Bem, acho que não é nada relacionado a APIs. Existem outros jogos, muitos outros jogos onde os sensores (Afterburner, EVGA Precision, etc.) mostram uso de GPU em 99%. Até Watch Dogs tem momentos onde o uso de GPU bate 99% e no GTA V, não. AC Unity, Far Cry 4, todos jogos considerados mal otimizados, conseguem fazer uso de 99% da GPU (de acordo com Afterburner, EVGA Precision, etc.), mesmo fazendo muito uso do processador também.
Pode até ser a física, mas se a Rockstar viesse a público declarar que a física está pesando no jogo porque usa muita CPU, não ia justificar o baixo uso da GPU aqui. Minha CPU também tá sendo subutilizada, se for pensar assim. O uso dos threads aqui não passam de 45~50%.
Eu tava jogando agora, fazendo missões (comecei a fazer as missões do Single Player só agora, antes eu tava só testando desempenho), usando resolução 1327p e até que foi bem. Pouquíssimos drops de 60 FPS, e os drops eram todos quando o carro estava em movimento rápido. Andando devagar ou parado, era 60 FPS constantes (ou 59, como o jogo só vai até 59 Hz
![Haha! :haha: :haha:](/styles/dark_responsive/xenforo/menes/haha.png)
).
Eu acho que o mostrador do afterburner pode estar errado também... Pode estar mostrando tudo errado, quem sabe? O EVGA Precision mostrava os FPS errados (com valor duplicado). No lançamento, quando fui entrar no jogo pela primeira vez e vi o EVGA Precision mostrando mais do que 120 FPS constantes com quedas pra 80 FPS nas moitas infernais, com tudo no ativado no máximo eu fiquei louco! Estava com a certeza de que era o jogo mais otimizado da história! Mas aí achei estranho o fato de que 80 FPS pareciam 30 FPS e fui ligar o fraps só por curiosidade, e me frustrei...