[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Ah, infelizmente, monitor QHD de 27 é muito mais caro do que ultrawide de 26. Em relação à ultrawide 26 ou 29, o 26 tem PPI maior. Neste caso não sobra outra opção a não ser 26 UW mesmo. O de 29 ganha em área física, mas como a resolução é a mesma, não ganha nada em pixels. A diferença de comprar o de 29 é mais uma questão da distância entre você e a tela.

Para trabalho tem gente que usa dois monitores 4k, mas aí é impossível de comprar isso agora. Depois eu penso em adicionar um segundo monitor se precisar.
Meu primeiro monitor LCD/LED foi de 20 polegadas, depois troquei por um LG 25 Ultrawide durante minha graduação em arquitetura, que tinha a mesma altura e o ganho lateral de 33% ajuda bastante em produtividade. Assim que as finanças permitiram, fiz o upgrade para o de 29 pela maior altura mesmo mantendo a resolução. Para o meu uso, não troco jamais um ultrawide por 2 monitores wide e quando for possível fazer o upgrade simultâneo de VGA e monitor, vou partir pra um de 34 ultrawide 1440p (WQHD).
 
O 29 Ultrawide da LG custa pouca coisa a mais do que o 26, mas acabei de checar as diferenças e tem mais além do que PPI. O de 26 perde em eficiência energética, PIP e split screen. Outra coisa é que a LG tem uma salada de monitores. Tem tanto os gamers de 144hz quanto os não gamer de 75hz. Com speaker e sem speaker. Fora isso ainda tem versão sem displayport. No final acabei decidindo pagar a diferença pelo de 29, sem displayport e sem speaker porque HDMI 2.0 já basta e a Nvidia passou a aderir ao FreeSync anos atrás.

Pessoal que falou em rocket science, é mesmo. Cada salada de modelos.
 
Última edição:
O 29 Ultrawide da LG custa pouca coisa a mais do que o 26, mas acabei de checar as diferenças e tem mais além do que PPI. O de 26 perde em eficiência energética, PIP e split screen. Outra coisa é que a LG tem uma salada de monitores. Tem tanto os gamers de 144hz quanto os não gamer de 75hz. Com speaker e sem speaker. Fora isso ainda tem versão sem displayport. No final acabei decidindo pagar a diferença pelo de 29, sem displayport e sem speaker porque HDMI 2.0 já basta e a Nvidia passou a aderir ao FreeSync anos atrás.

Pessoal que falou em rocket science, é mesmo. Cada salada de modelos.
Amigo, sim Nvidia agora permite ativar o g-sync com monitores freesync, mas para isso é obrigatório usar conexão DisplayPort, então se você tem placa de vídeo Nvidia e de fato comprou esse monitor sem conexão DisplayPort, não poderá usar a função ou terá que devolver/trocar de monitor.

Você pode ativar freesync via HDMI em placas de vídeo AMD, você pode ativar g-sync em monitores g-sync via HDMI, essa limitação do DisplayPort é só no caso de ativar freesync usando placa de vídeo Nvidia.

Edit: freesync é excelente para jogar, eu nunca mais quero usar monitor sem, mas não dará diferença alguma se for só para trabalho e uso diário.
 
Caramba. Acabei de cancelar a compra do 29WL500 e antes deles enviarem. É verdadeiro abuso o 29WN600 custar 3400R$ ou 4200R$ em algumas lojas. O 29WQ500 não tem em lugar nenhum. Na Amazon o 29WN600 sem impostos custa 1500R$ incluindo frete. Com impostos sai mais de 2500R$.

O 26WQ500 também não tem displayport. Eu ia ser obrigado a pegar o maior mesmo.

Oq me resta é pagar mais caro pela versão gamer 29UM69G e essa tem usb type c e displayport. Ou o 29WK600 que tem displayport mas não tem USB Type C. A versão gamer gasta mais energia tb.
 
Última edição:
Caramba. Acabei de cancelar a compra do 29WL500 e antes deles enviarem. É verdadeiro abuso o 29WN600 custar 3400R$ ou 4200R$ em algumas lojas. O 29WQ500 não tem em lugar nenhum. Na Amazon o 29WN600 sem impostos custa 1500R$ incluindo frete. Com impostos sai mais de 2500R$.

O 26WQ500 também não tem displayport. Eu ia ser obrigado a pegar o maior mesmo.

Oq me resta é pagar mais caro pela versão gamer 29UM69G e essa tem usb type c e displayport. Ou o 29WK600 que tem displayport mas não tem USB Type C. A versão gamer gasta mais energia tb.
Monitores nessas últimas semanas estão bem escassos e poucas opções de qualidades. Estou buscando um meio termo para 1440p ou mais WHQD também, mas é de partir o coração a cada click. Acho que vou ir de Husky Tempest ou LG 32GN600-B...
 
Comprei o LU28R55 da Samsung, é melhor do que imaginei, parece que avancei uns 200 anos em qualidade de imagem.

Ele tem 28", mas parece maior, porque as bordas são bem pequenas se comparado ao meu antigo Phillips de 27".

Os 4k fizeram com que ela tivesse uma aparência parecida com o que eu via nos Apple Retina, com textos e imagens super definidos. Mesmo o conteúdo em baixa resolução não fica ruim, ficam até melhores do que no meu antigo monitor 1080p, por conta da qualidade da tela IPS.

Curiosamente, mesmo sendo 60Hz, também senti maior fluidez, provavelmente pelo tempo de resposta (meu antigo era mais ou menos 5~7ms).

Estou usando no Linux, tive alguns problemas iniciais porque a GPU integrada do i7 4770 só suporta 4k@30Hz. Aí peguei minha antiga 1660Ti que estava guardada, ia vendê-la, mas agora vou mantê-la para esse PC. Aí pra variar, instalando o driver da Nvidia quebrei meu Arch. Tentei de várias formas resgatar, mas achei melhor formatar, visto que o de importante estava em um disco separado.
O Gnome só aceita escalar em 100, 200, 300 e 400%. Coloquei em 200% e ficou tudo do tamanho que era no monitor 1080p, mas com o efeito "retina" que mencionei acima. Ao mesmo tempo percebi o motivo do Gnome ficar estranho em baixa resolução, acredito que os desenvolvedores o façam usando Macs, ou telas 4k :klol

Testei com o Windows também, em outra máquina que vai ficar na sala, mas ainda estou configurando, ela tem uma 3060Ti, então já escalou de cara para 150%. Achei que ficou muito bom também, o Windows escala bem.
Testei o HDR, mas vi que não funciona tão bem, acredito que seja por falta de banda, já que é apenas um HDMI 2.0. Para suportar nesse monitor, teria que usar Displayport, mas não tenho aqui. Como o PC com Windows vai ficar na TV, não me preocupei com isso. No Linux deve chegar o suporte em breve, então quando sair, eu compro um cabo DP.

TVQN80.jpeg
 
O mercado de monitores é tão sacana.

29WK600 tem DP 1.2 e HDMI 2.0
29UM69G tem DP 1.2 e HDMI 1.4
29WN600 tem DP 1.4 e HDMI 2.0 só que custa tão mais caro..................................

Acontece que HDR10 no DP precisa de DP 1.4. Ou seja, freesync + HDR não dá.

https://www.displaydb.com/monitor/lg-29wl500 Esse site só pode estar errado. DP 1.4?? Contradiz o próprio site da LG que diz que nem DP tem. Tem até anúncio de loja que põe DP no título.

https://www.displaydb.com/monitor/lg-29wn600 DP 1.2??? O site da amazon também parece estar errado.

https://www.displayspecifications.com/en/comparison/5192b7a26 Esse site parece estar certo.
 
Última edição:
Hoje em dia, qual monitor ips de 24” que vocês recomendariam por até 1,5k?
Eu cogitei aqueles da Pichau com 280hz, mas vi muitos comentários negativos, então estou mais voltado a pegar o LG Ultragear de 144hz (não faço tanta questão de ser 240hz ou mais)
Será que tem algum mais cxb?
 
Comprei o LU28R55 da Samsung, é melhor do que imaginei, parece que avancei uns 200 anos em qualidade de imagem.

Ele tem 28", mas parece maior, porque as bordas são bem pequenas se comparado ao meu antigo Phillips de 27".

Os 4k fizeram com que ela tivesse uma aparência parecida com o que eu via nos Apple Retina, com textos e imagens super definidos. Mesmo o conteúdo em baixa resolução não fica ruim, ficam até melhores do que no meu antigo monitor 1080p, por conta da qualidade da tela IPS.

Curiosamente, mesmo sendo 60Hz, também senti maior fluidez, provavelmente pelo tempo de resposta (meu antigo era mais ou menos 5~7ms).

Estou usando no Linux, tive alguns problemas iniciais porque a GPU integrada do i7 4770 só suporta 4k@30Hz. Aí peguei minha antiga 1660Ti que estava guardada, ia vendê-la, mas agora vou mantê-la para esse PC. Aí pra variar, instalando o driver da Nvidia quebrei meu Arch. Tentei de várias formas resgatar, mas achei melhor formatar, visto que o de importante estava em um disco separado.
O Gnome só aceita escalar em 100, 200, 300 e 400%. Coloquei em 200% e ficou tudo do tamanho que era no monitor 1080p, mas com o efeito "retina" que mencionei acima. Ao mesmo tempo percebi o motivo do Gnome ficar estranho em baixa resolução, acredito que os desenvolvedores o façam usando Macs, ou telas 4k :klol

Testei com o Windows também, em outra máquina que vai ficar na sala, mas ainda estou configurando, ela tem uma 3060Ti, então já escalou de cara para 150%. Achei que ficou muito bom também, o Windows escala bem.
Testei o HDR, mas vi que não funciona tão bem, acredito que seja por falta de banda, já que é apenas um HDMI 2.0. Para suportar nesse monitor, teria que usar Displayport, mas não tenho aqui. Como o PC com Windows vai ficar na TV, não me preocupei com isso. No Linux deve chegar o suporte em breve, então quando sair, eu compro um cabo DP.

TVQN80.jpeg
Peguei pouco antes da BF. Na época tava em dúvida se pegava esse ou o LG 32 UltraGear qhd, mas por ser ips, menor e as cores + vivas me fizeram pender pro UR550. Tava c/ pressa, comprei só pra rejogar o A Plague Tale Innocence e continuar no Requiem. Pense no quão besta fiquei de ver a qualidade de img :omfg:, msm em qhd. Agr imagino quem usa em 4k ficará melhor ainda nos jogos. É outro mundo vs a 💩 anterior q tinha (BM273GW 🤢), passei do inferno ao paraíso 🥰.

Acho q os únicos pontos negativos ao meu ver são a baíxissima taxa de att (60hz), caso queira fazer um upgrade de vga + forte e não ter ajuste de altura. No + monitor perfeito.
 
Peguei pouco antes da BF. Na época tava em dúvida se pegava esse ou o LG 32 UltraGear qhd, mas por ser ips, menor e as cores + vivas me fizeram pender pro UR550. Tava c/ pressa, comprei só pra rejogar o A Plague Tale Innocence e continuar no Requiem. Pense no quão besta fiquei de ver a qualidade de img :omfg:, msm em qhd. Agr imagino quem usa em 4k ficará melhor ainda nos jogos. É outro mundo vs a 💩 anterior q tinha (BM273GW 🤢), passei do inferno ao paraíso 🥰.

Acho q os únicos pontos negativos ao meu ver são a baíxissima taxa de att (60hz), caso queira fazer um upgrade de vga + forte e não ter ajuste de altura. No + monitor perfeito.

Também fiquei impressionado com a qualidade de imagem, é muito bonita. Mesmo coisas em baixa resolução, vi uns vídes ontem no Youtube e estava muito bons.

A taxa de atualização é curiosa, mesmo em 60 Hz, tô achando mais fluído que meu antigo que também era 60 Hz.

Curioso que no manual diz que a frequência de operação é 50~75Hz...
 
Pessoal, o que acham do 29UM69G?

A ideia é usar pra trabalho. Conectando um Dell Latitude 5420.

Esse monitor está por 1100 a vista na Amazon.

Outra opção, seria pegar um usado por 800.

Gostaria da opinião de vocês.
 
pessoal, alguém tem alguma recomendação de monitor 2K abaixo de 3,000R$ ?
 
será que tem algum cupom de desconto rolando na loja da dell ? tá bem salgado o preço.
cuponomia100 tá funcionando, espera ele entrar em promoção, fica direto por 3k
 
Comprei o LU28R55 da Samsung, é melhor do que imaginei, parece que avancei uns 200 anos em qualidade de imagem.
Realmente cara. Eu tenho esse monitor também. Ele é excelente.
 
Na opinião de vcs qual seria o melhor QHD disponivel hoje no mercado brasileiro? Pelo que eu pesquisei o G6 ganha, o foda são as 32", coisa demais pra sentar numa mesa de PC, não sei se a curvatura da uma diminuida no problema, tinha visto o M27Q-X da Gigabyte que ganha do G6 em varios pontos perdendo apenas em contraste mas esse nem se encontra mais por aqui.
 
Pessoal estou com uma dúvida.
Qual desses monitores é o melhor?
O S3422DWG tem vários reviews falando q é um excelente monitor.
O S3423DWC só achei um review em Alemão. Ele está numa promoção pelo mesmo preço e com 5 anos de garantia.
Segundo o atendimento da Dell o S3423DWC é uma versão atualizada e tem alguns recursos a +
 
Pessoal estou com uma dúvida.
Qual desses monitores é o melhor?
O S3422DWG tem vários reviews falando q é um excelente monitor.
O S3423DWC só achei um review em Alemão. Ele está numa promoção pelo mesmo preço e com 5 anos de garantia.
Segundo o atendimento da Dell o S3423DWC é uma versão atualizada e tem alguns recursos a +
o dwg é mais um monitor gamer, tem 44hz a mais, freesync pro, mais brilho, menor tempo de resposta, já o dwc só pelo design dá pra ver que é um monitor mais de escritório.
 
LG 32GN600-B é ruim ? tenho visto que a opinião da galera é bem variada sobre ele.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo