[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Tudo na vida tem prazo de validade, incluindo você.
Nem o planeta e o sol são eternos, mas a questão é que OLED dura bem menos que LCD. Não que não dura, o monitor funcionaria como qualquer outro, mas a tela estará degradada. Meu monitor LCD por exemplo eu uso desde 2018 sem cuidado nenhum e está com a imagem correta até hoje. Isso seria impensável para OLED. Quem sabe com microLED ou QDEL no futuro.

marca a "mascara" nas de tubo ja vi algumas vezes mais aqui no lcd uso com o brilho alto e nunca vi marcas nei na lg que tinha 15 anos marcou
essa parada de ficar monitorando o oled ele tem um "smart" nunca vi ninguém comentando isso
agora meio que entendo em vc ter pagado 4400 no IPS
monitor com vida limitada e caro e complicado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tem algum video mostrando o que exatamente o monitor faz quando ele faz isso

Se tiver perguntando video sobre o pixel refresh, o monitor fica todo preto e led verde piscando até acabar. Demora poucos minutos.

marca a "mascara" nas de tubo ja vi algumas vezes mais aqui no lcd uso com o brilho alto e nunca vi marcas nei na lg que tinha 15 anos marcou
essa parada de ficar monitorando o oled ele tem um "smart" nunca vi ninguém comentando isso
agora meio que entendo em vc ter pagado 4400 no IPS
monitor com vida limitada e caro e complicado

tem algum video mostrando o que exatamente o monitor faz quando ele faz isso
Poisé, e o problema não é apenas o burn in, o OLED tem dificuldades pra exibir a gamma completa então quando fica cinza perto de preto ele cria linhas na tela, e não consegue ter precisão na Gamma, ele também não é um painel anti Flicker como IPS e VA, já que não tem backlight então a iluminação dele pisca na velocidade da atualização tipo 240hz, o que pode causar cansaço visual como muita gente reclama por aí, e em cenas com variação grande de VRR você vai literalmente ver o monitor piscando, fora tudo isso ainda tem o problema do subpixel não ser do formato tradicional RGB o que deixa o texto com falta de nitidez e cores onde eram pra ser preto. Quem só joga com OLED ele é o monitor praticamente perfeito porque esses defeitos não atrapalham pra games ou usar o monitor em uma distância maior, agora pra produtividade e trabalho é péssimo.

Nem o planeta e o sol são eternos, mas a questão é que OLED dura bem menos que LCD. Não que não dura, o monitor funcionaria como qualquer outro, mas a tela estará degradada. Meu monitor LCD por exemplo eu uso desde 2018 sem cuidado nenhum e está com a imagem correta até hoje. Isso seria impensável para OLED. Quem sabe com microLED ou QDEL no futuro.
o meu LCD tambem e mau tratado e esta ok ate hoje e de 2016

Se tiver perguntando video sobre o pixel refresh, o monitor fica todo preto e led verde piscando até acabar. Demora poucos minutos.
ata então ele fica mudando de cor no processo então e algo que tem que dar um tempo pra fazer

Poisé, e o problema não é apenas o burn in, o OLED tem dificuldades pra exibir a gamma completa então quando fica cinza perto de preto ele cria linhas na tela, e não consegue ter precisão na Gamma, ele também não é um painel anti Flicker como IPS e VA, já que não tem backlight então a iluminação dele pisca na velocidade da atualização tipo 240hz, o que pode causar cansaço visual como muita gente reclama por aí, e em cenas com variação grande de VRR você vai literalmente ver o monitor piscando, fora tudo isso ainda tem o problema do subpixel não ser do formato tradicional RGB o que deixa o texto com falta de nitidez e cores onde eram pra ser preto. Quem só joga com OLED ele é o monitor praticamente perfeito porque esses defeitos não atrapalham pra games ou usar o monitor em uma distância maior, agora pra produtividade e trabalho é péssimo.
problemas que não vi ninguém comentar antes
OLED e muito caro ainda e com esses problemas mesmo quando ficar barato so devo mudar quando não der mais assim como fiz na época do tudo ja que os lcd tinham uma imagem ruim
não acha ultrawide ips pra vender acima de 29 o da lg e de 2018 de acordo com o site deles
e so tem va acima disso

Última edição:
Falando em IPS, se alguém achar o PA32QCV sendo vendido por favor me avisa. Deve ser comercializado mês que vem pelo que entendi.

o meu LCD tambem e mau tratado e esta ok ate hoje e de 2016

ata então ele fica mudando de cor no processo então e algo que tem que dar um tempo pra fazer

problemas que não vi ninguém comentar antes
OLED e muito caro ainda e com esses problemas mesmo quando ficar barato so devo mudar quando não der mais assim como fiz na época do tudo ja que os lcd tinham uma imagem ruim
não acha ultrawide ips pra vender acima de 29 o da lg e de 2018 de acordo com o site deles
e so tem va acima disso
O meu LG29um69G torrou com um raio...
Estou pesquisando monitor há duas semanas.
Não há nada que me anime. Vou acabar pegando outro igual mesmo...
LG podia ter atualizado esse monitor com uma versão de 144hz, ao menos...mas, não poderia custar mais que 1800.

O resto, ou está absurdamente caro, ou é cheio de problemas.
Pelo menos, o 29UW se acha na casa de 1000 ainda.
Tem o 29wq600b-w que é 100hz.

Único IPS UW de 34 é o Gigabyte por mais de 4k...sem chance.

Última edição:
Samsung Viewfinity S5 por 1800 é uma opção decente?
QHD, UW, 34", 100hz, VA.

O meu LG29um69G torrou com um raio...
Estou pesquisando monitor há duas semanas.
Não há nada que me anime. Vou acabar pegando outro igual mesmo...
LG podia ter atualizado esse monitor com uma versão de 144hz, ao menos...mas, não poderia custar mais que 1800.

O resto, ou está absurdamente caro, ou é cheio de problemas.
Pelo menos, o 29UW se acha na casa de 1000 ainda.
Tem o 29wq600b-w que é 100hz.

Único IPS UW de 34 é o Gigabyte por mais de 4k...sem chance.
se pegar outro igual de 29 e de 2018

Falando em IPS, se alguém achar o PA32QCV sendo vendido por favor me avisa. Deve ser comercializado mês que vem pelo que entendi.

IPS 5K 160HZ

Triste, mercado lá fora já é 5K para monitor e 8K para televisões e aqui a gente tá preso no 1080P

se pegar outro igual de 29 e de 2018
Pois, é.
A "atualização" é o wq500/600 com 100hz. O 600 tem falanteve usb-c, no mais, são iguais.

IPS 5K 160HZ

Triste, mercado lá fora já é 5K para monitor e 8K para televisões e aqui a gente tá preso no 1080P
Exato...
Eu mesmo, estou considerando se migro, ou não, para o QHD, pois, ainda preciso migrar minha 1080ti para alguma coisa que já nem sei mais se será uma RTX 5000, pois, desanimei.
Não tenho essa disposição para gastar só com jogo; digo, gastar muito para ficar no mediano.

Pois, é.
A "atualização" é o wq500/600 com 100hz. O 600 tem falanteve usb-c, no mais, são iguais.

Exato...
Eu mesmo, estou considerando se migro, ou não, para o QHD, pois, ainda preciso migrar minha 1080ti para alguma coisa que já nem sei mais se será uma RTX 5000, pois, desanimei.
Não tenho essa disposição para gastar só com jogo; digo, gastar muito para ficar no mediano.
estou cogitando o de 34 curvo ou reto lg ou samsung
como e de 2016 o monitor atual acho que os VA não serão pior que o IPS atual
so tenho que decidir entro o curvo ou o reto
mais ter a usb tipo c seria que vantagem apenas um hub ?

pronto comprei o
vamos ver se vai ser melhor que o atual como e direto com a lg se for muito merda vai ser fácil de devolver

Puts painel de VA, fica ruim nao?
vou ter que descobrir vai ser meu primeiro VA
depois de 8 anos com o mesmo IPS vamos ver como sera esse VA
não tem escolha pelo preço IPS so muito mais caro reto ou curvo

pronto comprei o
vamos ver se vai ser melhor que o atual como e direto com a lg se for muito merda vai ser fácil de devolver
Tenho um desse já faz mais de 1 ano, incrível que o preço não caiu, ainda deu uma aumentada.

Se configurar bem dá para obter um contraste e cores excelente, em 144Hz dá para colocar em 10 bits para ter os 1,07 bilhão de cores. Gosto da qualidade de imagem dele e a resolução de 3440x1440 para esse tamanho é perfeita, único porém é que tem black smearing.

pronto comprei o
Poste as impressões depois que usar um pouco.

Não quero ser chato, mas os reviews não são muito animadores.
Porém, eu adoro o UW 29 e gosto demais do irmão de 25, que são meus monitores auxiliares.
Se for ver...falam mal pra caramba destes monitores, também.

Olá pessoal, atualmente tenho um LG 29WK600 que uso tanto para uso pessoal (filmes, jogos, etc) quanto para trabalho (sou dev home office)

estou querendo pegar um monitor maior para ajudar mais em multi-tasking durante o trabalho, queria continuar nos ultrawide, então estou pensando em algum UWQHD (3440x1440) que seja maior que 29 polegadas, como não jogo nada competitivo e prefiro qualidade de imagem eu queria continuar no painel IPS

Tentei procurar algum UWQHD que seja IPS mas não encontrei nada, todos que achei são VA com altas taxas de atualização focado em gaming e com preços nas alturas

vcs sabem de algum monitor nessas características que eu procuro? 75hz já está bom pra mim, pode ser curvo ou não
Bump, alguém consegue dar um help? Estou tentando evitar o 4K porque minha RX 6700XT não vai aguentar tocar os jogos

Tenho um desse já faz mais de 1 ano, incrível que o preço não caiu, ainda deu uma aumentada.

Se configurar bem dá para obter um contraste e cores excelente, em 144Hz dá para colocar em 10 bits para ter os 1,07 bilhão de cores. Gosto da qualidade de imagem dele e a resolução de 3440x1440 para esse tamanho é perfeita, único porém é que tem black smearing.
qual a configuração que vc usa ai tem como passar os parâmetros ?

deu uma dica de como resolver o black smearing
e ai vc resolveu o problema ou convive com ele

Poste as impressões depois que usar um pouco.

Não quero ser chato, mas os reviews não são muito animadores.
Porém, eu adoro o UW 29 e gosto demais do irmão de 25, que são meus monitores auxiliares.
Se for ver...falam mal pra caramba destes monitores, também.
coloco sim e ainda posso comparar com o de 29 que e IPS

Bump, alguém consegue dar um help? Estou tentando evitar o 4K porque minha RX 6700XT não vai aguentar tocar os jogos
vc pode travar o fps pra baixo e acima de 29 so VA ou e muito caro no IPS

Se você quer mais área de trabalho, pega outro monitor. Muito melhor que ficar dividindo tela.
Eu uso três: um 29 uw e dois 25uw.

O G5 Samsung é bem legal, uso ele há mais de dois anos, to tentando me adaptar em 27" agora ja me preparando pro oled , mas as 34" do samsung em 3440x1440p sao incriveis pra trabalhar com duas janelas

eu acho que dividir tela é muito mais ágil do que usar mais de um monitor

qual a configuração que vc usa ai tem como passar os parâmetros ?

deu uma dica de como resolver o black smearing
e ai vc resolveu o problema ou convive com ele

coloco sim e ainda posso comparar com o de 29 que e IPS

vc pode travar o fps pra baixo e acima de 29 so VA ou e muito caro no IPS

Da pra usar 4k tranquilo na 6700xt, nada que o FSR não resolva.

vou ter que descobrir vai ser meu primeiro VA
depois de 8 anos com o mesmo IPS vamos ver como sera esse VA
não tem escolha pelo preço IPS so muito mais caro reto ou curvo
Eu já tive vários VA e vários IPS, pra mim ambos são bons quando se fala em painel bom, os painéis coreanos são os melhores, CSOT também tá fazendo uns painéis VA com tempo de resposta bem abaixo do normal pra VA. Sobre cores é só ver a medida do sRGB dele, se for equivalente a um IPS vai ter a mesma qualidade de cor. O contraste é muito superior e não existe IPS glow que incomoda nos IPS, os únicos problemas do VA é ter menos ângulo de visao para cores (IPS também tem menos ângulo de visão mas é relativo ao IPS glow e contraste), e Black smearing que só é visível em conteúdo em cima de cores cinzas ou pretas, mas que em monitores novos já estão muito melhor. Ainda mais se você calibrar a Gamma o problema praticamente some, boa parte das pessoas não sabe disso e criticar sem ter testado um VA, famoso falador que anda de ônibus.

Da pra usar 4k tranquilo na 6700xt, nada que o FSR não resolva.

Eu já tive vários VA e vários IPS, pra mim ambos são bons quando se fala em painel bom, os painéis coreanos são os melhores, CSOT também tá fazendo uns painéis VA com tempo de resposta bem abaixo do normal pra VA. Sobre cores é só ver a medida do sRGB dele, se for equivalente a um IPS vai ter a mesma qualidade de cor. O contraste é muito superior e não existe IPS glow que incomoda nos IPS, os únicos problemas do VA é ter menos ângulo de visao para cores (IPS também tem menos ângulo de visão mas é relativo ao IPS glow e contraste), e Black smearing que só é visível em conteúdo em cima de cores cinzas ou pretas, mas que em monitores novos já estão muito melhor. Ainda mais se você calibrar a Gamma o problema praticamente some, boa parte das pessoas não sabe disso e criticar sem ter testado um VA, famoso falador que anda de ônibus.
Eu testei e acho VA um lixo que estraga totalmente a experiência e principalmente em jogos mais escuros. Calibrado ou não o Black Smearing incomoda e não é pouco. IPS glow incomoda também, porém eu acho bem tranquilo conviver com ele e chama a atenção poucas vezes.

Eu uso um VA da AOC e até acostuma, mas o black smearing e ghosting é evidente. Eu só compraria novamente um VA, se a diferença de preço para um IPS for muito grande

IPS 5K 160HZ

O complicado é que todos os monitores 5K são 27". Pra trabalhar prefiro 32", no caso do ASUS é 6k apesar de ser somente 60Hz.

Users who are viewing this thread

Voltar