Comprei o LU28R55 da Samsung, é melhor do que imaginei, parece que avancei uns 200 anos em qualidade de imagem.
Ele tem 28", mas parece maior, porque as bordas são bem pequenas se comparado ao meu antigo Phillips de 27".
Os 4k fizeram com que ela tivesse uma aparência parecida com o que eu via nos Apple Retina, com textos e imagens super definidos. Mesmo o conteúdo em baixa resolução não fica ruim, ficam até melhores do que no meu antigo monitor 1080p, por conta da qualidade da tela IPS.
Curiosamente, mesmo sendo 60Hz, também senti maior fluidez, provavelmente pelo tempo de resposta (meu antigo era mais ou menos 5~7ms).
Estou usando no Linux, tive alguns problemas iniciais porque a GPU integrada do i7 4770 só suporta 4k@30Hz. Aí peguei minha antiga 1660Ti que estava guardada, ia vendê-la, mas agora vou mantê-la para esse PC. Aí pra variar, instalando o driver da Nvidia quebrei meu Arch. Tentei de várias formas resgatar, mas achei melhor formatar, visto que o de importante estava em um disco separado.
O Gnome só aceita escalar em 100, 200, 300 e 400%. Coloquei em 200% e ficou tudo do tamanho que era no monitor 1080p, mas com o efeito "retina" que mencionei acima. Ao mesmo tempo percebi o motivo do Gnome ficar estranho em baixa resolução, acredito que os desenvolvedores o façam usando Macs, ou telas 4k :klol
Testei com o Windows também, em outra máquina que vai ficar na sala, mas ainda estou configurando, ela tem uma 3060Ti, então já escalou de cara para 150%. Achei que ficou muito bom também, o Windows escala bem.
Testei o HDR, mas vi que não funciona tão bem, acredito que seja por falta de banda, já que é apenas um HDMI 2.0. Para suportar nesse monitor, teria que usar Displayport, mas não tenho aqui. Como o PC com Windows vai ficar na TV, não me preocupei com isso. No Linux deve chegar o suporte em breve, então quando sair, eu compro um cabo DP.