qual a configuração que vc usa ai tem como passar os parâmetros ?
deu uma dica de como resolver o black smearing
e ai vc resolveu o problema ou convive com ele
É como eu te falei, VA antigo ou VA barato tem muitaaa diferença de VA bom e novo, não tem nem comparação, VA ruim o Black smearing é impossível de jogar, aquele AOC barato que a maioria das pessoas tem VA é o pior VA possível, chega dar enjôo se tanto borrão. Mas testa um VA com painel Samsung ou LG ou CSOT e vai ver a diferença.Eu testei e acho VA um lixo que estraga totalmente a experiência e principalmente em jogos mais escuros. Calibrado ou não o Black Smearing incomoda e não é pouco. IPS glow incomoda também, porém eu acho bem tranquilo conviver com ele e chama a atenção poucas vezes.
O VA da AOC é o pior que existe infelizmente.Eu uso um VA da AOC e até acostuma, mas o black smearing e ghosting é evidente. Eu só compraria novamente um VA, se a diferença de preço para um IPS for muito grande
Esse VA do reddragon é bom?É como eu te falei, VA antigo ou VA barato tem muitaaa diferença de VA bom e novo, não tem nem comparação, VA ruim o Black smearing é impossível de jogar, aquele AOC barato que a maioria das pessoas tem VA é o pior VA possível, chega dar enjôo se tanto borrão. Mas testa um VA com painel Samsung ou LG ou CSOT e vai ver a diferença.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
O VA da AOC é o pior que existe infelizmente.
Se aumentar o estabilizador de preto você mata o contraste, diminui o black smearing porque acaba com o preto e fica parecido com um IPS onde o preto é quase branco.
Fiz dois perfis, um com o estabilizador de preto em zero para ter o melhor contraste e qualidade de imagem e outro usando essas configurações para amenizar o black smearing (perfil FPS também diminui bastante). No final achei melhor usar o com a qualidade de imagem mais alta e conviver com black smearing, para diminuir isso tem que sacrificar muito o contraste e a qualidade vai junto.
Uso esses parâmetros:
Estabilizador de preto 0
brilho 100
Saturação de todas as cores 65
Temperatura C10
contraste 75
gama gosto do modo 3 (mais contraste) ou modo 1 (mais brilho)
no caso da garantia estendida so troca o monitor ou devolve $$ ?Pessoal falando de monitores OLEDs aí... vou aproveitar para deixar minha opinião e um feedback recente:
Compensa muito comprar monitor OLED com a Dell, eles dão suporte de 3 anos, inclusive para Burn In; e você pode estender a garantia por até 2 anos (Uns 1000 reais médio que pode ser parcelado em até 12 vezes a qualquer momento enquanto estiver dentro da garantia).
Existe uma chance muito grande de um monitor OLED nessas condições durar uns 7/10 anos - se ele der Burn in dentro desse prazo de 5 anos, você praticamente recebe um novo com a chance de ter quase a mesma vida útil de novo.
Recentemente precisei do RMA da Dell, tenho um 4K 32 OLED AW3225QF, a fonte queimou... em 20 dias um técnico da Dell veio na minha residência e substituiu por um novinho e lacrado - melhor experiencia de RMA que tive na vida, e olha que tive algumas boas com outras empresas. Ganhei brinde ainda (Cabos e pano pra limpeza), e ainda confirmei com o técnico que eles trocam o monitor se tiver com Burn In - tudo em uns 5 minutinhos.
Monitor OLED tem uma das melhores qualidades de imagem e competitivo do mundo; praticamente uma das melhores coisas que o dinheiro pode pagar - são pouquíssimos contra, quase inexistente perto das virtudes; sendo o principal o Burn In - no entanto, fiquem de olho nessa dica aí.
Se for comprar algo caro, de preferência em empresas que oferecem um suporte bom depois - fica a minha recomendação com a Dell.
Sem saber qual o painel que ele usa é difícil afirmar.Esse VA do reddragon é bom?
Se aumentar o estabilizador de preto você mata o contraste, diminui o black smearing porque acaba com o preto e fica parecido com um IPS onde o preto é quase branco.
Fiz dois perfis, um com o estabilizador de preto em zero para ter o melhor contraste e qualidade de imagem e outro usando essas configurações para amenizar o black smearing (perfil FPS também diminui bastante). No final achei melhor usar o com a qualidade de imagem mais alta e conviver com black smearing, para diminuir isso tem que sacrificar muito o contraste e a qualidade vai junto.
Uso esses parâmetros:
Estabilizador de preto 0
brilho 100
Saturação de todas as cores 65
Temperatura C10
contraste 75
gama gosto do modo 3 (mais contraste) ou modo 1 (mais brilho)
Eles só estendem a garantia original, ou seja, se o monitor deu problema e você precisar acionar a garantia... irão aplicar umas das soluções disponíveis pelo CDC:esse do meio ta lindão em e oled ne
no caso da garantia estendida so troca o monitor ou devolve $$ ?
porque se devolve e so pegar de volta comprar outro mais 5 anos e assim vai garantia infinita praticamente
mais e muito caro ta muito longe do poder de compra do afegão medio
Sem saber qual o painel que ele usa é difícil afirmar.
É só usar esse vídeo e acertar o estabilizador de preto até ver do 1 até o 255, não adianta ter contraste alto e deixar a Gamma toda errada.
É só usar esse vídeo e acertar o estabilizador de preto até ver do 1 até o 255, não adianta ter contraste alto e deixar a Gamma toda errada.
Exatamente porque o OLED tem problema com gamma, já que o pixel desliga ele não consegue exibir fielmente todo espectro. O correto é sempre visualizar todos blocos. Não é besteira! É ter a calibração certa, se seu monitor não consegue manter o contraste enquanto ajusta a gamma é porque falta qualidade no painel ou ajuste.No monitor só não consigo diferenciar o 1 e o 2. No celular que é OLED não dá para diferenciar do 1 até o 4, então acho que isso é besteira... se aumento o estabilizador de preto até ver o 1 me parece que a imagem fica pior, prefiro sem estabilizador de preto que fica mais parecido com o OLED.
Não recomendo pegar Full HD em 27 por esse valor, se tu esticar um pouco o valor pega um Superframe Precision 27 QHD Fast VA vale muito a pena. Qualidade bem superior, usa um painel CSOT 2701 que é ótimo.Eu postei o link da reddragon mas algum mod removeu...
É o modelo Amber curvo de 27" ( GM27H10C )
Achei por 700 seminovo aqui perto de casa... to procurando modelos de 27" + até 999
então e que devolver o dinheiro e comprar outro vc renova a garantiaEles só estendem a garantia original, ou seja, vão aplicar umas das soluções disponíveis pelo CDC:
Trocar por outro igual ou melhor
Reparar o produto
Devolver o dinheiro atualizado.
Acredito que pelo porte de empresa da Dell, a maior tendência é a troca por igual ou melhor devolver o dinheiro atualizado.
Dessa vez foi a troca.. até porque o monitor ainda é atual, deve ter bastante estoque pra isso.
Se fosse futuramente, apostaria um monitor superior ou o dinheiro mesmo - já vi relatos assim de pessoas que usaram no passado.
Essa garantia não vai ser renovada infinitamente... Ela só vai ser estender da original; depois disso acabou.
Detalhe, dei exemplo que isso acabar sendo um fator muito bom pra monitor OLED, mas acredito que vale para os demais monitores LCD os mesmos critérios.
Vale muito a pena, além dos produtos serem bons (vendem telas acima da média mesmo em LCD/LED), a garantia é excelente - aí fica a critério de cada um se vale o custo.
Mas te falo o seguinte... Se um monitor que custa 7K pra comprar tivesse dado defeito e não tivesse uma boa garantia - iria ficar puto e provavelmente só receberia com o judiciário, ou seja; dor de cabeça.
Realmente configurei errado, tomei como base a tela OLED do celular.Exatamente porque o OLED tem problema com gamma, já que o pixel desliga ele não consegue exibir fielmente todo espectro. O correto é sempre visualizar todos blocos. Não é besteira! É ter a calibração certa, se seu monitor não consegue manter o contraste enquanto ajusta a gamma é porque falta qualidade no painel ou ajuste.
Segue exemplo do LG 32UQ750 com painel VA da BOE, consegue exibir todos blocos e manter o contraste de 2500:1.
![]()
Ou do AOC Agon 4 274uxp com painel nano IPS da LG
![]()
Não recomendo pegar Full HD em 27 por esse valor, se tu esticar um pouco o valor pega um Superframe Precision 27 QHD Fast VA vale muito a pena. Qualidade bem superior, usa um painel CSOT 2701 que é ótimo.
Agora sim, isso que eu estava me referindo, tendo a calibragem correta tu ganha muito mais conteúdo nas imagens vídeos e jogos.Realmente configurei errado, tomei como base a tela OLED do celular.
Consegui resultado excelente colocando no gama 3, estabilizador de preto em 45 e aumentando o contraste para 80. Agora dá para ver todos os quadrados e não senti perda de qualidade, pelo contrário, nesse wallpaper que tem bastante tons diferentes de preto e cinza realmente dá para distinguir melhor as coisas:
![]()
![]()
Exatamente porque o OLED tem problema com gamma, já que o pixel desliga ele não consegue exibir fielmente todo espectro. O correto é sempre visualizar todos blocos. Não é besteira! É ter a calibração certa, se seu monitor não consegue manter o contraste enquanto ajusta a gamma é porque falta qualidade no painel ou ajuste.
Segue exemplo do LG 32UQ750 com painel VA da BOE, consegue exibir todos blocos e manter o contraste de 2500:1.
![]()
Ou do AOC Agon 4 274uxp com painel nano IPS da LG
![]()
Não recomendo pegar Full HD em 27 por esse valor, se tu esticar um pouco o valor pega um Superframe Precision 27 QHD Fast VA vale muito a pena. Qualidade bem superior, usa um painel CSOT 2701 que é ótimo.
Ahh, entendi, pra você exigir o dinheiro teria que passar o prazo legal de 30 dias sem que eles resolvessem o problema, aí você poderia exigir - um direito seu.então e que devolver o dinheiro e comprar outro vc renova a garantia
por exemplo troquei a fonte que tinha 10 anos de garantia por outra ofereceram a grana se tivesse pegado a grana (na epoca não tinha outras pra comprar mais depois chegou e ate sobraria uma $$)
como eu troquei por outra fonte não renovou a garantia caso pegasse o $$$ e comprasse outra fonte e teria os 10 anos novamente
foi o que fiz com a fonte eles ofereceram as 2 opções e peguei outra veio uma bem mais forte porem com o resto da garantia da primeiraAhh, entendi, pra você exigir o dinheiro teria que passar o prazo legal de 30 dias sem que eles resolvessem o problema, aí você poderia exigir - um direito seu.
Meu caso, por exemplo, trocaram em 20 dias... pra mim tudo bem, mas não poderia exigir o dinheiro porque eles ainda estão dentro do prazo legal.
Não tinha pensado nisso que você comentou... mas é aquela também: Vamos supor que você compre um novo monitor com o reembolso daqui uns 5 anos, talvez o valor atualizado não seja suficiente para comprar e ainda estender a garantia de novo, ou seja, teria o risco de ter que colocar um pouco de dinheiro de qualquer jeito, mas no fim; se a opção que eles te oferecer for o reembolso ou se você puder exigir isso; isso pode te dá mais tempo ainda com o produto e diminuir os gastos drasticamente - não deixa de ser algo ainda mais interessante de fato - passaria mais de 10 anos provavelmente com gastos relativamente menores no caso da tela OLED.
Não é tão impossível esse cenário que você comentou... basta imaginar que daqui 5 anos a Dell poderia não ter o produto em estoque e passasse um pouco do limite de tempo; existe uma possibilidade dela te oferecer o dinheiro ou um produto mais caro ou de valor semelhante disponível em época, mas você teria essa faculdade de poder pedir o reembolso também.
Mais acho que até pelo valor pago e o tempo de duração com o produto, não insistiria no reembolso se eles oferecessem outro produto.
Nesse caso; até como forma de reconhecer a boa prestação de serviço; é justo pagar por um produto novo para eles também.![]()
testa travando o FPS em 160hzPessoal, não sei se é falta de costume ou meu monitor mesmo que é ruim com isso, mas tem jogo aqui, com o freesync ativado, que tem horas que a imagem fica com um flick estranho, tipo com se perdesse o brilho. Cheguei a pesquisar e vi que isso é problema de frequência. Queria utilizar pra reduzir tearing, mas acabo que tô deixando o freesync off. Isso é normal?
Meu monitor é um AOC VA 165hz, 24G2S/BK
Sim é normal, todo monitor OLED e VA vai ter Flicker em cenas com muita variação de FPS.Pessoal, não sei se é falta de costume ou meu monitor mesmo que é ruim com isso, mas tem jogo aqui, com o freesync ativado, que tem horas que a imagem fica com um flick estranho, tipo com se perdesse o brilho. Cheguei a pesquisar e vi que isso é problema de frequência. Queria utilizar pra reduzir tearing, mas acabo que tô deixando o freesync off. Isso é normal?
Meu monitor é um AOC VA 165hz, 24G2S/BK
É igualzinho o vídeo do rttings. Aí nao tem mto o que fazer nesses casos? acho que o jeito é conviver com o tearing e deixar o Freesync offSim é normal, todo monitor OLED e VA vai ter Flicker em cenas com muita variação de FPS.
No final da página do rtings tem o vídeo mostrando o Flicker vê se é igual o teu problema.
![]()
Gigabyte M32UC Review
The Gigabyte M32UC is a 32-inch, 4k gaming monitor with a native 144Hz refresh rate and a 160Hz overclock. As a part of Gigabyte's M Series monitors, it sits alo...www.rtings.com
Tu pode resolver isso limitando o VRR de 100hz pra cima usando o CRU, assim se baixar de 100fps ele desliga o VRR e não causa Flicker.É igualzinho o vídeo do rttings. Aí nao tem mto o que fazer nesses casos? acho que o jeito é conviver com o tearing e deixar o Freesync off
Quem testou VA barato ou velho sempre vai falar mal, até parece que não existe a palavra evolução em tecnologia. O ideal é sempre tentar descobrir qual o fabricante do painel, a idade do painel, e ver vídeos de teste de UFOs. É bem nítido a diferença de um VA ruim pra um bom. O VA tem muitas vantagens, nada de IPS glow, um contraste muito superior ao IPS ao troco de um pouco de Black smearing em cenas escuras, ângulo de visão ambos tem suas deficiências no IPS cenas escuras ficam horríveis se vistas de lado, no VA o contraste permanece mas as cores mudam, se você usa o monitor na sua frente isso não é um problema.Vocês estão falando tanto de VA...
O que falar do DELL S3422DWG?? É ruim? Não vale os 3800 por ser VA?
Não tem alternativa no mercado. O Gigabyte IPS está 5mil parcelado na Kabum!
O DELL ainda sai 3800 parcelado e com a garantia melhor.