[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Ta comparando mesmo um QHD com um 4K ???? é de rir mesmo..
eh de rir msm q tu pagou, quase o valor de um OLED, em um monitor IPS, dps de ficar semanas falando mal de IPS no mesmo forum

eh de rir msm q tu pagou, quase o valor de um OLED, em um monitor IPS, dps de ficar semanas falando mal de IPS no mesmo forum
Comprar oled pra ter burn in e QHD ao inves de um Nano IPS 4K 160hz ????? Ta fumando oq ?? E falei alguma mentira do IPS ??? Não é porque tem coisas ruins no ips que eu não vou usar, assim como tem coisa ruim no VA e tem coisa ruim no OLED...

Última edição:
O AW3225qf deve ser bom, porém tem varios problemas com riscos na tela, não tem antireflexo ou seja esquece usar de dia, tem o problema de todo QDoled de não ter o painel preto e sim roxo, fora o burn in..

Ele é bem melhor que esse Agon Pro 4K, vai por mim. Depois que você migra é muito dificil querer voltar pro IPS.

Em um monitor 27 eu particularmente não curto 4k, acho a perda de desempenho pela pouca qualidade que se ganha.

Não me importo de pagar se for um produto bom, essa é a questão!! eu trabalho com isso e ganho pra isso.. Se OLED não tivesse problema de burn in, ou reflexo ja tava na mesa também...

Comprar oled pra ter burn in e QHD ao inves de um Nano IPS 4K 160hz ????? Ta fumando oq ?? E falei alguma mentira do IPS ??? Não é porque tem coisas ruins no ips que eu não vou usar, assim como tem coisa ruim no VA e tem coisa ruim no OLED...

OLED ganha do IPS em tudo menos quesito durabilidade, a qualidade é incomparável. Mesmo assim os atuais duram em media 3 anos, o que é bastante

Ele é bem melhor que esse Agon Pro 4K, vai por mim. Depois que você migra é muito dificil querer voltar pro IPS.

OLED ganha do IPS em tudo menos quesito durabilidade. Mesmo assim os atuais duram em media 3 anos.

Imagino, oled deve ser bem melhor visualmente do que o IPS, o unico porém é o burn in, reflexo e riscos no caso do dell. Mas estamos falando do dobro do preço né.

Imagino, oled deve ser bem melhor visualmente do que o IPS, o unico porém é o burn in e o reflexo no caso do dell.

Alguns OLEDs como o GS80D da Samsung tem painel fosco, qualidade de imagem é um pouco menos vibrante mas não precisa se preocupar com riscos e reflexo.

O painel refletivo do Alienware aumenta consideravelmente a qualidade de imagem, é uma troca. De longe a melhor tela que já vi na vida. Se cuidar bem dele dura bastante.

Basta usar modo escuro e evitar uso do HDR em uso normal que não precisa se preocupar com burn in. Com 6k tu conseguia pegar o AW2725DF em promoção. O próprio AW32251F já chegou a custar 5000.

Falando assim de burn in parece até que é muito fácil de acontecer. E outra, 3 anos de garantia estão aí pra isso.
Antes de pegar o meu 2725DF, vi bastante terrorismo sobre a questão das letras do textos e reflexos. Falar que eu não notei nada de diferente (pra ruim), nos textos. Uso para trabalho tbm (mexo muito com relatórios) e não mudou nada. Sobre os reflexos, nada de incomodar tbm. Atrás do meu PC tem uma janela (com persiana). Costumo deixar a persiana toda aberta, então o escritório fica bem claro, mas não atrapalha em nada. Quando sinto algum incômodo, simplesmente fecho a persiana e boa.

Alguns OLEDs como o GS80D da Samsung tem painel fosco, qualidade de imagem é um pouco menos vibrante mas não precisa se preocupar com riscos e reflexo.

O painel refletivo do Alienware aumenta consideravelmente a qualidade de imagem, é uma troca. De longe a melhor tela que já vi na vida. Se cuidar bem dele dura bastante.

Basta usar modo escuro e evitar uso do HDR em uso normal que não precisa se preocupar com burn in. Com 6k tu conseguia pegar o AW2725DF em promoção. O próprio AW32251F já chegou a custar 5000.
Eu to de olho nesse GS80D mesmo, pra mim seria o melhor negocio pelo anti reflexo, pena que a samsung só da 1 ano de garantia, isso mata o produto..

Falando assim de burn in parece até que é muito fácil de acontecer. E outra, 3 anos de garantia estão aí pra isso.
Antes de pegar o meu 2725DF, vi bastante terrorismo sobre a questão das letras do textos e reflexos. Falar que eu não notei nada de diferente (pra ruim), nos textos. Uso para trabalho tbm (mexo muito com relatórios) e não mudou nada. Sobre os reflexos, nada de incomodar tbm. Atrás do meu PC tem uma janela (com persiana). Costumo deixar a persiana toda aberta, então o escritório fica bem claro, mas não atrapalha em nada. Quando sinto algum incômodo, simplesmente fecho a persiana e boa.

No AW3225QF realmente é meio ruim de ler se tu ativa o HDR. Mas de noite é de boa.

Eu to de olho nesse GS80D mesmo, pra mim seria o melhor negocio pelo anti reflexo, pena que a samsung só da 1 ano de garantia, isso mata o produto..

Lá nos EUA a garantia é de 3 anos, então se tu cuidar pode esperar que dure uns 3-5 anos também.

Poise, na dell os 3 anos da um alivio pelo burn in, mas confesso que fiquei mais interessado no GS80 pelo anti reflexo e ser flat.

Poise, na dell os 3 anos da um alivio pelo burn in, mas confesso que fiquei mais interessado no GS80 pelo anti reflexo e ser flat.

Tanto a base do AW3225QF quanto a do G80SD são menores que a do Agon Pro inclusive. A minha mesa tem 175cm e mal coube nela.

Tanto a base do AW3225QF quanto a do G80SD são menores que a do Agon Pro inclusive. A minha mesa tem 175cm e mal coube nela.
A base do agon é fora do comum, realmente ocupa muito espaço. Mas confesso que realmente gostei do agon, tirando a questão do ips glow, a qualidade do texto é impecavel.

Talvez você não seja tão exigente, mas o text fringing existe e atrapalha muito pra quem usa o monitor pra trabalho. O que um 4K OLED resolve, mas custa 8k..
Mesmo o 4K não resolve isso no OLED, só minimiza. Para resolver mesmo só com os futuros OLED com subpixels no formato RGB tradicional. Aí sim será uma puta tela:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esse topico eh entreterimento puro

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
VIROU O ARISTEU MESMO PQP

foda q o cara ficou cagando no aw2724, blz... mas dps tu ver q ele pagou o dobro quase em um monitor que tem as mesmas caracteristicas ainda ao inves de dar o salto completo e partir pra oled.... ai eh foda

Nao q eu ache que aquele dell vale oq custa, mas com certeza esse ips por 4 pau e meio tem menor CxB.
Não é só mais que o dobro de pixels, mas também a possibilidade de usar os três subpixels de cada pixel individualmente para renderizar textos e interfaces, efetivamente aumentando a resolução horizontal para além do 4K.

Última edição:
OLED ganha do IPS em tudo menos quesito durabilidade, a qualidade é incomparável. Mesmo assim os atuais duram em media 3 anos, o que é bastante
Meu PG279Q vai fazer 9 anos e tá zero bala, muito melhor que a maioria dos monitores atuais por ter módulo gsync. Díficil aceitar uma durabilidade tão baixa, mesmo eu adorando a imagem dos OLED (e provavelmente comprarei um ainda esse ano).

O oled g6 da Samsung de 240hz muda mais alguma coisa pro de 360hz? Tá 4k comprando com cb no banco Inter

Sobre a diferença brutal que o subpixel rendering possibilita, vejam essas duas letras:

cleartype13.gif
cleartype14.gif

Ambas estão sendo produzidas com o mesmo número de píxels (ex. ambas em um display 4K), mas a segunda está utilizando cada um dos três subpíxels individualmente, o que faz parecer com que sua resolução seja 3 vezes maior na horizontal, e para textos e caracteres a resolução horizontal é a mais importante.

Para outros elementos como interfaces e gráficos a utilização do subpixel rendering possibilita também um melhor antialiasing:

cleartype5.gif
cleartype6.gif
cleartype7.gif
Reparem como a borda da imagem é subdividida em três, assim como no exemplo da letra acima
cleartype16.gif

Mas é aí que vem o pulo do gato: para funcionar é preciso que o display tenha subpíxels no formato stripe RGB, em que as cores estão em 3 retângulos formando um quadrado:

Pixel_Arrangement.jpg

Nos OLED atuais os subpíxels estão em arranjos diferentes desse, o que impossibilita o emprego da técnica:

Samsung-QD-OLED-2023-Panel-Subpixel-Layout.jpg

Em resumo: o problema dos OLEDs não é só o "color fringing", mas o fato de que para textos e outros elementos que podem usar o subpixel rendering a "resolução" máxima deles é menor que a dos LCDs. Isso mesmo: para textos e similares um LCD 4K tem mais "resolução" que os OLEDs 4K atuais.

Sobre a diferença brutal que o subpixel rendering possibilita, vejam essas duas letras:

cleartype13.gif
cleartype14.gif

Ambas estão sendo produzidas com o mesmo número de píxels (ex. ambas em um display 4K), mas a segunda está utilizando cada um dos três subpíxels individualmente, o que faz parecer com que sua resolução seja 3 vezes maior na horizontal, e para textos e caracteres a resolução horizontal é a mais importante.

Para outros elementos como interfaces e gráficos a utilização do subpixel rendering possibilita também um melhor antialiasing:

cleartype5.gif
cleartype6.gif
cleartype7.gif
Reparem como a borda da imagem é subdividida em três, assim como no exemplo da letra acima
cleartype16.gif

Mas é aí que vem o pulo do gato: para funcionar é preciso que o display tenha subpíxels no formato stripe RGB, em que as cores estão em 3 retângulos formando um quadrado:

Pixel_Arrangement.jpg

Nos OLED atuais os subpíxels estão em arranjos diferentes desse, o que impossibilita o emprego da técnica:

Samsung-QD-OLED-2023-Panel-Subpixel-Layout.jpg

Em resumo: o problema dos OLEDs não é só o "color fringing", mas o fato de que para textos e outros elementos que podem usar o subpixel rendering a "resolução" máxima deles é menor que a dos LCDs. Isso mesmo: para textos e similares um LCD 4K tem mais "resolução" que os OLEDs 4K atuais.
De noite se eu lembrar posto foto de textos no OLED pra verem como é besteira isso e é só desculpa de quem ta com dor de cotovelo com OLED.

O oled g6 da Samsung de 240hz muda mais alguma coisa pro de 360hz? Tá 4k comprando com cb no banco Inter

360hz é bastante coisa em jogo competitivo,

Pra jogo single-player a diferença é ínfima, talvez voce sinta um pouco de fluidez a mais.

De noite se eu lembrar posto foto de textos no OLED pra verem como é besteira isso e é só desculpa de quem ta com dor de cotovelo com OLED.
Sim, posta uma foto de celular aí que vai ser a mesma coisa que estar olhando o monitor ao vivo, trabalhando com textos e tendo uma visão humana normal.

Sim, posta uma foto de celular aí que vai ser a mesma coisa que estar olhando o monitor ao vivo, trabalhando com textos e tendo uma visão humana normal.
É a única coisa que posso mostrar já que o pessoal fala sem nunca ter visto um.

garantia de monitor Asus ou MSI, se acontecer algo, tem que enviar o monitor pelos correios?

É a única coisa que posso mostrar já que o pessoal fala sem nunca ter visto um.
O que eu ja vi em Galaxy book pro que usa uma tela qdoled me incomodou bastante, achei péssima a renderização de texto. Fora que tem muito relato de quem comprou OLED e devolveu por conta disso, talvez você seja menos sensível a texto ruim ou nunca tenha usado um 4k LCD.

Mas isso é real, o fato do monitor ser 4k ameniza, mas não resolve totalmente.

No Rtings eles costumam mostrar.

Tenho um aw3225qf e é excelente pra ler. Quem reclama/teoriza nunca usou.
E o burn in ? Faz o refresh a cada 4 horas de uso ?

Imagem direto de um AW3225qf, podem não se importar com o problema, mas ele existe e quem já viu um texto em 4k no LCD certamente vai notar.

n4QN3XD.jpeg

Última edição:
Tenho um aw3225qf e é excelente pra ler. Quem reclama/teoriza nunca usou.
O AW3225QF é provavelmente o melhor OLED do mercado pra text clarity, mas lado a lado com um bom IPS tem diferença, é só ver no Rtings.

O AW3423DW por exemplo é horrível, pois o layout triangular de subpixel é mais espaçado.

Users who are viewing this thread

Voltar