Então, eu não tenho muitas referências de monitores pra ter um comparativo amplo. Minha única referência era o meu Samsung 23'' FHD TN de 60hz. Comparado com ele as cores são infinitamente mais vívidas. Estou com esse novo há 2 dias apenas, e uma coisa que me surpreendeu por tudo que ja tinha visto sobre os IPS era o preto "lavado" que a princípio me agradou bastante. Numa primeira análise ganhei em todos os pontos em relação ao meu antigo.
Os fatores decisivos pra minha escolha entre tudo que estava pesquisando foram a disponibilidade, que ta complicado achar modelos pra venda por N motivos e garantia que a Dell parece dar meio que lavada nas outras, parece ser bem menos burocrático e o fato de ter 3 anos (se der uma consultada pra esse e alguns outros modelos deles, vc pode solicitar a troca a partir de 1 dead pixel, outros modelos a partir de 6).
Tirei uma base por aqui tbm, com um ranking dos melhores entre 24'' e 25''
If you're looking for the best 24-inch monitor and don't mind getting a cheap display, check out the AOC 24G15N, which has a 24-inch, 1080p display.
www.rtings.com
E infelizmente é uma questão de escolha. Ou preço, ou resolução maior, ou tipo de painel, ou frequência elevada. Quanto mais fatores agregar em um mesmo modelo, mais caro vai ser. Dai tem que pesar pelo que está disposto (ou não) a pagar.