[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Galera,

Vale a pena trocar de monitor só para ter o Freesync?

Trocaria por um LG IPS236 por um Samsung F390.

Ou o dinheiro seria melhor investido em outra coisa (periféricos, cadeira, put4...)
 
Galera,

Vale a pena trocar de monitor só para ter o Freesync?

Trocaria por um LG IPS236 por um Samsung F390.

Ou o dinheiro seria melhor investido em outra coisa (periféricos, cadeira, put4...)
Depende do CxB da put4 haha.
Cara acredito que a resposta "curta" é "sim".
Mas qual placa de video que você usa? Qual intervalo de frames que você pretende usar?
Acho que é importante definir uma amplitude de FPS e depois escolher o monitor com freesync nessa faixa.
Ah, esse F390 é freesync 48~72Hz se não me engano, da uma pesquisada aí. Eu descartei esse monitor logo de cara porque parece que usa painel VA porquíssimo e fica horrível jogar com ele no escuro e com jogos com cenas muito escuras (o que seria o contrário se fosse VA de qualidade).
 
Tem muita diferença nas cores em relação ao IPS ?

Estava vendo esse modelo https://www.submarino.com.br/produt...lerid=9055134000184&voltagem=BIVOLT&wt.srch=1
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Estou na dúvida entre um IPS e VA o medo que tenho no IPS e o vazamento de luz que muitos falam que acontece, e o contraste baixo não atrapalha nos jogos ?

Cara, pra jogar no escuro ou ver filme/seriado no escuro VA é MUITO superior a IPS, mas muito mesmo.

O grande problema do VA é quando vc precisa de um angulo de visão maior, pq VA qualquer olhadinha "de lado" já cai muito a qualidade de imagem.

Pra TVs e principalmente monitores que vc ta sempre de frente OLED > VA > IPS > TN. Tanto que todas as TVs fodonas são ou de oled (mais caras) ou com painel VA (por ex.: as QLEDS da samsung).

Agora pra um celular por exemplo, VA é impraticável, LCD IPS ou OLED vai ser sempre superior.


To falando somente sobre qualidade de imagem, não botei tempo de resposta e outros fatores na equação (TN normalmente é mais rapido, por exemplo).
 
alguem ae com experiencia em ultrawide ou QHD pode da uma opnião? to afim de um monitor bem grande e to em duvida entre um ULTRAWIDE de 34 e um QHD 27. não ligo muito pra densidade de pixel ja que sento a +-1m, ambos são IPS, o QHD e 100hz e o uw 144hz. não tive a exp de QHD e nem ultrawide mas pelo o que vejo em reviews o unico que realmente ''aumenta'' a area de visão nos games dando mais imersão e UW ou isso ocorre em QHD tbm?
 
Depende do CxB da put4 haha.
Cara acredito que a resposta "curta" é "sim".
Mas qual placa de video que você usa? Qual intervalo de frames que você pretende usar?
Acho que é importante definir uma amplitude de FPS e depois escolher o monitor com freesync nessa faixa.
Ah, esse F390 é freesync 48~72Hz se não me engano, da uma pesquisada aí. Eu descartei esse monitor logo de cara porque parece que usa painel VA porquíssimo e fica horrível jogar com ele no escuro e com jogos com cenas muito escuras (o que seria o contrário se fosse VA de qualidade).
60FPS mesmo. To com a RX570

Onde vc viu que usa painel ruim? Eu já sabia que era VA, mas meu IPS é antigão, então deve ter tempo de resposta no mesmo nível de um VA atual (suponho)
Não pretendo jogar muito no escuro, deixo o quarto iluminado. Outra coisa é que nessa faixa de preço não tem muita coisa melhor né... só painel TN. Ou o SA230 IPS, mas o pessoal tb reclama dele
 
alguem ae com experiencia em ultrawide ou QHD pode da uma opnião? to afim de um monitor bem grande e to em duvida entre um ULTRAWIDE de 34 e um QHD 27. não ligo muito pra densidade de pixel ja que sento a +-1m, ambos são IPS, o QHD e 100hz e o uw 144hz. não tive a exp de QHD e nem ultrawide mas pelo o que vejo em reviews o unico que realmente ''aumenta'' a area de visão nos games dando mais imersão e UW ou isso ocorre em QHD tbm?

ja tive 27 quad hd 144hz.

È o meio termo, bom em tudo, mas não melhor em tudo.

Hoje tenho um de 34 ultra wide, 120hz quad hd + um 24.5 240hz

Pra jogar online o 240hz é absurdo de bom.
Enquanto se fosse pra escolher só 1, o 34 ultra wide é insuperável, com jogos que tem suporte, ao mesmo tempo que me irritava com os jogos que não tem suporte e me fez comprar o de 24 pra essa falha e aproveitei nos competitivos.

Resumindo: 30+ ultra wide em jogos que suporta, vence tudo e todos.

Mas um 27 quad hd é mais viavel se você joga MUITA coisa

24 144 ou 240hz se vc é + pro lado de jogos online.
 
Pessoal, uma dica por favor...
Monitor 144Hz (de preferencia, algum q tenha cores mais bonitas... gosto de ver animes no PC)
Ao q ate 5ms ta otimo.. axo..
e acho que até 24". Mais que isso, acho que fica grande.
To pensando em pagar ate uns 1200.
Eu entrei nessa linha e escolhi o AOC Hero 24G2, é IPS, e tá por 1300 e pouco na Nagem por boleto. Parece cumprir bem o que vc quer, mas um pouco acima do preço.
Esse Samsung que vc colocou é VA e curvo salvo engano, acho que essa é a principal diferença. Mais do que isso não sei dizer, porque eu pessoalmente não queria VA, aí nem me aprofundei.
Cara, QHD e 144Hz ao mesmo tempo eu até queria também, mas acho que pra essas especificações passa dos 2000, o que tava acima do que eu queria e por isso nem pesquisei.
Se for escolher só uma dessas especificações tem o AOC Hero 27G2 e o Bluecase BM273/8/9GW (3 versões semelhantes), cada um com uma das especificações, e custando na faixa dos 1300 e pouco se ainda tiver a promoção que tava ontem.
 
Cara, pra jogar no escuro ou ver filme/seriado no escuro VA é MUITO superior a IPS, mas muito mesmo.

O grande problema do VA é quando vc precisa de um angulo de visão maior, pq VA qualquer olhadinha "de lado" já cai muito a qualidade de imagem.

Pra TVs e principalmente monitores que vc ta sempre de frente OLED > VA > IPS > TN. Tanto que todas as TVs fodonas são ou de oled (mais caras) ou com painel VA (por ex.: as QLEDS da samsung).

Agora pra um celular por exemplo, VA é impraticável, LCD IPS ou OLED vai ser sempre superior.


To falando somente sobre qualidade de imagem, não botei tempo de resposta e outros fatores na equação (TN normalmente é mais rapido, por exemplo).
Po, você me deixou mais em dúvida ainda.
Li em vários lugares e entendo que VA realmente é melhor para escuro.
Mas dae procurei videos do C24F390 no youtube e:

OTPbCfE.png


Dae o cara comenta que somente painéis VA decentes são bons pro escuro.
Como faz? :(


60FPS mesmo. To com a RX570

Onde vc viu que usa painel ruim? Eu já sabia que era VA, mas meu IPS é antigão, então deve ter tempo de resposta no mesmo nível de um VA atual (suponho)
Não pretendo jogar muito no escuro, deixo o quarto iluminado. Outra coisa é que nessa faixa de preço não tem muita coisa melhor né... só painel TN. Ou o SA230 IPS, mas o pessoal tb reclama dele

Em diversos reviews, joga o modelo no youtube: os gringos falam de ghosting intenso, shimmering e mais uma cacetada de coisa que não lembro.
Olha essa foto que postei acima é desse Samsung C24F390
 
Entre:
AOC Hero de 24, o de 27, o BenQ XL243 e o Alienware AW2518HF

alguém poderia opinar ? Obrigado

Até quanto está disposto a investir? Eu peguei um Acer Predator XB253Q GX agora e estou muito satisfeito, na minha opinião é o melhor. Esse Alienware eu descartaria, muito caro pelo que oferece, além disso é painel TN e um amigo que o possui não gostou da qualidade da imagem. O BenQ também, acho meio caro, apesar de ser 27... Mas eu não teria um monitor de 27" sendo FullHD.
 
Ansioso pela chegada do meu Acer Predator XB253Q GX 240hz, paguei 2,000 nele achei um preço justo. Chegando dou meu parecer aqui.

Chegou hoje o meu Acer Predator XB3 (XB253Q GX) que comprei na promoção que teve no final de semana, foi enviado terça e hoje chegou em casa, muito rápido!

OTSvIzz.jpg


Este atualmente é meu terceiro monitor da Acer (tive um XB280HK e X34 antes dele). Eu estava sem monitor nenhum pois tive que vender meu desktop e fiquei com um notebook gamer (que também é Acer kkk) mas estava inviável utilizar a tela do notebook pra ficar por muitas horas e principalmente jogar, então aproveitei a promoção.

Enfim, estou super satisfeito com o modelo, a tela IPS é de boa qualidade, settings de fábrica muito bons, permitindo escolher entre os modos já pré calibrados, tipo sRGB, entre outros. Por mais que meu note não tire todo o proveito dos 240Hz pois possui uma RTX 2060, é uma delícia pra navegar e trabalhar... O modo HDR (Vesa 400) apesar de não ser um "legítimo" HDR, funciona legal se for bem configurado.

Não tive problema com nenhum dead ou stuck pixel. Também não notei nenhum bleeding além do normal ou visível ao olho nu. Estou usando fixado na parede ao invés da bela (e gigante base).

PHBZPBV.jpg

Onde vocês compraram?
 
  • Curtir
Reações: TG
Esse 24g2 parece ser o melhor CxB até 1500... Pena estar na casa dos 1300.

Talvez a Pichau volte com algumas peças. Tô aguardando antes de pagar o boleto da Nagem.
 
Onde vocês compraram?
O meu não chegou ainda mais tá na CDD aqui da minha cidade, desde ontem então segunda já tá em casa, eu comprei no próprio site da Acer por 1,999. Chegando eu dou meu parecer!
 
Só para constar se alguem tiver pensando em pegar.

Chegou o AW2521HF, para fazer combo com o AW3418DW.
Acho que em questão de qualidade, é o melhor monitor que já tive.
Construção impecavel.
0 dead pixel, 0 vazamento, nunca vi um IPS com 0 vazamentos como esse, literalmente não tem absolutamente nenhum vazamento, incrivel mesmo, o de 34 tem um pouco na esquerda em baixo como comparação.

Cores absurdamente vivas, brilho fortíssimo.
Os 240hz são ok, comparado ao 34 120hz 4ms, sinto diferenças, está mais como sentia pro antigo TN 144hz de antes, mas não achei diferença do 144hz tn pro 240hz ips, pra fazer alarde.
Ainda acho 120hz 4ms como sweet spot total, acima disso é cereja no bolo.

20200510-092109-Copia.jpg
 
Última edição:
Só para constar se alguem tiver pensando em pegar.

Chegou o AW2521HF, para fazer combo com o AW3418DW.
Acho que em questão de qualidade, é o melhor monitor que já tive.
Construção impecavel.
0 dead pixel, 0 vazamento, nunca vi um IPS com 0 vazamentos como esse, literalmente não tem absolutamente nenhum vazamento, incrivel mesmo, o de 34 tem um pouco na esquerda em baixo como comparação.

Cores absurdamente vivas, brilho fortíssimo.
Os 240hz são ok, comparado ao 34 120hz 4ms, sinto diferenças, está mais como sentia pro antigo TN 144hz de antes, mas não achei diferença do 144hz tn pro 240hz ips, pra fazar alarde.
Ainda acho 120hz 4ms como sweet spot total, acima disso é cereja no bolo.

20200510-092109-Copia.jpg
E quanto ao desempenho deles nos jogos? Ghosting, overshoot etc? Ele está na minha lista, mas achei ele um pouco caro por não oferecer feature acima da média, como um 1440p ou então HDR de boa qualidade
 
E quanto ao desempenho deles nos jogos? Ghosting, overshoot etc? Ele está na minha lista, mas achei ele um pouco caro por não oferecer feature acima da média, como um 1440p ou então HDR de boa qualidade


Perfeito, não notei nenhum problema, mas se tiver na duvida, espere review do rtings.
Quanto a HDR, esquece isso, HDR decente só com 1k+ nits e afins, não é foco pra monitor 240hz tão cedo.
Não pegue QUAD hd 240hz kra''n vai ter gpu pra isso tão cedo e quando tiver só a top high end'' , 240 fps já são quase impossiveis em full HD, ainda mais QUAD HD.
QUAD HD só 27+, mas por ex, 24 é melhor pra jogar competitivamente, achei mt mais facil jogar dota2 e FPS online nele doq no de 34 ao lado, ao mesmo tempo pra jogos single player ou MP mais lentos com suporte a UW, o de 34 distroi a tela pequena.
COmo falei em outro topico, um 27 pra mim é o meio termo, bom em tudo mas não o melhor em nada.
24.5 pra full HD fica perfeito, por isso peguei ele menor e não um 27 full HD, não sinto diferença nenhuma pro UW QUAD hd de 34 do lado nesse sentido.
Se puder pagar um pouco a mais, recomendo fortemente.
O que me fez comprar ele foram 2 fatores.
10% ser alienware, pra fazer um combo bonitinho com o de 34 tambem alienware.
e 90% a garantia premium de 3 anos da dell. (O valor acima dos outros se paga nesse fator pra mim)
 
Última edição:
Perfeito, não notei nenhum problema, mas se tiver na duvida, espere review do rtings.
Quanto a HDR, esquece isso, HDR decente só com 1k+ nits e afins, não é foco pra monitor 240hz tão cedo.
Não pegue QUAD hd 240hz kra, 240 fps já são quase impossiveis em full HD, ainda mais QUAD HD.
24.5 pra full HD fica perfeito, por isso peguei ele menor e não um 27 full HD, não sinto diferença nenhuma pro UW QUAD hd de 34 do lado nesse sentido.
Se puder pagar um pouco a mais, recomendo fortemente.
O que me fez comprar ele foram 2 fatores.
10% ser alienware, pra fazer um combo bonitinho com o de 34 tambem alienware.
e 90% a garantia premium de 3 anos da dell. (O valor acima dos outros se paga nesse fator pra mim)
Se aqui no Brasil tivesse o 27gl850, você iria nele ou nesse Alienware? O gl850 me atrai por ser 1440p + 144hz + Nano IPS, mas nem sei se ele irá chegar aqui no Brasil.
 
Se aqui no Brasil tivesse o 27gl850, você iria nele ou nesse Alienware? O gl850 me atrai por ser 1440p + 144hz + Nano IPS, mas nem sei se ele irá chegar aqui no Brasil.


Depende.
Se você for ter 1 unico monitor o LG é mais negocio sem duvidas. preferiria o ultra wide, mesmo com seus defeitos de alguns jogos sem suporte e ficar com a borda preta, por isso comprei o de 24, mas mesmo assim, uw é insuperavel como unico monitor no geral.
Agora como falei, tudo se quebra na garantia.

Já tive problemas anteriores, que foi uma dor de cabeça sem fim.
Com a dell, os kras me deixam usando o monitor, e vem trocar aqui em casa, trocam com 1 dead pixel, não tem frescura.
Isso faz mt diferença no final.
 
Por tudo que li, esse aqui:
Só fica nesse preço por boleto, mas acho que vale.

pois é, aqui o frete deu R$ 102,00.
Mas só vejo recomendarem esse monitor. To pensando em ir nele mesmo.
 
pois é, aqui o frete deu R$ 102,00.
Mas só vejo recomendarem esse monitor. To pensando em ir nele mesmo.
o frete matou mesmo.. aqui deu 70 de frete.
Problema é q mesmo com esse frete absurdo, acaba saindo mais barato q nas outras lojas.. Kabum ta um absurdo de caro..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo