[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Galera, tô querendo comprar um monitor secundário pra usar junto do meu Acer XV280KB. Esse monitor será preferencialmente pra trabalho com arquitetura, logo meu foco seria em procurar monitores com boa fidelidade de cores. Porém não quero gastar muita grana, já que meu monitor principal já é de excelente qualidade.

Procurei alguns modelos e cheguei em três opções:

Philips 242V8A
LG 24MK430H
Dell SE2419HR

O Dell me parece ser um pouco acima dos outros dois, porém ele não tem VESA, esse é um ponto negativo. Mas sobre fidelidade de cores, acabamento e outros detalhes do tipo, o que me dizem dessas opções? Valem a pena ou deveria buscar um patamar acima?
 
Se você quer conforto, vai de TV.

Se você quer o menor input lag, vá de monitor.

Refresh Rate maior que 60Hz diminuem o Input Lag em emuladores. Quanto maior o refresh rate menor será seu input lag. Caso tenha o FreeSync você não terá que se preocupar com tearing mais visto que o monitor se ajusta automaticamente à velocidade do jogo.


Aqui jogo de tudo:

Supermodel (Sega Model 3)
Model 2 Emu (Sega Model 2)
MAME / Final Burn Neo (Multijogos - Nintendinho, Master System, CPS2, NEOGEO...)
PPSSPP (PSP)
RPCS3 (PS3)
PCSX2 (PS2)
BNES (Super Nintendo)
VBA (GBA)
MelonDS (Nintendo DS)
Citra (Nintendo 3DS)
Yuzu / Ryujinx (Nintendo Switch)
RetroArch (Multijogos - PS1, Sega Saturn, mas estou pensando em trocar para DuckStation e Yabause/SSF)
Mupen64Plus (Nintendo 64)
Fusion (Sega MegaDrive)
Redream / Demul / Flycast (Sega Dreamcast)

E sempre que posso ainda pego aquelas coletâneas que vendem no Steam por exemplo, como Megaman, Contra, Castlevania....

Aqui um exemplo de configuração do RetroArch

VaI1N4H.png

Boa!
Não sabia dessa relação entre frequência e inputlag.
Quer dizer, então, que um monitor 144hz vai bem na emulação?
Vou pesquisar bem...24, ou, 27 polegadas.
De repente, um LG 29um69G usado...são 75hz.
 
Boa!
Não sabia dessa relação entre frequência e inputlag.
Quer dizer, então, que um monitor 144hz vai bem na emulação?
Vou pesquisar bem...24, ou, 27 polegadas.
De repente, um LG 29um69G usado...são 75hz.

Quanto maior o refresh rate menor o input lag.

Quanto à diferença de velocidade do jogo (PAL/50fps ou NTSC/60fps) em relação ao monitor (75Hz ou 144Hz...) saiba que o monitor se auto ajustará para exibir a velocidade do jogo (FreeSync), porém caso opte por um de 75Hz, não poderá jogar nada de jogos que rodem abaixo de 48fps (Ex: PAL/25fps ou NTSC/30fps), pois você poderá ter problemas com tearing, stuttering e input lag. Ideal seria pelo menos um de 144Hz para ter experiência satisfatória.

Jogos de Arcade não precisa se preocupar, pois a grande maioria roda acima de 50Hz, como os Mortal Kombat clássicos que rodam em 54Hz em média.

Um tempo atrás o pessoal que tinha PS3 e PS4 Europeu, estavam tendo problemas com os PSOne Classics e PS2 Classics justamente por causa dessa diferença entre framerate e refresh rate, pois quando os Consoles migraram para o HDMI, passaram a ser 60Hz, sendo que antigamente na era analógica, os Consoles Europeus rodavam em 50Hz, enquanto que os Americanos e Asiáticos em 60Hz.

Então rodar um jogo que tem base 25 ou 50fps (PSOne Classics/PS2 Classics) em um Console moderno de 60Hz ou 120Hz de refresh rate fixo, causa problemas de framepacing e até mesmo stuttering. Já com um Monitor ou TV com FreeSync (VRR) isso não é problema, pois jogos Europeus serão exibidos de forma correta. Mas para isso o LFC do FreeSync é necessário, pois o range mínimo dessas telas sem ele é de 48Hz.

Eu sai de um monitor de 144Hz para um de 240Hz, justamente para diminuir o input lag em emuladores, que me incomodava bastante e agora isso não é problema mais.

144Hz é o "quase lá, mas ainda tem um certo delay"
240Hz é o "finalmente um input lag condizente com o que eu tinha quando jogava na TV de tubo"

Jogos como Astral Chain (30fps) e Crash Team Racing Nitro Fueled (30fps) funcionam perfeitamente sem delay, basta ativar o FreeSync no Yuzu ou Ryujinx, você obviamente verá que 30fps é 30fps em qualquer lugar, mas o controle vai responder de forma instantânea e pelo fato de estar jogando em refresh rate alto, seu input lag será menor do que jogando no Console real.

Mas compreendo perfeitamente que é inviável comprar um monitor de 240Hz só para essa finalidade, então pegue um de refresh rate mais alto que seu bolso permitir.

Todos os emuladores possuem macetes para se deixar o FreeSync funcional neles.

Os que rodam em "borderless fullscreen" você tem que ativar o FreeSync em "Janela + Tela Cheia"
Os que rodam em "Tela cheia exclusiva" você só precisa certificar de que ele está rodando no refresh rate máximo do seu monitor e não tentando forçar rodar 60Hz.

As dicas acima vale para as coletâneas de ROMs vendidas no Steam, como "MegaDrive Classics", "Atari Vault", "Contra Anniversary Collection", "Castlevania Anniversary Collection", "Megaman Legacy Collection", jogos de navinha como "Raiden III", "Raiden IV" e de luta como "Samurai Shodown Collection", "Street Fighter 30th Anniversary Collection"...
 
Última edição:
Quanto maior o refresh rate menor o input lag.

Quanto à diferença de velocidade do jogo (PAL/50fps ou NTSC/60fps) em relação ao monitor (75Hz ou 144Hz...) saiba que o monitor se auto ajustará para exibir a velocidade do jogo (FreeSync), porém caso opte por um de 75Hz, não poderá jogar nada de jogos que rodem abaixo de 48fps (Ex: PAL/25fps ou NTSC/30fps), pois você poderá ter problemas com tearing, stuttering e input lag. Ideal seria pelo menos um de 144Hz para ter experiência satisfatória.

Jogos de Arcade não precisa se preocupar, pois a grande maioria roda acima de 50Hz, como os Mortal Kombat clássicos que rodam em 54Hz em média.

Um tempo atrás o pessoal que tinha PS3 e PS4 Europeu, estavam tendo problemas com os PSOne Classics e PS2 Classics justamente por causa dessa diferença entre framerate e refresh rate, pois quando os Consoles migraram para o HDMI, passaram a ser 60Hz, sendo que antigamente na era analógica, os Consoles Europeus rodavam em 50Hz, enquanto que os Americanos e Asiáticos em 60Hz.

Então rodar um jogo que tem base 25 ou 50fps (PSOne Classics/PS2 Classics) em um Console moderno de 60Hz ou 120Hz de refresh rate fixo, causa problemas de framepacing e até mesmo stuttering. Já com um Monitor ou TV com FreeSync (VRR) isso não é problema, pois jogos Europeus serão exibidos de forma correta. Mas para isso o LFC do FreeSync é necessário, pois o range mínimo dessas telas sem ele é de 48Hz.

Eu só fiquei na duvida em relação ao monitor de 75hz.
Mesmo sendo freesync (caso do LG 29um69G) posso ter problemas com jogos que rodam abaixo de 48hz?

Diferença de preço entre alguns monitores 144hz de 24 e 27 não está grande.
Ambos estão custando o mesmo que o LG ultrawide.

Numa dessas, vendo o meu LG e pego dois de 27 144hz...
 
Eu só fiquei na duvida em relação ao monitor de 75hz.
Mesmo sendo freesync (caso do LG 29um69G) posso ter problemas com jogos que rodam abaixo de 48hz?

Diferença de preço entre alguns monitores 144hz de 24 e 27 não está grande.
Ambos estão custando o mesmo que o LG ultrawide.

Numa dessas, vendo o meu LG e pego dois de 27 144hz...
Dei uma editada no post com mais informações caso queira.

Respondendo sua pergunta: Sim, caindo de 48fps teu monitor voltará a ser um monitor comum, o FreeSync automaticamente desativa caso não tenha LFC. E para ter o LFC é recomendado que o refresh rate seja pelo menos 100Hz. Como raramente existe monitor de 100Hz esses geralmente são Ultrawide, quando eles capam o Refresh Rate para poder aumentar a resolução Horizontal devido ao limite de banda da conexão. Mas para monitor Widescreen 16:9 você só vai encontrar Monitores de 144Hz ou TVs de 120Hz no mínimo. Então vá nos monitores de 144Hz.
 
Dei uma editada no post com mais informações caso queira.

Respondendo sua pergunta: Sim, caindo de 48fps teu monitor voltará a ser um monitor comum, o FreeSync automaticamente desativa caso não tenha LFC. E para ter o LFC é recomendado que o refresh rate seja pelo menos 100Hz. Como raramente existe monitor de 100Hz esses geralmente são Ultrawide, quando eles capam o Refresh Rate para poder aumentar a resolução Horizontal devido ao limite de banda da conexão. Mas para monitor Widescreen 16:9 você só vai encontrar Monitores de 144Hz ou TVs de 120Hz no mínimo. Então vá nos monitores de 144Hz.
Entendi, agora!
Obrigado pela ajuda!

Cara...acho que vou ligar, novamente, minhas TVs de tubo. Tenho duas Sony 29, tela plana, em perfeito estado! Kkkkkkkkk
 
Galera, é o seguinte, atualmente tenho um KG241Q, TN + 144hz, comprei um AW2521HF por R$ 2.2K(com uns esquemas hehe) e tá a caminho, sei que ele é um bom monitor, 240hz, IPS, Ajuste de Altura, etc e etc, mas ao mesmo tempo sinto, que mesmo jogando praticamente só jogo competitivo, não preciso de um 240hz, será que tem alguma chance de achar um bom monitor IPS, QHD e 144/165hz entre 2,2K e 2,7K? De alguma marca que não seja Ozone/TIEM/Superframe e etc? Não queria confiar o dinheiro numa marca que não irei saber como é o suporte/controle de qualidade. Incrivelmente não acho nada nesse tipo aqui no Brasil de alguma marca """"famosa""""(muitas aspas mesmo, só quero algo com bom RMA/controle de qualidade), meu orçamento é muito baixo, tem demanda muuuuito alta ou simplesmente não existe?
 
Galera, é o seguinte, atualmente tenho um KG241Q, TN + 144hz, comprei um AW2521HF por R$ 2.2K(com uns esquemas hehe) e tá a caminho, sei que ele é um bom monitor, 240hz, IPS, Ajuste de Altura, etc e etc, mas ao mesmo tempo sinto, que mesmo jogando praticamente só jogo competitivo, não preciso de um 240hz, será que tem alguma chance de achar um bom monitor IPS, QHD e 144/165hz entre 2,2K e 2,7K? De alguma marca que não seja Ozone/TIEM/Superframe e etc? Não queria confiar o dinheiro numa marca que não irei saber como é o suporte/controle de qualidade. Incrivelmente não acho nada nesse tipo aqui no Brasil de alguma marca """"famosa""""(muitas aspas mesmo, só quero algo com bom RMA/controle de qualidade), meu orçamento é muito baixo, tem demanda muuuuito alta ou simplesmente não existe?


Pagou bem, não vai achar nada melhor com garantia de 3 anos igual a dell nesse valor.
O monitor é mt bom.
 
Galera, é o seguinte, atualmente tenho um KG241Q, TN + 144hz, comprei um AW2521HF por R$ 2.2K(com uns esquemas hehe) e tá a caminho, sei que ele é um bom monitor, 240hz, IPS, Ajuste de Altura, etc e etc, mas ao mesmo tempo sinto, que mesmo jogando praticamente só jogo competitivo, não preciso de um 240hz, será que tem alguma chance de achar um bom monitor IPS, QHD e 144/165hz entre 2,2K e 2,7K? De alguma marca que não seja Ozone/TIEM/Superframe e etc? Não queria confiar o dinheiro numa marca que não irei saber como é o suporte/controle de qualidade. Incrivelmente não acho nada nesse tipo aqui no Brasil de alguma marca """"famosa""""(muitas aspas mesmo, só quero algo com bom RMA/controle de qualidade), meu orçamento é muito baixo, tem demanda muuuuito alta ou simplesmente não existe?

O Asus VG27AQL1A já apareceu por 2800 em uma promoção, mas foi por pouco tempo e o preço normal dele é 3150.

Mesmo o Ozone custa 350 euros na Europa, não tem mágica pra abaixar mais que isso num monitor com essas configs - as marcas premium cobram 4k a 5k pelo mesmo monitor.
 
O Asus VG27AQL1A já apareceu por 2800 em uma promoção, mas foi por pouco tempo e o preço normal dele é 3150.

Mesmo o Ozone custa 350 euros na Europa, não tem mágica pra abaixar mais que isso num monitor com essas configs - as marcas premium cobram 4k a 5k pelo mesmo monitor.
Será que esse VG27AQL1A volta para estoque ainda esse ano? Quero muito um monitor QHD com painel IPS, não achei nenhum outro com essas configs....
 
Galera, é o seguinte, atualmente tenho um KG241Q, TN + 144hz, comprei um AW2521HF por R$ 2.2K(com uns esquemas hehe) e tá a caminho, sei que ele é um bom monitor, 240hz, IPS, Ajuste de Altura, etc e etc, mas ao mesmo tempo sinto, que mesmo jogando praticamente só jogo competitivo, não preciso de um 240hz, será que tem alguma chance de achar um bom monitor IPS, QHD e 144/165hz entre 2,2K e 2,7K? De alguma marca que não seja Ozone/TIEM/Superframe e etc? Não queria confiar o dinheiro numa marca que não irei saber como é o suporte/controle de qualidade. Incrivelmente não acho nada nesse tipo aqui no Brasil de alguma marca """"famosa""""(muitas aspas mesmo, só quero algo com bom RMA/controle de qualidade), meu orçamento é muito baixo, tem demanda muuuuito alta ou simplesmente não existe?
Então nem tira o de 240Hz da caixa, se não vai ser um pouco complicado voltar pra 144/165 depois que experimenta o de 240.

E achar um de 1440p IPS 144 nessa faixa de preço que você citou é difícil mesmo sendo dessas marcas novas sem expressão.
 
para quem não sabem, monitores da Dell comprado no EUA, tem garantia no Brasil, só fazer a mudança de região.
um amigo comprou aquele AW3821DW.
------------------
outra coisa é que a imagem do AW3421DW é melhor mesmo que o seu antecessor AW3418DW, tem as cores melhores e mais brilho.
 
Estou em busca de um monitor de 240 hz IPS e acho que o AW2521HF é a melhor opção, encontrei ele aqui no brasi outlet dell por 2300, acham que vale a pena?
 
Galera, preciso saber de vocês qual o melhor monitor ou tv disponível no orçamento de mais ou menos 4mil. meu único requerimento é que precisa ser pelo menos de 27 pol ou maior.
 
O pg329q parece ser um bom monitor, pena que custa um rim. Somente a loja que explode tem ele.

pelas espec parece ser um bom monitor pra uso diversificado.
 
Galera, acabou de chegar meu monitor

Monitor Gamer LED Asus TUF Gaming 27´, Full HD, IPS, HDMI/DisplayPort, FreeSync, 144Hz, 1ms - VG279Q1R​


O que devo me preocupar nesse período de teste de 1 semana que vejo tanta gente fazendo? Tem algum software pra ajustar alguma coisa etc? Agradeço quem responder.
 
Meu antigo monitor LG acabou de deixar esse mundo (press F), já to de olho em um novo, agora migrando pra 144hz, de preferência de 24 ou 27 polegadas, um full HD já está ótimo pq minha 1060 não vai aguentar muito mais do que isso e a previsão de um up nela está longe visto que o dólar ta ameaçando bater o preço de um berby vermelho (se já não bateu)

Dito isso, o que recomendam?

Dei uma pesquisada por cima e alguns monitores chamaram minha atenção

LG 27GL650F (por R$1750 em promo na Magazine)
ASUS TUF VG249Q1R (por R$1570 na loja que explode, ou chegando em R$1350 numa promo)
ASUS TUF VG279Q1R (por R$2000 na loja que explode, ou chegando em R$1600 numa promo)

Em qual deles iriam? Alguma sugestão diferente de repente? Pretendia gastar no máximo 1.5k, mas não me importo em exceder um pouco pra não me incomodar depois
 
Bom dia pessoal, passando aqui para dar um feedback positivo do monitor Samsung 4k UR550.

Usava com GPU AMD e o Freesync funcionava beleza, porém troquei para uma GPU Nvidia e não havia encontrado relatos que confirmavam que o monitor suporta.

Comprei um cabo DP 1.2 na Kabum, da marca 5+, e este chegou hoje.

Ativei as opções de g-sync tela cheia e janela e baixei o teste do pêndulo, funcionou perfeitamente, só precisa limitar o frame em 59fps para não ter tearing.

Além disso consegui pelo CRU estender o range do FS de 40-60 para 30-60 e ficou show.
 
Galera, é o seguinte, atualmente tenho um KG241Q, TN + 144hz, comprei um AW2521HF por R$ 2.2K(com uns esquemas hehe) e tá a caminho, sei que ele é um bom monitor, 240hz, IPS, Ajuste de Altura, etc e etc, mas ao mesmo tempo sinto, que mesmo jogando praticamente só jogo competitivo, não preciso de um 240hz, será que tem alguma chance de achar um bom monitor IPS, QHD e 144/165hz entre 2,2K e 2,7K? De alguma marca que não seja Ozone/TIEM/Superframe e etc? Não queria confiar o dinheiro numa marca que não irei saber como é o suporte/controle de qualidade. Incrivelmente não acho nada nesse tipo aqui no Brasil de alguma marca """"famosa""""(muitas aspas mesmo, só quero algo com bom RMA/controle de qualidade), meu orçamento é muito baixo, tem demanda muuuuito alta ou simplesmente não existe?

Olha, tenho um dessa linha 240hz alienware, o primeiro monitor fiz a troca porque a qualidade de imagem estava um lixo, vazamento de luz, moldura em volta do monitor soltas, na epoca pelo valor que pediam comparado aos outros, era o minimo. Suporte foi complicado, nao queriam trocar, enfim trocaram. Chegou o outro, mesmo problema nas molduras, parecia remontado, ao menos a qualidade da imagem estava boa.

Estou saindo dele pra pegar o 27 qhd ozone. E sinceramente, 240 pra 144.. isso se o pc conseguir rodar acima disso.. hahah
 
O meu de 240Hz é o Acer Predator XB273GX, que pelo que vi é a versão do Acer Nitro XV273X (Review RTINGS) que veio para o Brasil, é só um "rebrand" da Acer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual seria um bom ips qhd@144?
27" pra cima.
Esse da ASUS que citaram serve. Deve ser a versão revisada do VG27AQ (um dos jogos que mostravam com ele era o recém lançado Forza Horizon 3) que veio para o Brasil, quando lançou na epoca era bem caro e hoje em dia só é caro por culpa da pandemia.
 
Última edição:
Asus VG27AQL1A ?
Esse Asus é maneiro, mas só vi ele indisponível. Vou manter um olho nele! Valeu a dica.
O meu de 240Hz é o Acer Predator XB273GX, que pelo que vi é a versão do Acer Nitro XV273X (Review RTINGS) que veio para o Brasil, é só um "rebrand" da Acer.
Esse bichinho é porreta, já namorei muito ele mas queria algo com pelo menos qhd pra ser mais confortável no trabalho.

A única opção mesmo com resolução, resposta e ips que achei foi o PG329Q, mas ae rapaz... A carteira chora. Eu estava disposto a ir até 5k

Acho que vou ter que ou:

- Abraçar uma resolução menor.
- Abraçar o black smearing (com frequência fico vendo logs subindo numa tela preta).
- Desistir do meu primeiro monitor > 60hz e pegar um UHD

Aliás, mesmo nos VAs modernos black smearing ainda é tenso né? Faz mt tempo que não pesquiso sobre telas
 
Esse Asus é maneiro, mas só vi ele indisponível. Vou manter um olho nele! Valeu a dica.

Esse bichinho é porreta, já namorei muito ele mas queria algo com pelo menos qhd pra ser mais confortável no trabalho.

A única opção mesmo com resolução, resposta e ips que achei foi o PG329Q, mas ae rapaz... A carteira chora. Eu estava disposto a ir até 5k

Acho que vou ter que ou:

- Abraçar uma resolução menor.
- Abraçar o black smearing (com frequência fico vendo logs subindo numa tela preta).
- Desistir do meu primeiro monitor > 60hz e pegar um UHD

Aliás, mesmo nos VAs modernos black smearing ainda é tenso né? Faz mt tempo que não pesquiso sobre telas

Ele tem uma versão QHD mas não veio para o Brasil ainda, que é o Acer Predator XB273U GX

Painel VA melhorou bastante (Samsung Odyssey G7/G9 e Gigabyte G32QC) mas ainda está atrás do Painel IPS e Painel TN para uso com VRR (G-Sync / FreeSync) caso você não vá usar o VRR tanto faz o tipo de painel.

Esse PG329Q da ASUS eu jamais pegaria (opinião pessoal) por ter refresh rate menor. Quanto mais alto refresh rate mais fluido será o VRR e consequentemente menor será o input lag. Mas isso porque meu foco é maior fluidez possível com menor input lag possível

Mas pra tudo há concessão.

Resolução maior (1440p, 4K e Ultrawide) = Refresh Rate menor
Resolução menor (1080p) = Refresh Rate maior (240Hz ou 360Hz)
HDR = Refresh Rate menor (só funciona até certa frequência) ou Resolução menor
BFI = VRR desabilitado (monitores mais antigos)
VRR + BFI (conhecido como ELMB Sync) = uso exclusivo em certas frequências (monitores mais novos)
Painéis de 10 e 12bits ?? = Refresh Rate menor

Em termos de preço geralmente fica = TN < VA < IPS

Ponto fraco do IPS = Motion Blur (ou o famoso borrão de imagem) e Nível de Preto ruim (Contraste baixo)
Ponto fraco do VA = Ghosting e Flicker
Ponto fraco do TN = Cores "mortas"

Monitores antigos com Chip Scaler G-Sync v1 = VRR só funcionam com placa NVIDIA
Monitores novos com Chip Scaler G-Sync v2 = VRR funciona com tanto com placa NVIDIA quanto AMD

Meta para lançamento de 2021 é ter lançamentos de monitores com HDMI 2.1 para atender o pessoal dos Consoles Xbox Series S/X e PlayStation 5 além de Monitores DisplayPort 2.0 para melhorar as capacidades dos monitores como (1440p 240Hz, 4K 240Hz...)

Então você precisa ver quais são suas prioridades para depois escolher o tipo de monitor, pois o que é bom pra mim, pode não ser bom para você e vice-versa.
 
Ele tem uma versão QHD mas não veio para o Brasil ainda, que é o Acer Predator XB273U GX

Painel VA melhorou bastante (Samsung Odyssey G7/G9 e Gigabyte G32QC) mas ainda está atrás do Painel IPS e Painel TN para uso com VRR (G-Sync / FreeSync) caso você não vá usar o VRR tanto faz o tipo de painel.

Esse PG329Q da ASUS eu jamais pegaria (opinião pessoal) por ter refresh rate menor. Quanto mais alto refresh rate mais fluido será o VRR e consequentemente menor será o input lag. Mas isso porque meu foco é maior fluidez possível com menor input lag possível

Mas pra tudo há concessão.

Resolução maior (1440p, 4K e Ultrawide) = Refresh Rate menor
Resolução menor (1080p) = Refresh Rate maior (240Hz ou 360Hz)
HDR = Refresh Rate menor (só funciona até certa frequência) ou Resolução menor
BFI = VRR desabilitado (monitores mais antigos)
VRR + BFI (conhecido como ELMB Sync) = uso exclusivo em certas frequências (monitores mais novos)
Painéis de 10 e 12bits ?? = Refresh Rate menor

Em termos de preço geralmente fica = TN < VA < IPS

Ponto fraco do IPS = Motion Blur (ou o famoso borrão de imagem) e Nível de Preto ruim (Contraste baixo)
Ponto fraco do VA = Ghosting e Flicker
Ponto fraco do TN = Cores "mortas"

Monitores antigos com Chip Scaler G-Sync v1 = VRR só funcionam com placa NVIDIA
Monitores novos com Chip Scaler G-Sync v2 = VRR funciona com tanto com placa NVIDIA quanto AMD

Meta para lançamento de 2021 é ter lançamentos de monitores com HDMI 2.1 para atender o pessoal dos Consoles Xbox Series S/X e PlayStation 5 além de Monitores DisplayPort 2.0 para melhorar as capacidades dos monitores como (1440p 240Hz, 4K 240Hz...)

Então você precisa ver quais são suas prioridades para depois escolher o tipo de monitor, pois o que é bom pra mim, pode não ser bom para você e vice-versa.
Valeu os insights mano!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo