologia LCD percorreu um longo caminho, e novos painéis tem taxas de atualização de 120Hz ou mais! Pelo menos por enquanto, o custo barato de colocar para fora 120Hz. Por causa do baixo custo de fabricar TVs LCD/Plasma com taxa de 120hz ou 240hz (não confundir baixo custo com preço de venda) todas as fabricantes de TVs que vão colocar TVs 3D a venda a partir de 2010 escolheram o padrão LCD Shutter como sua tecnologia preferida. Por enquanto pelo menos.
A NVIDIA se beneficiou com o aparecimento de paineis 120hz também. Com a ajuda do seu sistema proprietário de 3D estereoscópico, ela lançou o NVIDIA GeForce óculos 3D Vision. Atualmente o sistema mais bem sucedido para jogos. Muito se fala do sistema proprietário da Nvidia e sua compatibilidade geral com outros sistemas, mas a NVIDIA já anunciou que seu sistema é compatível com o padrão Blu-Ray 3D.
3. Displays de Plasma
Embora uma minoria dos fabricantes estão indo para a tecnologia Plasma, teve inovações também neste campo. Parecido com monitores LCD, os plasmas mais recentes também tem taxas 120Hz ou maiores, e também apresentam resolução 1080p por olho. A vantagem da Plasma é que como a imagem é atualizada de forma muito mais eficiente que os paineis LCD atuais, muitos afirmam que é uma imagem sem os famosos ghosts que aparecem na maioria dos paineis LCDs 120hz de primeira geração.
4. Projetores 3D Single
Existem algumas soluções de projetor único que são populares entre os entusiastas que usam óculos LCD Shutter.Considerando que, antes estes projetores foram direcionados para uso comercial, estamos começando a ver as opções muito acessíveis no nível consumidor final.
Projetores são interessantes para os jogadores porque eles são uma das formas mais baratas de obter uma imagem S3D grande e envolvente. Alguns deles como o novo Optoma HD66 720P conseguem projetar imagens S3D ótimas em 100"
Os pontos negativo com projetores são a substituição da lâmpada, que é cara, e a necessidade de espaço. No entanto, suas resoluções têm aumentado significativamente e o preço diminuido consideralvemente. O projetor HD66 tem resolução HD e custa menos de US$700,00.
5. Telas DLP Checkerboard
Os óculos LCD shutter devem seu ressurgimento aos paines DLP. Simples assim.
Similar aos monitores CRT, a tela alterna muito rapidamente duas imagens. No entanto, ao invés de trazer uma imagem completa de uma vez, a resolução horizontal é cortado pela metade e é tratada em um padrão quadriculado alternado. Isso cria a ilusão da resolução 2D completa. E assim é criado o S3D.
Felizmente, a natureza do 3D estereoscópico reduz um pouco a importância da alta resolução, isso devido à sua natureza volumétrica. A desvantagem é que textos menores ficam bem difíceis de se ler.
Entretanto, como com todos LCD Shutter, há uma perda de 50% da luz por causa da alternância do fechamento de cada olho dos óculos, que as telas não podem compensar totalmente ainda. Existem já tecnologias que permitem que compensação seja feita em tempo real pela tela, mas ainda não estão disponíveis comercialmente.
6. Óculos LCD Shutter de Cinemas
Enquanto os cinemas polarizados são dominantes na América do Norte e Sul, óculos LCD Shutter são muito populares na Europa e Japão.
Enquanto os óculos de cinema são menos centrados na estética e mais na durabilidade, eles têm a vantagem de uma lente de qualidade superior, maior transparência, operação de longa duração e uma sincronização mais precisa. No entanto o custo de cinemas 3D com LCD shutter é quase sempre proibitivo sendo utilizado geralmente apenas por cinemas IMAX de grande porte e cinemas topo de linha localizados na europa e japão.
Fim da primeira parte...