Estive olhando isso.... Marcas que estão no mercado BR há décadas, com descaso geral. Cobram absurdos e não dão garantias condizentes aos preços praticados.
Problemas com monitores são mais comuns do que se imagina. Problemas estes, muitas vezes ignorados pelo comprador, justamente pelos transtornos com garantia, então muitos acabam convivendo com os vícios. Isso faz com que marcas como a Dell, por exemplo, cobrem muito mais caro pelos seus produtos (que também não estão livre de defeitos). A Dell é uma das poucas que dão garantias melhores e a construção de seus monitores são excelentes. Mas raramente você vê uma boa promoção de produtos da marca. Uma pena.
A propósito, alguém que tenha adquirido o monitor Dell S2721DGF nos últimos meses, poderia nos dar um feedback sobre o estado do Local Dimming? Segundo review no Rtings (review de 2020), essa função é horrível nesse monitor, mas advertiram que pode não ser igual em todos os exemplares. Sem muitas opções no mercado, estou cogitando a compra do Dell S2721DGF, por conta da garantia e robustez, mas seria perfeito, se atualmente eles viessem com um Local Dimming melhor.
Tarefa difícil essa hem? Encontrar o monitor ideal em nosso país é mais difícil do que eu imaginava.. Eu tenho visto vários reviews de diversos modelos e pude constatar que não existe monitor perfeito. Tem sempre algum ponto negativo e muitas vezes, bem negativo, mesmo em produtos caros. Daí, a gente fica balançado entre um monitor e uma TV que tem preços mais atrativos, pelo custo/benefício. Uma pena que meu espaço aqui é pra monitor, mas a mão coça pra comprar um TV top.
Sobre o S2721DGF, todos os modelos tem o local-dimming horrivel, tenho um conhecido que comprou um recentemente e foi como rtings reportou...
E digo mais, além de ser ruim, o HDR ativa ele por padrão, ou seja, só é possivel usar HDR nesse monitor com o local-dimming ativado, só essa caracteristica pra mim já fez desconsiderar totalmente esse modelo. Todos IPS que tive (todos modernos) tinham certificação VESA HDR400, e todos após calibrar as cores do HDR faziam uma diferença brutal nos gráficos em comparação a imagem SDR. É um recurso muito importante pra mim que é nesse modelo é inutilizavel infelizmente.
1. Pequena análise do Pichau Centauri SPRO28 (4k IPS 144hz) após alguns meses de uso:
Pontos positivos:
; Acredito que foi o melhor CxB do Brasil na epoca que ainda estava a venda, pois não existe sequer nenhum monitor com essas specs perto do preço dele (R$ 2800) white label ou não.
; A imagem (depois de calibrada) e o brilho é identico ao LG UL650W, Ozone DSP27 e ganha do Dell S2721DGF.
; O HDR também é identico a esses modelos (sem o problema do local-dimming do dell), portanto faz a diferença. É nitido a diferença de um conteudo SDR pra HDR (trabalho no SDR porque linux não suporta HDR), em jogos então a diferença é brutal.
; A imagem SDR (depois de calibrada) também é identico aos modelos anteriores
; Suporta VRR pelo HDMI (sim, da pra usar consoles e ativar o VRR), porém a faixa é 45-120hz
; É interessante ter uma entrada tipo-c pois consigo utilizar meu notebook do serviço que possui apenas 1 hdmi em 2 monitores (1 pelo hdmi, e esse pelo tipo-c do notebook e no tipo-c do monitor, ele suporta 60hz 4k pelo tipo-c).
; Tem som, embora seja bem ruim, mais consegue quebrar um galho
; Como possuo uma RTX 4080, a vasta maioria dos jogos alcança 4k-144hz (especialmente com frame-generation), é muito interessante ter a possibilidade de usar a placa em todo potencial...
; É um monitor excelente para trabalhar, sou programador e além da alta resolução permitir colocar várias coisas na tela ao mesmo tempo, consigo enchergar textos minusculos pela claridade que a resolução proporciona, além de não ter problema de black smearing de monitores VA.
Pontos negativos:
; O monitor demora a ligar, isso inclui em casos de mudança de resolução ou abrir/minimizar jogos em tela cheia/ aplicar configuração de gráficos em jogos. Usando lado a lado com o LG, esse demora cerca de 3x mais. Jogar em tela-cheia sem borda resolve esse problema, mais não é todo jogo que suporta isso.
; Alguns conteudos fazem a tela religar por algum motivo, o site amazon prime é um deles, após religar ele não desliga mais sozinho, e é raro (só consigo pensar no amazon prime), mais esse problema existe, e é super bizarro. Não é um problema muito grave por acontecer muito raramente, e não acontecer repetitivamente no mesmo conteudo...
; A calibração de fábrica dele é bem ruim, com um tom esverdeado bem forte.
; O cabo hdmi que acompanha ele é de péssima qualidade. A minha unidade ao usa-lo faz com que a imagem fique com diversos riscos na tela (parecendo filtro de CRT), problema que não ocorre com cabos HDMI/DisplayPort e Tipo-C da Ugreen que possuo. Tenho certeza que muitas unidades desse modelo foram retornadas por pessoas que pensaram que o monitor era problematico, quando na verdade era só o cabo... Era melhor não enviar cabo nenhum junto ao monitor, um erro muito amador da pichau...
Conclusão: Ainda continuo recomendando muito esse modelo, imbativel pelo preço, se voltasse no tempo compraria denovo sem pensar duas vezes, porém as piscadas em alguns sites (basicamente amazon prime) e o tempo que ele demora religar quando ele pisca (em torno de 5 segundos) é um pouco preocupante, mais nada muito grave