Boa!
Não sabia dessa relação entre frequência e inputlag.
Quer dizer, então, que um monitor 144hz vai bem na emulação?
Vou pesquisar bem...24, ou, 27 polegadas.
De repente, um LG 29um69G usado...são 75hz.
Quanto maior o refresh rate menor o input lag.
Quanto à diferença de velocidade do jogo (PAL/50fps ou NTSC/60fps) em relação ao monitor (75Hz ou 144Hz...) saiba que o monitor se auto ajustará para exibir a velocidade do jogo (FreeSync), porém caso opte por um de 75Hz, não poderá jogar nada de jogos que rodem abaixo de 48fps (Ex: PAL/25fps ou NTSC/30fps), pois você poderá ter problemas com tearing, stuttering e input lag. Ideal seria pelo menos um de 144Hz para ter experiência satisfatória.
Jogos de Arcade não precisa se preocupar, pois a grande maioria roda acima de 50Hz, como os Mortal Kombat clássicos que rodam em 54Hz em média.
Um tempo atrás o pessoal que tinha PS3 e PS4 Europeu, estavam tendo problemas com os PSOne Classics e PS2 Classics justamente por causa dessa diferença entre framerate e refresh rate, pois quando os Consoles migraram para o HDMI, passaram a ser 60Hz, sendo que antigamente na era analógica, os Consoles Europeus rodavam em 50Hz, enquanto que os Americanos e Asiáticos em 60Hz.
Então rodar um jogo que tem base 25 ou 50fps (PSOne Classics/PS2 Classics) em um Console moderno de 60Hz ou 120Hz de refresh rate fixo, causa problemas de framepacing e até mesmo stuttering. Já com um Monitor ou TV com FreeSync (VRR) isso não é problema, pois jogos Europeus serão exibidos de forma correta. Mas para isso o LFC do FreeSync é necessário, pois o range mínimo dessas telas sem ele é de 48Hz.
Eu sai de um monitor de 144Hz para um de 240Hz, justamente para diminuir o input lag em emuladores, que me incomodava bastante e agora isso não é problema mais.
144Hz é o "quase lá, mas ainda tem um certo delay"
240Hz é o "finalmente um input lag condizente com o que eu tinha quando jogava na TV de tubo"
Jogos como Astral Chain (30fps) e Crash Team Racing Nitro Fueled (30fps) funcionam perfeitamente sem delay, basta ativar o FreeSync no Yuzu ou Ryujinx, você obviamente verá que 30fps é 30fps em qualquer lugar, mas o controle vai responder de forma instantânea e pelo fato de estar jogando em refresh rate alto, seu input lag será menor do que jogando no Console real.
Mas compreendo perfeitamente que é inviável comprar um monitor de 240Hz só para essa finalidade, então pegue um de refresh rate mais alto que seu bolso permitir.
Todos os emuladores possuem macetes para se deixar o FreeSync funcional neles.
Os que rodam em "borderless fullscreen" você tem que ativar o FreeSync em "Janela + Tela Cheia"
Os que rodam em "Tela cheia exclusiva" você só precisa certificar de que ele está rodando no refresh rate máximo do seu monitor e não tentando forçar rodar 60Hz.
As dicas acima vale para as coletâneas de ROMs vendidas no Steam, como "MegaDrive Classics", "Atari Vault", "Contra Anniversary Collection", "Castlevania Anniversary Collection", "Megaman Legacy Collection", jogos de navinha como "Raiden III", "Raiden IV" e de luta como "Samurai Shodown Collection", "Street Fighter 30th Anniversary Collection"...