Compartilhando meus últimos testes de monitores que realizei aqui em casa:
1) LG C2
- 4K OLED 42"
De longe a melhor qualidade de imagem que já vi na vida, mas o DPI é mediano, não tem a mesma nitidez de um monitor menor 4K, e sendo 42" ainda é absurdamente grande pra usar na mesa, ao menos pra mim. Para office é horrível porque vc fica bitolado com burn-in e não consegue ficar em paz sabendo que vai ter a mesma janela aberta todos os dias da semana 8 horas por dia. Para jogos é o que há de melhor, sem contestação, apesar de sentir falta de um DPI maior.
Vendi pq não estava conseguindo trabalhar e estudar em paz, e pq estava ficando com dor de cabeça.
2) Dell S3221QS
- 4K VA 32" curvo
Ótimo monitor VA. Gamma shifting mínimo, mas ainda presente. Bom volume de cor e bom brilho, mas nada excepcional. Ótimo para trabalhar, bem neutro e calibrado, mas mediano em games, as cores não saltam muito aos olhos e o brilho máximo é mediano. A película também é bem forte e deixa a imagem mais lavada. Acabei devolvendo porque é incompatível com o Mac M1, mas se não fosse, provavelmente teria ficado com ele.
3) LG 32UL750
- 4K VA 32"
Comprei quatro unidades, isso mesmo, quatro. Duas vieram refurbished (vendidos como novos), e as duas que vieram novas eram péssimas em gamma shifting. A última nem ligava direito porque veio com o botão de Power emperrado. Para office é horrível por conta do gamma shifting, mas para jogos é maravilhoso por conta do contraste e do HDR600. Para jogos foi o que mais se aproximou da C2.
Devolvi todos.
4) Samsung UR550
- 4K IPS 28"
Ótimo monitor IPS, mas possui um problema horrível de tons esverdeados e balanço de branco absurdamente quente. "Ah, mas ai é só calibrar", vc diria, sim, é só calibrar, o porém é que vc vai precisar tirar tanto Green e Red que o monitor vai perder quase todo o brilho dele, e brilho baixo diminui também volume de cor. Ou seja, ele só passa dos 100% sRGB se estiver descalibrado, e se vc quiser jogar sem um tom esverdeado cobrindo toda a tela, terá uma imagem com brilho muito baixo. Para trabalho é ótimo (quando calibrado), mas para jogos é meio fraquinho porque o brilho é muito baixo (quando calibrado).
Devolvi.
5) MSI G281UV
- 4K IPS 28"
Melhor ainda que o Samsung UR550, sem o tom esverdeado absurdo e o balanço de branco totalmente fora. Ele ainda apresenta um pouco de tom esverdeado, mas é muito mais por conta da saturação dos 125% sRGB. O brilho é um tiquinho maior que o Samsung UR550, mas quando coloco os dois calibrados lado a lado, o MSI apresenta brilho muito mais forte. Ele também possui uma opção de imagem voltada para games que dá um boost ainda maior no brilho. Pra deixar o balanço de branco do MSI mais neutro precisa mexer bem menos que no Samsung, então o impacto no brilho é muito menor.
De todos os monitores que testei recentemente, é o melhor balanço entre office e games. Para trabalhar é ótimo, brilho mais que bom, calibradinho não incomoda em nada, dá pra deixar qualquer tela aberta sem absolutamente nenhuma preocupação com burn-in. Em jogos ele tem um ótimo brilho e uma ótima qualidade de imagem, as cores saltam aos olhos, mas não dá pra exigir muito de HDR.
Infelizmente minha unidade veio com uns 4 ou 5 stuck pixels (pixels travados em branco), mas são praticamente impossíveis de perceber, a não ser quando a imagem é 100% preta (#000000). A mínima tonalidade de cinza já os oculta. De qualquer forma estou estudando a troca, mas sei lá, tô ficando cansado disso tudo.
De certo é que ficarei com o MSI. Foi o melhor monitor 4K dentro das características que buscava. Ainda tem o Acer Nitro que eu desconfio ser melhor, mas estou ficando sem paciência pra isso já.
Teria ainda como opção para testes o Samsung 32" VA, mas tem tantos relatos ruins que desanimei e estou bem desanimado com VA no geral. O Samsung M8 também é mediano e não tem FreeSync, então nem cogitei. O Philips também parece ser legalzinho mas pelas próprias specs não teria como ser superior ao MSI. Os Dell 4K IPS não possuem FreeSync então descartei.
Mas é isso ai, depois de testar 8 monitores no último mês, eis minhas impressões do mercado brasileiro atual pra 4K.