[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
fui olhar os monitores da Dell e ela retirou o monitor AW3420DW do site, tanto no Brasil e EUA, será que parou de fabricar?
agora só tem o aw3821dw no EUA.

Galera jogo rápido

ASUS VG27AQL1A > R$ 2.999,90
DELL S2721DGF > R$ 3674,10

Vale a pena a diferença de R$ 674,2 no Dell, pensando no tempo de garantia, controle de qualidade e pôs atendimento ?

Ou não faz diferença alguma ?

Vlw pela ajuda

Galera, não sei se aqui é o melhor lugar para perguntar isso, mas eu estou precisando de uma ajuda com monitor.

Recentemente comprei o LG 27GL650F-B.AWZ Ultragear na Magazine Luiza, é o meu primeiro monitor IPS, eu sei que IPS Glow é normal até certo ponto, mas não sei se no nível que está é decente. O que mais tem me incomodado é no canto inferior esquerdo, em cenas escuras essa região fica muito iluminada, me distraindo total do que estou vendo. Sei que talvez sejam tecnologias diferentes, mas na minha TV LG UJ6565, que também é IPS, nunca havia visto esse problema, talvez por sentar mais distante da tela. Tenho pensado em trocar por outro LG 27GL650F-B para ver se o problema é dessa unidade. Se alguém que tenha esse LG 27GL650F ou manjar de IPS puder me ajudar, nem que seja com uma opinião, eu ficaria muito agradecido.

Não sei também se pode ser problema de revisão nova, o meu monitor é o mesmo desse vídeo, com caixa vermelha e adesivo da Nvidia G-SYNC na moldura, eu não consegui achar nenhum review de um monitor igual a esse.

Sei que por foto não da para avaliar 100%, mas só para dar uma noção.

57l90ssd4yf71.jpg

rg7kb0gf4yf71.jpg

Esse é o modelo de monitor que pretendo adquirir ainda esse ano.

Tenho 2 LGs IPS e realmente existem essas imperfeições no painel IPS(e outras piores nos outros), só que pelo que vi das suas fotos, não é nada importante.

Pelas fotos, seu monitor não tem defeito algum, embora não seja perfeito, mas essa falta de perfeição e uniformidade está dentro do que a tecnologia permite hoje.

Boletei, em conjunto com a 3080 ti, um Gigabyte IPS QHD FI27Q-X 240hz. Segundo reviews na internet, o monitor é muito bom e o painel IPS se sobressai sobre outros IPS. O painel é SHARP. Esperando chegar para colocar as considerações aqui pra vcs.

Boletei, em conjunto com a 3080 ti, um Gigabyte IPS QHD FI27Q-X 240hz. Segundo reviews na internet, o monitor é muito bom e o painel IPS se sobressai sobre outros IPS. O painel é SHARP. Esperando chegar para colocar as considerações aqui pra vcs.
Parece top ein, muito massa, belo monitor. O legal é que segundo o rtings com a porte DP 1.4 pra alcançar até 200Hz em 10bits tb.

O Rtings tb cita padrão de subpixel BGR assim como no M27Q, depois cita pra gente se sentiu alguma diferença na leitura de texto em diferentes programas no windows.

Pessoal. Tenho um AOC Hero 27 há 1 ano e apareceu uma possível venda para ele. Mas antes de vender estou pensando qual eu poderia adquirir sem gastar muito e dar um upgrade satisfatório. Esse hero é bom, mas veio com 2 dead pixels (que pelo que vi na net, dá muito nesse modelo), só tem 250 cd/m² e resolução 1080p. Queria algo mais robusto, com um HDR legalzinho, resolução superior e tal. Encontrei o ASUS VG27WQ1B. Que tem resolução 1440p, mas parece ser só 250 cd/m² tb e tem painel VA (prefiro IPS). O que acham desse ASUS? Esse painel VA dele é bom? Tive um AOC Agon 32 e não curti muito o VA dele, era muito escuro nos jogos, mesmo regulando.

Parece top ein, muito massa, belo monitor. O legal é que segundo o rtings com a porte DP 1.4 pra alcançar até 200Hz em 10bits tb.

O Rtings tb cita padrão de subpixel BGR assim como no M27Q, depois cita pra gente se sentiu alguma diferença na leitura de texto em diferentes programas no windows.
Então, parece ser um bom monitor. Os reviews falam bem dele. Inclusive com relação ao contraste, que atingiu um pouco mais de 1:0001, tem pouco vazamento, etc. Os problemas do IPS já conhecidos não tem como fugir muito.

Com relação ao BGR, realmente é caracteristica incomum nos monitores, mas no próprio review diz que a maioria dos usuários não irá perceber. Vamos ver.

Pessoal. Tenho um AOC Hero 27 há 1 ano e apareceu uma possível venda para ele. Mas antes de vender estou pensando qual eu poderia adquirir sem gastar muito e dar um upgrade satisfatório. Esse hero é bom, mas veio com 2 dead pixels (que pelo que vi na net, dá muito nesse modelo), só tem 250 cd/m² e resolução 1080p. Queria algo mais robusto, com um HDR legalzinho, resolução superior e tal. Encontrei o ASUS VG27WQ1B. Que tem resolução 1440p, mas parece ser só 250 cd/m² tb e tem painel VA (prefiro IPS). O que acham desse ASUS? Esse painel VA dele é bom? Tive um AOC Agon 32 e não curti muito o VA dele, era muito escuro nos jogos, mesmo regulando.

Dá uma olhada na lista abaixo apenas para modelos IPS:

Dá uma olhada na lista abaixo para modelos IPS. Se quiser VA, outras pessoas poderão te ajudar.

Monitores IPS, 27", QuadHD, 144Hz+ @ 8bits / 120Hz@10bits, HDR 450cd/m2, 1ms, Freesync / Gsync, 130% sRGB / 96% DCI-P3 / 10 bits, todas opções abaixo com specs e desempenho similar no uso (e todos limitados a 120Hz em 10bits por conta do display port 1.2):

Ozone DSP27 IPS - preço atual R$2.300. Promoção costuma aparecer por e R$2100~R$2200 (eu várias outras pessoas do fórum pegamos por 2,1k). Dois anos de garantia:

https://www.kabum.com.br/produto/11...-sync-144-hz-0-5ms-frameless-ozdsp27ips-fless
Tópico dedicado: https://adrenaline.com.br/forum/thr...o-brasil-com-4-modelos-fullhd-e-1-qhd.675180/

ASUS VG27AQL1A - preço normal R$3.150. Promoção já apareceu por 2,7k a 2,9k, mas atualmente fora de estoque. 165Hz e Três anos de garantia:

https://www.kabum.com.br/produto/12...c-compatible-170hz-altura-ajustavel-vg27aql1a
Tópico dedicado: https://adrenaline.com.br/forum/thr...1a-27-qhd-170hz-g-sync-ips-hdr-10-bit.681295/

Gigabyte M27Q por R$3.100 tb mas com a particularidade de ter um painel BGR ao invés de RGB. O rtings destaca que pode desfocar texto / caracteres finos no windows. 170Hz:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=135665
https://www.pichau.com.br/monitor-g...0hz-qhd-freesync-type-c-hdmi-dp-gigabyte-m27q
Não tem tópico dedicado, mas tem esse: https://forum.adrenaline.com.br/threads/monitor-gigabyte-27-m27q-eek-ips-qhd-170-0-5ms.679163/

Tem o Gigabyte G27Q com o painel normal RGB também, R$3000:
https://www.pichau.com.br/monitor-g...um-hdr-altura-ajustavel-hdmi-dp-gigabyte-g27q

Tem também este Tiem só que atualmente fora de estoque e não encontrei nenhum review conceituado, apenas relatos subjetivos de quem comprou. Não sei se atende todas as especificações da primeira linha de ser 10bits, brilho máximo, HDR nem fidelidade de cores.

Tiem T27QSSM - preço normal 2,4k. Mas parece ter 1 ano de garantia, painel parece idêntico em features só que com o menu / firmware bem ruimzinho:
https://www.terabyteshop.com.br/pro...-pol-qhd-ips-1ms-165hz-hdmidp-t27qssm?p=32500
Tópico dedicado: https://adrenaline.com.br/forum/threads/topico-dedicado-monitor-tiem-t27qssm.680900/

DELL S2721DGF - familia de specs parecida por R$ 3600

Pelo que estava vendo, DP1.2 tem limitação em 120Hz a 8bits, existe uma diferença perceptível entre um monitor com taxa de 165Hz a 10bits e 120Hz a 8bits ?

Estou lendo na internet mas não compreendi direito.

Digo isso pela diferença entre o ASUS VG27AQL1A (DP1.2) e DELL S2721DGF (DP 1.4)

Alguém poderia me tirar essa duvida por gentileza, porque na minha cabeça se você esta comprando um monitor a 170 ou 165, que ter o máximo de qualidade e frequência!

E também gostaria de saber a diferença de 8-bit para 8-bit+FRC!

Vlw pela ajuda galera

Pelo que estava vendo, DP1.2 tem limitação em 120Hz a 8bits, existe uma diferença perceptível entre um monitor com taxa de 165Hz a 10bits e 120Hz a 8bits ?

Estou lendo na internet mas não compreendi direito.

Digo isso pela diferença entre o ASUS VG27AQL1A (DP1.2) e DELL S2721DGF (DP 1.4)

Alguém poderia me tirar essa duvida por gentileza, porque na minha cabeça se você esta comprando um monitor a 170 ou 165, que ter o máximo de qualidade e frequência!

E também gostaria de saber a diferença de 8-bit para 8-bit+FRC!

Vlw pela ajuda galera

O Dell tem DP 1.4? Olha só, se tiver é um belo up sim e compensa muito!

Quando maior a frequencia e maior a quantidade de bits de cor, mais informação será transmitida pelo cabo. DP 1.2 vai limita a largura de banda (quantidade de informação por unidade de tempo) que o monitor pode receber do cabo.

Em 8 bits, você conseguira atingir 170Hz sem problemas, porém se você estiver utilizando 10 bits, aí a frequencia máxima que a porta DP 1.2 consegue atingir é 120Hz. Então o limite seria 120Hz a 10 bits (não 8).

Aqui tem uma tabela de referência se quiser ver mais exemplos:

Taxas máximas de cada tipo de porta:

DP 1.2 - 17.28Gbps
HDMI 2.0 - 14.4 Gbps
DP 1.4 - 25.92 Gbps
HDMI 2.1 - 42.6 Gbps

003_1.jpg

Sobre o FRC, é um método que o monitor tem para alcançar uma maior quantidade de cores baseado em mudança de intensidade ao longo do tempo. É como se fosse um flicker entre duas cores adjentes muito próximas, para alcançar a cor intermediária (e assim produzir a cor nova). Os bits que o monitor citam nada mais é que quantas divisões existem entre as cores mínima e máxima que conseguem mostrar (mas as cores mínima e máxima se mantem as mesmas, mudam apenas o número de divisões entre elas).

Mas nosso olho praticamente já não consegue ver a diferença entre essas duas cores adjacentes por si só, na maioria dos casos e com as compressões usuais nos conteúdos, quanto mais esse flicker. A maioria dos monitores 8 bits no passado eram 6 bits+frc. Hoje as telas que estão saindo a 8 bits podem muito bem fazer a mesma coisa para atingir os 10 bits e é assim na maioria dos casos. Existem alguns paineis 10 bits sem FRC, mas aí estes também poderiam se aproveitar disso para alcançar 12bits, por exemplo. Mas chega uma hora já fica bem difícil pro seu olho ver essa diferença de cores tão sutil.

O Dell tem DP 1.4? Olha só, se tiver é um belo up sim e compensa muito!

Quando maior a frequencia e maior a quantidade de bits de cor, mais informação será transmitida pelo cabo. DP 1.2 vai limita a largura de banda (quantidade de informação por unidade de tempo) que o monitor pode receber do cabo.

Em 8 bits, você conseguira atingir 170Hz sem problemas, porém se você estiver utilizando 10 bits, aí a frequencia máxima que a porta DP 1.2 consegue atingir é 120Hz. Então o limite seria 120Hz a 10 bits (não 8).

Aqui tem uma tabela de referência se quiser ver mais exemplos:

Taxas máximas de cada tipo de porta:

DP 1.2 - 17.28Gbps
HDMI 2.0 - 14.4 Gbps
DP 1.4 - 25.92 Gbps
HDMI 2.1 - 42.6 Gbps

003_1.jpg

Sobre o FRC, é um método que o monitor tem para alcançar uma maior quantidade de cores baseado em mudança de intensidade ao longo do tempo. É como se fosse um flicker entre duas cores adjentes muito próximas, para alcançar a cor intermediária (e assim produzir a cor nova). Os bits que o monitor citam nada mais é que quantas divisões existem entre as cores mínima e máxima que conseguem mostrar (mas as cores mínima e máxima se mantem as mesmas, mudam apenas o número de divisões entre elas).

Mas nosso olho praticamente já não consegue ver a diferença entre essas duas cores adjacentes por si só, na maioria dos casos e com as compressões usuais nos conteúdos, quanto mais esse flicker. A maioria dos monitores 8 bits no passado eram 6 bits+frc. Hoje as telas que estão saindo a 8 bits podem muito bem fazer a mesma coisa para atingir os 10 bits e é assim na maioria dos casos. Existem alguns paineis 10 bits sem FRC, mas aí estes também poderiam se aproveitar disso para alcançar 12bits, por exemplo. Mas chega uma hora já fica bem difícil pro seu olho ver essa diferença de cores tão sutil.
Basicamente então não irei sentir diferença nenhuma entre o Dell e o Asus, e nao vale a diferença de valor ?

Basicamente então não irei sentir diferença nenhuma entre o Dell e o Asus, e nao vale a diferença de valor ?

Diferença na prática na hora de consumir conteúdo é que você conseguirá jogar com HDR400 ativado (em 10 bits) na frequencia máxima 165Hz sem problemas no Dell.

No Asus, se quiser usar 165Hz tem que ser em 8bits somente, aí o HDR perde um pouco. Ou então se quiser HDR a 10bits teria que limitar a 120Hz.

Aí você decide se vale, hoje eu não vejo muita vantagem em pagar muito a mais. Mas se os preços forem próximos, certamente a porta DP 1.4 é uma bela adição.

Diferença na prática na hora de consumir conteúdo é que você conseguirá jogar com HDR400 ativado (em 10 bits) na frequencia máxima 165Hz sem problemas no Dell.

No Asus, se quiser usar 165Hz tem que ser em 8bits somente, aí o HDR perde um pouco. Ou então se quiser HDR a 10bits teria que limitar a 120Hz.

Aí você decide se vale, hoje eu não vejo muita vantagem em pagar muito a mais. Mas se os preços forem próximos, certamente a porta DP 1.4 é uma bela adição.
Ate qual valor se justifica pagar uma diferença por uma porta DP 1.4 ?

Pensando também que ambos os monitores são HDR 400, não faz a menor diferença se tiver em 8 Bits ou 10 Bits, porque pelo que entendi HDR 400 chega a ser medíocre, ou estou errado ?

Você falou algo que é justamente o que vou fazer 80% do tempo, que seria jogar, estou pensando seriamente se valeria a diferença de 800 reais para ter DP 1.4 e poder executar HDR em 10 bits no Dell a 165Hz, em vez de 8 bits sem HDR a 170Hz no Asus!

Última edição:
Ate qual valor se justifica pagar uma diferença por uma porta DP 1.4 ?

Pensando também que ambos os monitores são HDR 400, não faz a menor diferença se tiver em 8 Bits ou 10 Bits, porque pelo que entendi HDR 400 chega a ser medíocre, ou estou errado ?

Voce falou algo que é justamente o que vou fazer 80% do tempo, que seria jogar, entao estou pensando seriamente se valeria a diferença de 800 reais para ter DP 1.4 do Dell, pelo que estou vendo nao !

Sobre o HDR, justamente por ele ser um HDR modesto se você tirar o 10bits fica pior ainda. Existem alguns conteúdos que ficam bem legais mesmo com HDR400 a 10 bits. Poucos, mas ainda existem. Se você estiver a 8bits, aí pode ver algum banding.

Mas a pergunta que você deveria se fazer é: vai conseguir rodar algo a 160fps + HDR? Se sim, aí vale a pena pagar uns 10 a 20% a mais.
Se não for usar o HDR em nenhuma circunstância, pode ficar em 8 bits sem prejuízo nenhum. Ou se for usar HDR só que sempre a menos de 120fps, pode usar no DP 1.2 sem prejuízos também.

Sobre o HDR, justamente por ele ser um HDR modesto se você tirar o 10bits fica pior ainda. Existem alguns conteúdos que ficam bem legais mesmo com HDR400 a 10 bits. Poucos, mas ainda existem. Se você estiver a 8bits, aí pode ver algum banding.

Mas a pergunta que você deveria se fazer é: vai conseguir rodar algo a 160fps + HDR? Se sim, aí vale a pena pagar uns 10 a 20% a mais.
Se não for usar o HDR em nenhuma circunstância, pode ficar em 8 bits sem prejuízo nenhum. Ou se for usar HDR só que sempre a menos de 120fps, pode usar no DP 1.2 sem prejuízos também.

è bem complica mesmo, mas pensando em um futuro não tão distante com upgrade da placa de vídeo, julgo que seria algo que venha a calhar, como falou se por 10% a 20% a mais já seria uma boa aquisição, o difícil é encontrar este modelo do Dell a 3.6k!

Na faixa dos 3.6k para QHD ou WQHD, você me indicaria qual monitor ?

è bem complica mesmo, mas pensando em um futuro não tão distante com upgrade da placa de vídeo, julgo que seria algo que venha a calhar, como falou se por 10% a 20% a mais já seria uma boa aquisição, o difícil é encontrar este modelo do Dell a 3.6k!

Qualquer um dessa lista aqui, eles tem desempenhos muito parecidos e você pode decidir qual o melhor custo benefício pra você.

Dá uma olhada na lista abaixo apenas para modelos IPS:

Comprei o LG 27GL650F , seguindo algumas recomendações do pessoal do fórum ( o Asus estava um cadinho mais caro) . Estou com ele a mais ou menos 1 mês e estou gostando demais do monitor , estrutura bem legal , tela ótima ainda mais se comparado a meu antigo monitor e os menus de fácil navegação (apesar de não gostar desse conceito de alavanca pra selecionar os itens ) , mas estou meio encabulado com o fato de eu não estar conseguindo configurar o HDR pra jogar no PS4 , apesar de ambos funcionarem com HDR10 ( pelo menos foi o que li no site ) , está ficando um pouco escuro demais . Hoje apareceu um erro no display port dizendo algo sobre versões o que me levar a crer que seja algo relacionado a minha placa de vídeo ( estou usando uma GTX 960 porque minha CPU está com meu filho . Tirando esse dois empecilhos , tudo de boa , ótimo monitor . Obrigado pelas recomendações .

Qualquer um dessa lista aqui, eles tem desempenhos muito parecidos e você pode decidir qual o melhor custo benefício pra você.
@alfas me ajude com mais uma duvida, peguei ontem na Kabum o ASUS VG27AQL1A, quando ele chegar quais os testes de devo fazer, ao que devo me atentar para saber se a unidade que comprei esta de acordo, ou cheia de problemas, como sou um leigo, preciso de saber o que verificar e nao verificar, assim que me der o caminho das pedras vou pesquisar a fundo para saber como fazer cada teste, vlw pela ajuda!

Sinceramente, na minha opinião, não vale pagar tanto a mais no DELL só por conta do DP 1.4

Tenho esse asus aqui e não vi diferença entre 10 bits e 8 bits, nem no modo normal nem em HDR.

Além que para os jogos singleplayer você pode tranquilamente jogar em 10 bits 120hz se achar necessário.

Jogos multi eu não ativo HDR porque só atrapalha, aí eu foco na frequência mais alta (170hz).

Pessoal, me dá uma luz aqui por favor. Ontem eu entreguei meu aoc hero 27 para pegar um monitor QHD 144hz, mas não decidi ainda qual comprar. Estou na dúvida entre alguns modelos, vou colocá-los abaixo e cotar os prós e contras que eu vi ate então (me corrijam se tiver alguma info errada):

Gamemax GMX27C165Q
Prós:
- Preço. Modelo 1440p mais em conta que achei.
- Brilho: 400cd/m2.
- DisplayPort 1.4.

Contras:
- Poucos reviews e sem informações em sites gringos como o rtings.
- Marca não passa a mesma confiança que as outras e ainda só dá 1 ano de garantia.
- Painel VA. *Prefiro IPS, mas se o VA for de confiança e tiver boas reviews eu encaro.
- Relatos de RMA horrível.

Ozone DSP27
Prós:
- Painel de 10 bits, 100% SRGB e HDR.
- Brilho: 350 cd / m²
- Painel IPS.
- HUB USB 3.0 com 4 portas USB 3.2 Gen1.
- 2 anos de garantia.
- No post "oficial" dos monitores ozone aqui no adrena, esse modelo é até bem elogiado.

Contras:
- Vejo muitos relatos de vir de fábrica com dead pixels e vazamentos de luz. * Parece ser mais fácil de vir em painéis IPS.
- Parece que a luz RGB pode ser desligada, mas toda vez que desliga ou hiberna o monitor, ela liga novamente.
- Menu OSD pouco intuitivo e com botões individuais e não aquela bolinha (não sei se essa bolinha tem um nome).

Gigabyte G27Q-SA
Prós:
- Marca passa confiabilidade. (E ainda tem 3 anos de garantia).
- Painel de 8 bits, 120% SRGB e HDR.
- Brilho: 350 cd / m².
- Review no Rtings do G27Q elogia o baixo input lag dele. E como meu foco é jogos, isso é importante. (Não sei se o modelo G27Q e o G27Q-SA vendido na kabum são os mesmos, sabem dizer me confirmar isso?).

Contras:
- Preço já fica um pouco alto (para o meu orçamento atual).
- Displayport 1.2. (Como só tem 8 bits, vai fazer alguma falta o DP 1.4?)

* Não coloquei na lista o ASUS VG27WQ1B pois é painel VA, DP1.2, "250cd / m²", review do rtings bem mediana em todos os aspectos... Enfim, (Aparenta ser inferior ao gamemax), mas com a extrema vantagem da confiabilidade da marca e o RMA da ASUS. Mas se acreditam que esse modelo vale estar na lista pode falar.

Como o orçamento não está folgado, então estou pesquisando o máximo possível para só tirar um pouco a mais de grana do bolso se realmente valer muito a pena. Esse modelo da gigabyte parece ser um excelente negócio, mas o fato desse monitor não ter DP 1.4 e ser 8bits, seria uma grande desvantagem, na prática? Principalmente quando o foco é 100% em jogos como o meu? Não seria mais interessante o ozone que aparentemente tem specs um pouco melhores?

ESPECIALISTAS: Na prática, qual é mais vantagem? Um monitor 120% SRGB 8 bits ou um 100% SRGB 10 bits? Lembrando que vou passar mais tempo em jogos e no sistema. *Meu foco não é assistir filmes no monitor.

Agradeço desde já e desculpem o post meio longo.

Última edição:
Pessoal, me dá uma luz aqui por favor. Ontem eu entreguei meu aoc hero 27 para pegar um monitor QHD 144hz, mas não decidi ainda qual comprar. Estou na dúvida entre alguns modelos, vou colocá-los abaixo e cotar os prós e contras que eu vi ate então (me corrijam se tiver alguma info errada):

Gamemax GMX27C165Q
Prós:
- DisplayPort 1.4.

Contras:
- Marca não passa a mesma confiança que as outras e ainda só dá 1 ano de garantia.
- Painel VA. *Prefiro IPS, mas se o VA for de confiança e tiver boas reviews eu encaro.

Ozone DSP27
Prós:
- Painel IPS.
- 2 anos de garantia.
- No post "oficial" dos monitores ozone aqui no adrena, esse modelo é até bem elogiado.

Contras:
- Vejo muitos relatos de vir de fábrica com dead pixels e vazamentos de luz. * Parece ser mais fácil de vir em painéis IPS.
- Parece que a luz RGB pode ser desligada, mas toda vez que desliga ou hiberna o monitor, ela liga novamente.
- Menu OSD pouco intuitivo e com botões individuais e não aquela bolinha (não sei se essa bolinha tem um nome).

Gigabyte G27Q-SA
Prós:
- Review no Rtings do G27Q elogia o baixo input lag dele. E como meu foco é jogos, isso é importante. (Não sei se o modelo G27Q e o G27Q-SA vendido na kabum são os mesmos, sabem dizer me confirmar isso?).

Contras:

* Não coloquei na lista o ASUS VG27WQ1B pois é painel VA, DP1.2, "250cd / m²", review do rtings bem mediana em todos os aspectos... Enfim, (Aparenta ser inferior ao gamemax), mas com a extrema vantagem da confiabilidade da marca e o RMA da ASUS. Mas se acreditam que esse modelo vale estar na lista pode falar.

Como o orçamento não está folgado, então estou pesquisando o máximo possível para só tirar um pouco a mais de grana do bolso se realmente valer muito a pena. Esse modelo da gigabyte parece ser um excelente negócio, mas o fato desse monitor não ter DP 1.4 e ser 8bits, seria uma grande desvantagem, na prática? Principalmente quando o foco é 100% em jogos como o meu? Não seria mais interessante o ozone que aparentemente tem specs um pouco melhores?

ESPECIALISTAS: Na prática, qual é mais vantagem? Um monitor 120% SRGB 8 bits ou um 100% SRGB 10 bits? Lembrando que vou passar mais tempo em jogos e no sistema. *Meu foco não é assistir filmes no monitor.

Sugiro considerar também o Asus VG27AQL1A, 3 anos de garantia, está na mesma faixa de preço do G27Q.

Sugiro considerar também o Asus VG27AQL1A, 3 anos de garantia, está na mesma faixa de preço do G27Q.

@alfas me ajude com mais uma duvida, peguei ontem na Kabum o ASUS VG27AQL1A, quando ele chegar quais os testes de devo fazer, ao que devo me atentar para saber se a unidade que comprei esta de acordo, ou cheia de problemas, como sou um leigo, preciso de saber o que verificar e nao verificar, assim que me der o caminho das pedras vou pesquisar a fundo para saber como fazer cada teste, vlw pela ajuda!

Boa escolha, é um monitor excelente. Sobre os testes a primeira coisa é o seguinte:

- visualizar em tela cheia uma imagem contendo apenas preto, outra imagem apenas vermelho, outra apenas verde, e outra apenas azul e outra apenas branco. E analisar bem de perto toda a área do monitor. Na imagem preta, se houve algum ponto iluminado você conseguiu identificar um stuck pixel. Nas imagens vermelha, verde e azul, se houver algum pixel apagado você conseguiu identificar um subpixel morto. E a imagem branca é só a junção das três cores isoladas anteriores.

- Na imagem toda preta, apague a luz da sala/quarto onde você estiver e você poderá perceber alguma região das bordas mais iluminada iluminada que outras. Se houver uma mancha de luz grande / consideravelmente forte e essa mancha não mudar de posição conforme você varia o ângulo de visão, você conseguiu identificar um vazamento de luz. Em condições normais, todos os IPS tem um pouco de vazamento controlado: isto é, a iluminação das bordas não será idêntica em todo o monitor, mas esses pequenos vazamentos não podem te atrapalhar quando você estiver navegando na internet em sites escuros ou assistindo filme, por exemplo.

Existe esse site aqui que te ajuda com esses e alguns outros testes ainda: https://www.eizo.be/monitor-test/ . Mas na hora de ver essas imagens preta, R, G e B algumas coisas ficam na frente da tela eu prefiro criar as próprias imagens. O que eu faço é o seguinte. Entro no paint e crio quatro imagens em tamanho 2560 x 1440 pixels, que é a resolução do monitor. Uma com os valores R=0 G=0 B=0 (preto), outra R255 G0 B0 (100% vermelha), outra R0 G255 B0 (verde), outra R0 G0 B255 (azul), outra R255 G255 B255. Você pode criar outra com valores de R127 G127 B127 também se quiser analisar uniformidade, mas aí é mais difícil de julgar com o olho. Salva como bmp ou png (jpg pode introduzir artefatos indesejados devido à compressão) e aí visualizo elas em tela cheia. Mas se quiser ver apenas o site, aí você escolhe

Depois para setar os níveis de brilho use esse site aqui e vá seguindo esses passos se você não pretender usar um calibrador: http://www.lagom.nl/lcd-test/

__________________________________________________________________________________________________________________

Gamemax GMX27C165Q
Prós:
- DisplayPort 1.4.

Contras:

Ozone DSP27
Prós:
- Painel IPS.
- 2 anos de garantia.

Contras:

Gigabyte G27Q-SA
Prós:

Contras:

Vamos lá, bastantes dúvidas, vamos uma por vez:

1) Quanto a considerar o painel VA, imagino que já tenha visto essa característica dos paineis VA de black smearing, certo? Se já viu, pode desconsiderar essa mensagem.
Vídeo:

2) Sobre o Ozone, essas características que os sites listam não estão 100% corretas: ele na verdade tem 130% do sRGB de Gamut Volume e 450cd/m2. Alguns reviews que mediram e confirmam isso no spoiler abaixo.

Muitos sites listam Gamut Coverage ou Gamut Volume, são coisas diferentes e explico a diferença entre elas no segundo spoiler mais abaixo. Mas dá para ter ideia do volume apenas baseando-se no DCI-P3, que qualquer coisa perto de 80-90% já obriga ter um volume próximo dos 120-130% do sRGB.

Reviews com medições:

Explicação sobre o espaço de cores. Talvez tenha ficado confuso ainda, mas se tiver dúvidas pode perguntar:

O termo 100% sRGB e 130% sRGB gera bastante confusão, principalmente por parte das lojas que não sabem traduzir e não sabem muito bem o que estão listando. e hora mostram uma coisa e hora mostram outra. Quando se calibra um monitor, o software pode te dar um relatório final contendo duas informações: Gamut Volume e Gamut Coverage. Gamut Volume é o tamanho total do espaço de cor que o monitor apresenta. e Gamut Coverage é o quanto de um espaço de cor específico está contido dentro do Gamut Volume, ou seja, "onde" esse volume todo descrito anteriormente (gamut volume) está localizado em relação aos padrões da indústria.

Por exemplo: se o gamut volume é 130% do sRGB, isso significa que o monitor consegue mostrar uma quantidade de cores 1,3x maior que o número de cores contidas no espaço sRGB, porém não necessariamente as mesmas cores. Se o gamut coverage do sRGB for 100%, isso significa que o sRGB todo estará contido sim nesse volume. Mas um monitor poderia ter por exemplo gamut volume de 150% do sRGB e ainda sim gamut coverage de apenas 80% do sRGB (situação hipotética), ele consegueria representar 1,5x mais cores, porém não exatamente as mesmas que o sRGB usa como padrão. Só um exemplo para dividir as coisas.

Um gráfico 2D de espaços de cor pode ser melhor entendido vendo estas duas imagens:

Esses espaços normalmente são representados nesses gráficos:
anatomy-of-a-cie-diagram2x.png

Existem outras formas de se representar, mas basicamente quanto maior o triângulo, mais cores ele consegue mostrar:

cf82a1531b823c41fb933c81c2667f25.jpg

Pois bem, entendido isso o Ozone tem 130% de Gamut Volume do sRGB, e 100% de Gamut coverage do sRGB (essa segunda que eles listaram). Então eles pegaram uma informação para listar na spec e esqueceram da outra. Na verdade a loja nem sabe disso, apenas pegou o que o fabricante passou e não se preocupou em separar o que é o que.

Bem resumidamente o sRGB é um padrão de cores (ou espaço de cores) que é usado na internet. Se um monitor consegue mostrar 100% de cores do espaço sRGB, basicamente ele conseguirá reproduzir todas as cores que a internet pode oferecer.

Existem espaços de cores maiores como Adobe RGB, DCI-P3, Pro Photo, que tentam se aproximar mais de todas as cores que o olho humano consegue perceber.
Pra quem usa a internet, 100% do espaço de cores sRGB está ótimo. Quem quer HDR, já é interessante algo na faixa de 120% do sRGB / 90% do DCI-P3.

Os outros espaços maiores por enquanto é mais pra quem produz conteúdo e trabalha com edição de imagem.

3) O Ozone não tem HUB USB 3.0 com 4 portas USB 3.2 Gen1.

4) - Se você vai apenas jogar em SDR, você pode ficar setado em 8 bits tranquilamente e esquecer completamente que existe DP 1.4 e painel 10bits.

- Se você quer ver conteúdos HDR, 10 bits já é bem mais interessante pois como o monitor amplia bastante o alcance dinâmico da imagem, em 8 bits pode gerar banding. Nesse caso, mudando para 10bits, todos os monitores com porta DP 1.2 vão te limitar em QHD a 120Hz em 10bits. Porta DP 1.4 só vai limitar a frequência em 10bits a 200Hz, então se quiser jogar em 10bits + 144Hz ou 160Hz por exemplo, tem que ir para um monitor mais caro. Monitores com porta DP 1.4 só na casa dos R$3,7k

5) Ainda que 450cd/m2 seja modesto comparado aos 1000cd/m2 de uma OLED, existem alguns poucos conteúdos em HDR que ficam muito legais em telas desse nível. Mas muito conteúdo HDR (muitas vezes mal implementado, e isso inclui alguns jogos) acaba não funcionando legal.

6) Sobre pixels mortos / devoluções e orçamento:
marcas desconhecidas são tabu gigante para muita gente ainda, e com certa razão. Por isso é sempre bom se basear em reviews e experiência de quem usa ou já usou determinado monitor. Então o que eu tenho como filosofia é: viu reviews conceituados positivos; não viu reviews conceituados negativos e expondo problemas sérios como tela de baixa qualidade ou baixa durabilidade por exemplo, vá no que te oferecer as melhores specs pelo melhor preço. Se não ficar contente ou veio com defeito, faça a troca ou devolva e se não quiser tentar mais aí gaste mais depois.

Muita gente acha inocentemente que comprando um monitor mais caro vai levar um controle de qualidade maior, com menos chance de vir defeitos como dead pixel ou vazamentos. Só para se frustrarem depois quando perceberem que essas coisas podem ocorrer em todas as marcas. E as vezes acaba pagando 1k a mais para algo que no fim vai ter um desempenho muito próximo. Mas aí é escolha de cada um, e o que importa é você se sentir bem com a compra.

7) Um ponto importante: a kabum andam entregando monitores (e outros produtos) open box, previamente devolvidos, como se fosse novos. Não é sempre, mas talvez valha considerar esse ponto.

Gamemax GMX27C165Q
Prós:
- DisplayPort 1.4.

Contras:

Ozone DSP27
Prós:
- Painel IPS.
- 2 anos de garantia.

Contras:

Gigabyte G27Q-SA
Prós:

Contras:

O Alfas respondeu com maestria logo acima.

Users who are viewing this thread

Voltar