[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Pessoal, sobre distancia do monitor.
Sei que é subjetivo, mas com uma mesa de 50cm de profundidade, um monitor de 32" (idealmente QHD) seria desconfortavel?
Pergunto porque nao conheço ninguem para experimentar e além disso, vejo gente falando que o que eu uso atualmente já é desconfortavel mas eu discordo totalmente.. acho uma delicia (uso ultrawide de 29" nessa distancia de 50cm).
 
Já tenho tv de 48 oled c1, paguei 3600 em uma promoção em setembro de 2022, o update de gpu seria para rodar mais perto da resolução nativa, pelo menos no dlss qualidade, pois atualmente só roda no modo desempenho, quando estou de longe, no sofá, fica bom, mas de perto jogando teclado/mouse já da pra ver a falta definição.

Além de jogar, monitor serviria apenas para trabalhos leves de home office, cada vez mais tenho jogado no joystick e deixado teclado de lado, ai vem a dúvida, investir em gpu pra tankar 4k e ficar só na tv, ou pegar um monitor e uma gpu mid range.
Essa dúvida começou depois que vi os specs dos jogos recentes, jogar em 4k parece que irá demandar bastante a longo prazo em jogos next gen, esperando Lords of Fallen para decidir, tudo indicar que 2k ainda será o melhor ponto de equilíbrio.

Console está fora de questão(nada contra), ainda gosto de instalar mods no meus jogos e toda liberdade que só o pc tem.
Sempre vai ter um ou outro jogo que pede teclado + mouse. Se não for o seu caso e você já tem algum monitor pra ir levando aí, eu sugiro que foque no upgrade da GPU. Apesar que, mesmo numa TV 4K, você pode setar uma resolução mais baixa e ganhar algum desempenho. 1440P, por exemplo, costuma ficar bom.
 
Última edição:


Se alguém quiser arriscar e dar um feedback.
No Paraguai está na faixa de R$1550. Eu estava quase indo pra lá pegar. Mas Tem o Pichau 27" QHD 165hz na faixa de R$1300... Duvidas, aiai...
 
Pessoal, sobre distancia do monitor.
Sei que é subjetivo, mas com uma mesa de 50cm de profundidade, um monitor de 32" (idealmente QHD) seria desconfortavel?
Pergunto porque nao conheço ninguem para experimentar e além disso, vejo gente falando que o que eu uso atualmente já é desconfortavel mas eu discordo totalmente.. acho uma delicia (uso ultrawide de 29" nessa distancia de 50cm).
Minha mesa também é de 50cm de profundidade. Pelo menos pra mim, com esta distância, 32' de tamanho de tela, seria o limite pra usar com mouse e teclado. Usar uma tela maior que isso pode te deixar mais cansado e possivelmente, você poderia perceber a densidade dos pixels e achar que a imagem não está perfeitamente polida.
Sobre os UltraWide, não posso opinar, pois nunca tive um. Mas imagino que o que se ganha na largura, se perde na altura, então a percepção será diferente com uma tela 16:9.
 
Última edição:
Minha mesa também é de 50cm de profundidade. Pelo menos pra mim, com esta distância, 32' de tamanho de tela, seria o limite pra usar com mouse e teclado. Usar uma tela maior que isso pode te deixar mais cansado e, possivelmente você poderia perceber a densidade dos pixels e achar que a imagem não está perfeitamente polida.
Sobre os UltraWide, não posso opinar, pois nunca tive um. Mas imagino que o que se ganha na largura, se perde na altura, então a percepção será diferente com uma tela 16:9.
Sim..o ultrawide de 29 equivale á um monitor de 24" em altura né..
To querendo substituir por um de 27", mas aceitaria o de 32" se nao tiver jeito. O dificil é arrumar algo com bom cxb e as especificações que quero (144 ou 165hz, QHD e IPS). O LG ultra gear de 32 atende tudo isso menos ser IPS.. e com bom preço.

Sem experimentar, tenho medo de comprar o de 32" e ficar muito grande a 50cm de distancia.
 
Pessoal, sobre distancia do monitor.
Sei que é subjetivo, mas com uma mesa de 50cm de profundidade, um monitor de 32" (idealmente QHD) seria desconfortavel?
Pergunto porque nao conheço ninguem para experimentar e além disso, vejo gente falando que o que eu uso atualmente já é desconfortavel mas eu discordo totalmente.. acho uma delicia (uso ultrawide de 29" nessa distancia de 50cm).

Isso é realmente totalmente subjetivo e envolve fatores fisiológicos como sua visão.

De qualquer forma existe métrica pra isso, eu utilizo esse site: https://stari.co/tv-monitor-viewing-distance-calculator
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Salve, eu jogo em uma tv 4k pois meu antigo monitor foi de base, planejando fazer update ano que vem, aqui vai o dilema, compensa pagar 3k em um monitor qhd ou compensa mais usar esse valor e inteirar uma gpu que suporte 4k no modo quality?
Para efeito de comparação atualmente jogo em 4k com fsr em desempenho e filtro de nitidez, média de 40fps, não me importo com fps acima de 60 como devem ter notado, geralmente jogo a uma distancia de 2m, jogos single player apenas, dropei do online faz tempo, não tenho mais dedos ou paciência pra isso.

São experiências bem diferentes... acho que vai do seu gosto...

Eu prefiro jogar em monitor mais próximo... não gosto da distância...

Mas realmente é muito difícil opinar em algo tão subjetivo.

O que de fato dá pra dizer é que GPU pra 4K não costuma durar muito tempo pra jogar em 4K no Ultra, mas ai também é subjetivo pq bastaria diminuir a qualidade gráfica...
 
E a Samsung que simplesmente removeu a informação dos 3 anos de garantia do G8?


Só se tá escrito em algum lugar escondido e não tô vendo, mas lembro que tinha na própria foto oficial do produto escrito bem grande ao lado que tinha 3 anos de garantia:

201431-800-auto


Ou lembraram que aqui é o Brasil e sempre cagaram na nossa cabeça ou perceberam que não ia cair bem vender as novas TV OLED com 1 ano, enquanto um monitor tem 3.

Não que eu tinha interesse em comprar um monitor desses, mas não me lembro de ter visto uma empresa simplesmente "desgarantir" um produto de 3 anos para 1. Bizarro...
 
E a Samsung que simplesmente removeu a informação dos 3 anos de garantia do G8?


Só se tá escrito em algum lugar escondido e não tô vendo, mas lembro que tinha na própria foto oficial do produto escrito bem grande ao lado que tinha 3 anos de garantia:

201431-800-auto


Ou lembraram que aqui é o Brasil e sempre cagaram na nossa cabeça ou perceberam que não ia cair bem vender as novas TV OLED com 1 ano, enquanto um monitor tem 3.

Não que eu tinha interesse em comprar um monitor desses, mas não me lembro de ter visto uma empresa simplesmente "desgarantir" um produto de 3 anos para 1. Bizarro...
A acer fez a mesma coisa com o x34, era 3 anos e mudou para 1 ano, só que comprou logo em seguida recebia um card informando 3 anos de garantia e com isso conseguiram manter, depois de meses ela tirou os cards
 
Pessoal, sobre distancia do monitor.
Sei que é subjetivo, mas com uma mesa de 50cm de profundidade, um monitor de 32" (idealmente QHD) seria desconfortavel?
Pergunto porque nao conheço ninguem para experimentar e além disso, vejo gente falando que o que eu uso atualmente já é desconfortavel mas eu discordo totalmente.. acho uma delicia (uso ultrawide de 29" nessa distancia de 50cm).
 
A acer fez a mesma coisa com o x34, era 3 anos e mudou para 1 ano, só que comprou logo em seguida recebia um card informando 3 anos de garantia e com isso conseguiram manter, depois de meses ela tirou os cards

É, essa aí é outra que caga pro BR. Como se não bastasse lucrarem absurdos com o brasileiro explorado de todos os lados, nem uma garantia com prazo mais justo a gente tem.
 
Estive olhando isso.... Marcas que estão no mercado BR há décadas, com descaso geral. Cobram absurdos e não dão garantias condizentes aos preços praticados.
Problemas com monitores são mais comuns do que se imagina. Problemas estes, muitas vezes ignorados pelo comprador, justamente pelos transtornos com garantia, então muitos acabam convivendo com os vícios. Isso faz com que marcas como a Dell, por exemplo, cobrem muito mais caro pelos seus produtos (que também não estão livre de defeitos). A Dell é uma das poucas que dão garantias melhores e a construção de seus monitores são excelentes. Mas raramente você vê uma boa promoção de produtos da marca. Uma pena.


A propósito, alguém que tenha adquirido o monitor Dell S2721DGF nos últimos meses, poderia nos dar um feedback sobre o estado do Local Dimming? Segundo review no Rtings (review de 2020), essa função é horrível nesse monitor, mas advertiram que pode não ser igual em todos os exemplares. Sem muitas opções no mercado, estou cogitando a compra do Dell S2721DGF, por conta da garantia e robustez, mas seria perfeito, se atualmente eles viessem com um Local Dimming melhor.

Tarefa difícil essa hem? Encontrar o monitor ideal em nosso país é mais difícil do que eu imaginava. :confused:. Eu tenho visto vários reviews de diversos modelos e pude constatar que não existe monitor perfeito. Tem sempre algum ponto negativo e muitas vezes, bem negativo, mesmo em produtos caros. Daí, a gente fica balançado entre um monitor e uma TV que tem preços mais atrativos, pelo custo/benefício. Uma pena que meu espaço aqui é pra monitor, mas a mão coça pra comprar um TV top.
 
Última edição:
muita gente aqui me recomendou o dell s2721dgf, então fui nele, usando a 2 dias e já posso afirmar que foi o melhor monitor que já usei, muito fluido nos games, qualidade de imagem muito boa e o salto pra 2k + IPS pra quem saiu de um VA meia boca e enorme.
 
muita gente aqui me recomendou o dell s2721dgf, então fui nele, usando a 2 dias e já posso afirmar que foi o melhor monitor que já usei, muito fluido nos games, qualidade de imagem muito boa e o salto pra 2k + IPS pra quem saiu de um VA meia boca e enorme.
Chegou a testar o Local Dimming nele?
 
Compartilhando meus últimos testes de monitores que realizei aqui em casa:

1) LG C2
- 4K OLED 42"

De longe a melhor qualidade de imagem que já vi na vida, mas o DPI é mediano, não tem a mesma nitidez de um monitor menor 4K, e sendo 42" ainda é absurdamente grande pra usar na mesa, ao menos pra mim. Para office é horrível porque vc fica bitolado com burn-in e não consegue ficar em paz sabendo que vai ter a mesma janela aberta todos os dias da semana 8 horas por dia. Para jogos é o que há de melhor, sem contestação, apesar de sentir falta de um DPI maior.

Vendi pq não estava conseguindo trabalhar e estudar em paz, e pq estava ficando com dor de cabeça.

2) Dell S3221QS
- 4K VA 32" curvo

Ótimo monitor VA. Gamma shifting mínimo, mas ainda presente. Bom volume de cor e bom brilho, mas nada excepcional. Ótimo para trabalhar, bem neutro e calibrado, mas mediano em games, as cores não saltam muito aos olhos e o brilho máximo é mediano. A película também é bem forte e deixa a imagem mais lavada. Acabei devolvendo porque é incompatível com o Mac M1, mas se não fosse, provavelmente teria ficado com ele.

3) LG 32UL750
- 4K VA 32"

Comprei quatro unidades, isso mesmo, quatro. Duas vieram refurbished (vendidos como novos), e as duas que vieram novas eram péssimas em gamma shifting. A última nem ligava direito porque veio com o botão de Power emperrado. Para office é horrível por conta do gamma shifting, mas para jogos é maravilhoso por conta do contraste e do HDR600. Para jogos foi o que mais se aproximou da C2.

Devolvi todos.

4) Samsung UR550
- 4K IPS 28"

Ótimo monitor IPS, mas possui um problema horrível de tons esverdeados e balanço de branco absurdamente quente. "Ah, mas ai é só calibrar", vc diria, sim, é só calibrar, o porém é que vc vai precisar tirar tanto Green e Red que o monitor vai perder quase todo o brilho dele, e brilho baixo diminui também volume de cor. Ou seja, ele só passa dos 100% sRGB se estiver descalibrado, e se vc quiser jogar sem um tom esverdeado cobrindo toda a tela, terá uma imagem com brilho muito baixo. Para trabalho é ótimo (quando calibrado), mas para jogos é meio fraquinho porque o brilho é muito baixo (quando calibrado).

Devolvi.

5) MSI G281UV
- 4K IPS 28"

Melhor ainda que o Samsung UR550, sem o tom esverdeado absurdo e o balanço de branco totalmente fora. Ele ainda apresenta um pouco de tom esverdeado, mas é muito mais por conta da saturação dos 125% sRGB. O brilho é um tiquinho maior que o Samsung UR550, mas quando coloco os dois calibrados lado a lado, o MSI apresenta brilho muito mais forte. Ele também possui uma opção de imagem voltada para games que dá um boost ainda maior no brilho. Pra deixar o balanço de branco do MSI mais neutro precisa mexer bem menos que no Samsung, então o impacto no brilho é muito menor.

De todos os monitores que testei recentemente, é o melhor balanço entre office e games. Para trabalhar é ótimo, brilho mais que bom, calibradinho não incomoda em nada, dá pra deixar qualquer tela aberta sem absolutamente nenhuma preocupação com burn-in. Em jogos ele tem um ótimo brilho e uma ótima qualidade de imagem, as cores saltam aos olhos, mas não dá pra exigir muito de HDR.

Infelizmente minha unidade veio com uns 4 ou 5 stuck pixels (pixels travados em branco), mas são praticamente impossíveis de perceber, a não ser quando a imagem é 100% preta (#000000). A mínima tonalidade de cinza já os oculta. De qualquer forma estou estudando a troca, mas sei lá, tô ficando cansado disso tudo.

De certo é que ficarei com o MSI. Foi o melhor monitor 4K dentro das características que buscava. Ainda tem o Acer Nitro que eu desconfio ser melhor, mas estou ficando sem paciência pra isso já.

Teria ainda como opção para testes o Samsung 32" VA, mas tem tantos relatos ruins que desanimei e estou bem desanimado com VA no geral. O Samsung M8 também é mediano e não tem FreeSync, então nem cogitei. O Philips também parece ser legalzinho mas pelas próprias specs não teria como ser superior ao MSI. Os Dell 4K IPS não possuem FreeSync então descartei.

Mas é isso ai, depois de testar 8 monitores no último mês, eis minhas impressões do mercado brasileiro atual pra 4K.
 
Última edição:
Pessoal..existe algum concorrente bom com as mesmas caracteristicas que o Dell s2721dgf (IPS, 144~165hz, QHD, 27")?
Gostei bastante dele mas só acho por 3,3k parcelado ou 3,1k a vista. Quero ficar de olho nas opções caso apareça uma boa promoção...
 
Pessoal..existe algum concorrente bom com as mesmas caracteristicas que o Dell s2721dgf (IPS, 144~165hz, QHD, 27")?
Gostei bastante dele mas só acho por 3,3k parcelado ou 3,1k a vista. Quero ficar de olho nas opções caso apareça uma boa promoção...
Com essas especificações e de qualidade, o próprio Dell já é o mais barato, ele já chegou a custar abaixo dos 2700, talvez valesse a pena aguardar se o preço baixa. Com mesmas especificações e mais barato tem o Pichau Centauri, mas aí a qualidade já é outra história né.
 
Com essas especificações e de qualidade, o próprio Dell já é o mais barato, ele já chegou a custar abaixo dos 2700, talvez valesse a pena aguardar se o preço baixa. Com mesmas especificações e mais barato tem o Pichau Centauri, mas aí a qualidade já é outra história né.
Pois é.. perguntei pq esse da Dell já me foi novidade então talvez tivesse um bom modelo rival.
Vou ficar de olho, não estou com pressa.
Valeu mesmo!
 
Pois é... Como comentei outro dia, em sites como Rtings, cujas avaliações são imparciais, percebe-se que mesmo monitores caros são deficientes em alguma coisa e dependendo da sua necessidade, nem vale a pena gastar muito com nenhum deles e partir pra um bom monitor mediano. Eu por exemplo, já cogitei a compra de um SuperFrame, mas o que peca é a quantidade de pessoas reclamando de deadpixel. Não fosse isso, eu já teria arriscado num Prisma, que apesar de ser painel VA, possui várias das características presentes no Dell 2721DGF e custa 40% do valor deste. No Mercado Livre tem o Dell 2721DGF abaixo dos 3K, mas não são novos e lacrados. Cuidado! Se optar pela compra por lá, recomendo que seja da loja oficial da Dell e evite dor de cabeça.
 
Pois é... Como comentei outro dia, em sites como Rtings, cujas avaliações são imparciais, percebe-se que mesmo monitores caros são deficientes em alguma coisa e dependendo da sua necessidade, nem vale a pena gastar muito com nenhum deles e partir pra um bom monitor mediano. Eu por exemplo, já cogitei a compra de um SuperFrame, mas o que peca é a quantidade de pessoas reclamando de deadpixel. Não fosse isso, eu já teria arriscado num Prisma, que possui várias das características presentes no Dell 2721DGF e custa 40% do valor deste.
No Mercado Livre tem o Dell 2721DGF abaixo dos 3K, mas não são novos e lacrados. Cuidado! Se optar pela compra por lá, recomendo que seja da loja oficial da Dell e evite dor de cabeça.
Pois é.. valeu pelo aviso!
Eu vi esses anuncios no mercado livre e quase caí na cilada..
Nao vale a economia..
 
Opa galera, blz?

Meu monitor deu PT e estou usando um bem fuleira até comprar outro mas a dúvida é grande.
Queria um monitor com QHD, IPS, G-Sync (realmente faz muita diferença com GPU NVIDIA?- Se não, então não tem importância), 1ms, pelo menos 24", de preferência com 120hz ou mais e que esteja custando no máximo R$1400.
Se por ventura tiver coisa muito boa mesmo custando pouca coisa a mais também aceito a sugestão.
Espero não estar pedindo o impossível.

Grato desde já! XD
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo